You are on page 1of 2

Prmio Internacional ReSource de Gesto Sustentvel de Recursos Hdricos 2014

www.resourceaward.org

Condies de participao *
Este documento fornece todas as informaes necessrias para a inscrio de candidatos ao Prmio Internacional ReSource de Gesto Sustentvel de Recursos Hdricos 2014. Contudo, para se manter atualizado em relao ao Prmio ReSource, recomendamos tambm que visite o stio: www.resourceaward.org. O que o prmio ReSource? O Prmio Internacional ReSource possui um valor total de 150.000 dlares americanos, destinando-se a um ou mais projetos escolhidos por um jri internacional. Lanado em 2002, o Prmio ReSource um prmio anual reconhecido internacionalmente destinado a projetos de vanguarda na implementao de princpios de sustentabilidade em gesto hdrica. O prmio em dinheiro atribudo exclusivamente a atividades de implementao de projetos, no se destinando a desenvolver ou a fortalecer as organizaes participantes. Quem pode participar e de que modo? Podem participar do concurso para o Prmio Internacional ReSource de Gesto Sustentvel de Recursos Hdricos as organizaes no-governamentais (ONG), instituies cientficas, pblicas e privadas, bem como entidades afins. Os projetos que envolverem mais de uma instituio (ex.: parcerias pblico-privadas) tambm so elegveis. So particularmente incentivadas a participar as entidades fortemente integradas nas comunidades locais de regies onde se encontram os recursos hdricos. Contudo, os participantes no podero apresentar mais de um projeto por ano. Para a qualificao, os participantes devem fornecer um histrico comprovando experincia em sustentabilidade e em planejamento ou gerncia de projetos especificamente na rea de gesto de recursos hdricos. Quais so os tipos de projetos de maior interesse? So de interesse os projetos que, genuinamente, procurem contribuir para aumentar o nvel de conscientizao quanto ao significado ecolgico, social e econmico dos mananciais e dos recursos hdricos de pases em vias de desenvolvimento e de pases emergentes (so considerados apenas os projetos implementados em um pas no membro da OCDE). Ser dada preferncia aos projetos que apresentem solues de preveno inovadoras para a proteo de recursos hdricos, isto , projetos que possuam carter pioneiro em mbito local (cultural, institucional ou tecnolgico) e envolvam a comunidade local e/ou instituies regionais. Tais projetos devero basear-se em conceitos transferveis, possibilitando apoio aos esforos sustentveis de proteo da qualidade e disponibilidade de gua (potvel) em outros lugares. O projeto dever ter incio, no mximo, at 2014. As etapas do projeto que dependam do pagamento do prmio devero estar concludas, no mximo, at 2015. Inscries para o Prmio ReSource Todas as informaes sobre o ReSource, incluindo o formulrio de inscrio, os procedimentos de envio, os critrios, o cronograma, vencedores anteriores, etc., podero ser obtidas no
As condies de participao esto disponveis em ingls, espanhol, portugus, francs, russo e mandarim. Todas as verses podero ser baixadas da pgina www.resourceaward.org.

seguinte novo endereo: www.resourceaward.org. A inscrio dividida em duas fases, isto , uma inicial e uma final: Fase 1: Os participantes devem preencher o formulrio de inscrio inicial online em www.resourceaward.org. Sero aceitos apenas os formulrios preenchidos em ingls. Nessa fase inicial, no sero aceitos quaisquer anexos. O prazo final para o envio das inscries iniciais ao Prmio ReSource 2014 o dia 30 de Abril de 2013. No sero aceitas inscries aps essa data. A sua inscrio no concurso ser confirmada to logo a tenhamos examinado. Fase 2: Na segunda fase, os candidatos sero convidados a preencher o formulrio online em www.resourceaward.org. Neste estgio sero aceitos anexos. Todas as inscries enviadas sero analisadas por uma equipe de especialistas sob a superviso do Comit de Jurados, com base em uma lista de critrios previamente definidos. Na 2 metade do ms de maio, os 15 a 25 candidatos melhor classificados sero convidados a apresentar uma proposta completa. Destes, aproximadamente 8-10 projetos sero escolhidos com base em uma ampla avaliao. Um jri internacional e independente ir avaliar os projetos escolhidos e decidir qual ser o vencedor ou quais sero os vencedores. Se um projeto contar com algum financiamento alternativo durante o processo de avaliao, o representante de tal projeto inscrito dever informar esse fato imediatamente Secretaria do Prmio ReSource (stefan.huber@resourceaward.org). As decises do jri so definitivas, em relao s quais esto expressamente excludos quaisquer recursos ou medidas judiciais. No ser enviada correspondncia. Ser aplicado o direito suo. Datas relevantes 30 de abril de 2013: prazo final de inscrio (apenas formulrio de inscrio) 26 de maio de 2013: convite aos candidatos presselecionados para que apresentem a proposta completa 30 de junho de 2013: prazo final para apresentao da proposta completa Maro de 2014: divulgao oficial do vencedor do Prmio ReSource 2014 Critrios do Prmio ReSource 2014 Os projetos apresentados sero avaliados de acordo com as seguintes reas (ver tambm no formulrio de inscrio): a) Impacto: qual o impacto previsto do projeto sob os pontos de vista ecolgico, econmico e social? b) Inovao: porque acha que o seu projeto inovador em um mbito geral e local? c) Envolvimento local: em que medida a comunidade local e as instituies regionais esto envolvidas no planejamento, na implementao e na avaliao do projeto? d) Viabilidade e governana: descreva a viabilidade da implementao do projeto e as estruturas de governana existentes (por ex.: plano de ao com atividades planejadas, objetivos e etapas, estrutura organizacional e situao institucional, referncias e experincia dos participantes e parceiros). e) Estrutura financeira: fornea uma relao detalhada da estrutura financeira do projeto, incluindo patrocnios, contribuies in natura e viabilidade econmica.

You might also like