You are on page 1of 4

POVO DE DEUS

em So Paulo
4 DOMINGO DO TEMPO COMUM
SO PAULO 3 DE FEVEREIRO DE 2013 ANO 37 LT.2 N 14 C

nos criou, pois ns somos seu rebanho e ele nosso pastor. 3. Ningum feche o corao, escutemos sua voz. No sejamos to ingratos, tal e qual nossos avs. Mereamos o que ele tem guardado para ns. 4. Gria ao Pai, que nos acolhe e a seu Filho Salvador. Igualmente demos glria ao Esprito de amor. Hoje e sempre, eternamente, cantaremos seu louvor.
2. SAUDAO

P. Em nome do Pai e do Filho e do Esprito Santo.

T. Amm.

cus, Deus Pai todo-poderoso. / ns vos louvamos, ns vos bendizemos, / ns vos adoramos, ns vos glorificamos, / ns vos damos graas por vossa imensa glria. / Senhor Jesus Cristo, Filho Unignito, / Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai. / Vs que tirais o pecado do mundo, tende piedade de ns. / Vs que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa splica. / Vs que estais direita do Pai, tende piedade de ns. / S vs sois o Santo, s vs, o Senhor, / s vs o Altssimo, Jesus Cristo, / com o Esprito Santo, na glria de Deus Pai. Amm.
5. ORAO

P. A graa de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunho do Esprito Santo estejam convosco.

T. Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.


Anim. Hoje Jesus, depois de se revelar na Sinagoga de Nazar, provocou adeso de f, mas tambm enfrentou resistncias. Faamos desta celebrao um momento forte de nossa adeso de f, como ensina a Igreja, e vivamos, sob forma do testemunho, o que professamos em nossa f.
3. ATO PENITENCIAL

P. Oremos (silncio): Concedeinos, Senhor nosso Deus, adorarvos de todo o corao, e amar todas as pessoas com verdadeira caridade. Por N.S.J.C.

T. Amm.

P. De corao contrito e humilde, aproximemo-nos do Deus justo e santo, para que tenha piedade de ns, pecadores. (silncio) P. Senhor, que sois a plenitude da verdade e da graa, tende piedade de ns.

LITURGIA DA PALAVRA
Anim. A vocao proftica e a plenitude do amor se encontram em Jesus, o Filho de Deus. Ouamos com ateno:
6. PRIMEIRA LEITURA (Jr 1,4-5.17-19)

T. Senhor, tende piedade de ns.

RITOS INICIAIS
1. ABERTURA Sl 94 (95) (HL 3 p. 120) (Lit. VI Fx1)

P. Cristo, que vos tornastes pobre para nos enriquecer, tende piedade de ns.

T. Cristo, tende piedade de ns.

Senhor, salva os teus filhos e rene os espalhados, para que te celebremos, ns em ti glorificados. 1. Venham todos, com alegria, aclamar nosso Senhor, caminhando ao seu encontro, proclamando seu louvor. Ele o rei dos reis e dos deuses o maior. 2. Tudo dele: abismos, montes, mar e terra ele formou. De joelhos adoremos este Deus que

P. Senhor, que viestes para fazer de ns o vosso povo santo, tende piedade de ns.

T. Senhor, tende piedade de ns.

P. Deus todo-poderoso tenha compaixo de ns, perdoe os nossos pecados e nos conduza vida eterna.

T. Amm.

4. GLRIA (preferencialmente cantado)

P. Glria a Deus nas alturas, T. e paz na terra aos homens por Ele amados. / Senhor Deus, Rei dos

Leitura do Livro do Profeta Jeremias Nos dias de Josias, rei de Jud, 4foi-me dirigida a palavra do Senhor, dizendo: 5Antes de formar-te no ventre materno, eu te conheci; antes de sares do seio de tua me, eu te consagrei e te fiz profeta das naes. 17Vamos, pe a roupa e o cinto, levanta-te e comunica-lhes tudo que eu te mandar dizer: no tenhas medo, seno, eu te farei tremer na presena deles. 18Com efeito, eu te transformarei hoje numa cidade fortificada, numa coluna de ferro, num muro de bronze contra todo o mundo, frente aos reis de Jud e seus prncipes, aos sacerdo-

tes e ao povo da terra; 19eles faro guerra contra ti, mas no prevalecero, porque eu estou contigo para defender-te, diz o Senhor. - Palavra do Senhor.

T. Graas a Deus.

7. SALMO RESPONSORIAL Sl 70( 71) (HL 3 p. 168/169) Lit XI Fx.6 CSA 218

Minha boca anunciar todos os dias vossas graas incontveis, Senhor. 1. Eu procuro meu refgio em vs, Senhor, * que eu no seja envergonhado para sempre! * Porque sois justo, defendei-me e libertai-me! * Escutai a minha voz, vinde salvar-me! 2. Sede uma rocha protetora para mim, * um abrigo bem seguro que me salve! * Porque sois a minha fora e meu amparo, * o meu refgio, proteo e segurana! * Libertai-me, Deus, das mos do mpio. 3. Porque sois, Senhor Deus, minha esperana, * em vs confio, desde a minha juventude. * Sois meu apoio desde antes que eu nascesse, * desde o seio maternal, o meu amparo. 4. Minha boca anunciar todos os dias * vossa justia e vossas graas incontveis. * Vs me ensinastes desde a minha juventude, * e at hoje canto as vossas maravilhas!
8. SEGUNDA LEITURA (1Cor 12, 31-13,13)

no invejosa, no vaidosa, no se ensoberbece; 5no faz nada de inconveniente, no interesseira, no se encoleriza, no guarda rancor; 6no se alegra com a iniqidade, mas se regozija com a verdade. 7Suporta tudo, cr tudo, espera tudo, desculpa tudo. 8A caridade no acabar nunca. As profecias desaparecero, as lnguas cessaro, a cincia desaparecer. 9Com efeito, o nosso conhecimento limitado e a nossa profecia imperfeita. 10Mas, quando vier o que perfeito, desaparecer o que imperfeito. 11Quando eu era criana, falava como criana, pensava como criana, raciocinava como criana. Quando me tornei adulto, rejeitei o que era prprio de criana. 12Agora ns vemos num espelho, confusamente, mas, ento, veremos face a face. Agora, conheo apenas de modo imperfeito, mas, ento, conhecerei como sou conhecido. 13Atualmente permanecem estas trs coisas: f, esperana, caridade. Mas a maior delas a caridade. - Palavra do Senhor.

digo que nenhum profeta bem recebido em sua ptria. 25De fato, eu vos digo: no tempo do profeta Elias, quando no choveu durante trs anos e seis meses e houve grande fome em toda a regio, havia muitas vivas em Israel. 26No entanto, a nenhuma delas foi enviado Elias, seno a uma viva que vivia em Sarepta, na Sidnia. 27E no tempo do profeta Eliseu, havia muitos leprosos em Israel. Contudo, nenhum deles foi curado, mas sim Naam, o srio. 28Quando ouviram estas palavras de Jesus, todos na sinagoga ficaram furiosos. 29 Levantaram-se e o expulsaram da cidade. Levaram-no at ao alto do monte sobre o qual a cidade estava construda, com a inteno de lan-lo no precipcio. 30Jesus, porm, passando pelo meio deles, continuou o seu caminho. - Palavra da Salvao.

T. Glria a vs, Senhor.


11. HOMILIA 12. PROFISSO DE F

T. Graas a Deus.

9. ACLAMAO AO EVANGELHO (HL3 p. 231) (Lit. XI Fx7)

Aleluia, aleluia. aleluia. (2x)

Aleluia,

Foi o Senhor, quem me mandou Boas notcias anunciar; ao pobre, a quem est no cativeiro, libertao eu vou proclamar!
10. EVANGELHO (Lc 4,21-30)

Leitura da Primeira Carta de So Paulo aos Corntios Irmos: 31Aspirai aos dons mais elevados. Eu vou ainda mostrar-vos um caminho incomparavelmente superior. 1Se eu falasse todas as lnguas, as dos homens e as dos anjos, mas no tivesse caridade, eu seria como um bronze que soa ou um cmbalo que retine. 2 Se eu tivesse o dom da profecia, se conhecesse todos os mistrios e toda a cincia, se tivesse toda a f, a ponto de transportar montanhas, mas se no tivesse caridade, eu no seria nada. 3Se eu gastasse todos os meus bens para sustento dos pobres, se entregasse o meu corpo s chamas, mas no tivesse caridade, isso de nada me serviria. 4 A caridade paciente, benigna;

P. O Senhor esteja convosco.

T. Ele est no meio de ns. T. Glria a vs, Senhor.

P. Proclamao do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas. P. Naquele tempo, estando Jesus na sinagoga, comeou a dizer: 21 Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir. 22Todos davam testemunho a seu respeito, admirados com as palavras cheias de encanto que saam da sua boca. E diziam: No este o filho de Jos? 23Jesus, porm, disse: Sem dvida, vs me repetireis o provrbio: Mdico, cura-te a ti mesmo. Faze tambm aqui, em tua terra, tudo o que ouvimos dizer que fizeste em Cafarnaum. 24E acrescentou: Em verdade eu vos

P. Creio em um s Deus, Pai todo poderoso, / Criador do cu e da terra; de todas as coisas visveis e invisveis. / Creio em um s Senhor, Jesus Cristo, / Filho Unignito de Deus, / nascido do Pai antes de todos os sculos: / Deus de Deus, / luz da luz, / Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, / gerado, no criado, / consubstancial ao Pai. / Por Ele todas as coisas foram feitas. / E por ns, homens, e para nossa salvao, / desceu dos cus: (Todos se inclinam) P. e se encarnou pelo Esprito Santo, / no seio da virgem Maria, / e se fez homem. (Retorna-se posio anterior) T. Tambm por ns foi crucificado / sob Pncio Pilatos; / padeceu e foi sepultado. / Ressuscitou ao terceiro dia, / conforme as Escrituras, / e subiu aos cus, / onde est sentado direita do Pai. / E de novo h de vir, em sua glria, / para julgar os vivos e os mortos; / e o seu reino no ter fim. / Creio no Esprito Santo, / Senhor que d a vida, / e procede do Pai e do Filho; / e com o Pai e o Filho adorado e glorificado: / ele que falou pelos profetas. / Creio

na Igreja, /una, santa, catlica e apostlica. / Professo um s batismo / para remisso dos pecados. / E espero a ressurreio dos mortos / e a vida do mundo que h de vir. Amm.
13. ORAO DOS FIIS

T. Receba o Senhor por tuas mos este sacrifcio, para a glria do seu nome, para nosso bem e de toda santa Igreja.

P. Irmos e irms, confiando na misericrdia divina, elevemos a Deus Pai as nossas splicas, rezando juntos:

P. Para vos servir, Deus, depositamos nossas oferendas em vosso altar; acolhei-as com bondade, a fim de que se tornem o sacramento da nossa salvao. Por Cristo, nosso Senhor.

T. Amm.

TOMAI, TODOS, E BEBEI: ESTE O CLICE DO MEU SANGUE, O SANGUE DA NOVA E ETERNA ALIANA, QUE SER DERRAMADO POR VS E POR TODOS, PARA REMISSO DOS PECADOS. FAZEI ISTO EM MEMRIA DE MIM. Tudo isto mistrio da f!

T. Fortalecei-nos, Senhor, nos caminhos do amor.

16. ORAO EUCARSTICA V

P. O Senhor esteja convosco.

T. Toda vez que se come deste Po, toda vez que se bebe deste Vinho, se recorda a paixo de Jesus Cristo e se fica esperando sua volta.

1. Pai, revigorai a vossa Igreja em sua misso de anunciar o Evangelho de Cristo. 2. Ajudai-nos a praticar a justia na verdade do amor. 3. Fazei que nossas pastorais assumam a misso que Jesus proclamou em Nazar. 4. Iluminai nossos governantes em sua tarefa de amparar os desvalidos. 5. Ajudai-nos a professar e testemunhar nossa f com amor e alegria. P. Tudo isso, vos pedimos, Pai, por Cristo, nosso Senhor.
(outras intenes da comunidade)

T. Ele est no meio de ns.


P. Coraes ao alto.

T. O nosso corao est em Deus.


P. Demos graas ao Nosso Senhor Deus.

Recordamos, Pai, neste momento, a paixo de Jesus, nosso Senhor, sua ressurreio e ascenso; ns queremos a vs oferecer este Po que alimenta e que d vida, este Vinho que nos salva e d coragem.

T. nosso dever e nossa salvao.

T. Amm.

LITURGIA EUCARSTICA
14. APRESENTAO DAS OFERENDAS (Lit VI Fx 4)

P. justo e nos faz todos ser mais santos louvar a vs, Pai, no mundo inteiro, de dia e de noite, agradecendo com Cristo, vosso Filho, nosso irmo. ele o sacerdote verdadeiro que sempre se oferece por ns todos, mandando que se faa a mesma coisa que fez naquela ceia derradeira. Por isso, aqui estamos bem unidos, louvando e agradecendo com alegria, juntando nossa voz voz dos anjos e voz dos santos todos, pra cantar (dizer):

T. Recebei, Senhor, a nossa oferta!

E quando recebermos Po e Vinho, o Corpo e Sangue dele oferecidos, o Esprito nos una num s corpo, pra sermos um s povo em seu amor.

T. O Esprito nos una num s corpo!

1C. Protegei vossa Igreja que caminha nas estradas do mundo rumo ao cu, cada dia renovando a esperana de chegar junto a vs, na vossa paz.

De mos estendidas, ofertamos, * o que de graa recebemos. (bis) 1. A natureza to bela, * que louvor, que servio. * O sol que ilumina as trevas, * transformando-as em luz. * O dia que nos traz o po, * e a noite que nos d repouso. * Ofertemos ao Senhor, * o louvor da criao. 2. Nossa vida toda inteira * ofertamos ao Senhor, * como prova de amizade, * como prova de amor. * Com o vinho e com o po, * ofertemos ao Senhor * nossa vida toda inteira, * o louvor da criao.
15. ORAO SOBRE AS OFERENDAS

T. Santo, Santo, Santo, Senhor, Deus do universo! O cu e a terra proclamam a vossa glria. Hosana nas alturas! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana nas alturas!
CP. Senhor, vs que sempre quisestes ficar muito perto de ns, vivendo conosco no Cristo, falando conosco por ele, CC. mandai vosso Esprito Santo, a fim de que as nossas ofertas se mudem no Corpo e no Sangue de nosso Senhor Jesus Cristo.

T. Caminhamos na estrada de Jesus!

2C. Dai ao Santo Padre, o Papa Bento ser bem firme na F, na Caridade e a Odilo, que Bispo desta Igreja, muita luz pra guiar o seu rebanho.

T. Caminhamos na estrada de Jesus!

3C. Esperamos entrar na vida eterna com a Virgem, Me de Deus e da Igreja, os apstolos e todos os santos, que na vida souberam amar Cristo e seus irmos.

T. Mandai vosso Esprito Santo!

T. Esperamos entrar na vida eterna!

P. Orai, irmos e irms, para que levando ao altar as alegrias e fadigas de cada dia, nos disponhamos a oferecer um sacrifcio aceito por Deus Pai todo-poderoso.

Na noite em que ia ser entregue, ceando com seus apstolos, Jesus, tendo o po em suas mos, olhou para o cu e deu graas, partiu o po e o entregou a seus discpulos, dizendo: TOMAI, TODOS, E COMEI: ISTO O MEU CORPO, QUE SER ENTREGUE POR VS. Do mesmo modo, no fim da ceia, tomou o clice em suas mos, deu graas novamente e o entregou a seus discpulos, dizendo:

4C. A todos que chamastes para outra vida na vossa amizade, e aos marcados com o sinal da f, abrindo vossos braos, acolhei-os. Que vivam para sempre bem felizes no reino que para todos preparastes.

T. A todos dai a luz que no se apaga!

CP. E a ns, que agora estamos reunidos e somos povo santo e pecador, dai fora para construirmos juntos o vosso reino que tambm nosso. CP ou CC. Por Cristo,...

RITO DA COMUNHO
17. RITO DA COMUNHO 18. CANTO DE COMUNHO Cnt. Zac Lc. 1,46-55) (Melodia CD XI fx3)

P. Torne os vossos coraes atentos sua palavra, a fim de que transbordeis de alegria divina.

T. Amm.

Lutar e crer, vencer a dor, louvar ao Criador. Justia e paz ho de reinar. E viva o amor. 2. Quando Jesus a terra visitou, a Boa Nova da justia anunciou, o cego viu, o surdo escutou, e os oprimidos das correntes libertou.

Hoje aqui se cumpriu a Escritura,* as palavras de Deus se cumpriram, * as palavras que o Cristo anunciou, * as palavras que todos ouviram! 1. Bendito o Deus de Israel, * que a seu povo visitou. * E deu-nos libertao, * enviando um Salvador, * da casa do rei Davi, * seu ungido servidor. 2. Cumpriu-se a voz dos profetas, * desde os tempos mais antigos, * quis libertar o seu povo * do poder dos inimigos, * lembrando-se da aliana * de Abrao e dos antigos. 3. Fez a seu povo a promessa * de viver na liberdade, * sem medos e sem pavores * dos que agem com maldade * e sempre a ele servir, * na justia e santidade.
19. ORAO APS A COMUNHO

P. Que ele disponha em sua paz vossos atos e vossos dias, atenda sempre s vossas preces e vos conduza vida eterna.

T. Amm.

P. Assim, abraando o bem e a justia, possais correr sempre pelo caminho dos mandamentos divinos e tornar-vos coerdeiros dos santos.

T. Amm. T. Amm.

P. Abenoe-vos o Deus todo-poderoso, Pai e Filho e Esprito Santo. P. Ide em paz e que o Senhor vos acompanhe.

T. Graas a Deus.

21. ORAO AO NOSSO PATRONO

O PROJETO DE EVANGELIZAO, do 11 Plano Pastoral da Arquidiocese de So Paulo: Testemunho de Jesus Cristo na cidade (2013-2016), tem como tema para 2013: A F QUE PROFESSAMOS!

P. Oremos (silncio): Renovados pelo sacramento da nossa redeno, ns vos pedimos, Deus, que este alimento da salvao eterna nos faa progredir na verdadeira f. Por Cristo, nosso Senhor.

T. Amm.

RITOS FINAIS
20. BNO E DESPEDIDA (T C, V)

T. So Paulo, /Patrono de nossa Arquidiocese, /discpulo e missionrio de Jesus Cristo:/ ensina-nos a acolher a Palavra de Deus / e abre nossos olhos verdade do Evangelho./ Conduze-nos ao encontro com Jesus, / contagia-nos com a f que te animou/ e infunde em ns coragem e ardor missionrio, / para testemunharmos a todos / que Deus habita esta Cidade imensa /e tem amor pelo seu povo! /Intercede por ns e pela Igreja de So Paulo, / santo apstolo de Jesus Cristo! Amm
22. CANTO FINAL (CO 360)

P. O Senhor esteja convosco.

T. Ele est no meio de ns.

P. Que Deus todo-poderoso vos livre sempre de toda adversidade e derrame sobre vs as suas bnos.

T. Amm.

1. Quando o Esprito de Deus soprou o mundo inteiro se iluminou, a esperana na terra brotou e um povo novo deu-se as mos e caminhou.

No dia 13 de fevereiro, quarta-feira de Cinzas, inicia-se a Quaresma e ser lanada a Campanha da Fraternidade 2013, com o Tema: Fraternidade e Juventude. Participe da Missa, na Catedral da S, s 15 horas.

Msicas: Lit. VI, IX - CO Cantos e Oraes Hinrio Litrgico III CNBB-Cantando Salmos e Aclamaes
l

LEITURAS DA SEMANA DE 4 A 10 DE FEVEREIRO DE 2013 2-: Hb 11,32-40; Sl 30 (31),20. 21. 22. 23. 24 (R/ 25); Mc 5,1-20 l 3-: Hb 12,1-4; Sl 21 (22),26b-27. 28 e 30. 31-32 (R/ 27b); Mc 5,21-43 l 4-: Hb 12,4-7. 11-15; Sl 102 (103),1-2. 13-14. 17-18a (R/ 17); Mc 6,1-6 l 5-: Hb 12,18-19.21-24; Sl 47 (48),2-3a. 3b-4. 9. 10-11 (R/ cf. 10); Mc 6,7-13 l 6-: Hb 13,1-8; Sl 26 (27),1. 3. 5. 8b-9abc (R/. 1a); Mc 6,14-29 l Sb.: Hb 13,15-17.20-21; Sl 22 (23),1-3a. 3b-4. 5. 6 (R/. 1); Mc 6,30-34 l 5 DTC Is 6,1-2a.3-8; Sl 137 (138),1-2a. 2bc-3. 4-5. 7c-8 (R/ 1c); 1Cor 15,1-11; Lc 5,1-11(Pesca abundante)

- POVO DE DEUS EM SO PAULO - SEMANRIO LITRGICO Publicao da Mitra Arquidiocesana de So Paulo - Av. Higienpolis, 890 - So Paulo - SP - 01238-000 TEL: 3660-3700 l Diretor: Cn. Antnio Aparecido Pereira l Redator: Pe. Valeriano dos Santos Costa l Ilustrador: Marco Funchal 5071-3808 l Diagramador: Eduardo Cruz l Assinaturas: Luana Oliveira r.3718 l E-mail: povodedeus@arquidiocesedesaopaulo.org.br l Site da Arquidiocese : www.arquidiocesedesaopaulo.org.br l Impresso : Atlntica

You might also like