You are on page 1of 4

Unidade 1 A evoluo da Vigilncia Sanitria no Brasil

1.1 Histrico

Vigilncia Sanitria - VISA -, conforme a Lei 8.080/90 (BRASIL, 1990a), definida como um conjunto de aes capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos sade e de intervir nos problemas sanitrios decorrentes do meio ambiente, da produo e circulao de bens e da prestao de servios de interesse da sade, compreendendo o: I) Controle de bens de consumo que, direta ou indiretamente, se relacionem com a sade, compreendidas todas as etapas e processos, da produo ao consumo. II) Controle da prestao de servios que se relacionem direta ou indiretamente com a sade. Historicamente, essas aes desenvolveram-se na concepo de polcia sanitria com base em um modelo tradicional, cartorial e burocrtico. Esse entendimento inicial restringiu a compreenso de suas diversas aes, reduzindo-as ao mbito do controle sanitrio e dificultando a compreenso do papel de informao e educao sanitria. Segundo Costa (2001), as aes de Vigilncia Sanitria constituem a mais antiga face da Sade Pblica e a tentativa de estabelecer controle sobre os elementos essenciais da vida, na perspectiva e tica da melhoria da qualidade de vida. As aes normativas, de fiscalizao e de controle da vigilncia sanitria so exercidas de acordo com o poder de polcia e, segundo Frazo, L., o poder de polcia, como atributo do Estado, tem funo reguladora dos direitos individuais e coletivos para garantir, a esses, absoluta predominncia sobre aqueles. Impe-se dentro da lei sendo, portanto, o seu exerccio limitado ao permissivo que o acompanha para balizar a ordem econmica e social (2002). O Poder de Polcia intrnseco natureza da vigilncia sanitria e necessrio ao exerccio do controle sanitrio, para prevenir e impedir irregularidades. Entretanto, importante ressaltar que as aes no esto reduzidas aplicao do poder de polcia e de fiscalizao e devem ser vistas dentro de uma perspectiva mais ampla e capaz de fomentar os processos de melhoria da qualidade de vida. A partir da 8a. Conferncia de Sade, em 1986, com o surgimento das propostas de aes integradas de sade, a vigilncia sanitria comeou a ser pensada dentro de prioridades e diretrizes voltadas para o planejamento, a programao de aes e a capacitao de recursos humanos nos vrios nveis hierrquicos. Nesse processo, ficou evidenciada a necessidade de promover a descentralizao das aes como forma de, efetivamente, garantir uma melhor qualidade de vida aos cidados.

O processo de mudana na forma de entender a vigilncia sanitria comeou a acontecer principalmente aps a Lei Orgnica da Sade, Lei 8.080/90, que define o Sistema nico de Sade. Atualmente, as aes desenvolvidas pela Vigilncia Sanitria so de carter educativo, normativo, preventivo, fiscalizador e de controle e, se necessrio, punitivo. As aes de educao, informao e comunicao apresentam enfoque pedaggico e educacional. Essas so de fundamental importncia social para a conscientizao e priorizao das aes de carter preventivo, focadas na avaliao de riscos sade.

1.2 A Vigilncia Sanitria no contexto do SUS O Estado Brasileiro organizado sob a forma de Federao caracteriza-se pela reunio indissolvel de Estados e um poder central, denominado Unio. A repartio de competncias entre a Unio, o Distrito Federal, os Estados-membros e os Municpios, ocorre de acordo com o estabelecido pela Constituio Federal de 1988, que define: A sade direito de todos e dever do Estado, garantido mediante polticas sociais e econmicas que visem reduo do risco de doena e de outros agravos e ao acesso universal e igualitrio s aes e servios para sua promoo, proteo e recuperao (BRASIL, 1988). A Lei Orgnica da Sade, Lei n 8.080/90, no seu artigo segundo, define Sade como um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condies indispensveis para o seu exerccio(BRASIL, 1990). Aps o ordenamento jurdico das leis 8.080/90 e 8.142/90, iniciou-se o processo de descentralizao da ateno sade no mbito do Sistema nico de Sade (SUS). Esse ordenamento reivindica a descentralizao das polticas sociais e de sade visando completa democratizao e integrao das instituies e diminuio da distncia entre centros decisrios e cidados. A respeito da Vigilncia Sanitria, cada esfera de Governo tem uma competncia, e cabe aos municpios a execuo de todas as aes, desde que asseguradas nas leis federais e estaduais. Esse o processo chamado de municipalizao das aes de vigilncia sanitria, onde est previsto que o Estado e a Unio devem atuar em carter complementar quando o risco epidemiolgico, a necessidade profissional e a necessidade tecnolgica assim o exigirem. A perspectiva da descentralizao/municipalizao aparece, nesse contexto, como um instrumento adequado para o uso e a redistribuio mais eficiente dos escassos oramentos pblicos e para busca de maior eficincia e resolutividade dos servios prestados. O princpio da descentralizao aponta para o fato de que, quanto mais prximo do

problema estiver a possvel soluo, mais rapidamente ele ser combatido e eliminado. Considerando o carter regional das ocorrncias, entende-se que o municpio quem melhor conhece seus problemas. Sendo assim, as tomadas de deciso e aes devem ser priorizadas no mbito dos municpios, entendendo-se que a municipalizao possibilita a construo e o fortalecimento da vigilncia com impacto direto na estruturao e operacionalizao do SUS.

1.3 Sistema Nacional de Vigilncia Sanitria (SNVS)

A Lei n 9.782/99 criou a Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria (ANVISA) e definiu o Sistema Nacional de Vigilncia Sanitria (SNVS). A ANVISA tem por finalidade institucional: Promover a proteo da sade da populao, por intermdio do controle sanitrio da produo e da comercializao de produtos e servios submetidos vigilncia sanitria, inclusive dos ambientes, dos processos, dos insumos e das tecnologias a eles relacionados, bem como o controle de portos, aeroportos e fronteiras (BRASIL,1999). A partir da criao da ANVISA, iniciou-se o processo de reestruturao e organizao das aes de Vigilncia Sanitria no Brasil visando ao estabelecimento dos focos de observao da realidade sanitria, direcionados para a identificao da relao dinmica e associada interao entre produtos e/ou servios de sade aos seus consumidores, no mbito da ps-comercializao. A complexidade do Sistema Nacional de Vigilncia Sanitria (SNVS) e suas interfaces podem ser visualizadas na Figura 1, a seguir. No estabelecimento e fortalecimento da relao sistmica, com vistas consolidao do Sistema de Vigilncia Sanitria, um dos maiores desafios o estabelecimento da avaliao de riscos sade, principalmente associados a novas e emergentes tecnologias, relativas a substncias, aparelhos e/ou equipamentos (produtos destinados aos cuidados de sade), ou associadas aos servios de sade (ateno e assistncia sade). A observao e a avaliao de riscos so de fundamental importncia, diante do processo de intensa transformao do perfil produtivo e de consumo de bens e servios destinados a promover e proteger a sade. Sendo assim, as aes baseadas na precauo e preveno em sade despontam como prioritrias para o Sistema de Vigilncia Sanitria. Diante do carter de atuao preventiva, necessidade de avaliao e emergncia da identificao de riscos, vm sendo utilizados princpios do direito sanitrio que possibilitam e fundamentam as tomadas de deciso, particularmente quanto aplicao diferenciada

entre os princpios da precauo e da preveno. O princpio de precauo pode ser invocado sempre que seja necessria uma interveno urgente em face de um possvel risco para a sade humana, animal ou vegetal, ou para a proteo do ambiente, quando as evidncias cientficas ainda no permitam uma avaliao completa do risco. Esse princpio no deve ser utilizado como pretexto para aes protecionistas, sendo aplicado, sobretudo, para os casos de sade pblica, porquanto permite, por exemplo, impedir a distribuio ou mesmo a retirada do mercado de produtos suscetveis de ser perigosos para a sade. Existem diferenas entre os conceitos de precauo e de preveno. A preveno est associada a riscos conhecidos e j bem identificados, o conceito de precauo est relacionado aos riscos desconhecidos e que ainda precisam ser melhor conhecidos e/ou identificados pela sociedade. Nesse sentido, o conceito de precauo possui uma amplitude maior que o da preveno. Diante disso, para a implementao de aes pelo Sistema Nacional de Vigilncia Sanitria, como parte da garantia da segurana sanitria, o monitoramento da qualidade dos bens e produtos destinados sade na ps-comercializao tornou-se uma vertente fundamental.

You might also like