You are on page 1of 2

FEA-USP Graduao em Administrao Noturno Turma 22 EAD0661 Planejamento e Controle de Capacidade Profa.

fa. Adriana Marotti Ketna Guilhermino Khusal Vitor Hamada Ballaben N USP: 5128512 N USP: 7280441

Caso Lemming
1) Flo pode juntar o projeto a tempo de comear as tomadas na programao? R: Considerando que Flo tem 16 semanas, do incio de fevereiro at o final de maio, Flo conseguiria terminar as etapas previstas na programao, considerando todas as atividades. Esboando um grfico de Gantt, como abaixo, seriam necessrios no mnimo 15 semanas. O grfico de Gantt uma excelente ferramenta de anlise das atividades de um projeto, medida que diversas atividades so dependentes do trmino de outras para poderem ter seu incio ativado, ou seja, existe uma interdependncia entre as atividades.

2) Quais so os trabalhos que ela vai ter que gerenciar particularmente de perto? R: As etapas que so pr-requisito para muitas outras etapas seguintes so pontos cruciais para o andamento do projeto. Talvez as duas etapas mais importantes neste aspecto sejam a Definio do Projeto, que demora um tempo considervel (4 semanas) e Programar os locais e so necessrias para uma etapa que pr-requisito para praticamente todas as outras atividades o Planejamento Detalhado. Isso fica claro analisando o Grfico de Gantt acima. Paralelamente, acreditamos que Flo

teria que gerenciar particularmente de perto os trabalhos referentes s atividades de maior importncia, neste caso, aquelas atividades que seriam de responsabilidade exclusiva dela, como por exemplo programao dos locais, alm de ser necessria para a etapa 6 (Planejamento Detalhado), como j citado.

3) Que conselho geral voc daria a ela que poderia ajud-la a gerenciar seu projeto? R: Vrios aspectos so essenciais na gerncia de um projeto. Neste caso de Flo, que est no limite do tempo disponvel para realizao do projeto, a gerncia do tempo crucial, varivel que no se pode influenciar, controlar e ajustar. Cuidar para que cada etapa seja concluda no tempo projetado, principalmente aquelas citadas no exerccio anterior que so pr-requisitos, essencial para assegurar que o projeto seja implementado no prazo previsto. De forma semelhante o Controle do Cronograma, que envolve no apenas o progresso mas tambm a o acompanhamento de custos e qualidade (Monitoramento); avaliao do desempenho do projeto atravs da comparao das observaes com o plano inicial (no adianta terminar no prazo sem a qualidade e desempenho necessrios); interveno no projeto para fazer adaptaes de forma que traga o projeto de volta ao planejado, no caso de algum desvio. Podemos enumerar alguns processos iniciais tambm importantes na gerncia de um projeto, como a definio das atividades gerenciveis que sejam possveis de serem alocadas a pessoas, o sequenciamento de atividades (aqui o grfico de Gantt uma importante ferramenta), estimativa das atividades de trabalho (tempo, quantidade e custos) e por fim o desenvolvimento do cronograma, alocando atividades a pessoas em determinados tempos.

You might also like