You are on page 1of 16

02/12/2012

Histria
Caderno de prova
Este caderno, com dezesseis pginas numeradas sequencialmente, contm dez questes de Histria. No abra o caderno antes de receber autorizao.

Instrues
1. Verifique se voc recebeu mais dois cadernos de prova. 2. Verifique se seu nome, seu nmero de inscrio e seu nmero do documento de identidade esto corretos nas sobrecapas dos trs cadernos. Se houver algum erro, notifique o fiscal. 3. Destaque, das sobrecapas, os comprovantes que tm seu nome e leve-os com voc. 4. Ao receber autorizao para abrir os cadernos, verifique se a impresso, a paginao e a numerao das questes esto corretas. Se houver algum erro, notifique o fiscal. 5. Todas as respostas e o desenvolvimento das solues, quando necessrio, devero ser apresentados nos espaos apropriados, com caneta azul ou preta. No sero consideradas as questes respondidas fora desses espaos.

Informaes gerais
O tempo disponvel para fazer as provas de cinco horas. Nada mais poder ser registrado aps o trmino desse prazo. Ao terminar, entregue os trs cadernos ao fiscal. Nas salas de prova, no ser permitido aos candidatos portar arma de fogo, fumar, usar relgio digital ou bon de qualquer tipo, bem como utilizar corretores ortogrficos lquidos ou similares. Ser eliminado do Vestibular Estadual 2013 o candidato que, durante a prova, utilizar qualquer instrumento de clculo e/ou qualquer meio de obteno de informaes, eletrnicos ou no, tais como calculadoras, agendas, computadores, rdios, telefones, receptores, livros e anotaes. Ser tambm eliminado o candidato que se ausentar da sala levando consigo qualquer material de prova.

Boa prova!

Histria

Questo 01
Rotas comerciais europeias
Sculos XIII e XIV Aps o sculo XVI

EUROPA
Amsterd Anturpia Smolensk Lubeck Kiev Bremen Veneza Odessa Constantinopla Gnova Trpoli Ceuta Bagd Alexandria

SIA
Pequim Canto Calicute

AMRICA DO NORTE

EUROPA Aores, 1427 Madeira, 1420 So Salvador, 1492 Cabo Verde Espanha Portugal Ceuta, 1415 Cabo Bojador, 1435 FRICA Brasil

SIA

OCEANO PACFICO

ndia Calicute, 1498

FRICA
OCEANO ATLNTICO OCEANO NDICO
OCEANO PACFICO

AMRICA DO SUL

Porto Seguro, 1500

Moambique Cabo da Boa Esperana, 1488

OCEANO NDICO

OCEANIA

OCEANO ATLNTICO

OCEANIA

Espanha Portugal
Adaptado de olhonahistoria.blogspot.com.br Adaptado de ced31c.blogspot.com.br.

Nos mapas, esto indicadas as principais rotas comerciais europeias, respectivamente, na Baixa Idade Mdia e na Idade Moderna. Comparando-os, percebem-se alteraes significativas nesses caminhos a partir do sculo XVI, provocadas pela chamada Revoluo Comercial iniciada no sculo XV. Indique a mudana provocada pela Revoluo Comercial e duas de suas consequncias econmicas, uma para a Europa e outra para os demais continentes conhecidos epoca.

Vestibular Estadual 2013

2 fase Exame dISCURSIVO

Histria

Questo 02
Os fazendeiros, donos de loja, proprietrios de estncias e compradores de gado costumam vender seus trabalhadores juntamente com as propriedades. O qu? Esses trabalhadores indgenas e empregados so livres ou escravos? No importa. Pertencem fazenda e devem continuar nela a servir. Este indgena propriedade do meu senhor.
Jernimo de Mendieta Histria eclesistica indiana, 1596. Adaptado de PINSKY, Jaime (coord.). Histria da Amrica atravs de textos. So Paulo: Contexto, 1989.

Os esforos realizados, principalmente na Inglaterra, para recrutar mo de obra no regime prevalecente de servido, intensificaram-se com a prosperidade de negcios. Por todos os meios procurava-se induzir as pessoas que haviam cometido qualquer crime ou mesmo contraveno a vender-se para trabalhar na Amrica em vez de ir para o crcere. Contudo, o suprimento de mo de obra deveria ser insuficiente, pois a prtica do rapto de adultos e crianas tendeu a transformar-se em calamidade pblica nesse pas.
Adaptado de FURTADO, Celso. Formao econmica do Brasil. So Paulo: Nacional, 1987.

A servido como forma de trabalho compulsrio foi empregada nas experincias colonizadoras espanhola e inglesa na Amrica. Com base nos textos, apresente a principal diferena na utilizao dessa forma de trabalho nas colnias espanholas e inglesas.

Vestibular Estadual 2013

2 fase Exame dISCURSIVO

Histria

Questo 03
Nos grficos abaixo, as setas sugerem um conceito fundamental na organizao de uma pirmide social: o da mobilidade, ou seja, do deslocamento de indivduos ou grupos dentro da pirmide.

ialexandria.sites.uol.com.br

No Antigo Regime, a tradio era um dos elementos fundamentais na definio da mobilidade na sociedade estamental. Identifique a forma de mobilidade, vertical ou horizontal, que mais caracterizou a sociedade estamental e explique como ela funcionava no Antigo Regime.

Vestibular Estadual 2013

2 fase Exame dISCURSIVO

Histria

Questo 04
Martrio de Tiradentes

Tela de Francisco Aurlio de Figueiredo e Melo (1893). museuhistoriconacional.com.br

Na histria brasileira, a representao de Tiradentes, um dos protagonistas da Inconfidncia Mineira (1788-1789), exemplifica um processo de transformao de alguns de seus personagens em heris nacionais. Apresente duas propostas polticas da Inconfidncia Mineira e justifique a transformao de Tiradentes em heri nacional, com a implantao da Repblica no Brasil.

Vestibular Estadual 2013

2 fase Exame dISCURSIVO

Histria

Questo 05
Trecho da carta de despedida de D. Pedro I a seu filho Pedro II
Meu querido filho e imperador... Deixar filhos, ptria e amigos, no pode haver maior sacrifcio; mas levar a honra ilibada, no pode haver maior glria. Lembre-se sempre de seu pai, ame a sua e a minha ptria, siga os conselhos que lhe derem aqueles que cuidarem de sua educao, e conte que o mundo o h de admirar... Eu me retiro para a Europa: assim necessrio para que o Brasil sossegue, e que Deus permita, e possa para o futuro chegar quele grau de prosperidade de que capaz. Adeus, meu amado filho, receba a bno de seu pai que se retira saudoso e sem mais esperanas de o ver.
D. Pedro de Alcntara 12 de abril de 1831 revistadehistoria.com.br

Ainda permanece a imagem de Pedro I como um dos responsveis pela autonomia poltica do Brasil. Contudo, nove anos aps proclamar o 7 de setembro de 1822, o imperador abdicava de seu trono e retornava Europa. A instabilidade poltica e econmica foi a marca de seu breve reinado. Cite um setor da sociedade brasileira da poca que se opunha manuteno do governo de Pedro I e uma razo para essa oposio. Em seguida, aponte um motivo para a instabilidade econmica que caracterizou esse governo.

Vestibular Estadual 2013

2 fase Exame dISCURSIVO

Histria

Questo 06

cpdoc.fgv.br

Os cartazes acima foram produzidos para atrair apoio popular para um movimento de oposio ao governo provisrio de Getlio Vargas (1930-1934). Esse movimento colocou do mesmo lado o Partido Republicano Paulista e o Partido Democrtico, tradicionais adversrios polticos no estado de So Paulo. Nomeie esse movimento e indique uma justificativa apresentada pelos paulistas para considerar o governo provisrio de Vargas uma ditadura.

Vestibular Estadual 2013

2 fase Exame dISCURSIVO

Histria

Questo 07

Cartaz de propaganda da Westinghouse (E.U.A., 1942-1943), em que uma operria diz: Ns podemos fazer isso!.

wdl.org

O cartaz acima, divulgado pelo Comit de Coordenao e Produo de Guerra norte-americano durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), tornou-se um dos smbolos dos esforos patriticos frente ao conflito armado. Nele, retratava-se tambm um novo ideal para a condio feminina. Explicite duas repercusses da Segunda Guerra Mundial para o mundo do trabalho na sociedade norte-americana.

Vestibular Estadual 2013

2 fase Exame dISCURSIVO

Histria

Questo 08
O filme O Ovo da Serpente tem como cenrio a cidade de Berlim, no ano de 1923. Trata-se, sobretudo, de uma fbula de advertncia. Dez anos antes da subida dos nazistas ao poder, j se podia ver um fantasma rondando as vielas da Alemanha e pressupor que, em meio desordem, crise econmica e ao vcuo poltico, uma semente de radicalismo e violncia estava para brotar. Como afirma um dos personagens, a vitria s chegaria em alguns anos, quando os jovens do pas se tornassem adultos e se vissem cansados de viver em uma terra amargurada. Ao cabo da trama, sentencia-se que o fascismo era uma ameaa perceptvel: como o ovo de uma serpente. Atravs das finas membranas, voc pode claramente discernir o rptil j perfeito.
Adaptado de revistadehistoria.com.br.

O filme O ovo da serpente retrata o contexto de crise alem aps a Primeira Guerra Mundial, que favoreceu a subida ao poder de Hitler, principal figura do Partido Nazista. Retire do texto dois problemas da sociedade alem que contriburam para a ascenso do nazismo ao poder em 1933. Indique, tambm, a ao tomada pelo Partido Nazista em relao a cada um desses problemas.

10

Vestibular Estadual 2013

2 fase Exame dISCURSIVO

Histria

Questo 09
Operrios da siderrgica ArcelorMittal protestam, em Marselha, contra plano do governo de Nicolas Sarkozy de aumentar a idade mnima de aposentadoria para 62 anos. Desde que a degradao da economia grega chamou ateno para os dficits explosivos europeus, os governos do continente se sucedem em anncios de medidas de austeridade. Na Grcia, cortam-se salrios e aposentadorias, aumentam-se impostos, e o resultado uma economia de 30 bilhes de euros. A Espanha adiantou-se ao perigo e decidiu fazer cortes de 65 bilhes. Principal economia do continente, a Alemanha de Angela Merkel promete cortar 80 bilhes de euros at 2014.
Adaptado de dirleydossantos.blogspot.com.br.

Cartaz divulgando os benefcios concedidos pelo Estado ingls. Nele l-se: Saudaes do Estado do Bem-estar Social.

A imagem e o texto apresentados refletem momentos de grave crise social em duas pocas distintas. Na dcada de 1930, a soluo encontrada para a crise foi o estabelecimento do Estado do Bem-estar Social. Este modelo, contudo, vem sendo contestado nas duas ltimas dcadas em funo das decises do Consenso de Washington, assinado por alguns pases em 1989. Apresente uma proposta do Consenso de Washington para a crise das sociedades capitalistas. Em seguida, aponte a prtica do Estado de Bem-estar Social que contraria a proposta apresentada.

Vestibular Estadual 2013

2 fase Exame dISCURSIVO

11

Histria

Questo 10
Carta de Princpios O Frum Social Mundial um espao aberto de encontro para o aprofundamento da reflexo, o debate democrtico de ideias, a formulao de propostas, a troca livre de experincias e a articulao para aes eficazes, de entidades e movimentos da sociedade que esto empenhados na construo de uma sociedade planetria orientada a uma relao fecunda entre os seres humanos e destes com a Terra.
Cartaz do Frum Social Mundial realizado na cidade de Belm do Par, em 2009.
skyscrapercity.com Adaptado de forumsocialmundial.org.br.

O Frum Social Mundial se realizou pela primeira vez em janeiro de 2001, na cidade de Porto Alegre. Desde ento, tem acontecido anualmente em diversos pases do mundo onde grupos variados apoiam suas aes. Cite duas propostas do Frum Social Mundial que se opem globalizao capitalista.

12

Vestibular Estadual 2013

2 fase Exame dISCURSIVO

Rascunho

Vestibular Estadual 2013

2 fase Exame dISCURSIVO

13

Rascunho

14

Vestibular Estadual 2013

2 fase Exame dISCURSIVO

Rascunho

Vestibular Estadual 2013

2 fase Exame dISCURSIVO

15

You might also like