You are on page 1of 2

Alcoolismo Efeitos

Os principais efeitos do lcool ocorrem no sistema nervoso central (SNC), onde suas aes depressoras assemelhamse s dos anestsicos volteis. Os efeitos da intoxicao aguda pelo etanol no homem so bem conhecidos e incluem: uma fala arrastada, incoordenao motora, aumento da autoconfiana e euforia. O efeito sobre o humor varia de pessoa para pessoa, e a maioria delas torna-se mais ruidosa e desembaraada. Alguns, contudo, ficam mais morosos e contidos. Em nveis elevados de intoxicao (vide Tabela abaixo), o humor tende a ficar instvel, com euforia e melancolia, agresso e submisso. O desempenho intelectual e motor e a discriminao sensitiva so tambm prejudicados. O lcool gera uma sensao de calor; aumenta a saliva e o suco gstrico e o uso frequente pode gerar leso no estmago e gastrite crnica. (FONTE: Farmacologia, 3a.ed., Ed. Guanabara Koogan, 1997, p.520. FIGURA: capa da Revista Planto Mdico - Drogas, Alcoolismo e Tabagismo, Ed. Biologia e Sade, RJ, 1998)

Intoxicao Aguda por lcool


A intoxicao aguda por lcool uma emergncia mdica causada pelo consumo rpido de uma grande quantidade de lcool (SOS - Cuidados Emergenciais, 1a.ed., Ed.Rideel, SP, 2002, p.391). A gravidade depende da tolerncia do paciente ao lcool, do seu tamanho (ou peso), da sua frequncia de ingesto e de quanto alimento consumiu junto com o lcool. Sintomas: pensamento demorado, suscetibilidade emocional, comportamento desinibido, euforia ou depresso, agitao, convulso, andar instvel, tremores, nuseas, vmito, hipotermia, vermelhido ou palidez, fraqueza muscular e coma. A gravidade dos sintomas depende parcialmente do nvel sanguneo de lcool.

Outros Efeitos do lcool


Outros efeitos do lcool sobre o organismo do homem/mulher esto listados a seguir: diurese autolimitada vasodilatao cutnea (vermelhido) retardo no trabalho de parto prejuizos no desenvolvimento fetal degenerao neurolgica (bebedores inveterados), como a demncia e neuropatias perifricas hepatopatia que progride para a cirrose e a insuficincia heptica tolerncia, dependncia fsica e psicolgica (vcio) EFEITOS DO LCOOL - DOSE DADA EM mg etanol/100 ml de sangue DOSE EFEITO DO ETANOL incio da embriaguez ou do estado de 40 euforia 150 intoxicao grave 300 coma alcolica 500 morte por insuficincia respiratria Segundo a Secretaria Municipal de Transportes de So Paulo e Mdicos, os efeitos do lcool (Etanol) sobre um indivduo com 70 kg de peso, podem ser descritos como se segue: EFEITOS DO LCOOL DOSE (g/l) EQUIVALENTE EFEITOS 1 copo cerveja, 1 clice peq.vinho, 1 As funes mentais comeam a ficar comprometidas. A 0,2 a 0,3 dose usque ou de outra bebida percepo da distncia e da velocidade so prejudicadas. destilada O grau de vigilncia diminui, assim como o campo 2 copos cerveja, 1 clice grande de 0,31 a 0,5 visual. O controle cerebral relaxa, dando a sensao de vinho, 2 doses de bebida destilada calma e satisfao.

0,51 a 0,8 0,81 a 1,5 1,51 a 2 2,1 a 5 >5

Reflexos retardados, dificuldades de adaptao da viso 3 ou 4 copos de cerveja, 3 copos de a diferenas de luminosidade; superestimao das vinho, 3 doses de usque possibilidades e minimizao de riscos; e tendncia agressividade. grandes quantidades de bebida Dificuldades de controlar automveis; incapacidade de alcolica concentrao e falhas de coordenao neuromuscular. grandes quantidades de bebida Embriaguez, torpor alcolico, dupla viso. alcolica grandes quantidades de bebida Embriaguez profunda. alcolica grandes quantidades de bebida Coma alcolico. alcolica

Fonte: http://www.ufrrj.br/institutos/it/de/acidentes/etanol2.htm

You might also like