You are on page 1of 11

Introduo ao Estudo do Direito II

Antonio Vaz Pereira do Rego Neto


Conceito de prova no Direito

Trata-se de todos os meios ou recursos de que se possa dispor para comprovar um ato jurdico. a demonstrao, por alguns dos meios que a lei estabelece, da verdade de um fato do qual depende a existncia de um direito. - AFTALIN, OLANO e VILANOVA. FLSCOLO DA NBREGA: "Prova, em direito, o meio de tornar certa, de demonstrar a realidade de um fato". "Prova o conjunto de meios empregados para demonstrar legalmente a existncia de um ato jurdico". Clovis Bevilqua A prova de um ato jurdico a demonstrao da existncia deste, resultante da utilizao dos meios adequados, concludentes e legalmente admissveis para o fim a que se destinam. nus da prova determinar-se a quem compete apresentar a prova Em regra, a prova deve ser produzida por quem alega o fato do qual decorra o direito. O nus da prova, portanto, pertence a quem alega o fato, e no a quem o nega. Exceo: Cdigo de Defesa do Consumidor (CDC),Lei n 8.078, de 11 de setembro de 1990, cujo artigo 6, inciso VIII.

Inverso do nus da prova Art. 6 So direitos bsicos do consumidor: VIII - a facilitao da defesa de seus direitos, inclusive com a inverso do nus da prova, a seu favor, no processo civil, quando, a critrio do juiz, for verossmil a alegao ou quando for ele hipossuficiente, segundo as regras ordinrias de experincias; ocorre por fora de lei. Presuno do nus da prova Nem sempre tal nus da prova se impe como uma obrigao para quem alega, vez que existem situaes ou fatos em que a prpria lei presume favoravelmente ao interessado. A presuno legal exime que se comprove o alegado.

Art. 1.597. Presumem-se concebidos na constncia do casamento os filhos: I - nascidos 180 dias, pelo menos, depois de estabelecida a convivncia conjugal; II - nascidos nos 300 dias subseqentes dissoluo da sociedade conjugal, por morte, separao judicial, nulidade e anulao do casamento; Como se v, o filho nascido em decorrncia de uma dentre as situaes aqui transcritas no necessita provar que resultou do casamento de seu pai com a sua me; a lei que presume isso! Tipos de presuno legal absoluta A presuno, entretanto, admite duas espcies: a) absoluta Tambm chamada "juris et de jure" ('de direito e por direito'); a que no admite prova em contrrio. Exemplo: coisa julgada "Lei de Introduo ao Cdigo Civil" (Decreto- Lei n2 4.657/42, artigo 62, 3

"Chama-se coisa julgada ou caso julgado a deciso judicial de que j no caiba recurso". Tipos de presuno legal - relativa b) relativa ou condicional Tambm conhecida por "juris tantum" ('somente pelo direito'); Admite prova em contrrio, ou seja, subsistem at que se comprove o contrrio. Exemplo: hiptese do devedor de uma importncia ter em seu poder o ttulo de crdito representativo do seu dbito. Presume-se, ento, que a dvida j foi paga pelo mesmo, pois o normal seria o ttulo permanecer na posse do credor at o seu efetivo pagamento.

Lei n 2.681, de 7 de dezembro de 1912, que regula a responsabilidade civil das estradas de ferro: As estradas de ferro sero responsveis pela perda total ou parcial, furto ou avaria das mercadorias que receberem para transportar. Ser sempre presumida a culpa e contra esta presuno s se admitir alguma das seguintes provas: 1 - caso fortuito ou fora maior

Meios de prova lcita Art. 212. [...] o fato jurdico pode ser provado mediante: I - confisso; II - documento; III - testemunha; IV - presuno; V - percia.

Confisso a melhor de todas as provas "H confisso, quando a parte admite a verdade de um fato, contrrio ao seu interesse e favorvel ao adversrio. A confisso judicial ou extrajudicial. (Cdigo de Processo Civil, artigo 348). Confisso judicial: Atravs do depoimento pessoal prestado pela parte ao juiz. Confisso judicial: Depoimento pessoal Art. 342. O juiz pode, de ofcio, em qualquer estado do processo, determinar o comparecimento pessoal das partes, a fim de interrog-las sobre os fatos da causa. Art. 343. Quando o juiz no o determinar de ofcio, compete a cada parte requerer o depoimento pessoal da outra, a fim de interrog-la na audincia de instruo e julgamento. 1o A parte ser intimada pessoalmente, constando do mandado que se presumiro confessados os fatos contra ela alegados, caso no comparea ou, comparecendo, se recuse a depor. 2o Se a parte intimada no comparecer, ou comparecendo, se recusar a depor, o juiz Ihe aplicar a pena de confisso. Art. 344. [...] Pargrafo nico. defeso, a quem ainda no deps, assistir ao interrogatrio da outra parte. Art. 346. A parte responder pessoalmente sobre os fatos articulados, no podendo servir-se de escritos adrede preparados; o juiz lhe permitir, todavia, a consulta a notas breves, desde que objetivem completar esclarecimentos. Art. 347. A parte no obrigada a depor de fatos: I - criminosos ou torpes, que lhe forem imputados; II - a cujo respeito, por estado ou profisso, deva guardar sigilo.

Confisso extrajudicial Art. 353. A confisso extrajudicial, feita por escrito parte ou a quem a represente, tem a mesma eficcia probatria da judicial; feita a terceiro, ou contida em testamento, ser livremente apreciada pelo juiz. Um exemplo caracterstico disso o chamado "instrumento particular de confisso de dvida", em que o devedor expressamente declara existir uma dvida, e o seu montante, em favor do seu credor. "pena de confesso: Consiste ela na pena aplicvel quando o ru no exerce a sua defesa (resposta ou contestao) 'no prazo que a lei determine. Confisso de direitos indisponveis No vlida confisso feita em juzo sobre fatos relativos a direitos indisponveis No vale, por exemplo, a parte confessar em juzo que renunciou penso alimentcia, quando a lei veda essa renncia (art. 1707 CC) Documentos So os escritos oriundos de rgos pblicos ou os efetuados por iniciativa privada. Pblicos: certides, atestados, guias de impostos, alvars Privados: contratos, declaraes, correspondncias, recibos, livros comerciais Art. 109. No negcio jurdico celebrado com a clusula de no valer sem instrumento pblico, este da substncia do ato. Art. 215. A escritura pblica, lavrada em notas de tabelio, documento dotado de f pblica, fazendo prova plena. Art. 216. Faro a mesma prova que os originais as certides textuais de qualquer pea judicial, do protocolo das audincias, ou de outro qualquer livro a cargo do escrivo, sendo extradas por ele, ou sob a sua vigilncia, e por ele subscritas, assim como os traslados de autos, quando por outro escrivo consertados.

Art. 217. Tero a mesma fora probante os traslados e as certides, extrados por tabelio ou oficial de registro, de instrumentos ou documentos lanados em suas notas.

Art. 221. O instrumento particular, feito e assinado, ou somente assinado por quem esteja na livre disposio e administrao de seus bens, prova as obrigaes convencionais de qualquer valor; mas os seus efeitos, bem como os da cesso, no se operam, a respeito de terceiros, antes de registrado no registro pblico. Art. 224. Os documentos redigidos em lngua estrangeira sero traduzidos para o portugus para ter efeitos legais no Pas. Testemunhas As testemunhas so as pessoas que, conhecedoras dos fatos, prestam depoimentos capazes de confirmar a verdade alegada pela parte que as indica. Art. 227. Salvo os casos expressos, a prova exclusivamente testemunhal s se admite nos negcios jurdicos cujo valor no ultrapasse o dcuplo do maior salrio mnimo vigente no Pas ao tempo em que foram celebrados. Pargrafo nico. Qualquer que seja o valor do negcio jurdico, a prova testemunhal admissvel como subsidiria ou complementar da prova por escrito.

Testemunhas CC Art. 228. No podem ser admitidos como testemunhas: I - os menores de dezesseis anos; II - aqueles que, por enfermidade ou retardamento mental, no tiverem discernimento para a prtica dos atos da vida civil; III - os cegos e surdos, quando a cincia do fato que se quer provar dependa dos sentidos que lhes faltam; IV - o interessado no litgio, o amigo ntimo ou o inimigo capital das partes; V - os cnjuges, os ascendentes, os descendentes e os colaterais, at o terceiro grau de alguma das partes, por consanginidade, ou afinidade. Pargrafo nico. Para a prova de fatos que s elas conheam, pode o juiz admitir o depoimento das pessoas a que se refere este artigo. Pericias So exames, as vistorias e as avaliaes. No exame, o perito faz minuciosa constatao tcnica para fins de fornecer ao juiz os dados capazes de propiciar a elucidao do caso concreto. Exemplos: Perito contador examina livros, contas, balanos, escrituraes fiscais; Perito mdico-legista examina o corpo de delito de crimes contra a vida, de leses corporais etc.; Perito grafotcnico examina falsificaes de assinaturas, autenticidade e autoria de documentos manuscritos Vistorias so inspees feitas diretamente "in-Ioco ('no lugar'), tambm com o propsito de fornecer ao juiz os dados elucidativos do caso. Exemplos:

Para constatar a extenso dos danos sofridos por um imvel aps um incndio; Para determinar as verdadeiras metragens e confrontaes de uma rea de terras; Para determinarem-se as conseqncias de uma construo nova em relao aos prdios vizinhos Avaliaes so as determinaes dos valores dos bens objetos dos processos judiciais. Chamam-se avaliadores os peritos que as realizam. Denominam-se laudos as peas atravs das quais os peritos se pronunciam tecnicamente nos autos do processo aps executarem os seus ofcios. Avaliam-se bens para efeito de clculo do imposto devido nos inventrios; para fins de proceder ao leilo do bem penhorado; para fins de garantia de um processo de execuo

Publicidade Os atos jurdicos muitas vezes necessitam ser do conhecimento de pessoas que, embora neles no intervindo (por no serem partes), so interessadas nos efeitos produzidos, pessoas essas que se denominam "terceiros". A publicidade a divulgao do ato do modo e com a freqncia que a lei determina para fins de torn-lo do conhecimento pblico e resguardarem direitos e interesses de terceiros. Na realidade, se a publicidade foi realizada como determinado pela lei, os terceiros no podero alegar desconhecimento do ato. Mas, se no foi promovida a publicidade exigida por lei, podero pleitear a nulidade do ato, com fulcro no citado artigo 166, V,do novo Cdigo Civil. Tipos: a) publicidade constitutiva; b) publicidade declaratria.

Publicidade constitutiva aquela considerada essencial, imprescindvel mesmo, para que o ato jurdico adquira eficcia e o reconhecimento legal. Exemplo: a obrigatoriedade da transcrio do instrumento pblico no Registro de Imveis para que se consolide a propriedade imobiliria. Quem adquire um imvel, h de faz-la por escritura pblica mas s se tornar realmente o proprietrio aps promover o registro dessa escritura de compra e venda no competente Ofcio de Registro de Imveis.

Art. 108. No dispondo a lei em contrrio, a escritura pblica essencial validade dos negcios jurdicos que visem constituio, transferncia, modificao ou renncia de direitos reais sobre imveis de valor superior a trinta vezes o maior salrio mnimo vigente no Pas.

Art. 1.245. Transfere-se entre vivos a propriedade mediante o registro do ttulo translativo no Registro de Imveis. 1o Enquanto no se registrar o ttulo translativo, o alienante continua a ser havido como dono do imvel. Publicidade declaratria a que, embora no obrigatria para a validade do ato, feita para dar conhecimento do mesmo aos terceiros interessados nas suas conseqncias.

"Lei de Registros Pblicos, no artigo 129 esto mencionados todos os atos cujo registro obrigatrio no "Registro de Ttulos e Documentos" para produzirem efeitos em relao a terceiros. Os contratos de locao de prdios;

Os documentos decorrentes de depsitos ou de caues feitos em garantia de cumprimento de obrigaes contratuais; As cartas de fiana, em geral, feitas por instrumento particular; Os contratos de compra e venda em prestaes, com reserva de domnio ou no; Os contratos de alienao ou de promessas de venda referentes a bens imveis; Os contratos de alienao fiduciria; Todos os documentos de procedncia estrangeira, acompanhados das respectivas tradues; As quitaes, recibos e contratos de compra e venda de automveis, bem como o penhor destes; Os atos administrativos expedidos para cumprimento de decises judiciais, sem trnsito em julgado, pelas quais for determinada a entrega, pelas alfndegas e mesas de renda, de bens e mercadorias procedentes do exterior; Os instrumentos de cesso de direitos e de crditos, de sub-rogao e de dao em pagamento.

Como feita a publicidade? A publicidade, em regra, feita: a) Pelos registros pblicos (Registros de Imveis, Registros de Ttulos e Documentos, Registros de Direitos Autorais, Registros de Marcas e Patentes, Registros de Comrcio etc.); b) Pelos editais (publicados em dirios oficiais. Jornais de grande circulao, e afixados em lugares de costume); c) Pelas notificaes (judiciais e extrajudiciais).

Falta de publicidade Duas so as conseqncias bvias da falta de publicidade do ato: I - se a publicidade era do tipo constitutivo, a sua falta implicar a noefetivao do ato, que permanecer pendente de consumao, at que ela seja realizada; II - se a publicidade era do tipo declaratrio, a sua falta implicar a novalidade do ato contra terceiros prejudicados ou interessados em seus efeitos.

You might also like