Perspectiva da engenharia Química do Brasil

Falar das perspectivas é mostrar o potencial do crescimento para os próximos anos. Os engenheiros químicos são responsáveis por executar e controlar os projetos de instalação e expansão química, ou seja, participa de todas as etapas do processo de produção e transformação na indústria química. A produção da indústria química no Brasil possui algumas especialidades, as mesmas são uns importados ou exportados. Essas produções saem de custo elevado. Alguns dados mostram a diferença do valor de um produto importado para um exportado pode-se dizer que ocorre a instabilidade financeira na indústria química. O Brasil tem condições de ser autossustentável, uma vez que possui recursos para desenvolver diversos produtos químicos (agricultura, manufatura, construção e serviços). Em alguns anos o Brasil possui sua atuação em segmentos dos produtos padronizado, os commodities, que são caminhos alternativos para movimentação dos produtores locais com maior renda. Todo esse modelo de implantação de indústria levada a um alto custo na folha de pagamentos. Mas esse alto custo de mão de obra de fabrica, porque embora o Brasil tenha unidades em escala menos que as internacionais, os salários aqui praticados também são menores que os internacionais. Então quando se comprar os custos de mão de obra produtiva brasileiro de mão de obrar direta, direta, de mais de obra de fabrica é absolutamente similar ao americano e é muito inferior ao custo alemão. A Alemanha é importante por ser um pais exportador dessas especialidades químicas tão caras que importamos cada vez mais. O alto custo da Mao de obra brasileira se caracteriza como o alto custo do “overhead”. É o que causa o descompasso do custo da Mao de obra na grande indústria química brasileira. O que a indústria brasileira precisa é ter um profissional de química que seja capaz de agregar qualificações, competências em químicas, engenharia, avaliação econômicas e de oportunidades. E mais

a FINEP por vezes não tem tomadores de dinheiro para estudos e projetos. tenho que ter um profissional de química que saiba circular e saiba. justamente para fazer estudos visando conferir uma oportunidade. que com tudo o potencial existe e todos esse perfil de indústria. conhecimentos gerais e especializado e realização de seus anseios pessoais. de pesquisa. o conhecimento gerado do Brasil. Num pais como o Brasil. Porque não existe iniciativa que vá La e tome o dinheiro-dinheiro esse disponível.do que isso. por exemplo. em condições especiais. e empreendedorismo alem de continuar motivação.ira gerar riqueza. . ir à FINEP (Financiadora de estudo e projeto) buscar dinheiro. São inúmeros os desafios de a profissão ter capacidade de trabalho colaborativo.

Santos Raysa Karla Oliveira Suyan Evaristo Turma: III QUI-N ARACAJU/SE Fevereiro de 2013 . CIÊNCIA E TECNOLOGIA COORDENADORIA DE QUÍMICA QUÍMICA – ANÁLISE E PROCESSOS PROCESSOS ANALÍTICOS EXPERIMENTAIS PROFESSOR: GILBERTO RESUMO CRÍTICO Alunos: Anderson Daltro José Devisson Dantas Otávio Neto A.INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO.