You are on page 1of 2

Prêmio Internacional ReSource de Gestão Sustentável de Recursos Hídricos 2014

www.resourceaward.org

Condições de participação *
Este documento fornece todas as informações necessárias para a inscrição de candidatos ao Prêmio Internacional ReSource de Gestão Sustentável de Recursos Hídricos 2014. Contudo, para se manter atualizado em relação ao Prêmio ReSource, recomendamos também que visite o sítio: www.resourceaward.org. O que é o prêmio ReSource? O Prêmio Internacional ReSource possui um valor total de 150.000 dólares americanos, destinando-se a um ou mais projetos escolhidos por um júri internacional. Lançado em 2002, o Prêmio ReSource é um prêmio anual reconhecido internacionalmente destinado a projetos de vanguarda na implementação de princípios de sustentabilidade em gestão hídrica. O prêmio em dinheiro é atribuído exclusivamente a atividades de implementação de projetos, não se destinando a desenvolver ou a fortalecer as organizações participantes. Quem pode participar e de que modo? Podem participar do concurso para o Prêmio Internacional ReSource de Gestão Sustentável de Recursos Hídricos as organizações não-governamentais (ONG), instituições científicas, públicas e privadas, bem como entidades afins. Os projetos que envolverem mais de uma instituição (ex.: parcerias público-privadas) também são elegíveis. São particularmente incentivadas a participar as entidades fortemente integradas nas comunidades locais de regiões onde se encontram os recursos hídricos. Contudo, os participantes não poderão apresentar mais de um projeto por ano. Para a qualificação, os participantes devem fornecer um histórico comprovando experiência em sustentabilidade e em planejamento ou gerência de projetos especificamente na área de gestão de recursos hídricos. Quais são os tipos de projetos de maior interesse? São de interesse os projetos que, genuinamente, procurem contribuir para aumentar o nível de conscientização quanto ao significado ecológico, social e econômico dos mananciais e dos recursos hídricos de países em vias de desenvolvimento e de países emergentes (são considerados apenas os projetos implementados em um país não membro da OCDE). Será dada preferência aos projetos que apresentem soluções de prevenção inovadoras para a proteção de recursos hídricos, isto é, projetos que possuam caráter pioneiro em âmbito local (cultural, institucional ou tecnológico) e envolvam a comunidade local e/ou instituições regionais. Tais projetos deverão basear-se em conceitos transferíveis, possibilitando apoio aos esforços sustentáveis de proteção da qualidade e disponibilidade de água (potável) em outros lugares. O projeto deverá ter início, no máximo, até 2014. As etapas do projeto que dependam do pagamento do prêmio deverão estar concluídas, no máximo, até 2015. Inscrições para o Prêmio ReSource Todas as informações sobre o ReSource, incluindo o formulário de inscrição, os procedimentos de envio, os critérios, o cronograma, vencedores anteriores, etc., poderão ser obtidas no
As condições de participação estão disponíveis em inglês, espanhol, português, francês, russo e mandarim. Todas as versões poderão ser baixadas da página www.resourceaward.org.

Fase 2: Na segunda fase. Z .resourceaward. econômico e social? b) Inovação: porque acha que o seu projeto é inovador em um âmbito geral e local? c) Envolvimento local: em que medida a comunidade local e as instituições regionais estão envolvidas no planejamento.2 seguinte novo endereço: www. isto é. Nessa fase inicial.resourceaward.: plano de ação com atividades planejadas. objetivos e etapas. o representante de tal projeto inscrito deverá informar esse fato imediatamente à Secretaria do Prêmio ReSource (stefan. Um júri internacional e independente irá avaliar os projetos escolhidos e decidir qual será o vencedor ou quais serão os vencedores. Na 2ª metade do mês de maio.org. Serão aceitos apenas os formulários preenchidos em inglês.org. os 15 a 25 candidatos melhor classificados serão convidados a apresentar uma proposta completa. uma inicial e uma final: Fase 1: Os participantes devem preencher o formulário de inscrição inicial online em www.huber@resourceaward. em relação às quais estão expressamente excluídos quaisquer recursos ou medidas judiciais. incluindo patrocínios.org. Não será enviada correspondência.resourceaward. não serão aceitos quaisquer anexos. contribuições in natura e viabilidade econômica. A inscrição é dividida em duas fases. os candidatos serão convidados a preencher o formulário online em www. Não serão aceitas inscrições após essa data. com base em uma lista de critérios previamente definidos. estrutura organizacional e situação institucional. e) Estrutura financeira: forneça uma relação detalhada da estrutura financeira do projeto. Se um projeto contar com algum financiamento alternativo durante o processo de avaliação.org). Destes. na implementação e na avaliação do projeto? d) Viabilidade e governança: descreva a viabilidade da implementação do projeto e as estruturas de governança existentes (por ex. O prazo final para o envio das inscrições iniciais ao Prêmio ReSource 2014 é o dia 30 de Abril de 2013. referências e experiência dos participantes e parceiros). aproximadamente 8-10 projetos serão escolhidos com base em uma ampla avaliação. Datas relevantes  30 de abril de 2013: prazo final de inscrição (apenas formulário de inscrição)  26 de maio de 2013: convite aos candidatos presselecionados para que apresentem a proposta completa  30 de junho de 2013: prazo final para apresentação da proposta completa  Março de 2014: divulgação oficial do vencedor do Prêmio ReSource 2014 Critérios do Prêmio ReSource 2014 Os projetos apresentados serão avaliados de acordo com as seguintes áreas (ver também no formulário de inscrição): a) Impacto: qual o impacto previsto do projeto sob os pontos de vista ecológico. A sua inscrição no concurso será confirmada tão logo a tenhamos examinado. Neste estágio serão aceitos anexos. As decisões do júri são definitivas. Será aplicado o direito suíço. Todas as inscrições enviadas serão analisadas por uma equipe de especialistas sob a supervisão do Comitê de Jurados.