You are on page 1of 2

EXERCCIOS DE PODER CONSTITUINTE.

1 - (AGENTE PF/97): Quanto ao poder constituinte derivado, este encontra limitaes impostas pelo poder constituinte originrio. 2 - (AGENTE PF/97): Ao poder constituinte institudo, h limitaes de ordens temporal, circunstancial e material. 3 - (AGENTE PF/97): Do ponto de vista do direito interno, considera-se o poder constituinte originrio no sujeito a qualquer limitao. 4 - (PAPILOSCOPISTA PF/97): O poder constituinte originrio est sujeito, juridicamente, a limitaes oriundas das normas subsistentes da ordem constitucional anterior. 5 - (PAPILOSCOPISTA PF/97): O poder constituinte derivado est sujeito, do ponto de vista do direito interno, a certas limitaes, cuja observncia pode ser aferida por meio do controle de constitucionalidade. 6 (AFCE/TCU/2000) pacfico, entre ns, que no existem limitaes implcitas ao poder constituinte de reforma. 7 - (AFCE/TCU/2000) Uma proposta de emenda Constituio que tenda a abolir uma clusula ptrea no pode sequer ser levada deliberao do Congresso Nacional. 8 - (AFCE/TCU/2000) As emendas Constituio expressam meio tpico de manifestao do poder constituinte originrio. 9 - (AFCE/TCU/2000) O poder de reforma ou de emenda um poder ilimitado na sua atividade de constituinte de primeiro grau. 10 O poder constituinte originrio, tambm chamado poder de reforma, ilimitado na sua atuao. GABARITO: 1C 2C 3C 4E 5C 6E 7C 8E 9E 10E

11- As limitaes materiais correspondem quelas matrias que o constituinte definiu expressamente na Constituio como inalterveis. O prprio poder constituinte originrio faz constar na sua obra um ncleo imodificvel. Tais limitaes inserem-se, pois, expressamente, no texto constitucional e so conhecidas por "clusulas ptreas". 12- Poder Constituinte Originrio tambm denominado de poder genuno ou poder de 1 grau ou poder inaugural. aquele capaz de estabelecer uma nova ordem constitucional, isto , de dar conformao nova ao Estado, rompendo com a ordem constitucional anterior. 13- Poder Constituinte Originrio Histrico aquele capaz de editar a primeira Constituio do Estado, isto , de estruturar pela primeira vez o Estado. 14 aquele criado pelo poder constituinte originrio para reformular (modificar) as normas constitucionais. A reformulao se d atravs das emendas constitucionais, trata-se do conceito de poder constituinte derivado decorrente. 15- Poder Constituinte Derivado Revisor tambm chamado de poder anmalo de reviso ou reviso constitucional anmala ou competncia de reviso. Foi estabelecida com o intuito de adequar a Constituio realidade que a sociedade apontasse como necessria. 16 A doutrina classifica um grupo de limitaes ao poder constituinte derivado reformador so elas: formais ou procedimentais, materiais, circunstanciais e temporais, sendo que todas essas limitaes se aplicam a carta poltica de 1988.

17 So exemplos de limitaes formais ao poder de reforma a iniciativa, a votao e a promulgao de uma emenda constitucional 18 O Estado de stio, o Estado de defesa e a Interveno federal so exemplos de limitaes temporais ao poder constituinte derivado reformador, por se tratarem de um momento temporal.

You might also like