You are on page 1of 3

Classificao Climtica de Kppen

GRUPO A: Climas Tropicais/Megatrmicos Climas Tropicais so caracterizados por altas temperaturas constantes (ao nvel do mar e baixas altitudes) todos os doze meses do ano tm temperatura mdia de 18 C ou maior. Subdividem-se em: Clima equatorial (Af): Os doze meses apresentam precipitao mdia de pelo menos 60 mm. Clima de mono (Am): Este clima apresenta um ms mais seco (que ocorre no, ou aproximadamente, solstcio de inverno para aquele lado do Equador) com:

Clima de savana (Aw): Este clima tem uma estao seca, com o ms mais seco tendo uma: e

GRUPO B: Climas Secos (rido e semirido) Esses climas so caracterizados pelo fato de que a precipitao menor que a evapotranspirao potencial. O ndice de Aridez (mm) determinado por:

0 A < 30%

140 30% < A < 70%

280 A > 70%

Para o Hemisfrio Norte: Para o Hemisfrio Sul:

Inverno Hemisfrio Norte Hemisfrio Sul


Outubro Maro Abril Setembro

Vero
Abril Setembro Outubro Maro

Se a precipitao anual menor que a metade do ndice de Aridez para o Grupo B, o clima classificado como BW (clima de deserto); se menor que o ndice de Aridez, mas maior que metade do ndice de Aridez, classificado como BS (clima de estepe). Se for maior que o ndice de Aridez, a rea no tem um clima pertencente ao Grupo B. Uma terceira letra pode ser adicionada para indicar temperatura; h significa que o ms mais frio tem uma temperatura mdia acima de 0C, enquanto k denota que pelo a mdia de pelo menos um ms menor que 0C.

GRUPO C: Climas Temperados/Mesotrmicos Estes climas tm uma temperatura mdia maior que 10C em seu ms mais quente (Tq), e no ms mais frio uma temperatura mdia (Tf) entre -3C e 18C. A segunda letra indica o padro de precipitao w indica invernos secos (a precipitao mdia do ms mais seco do inverno menor que um dcimo da precipitao mdia do ms mais mido do vero; esse padro tambm requer que o ms de inverno mais seco tenha uma precipitao mdia menor que 30 mm) s indica veres secos (a precipitao mdia do ms mais seco de vero deve ser menor que 30 mm e menor que um tero da precipitao mdia do ms mais mido do inverno) f indica precipitao significativa em todas as estaes (nenhuma das duas condies acima preenchidas) A terceira letra indica o grau do calor no vero a indica o ms mais quente tendo uma temperatura mdia acima de 22C com pelo menos 4 meses com temperatura mdia acima de 10C. b indica o ms mais quente tendo uma temperatura mdia abaixo de 22C, mas com pelo menos 4 meses com temperatura mdia acima de 10C. c indica 3 ou menos meses com temperatura mdia acima de 10C.

GRUPO D: Climas Continentais/Microtrmicos Estes climas apresentam uma temperatura mdia acima de 10C no ms mais quente, e uma temperatura mdia abaixo de -3C no ms mais frio. A segunda e terceira letras so utilizadas como nos climas do Grupo C, enquanto uma terceira letra d indica 3 ou menos meses com temperatura mdia acima de 10C e um ms mais frio com temperaturas abaixo de -38C.

GRUPO E: Climas Polares Estes climas so caracterizados por temperaturas mdias abaixo dos 10C em todos os doze meses do ano: Clima de Tundra (ET): O ms mais quente tem uma temperatura mdia entre 0C e 10C. Clima de Calotas Polares (EF): Os doze meses apresentam temperaturas mdias abaixo de 0C. Ocasionalmente, uma terceira letra em minsculo adicionada a climas ET se o vero (s) ou inverno (w) forem claramente secos em relao outra metade do ano. Se a precipitao distribuda mais uniformemente no ano, ETf pode ser utilizado. Quando a opo de incluir esta letra exercida, o mesmo padro utilizado para o Grupo C e D se aplica, com o requerimento adicional que o ms mais quente deve ter uma precipitao mdia de pelo menos 30 mm.

GRUPO H: Climas Alpinos Os Climas Alpinos so considerados como parte do Grupo E.

You might also like