You are on page 1of 5

DIREITO TRIBUTRIO II

Nome: __________________________________________________________ Valor: 10 pts.

TRABALHO: Utilizando apenas o CTN e CF/88, leia e responda as questes abaixo:

1. O distrito de So Cndido, pertencente ao municpio de Caratinga, emancipou-se em 07/03/2012, tornando-se assim um novo municpio. Seus moradores cientes da ausncia de legislao tributria do novo municpio decidem no pagar o IPTU decorrente do ano de sua emancipao, bem como os IPTUs seguintes, at que o municpio edite sua prpria legislao tributria. a. Voc procurado por um destes moradores/contribuintes para esclarecer esta situao. Levando-se em considerao a legislao tributria pertinente, qual o seu parecer? Art. 120 do CTN Desmembramento territorial. Como o fato gerador do IPTU ocorre em 01/jan de cada ano, no momento do desmembramento (07/03/2012) ele j havia sido praticado pelo contribuinte, e, considerando o elemento espacial da obrigao tributria, o fato gerador estava ligado cidade de Caratinga, que o sujeito ativo desta relao tributria. Assim o IPTU de 2012 deve ser pago OBRIGATORIAMENTE Caratinga. Nos anos seguintes, desejando o novo municpio cobrar o IPTU, no possuindo legislao prpria, ele pode (no obrigado competncia facultativa) utilizar a legislao de Caratinga, estando da mesma forma o contribuinte, obrigado ao pagamento. b. Qual a medida que o municpio de So Cndido pode adotar para cobrar o IPTU de 2012 dos contribuintes inadimplentes? NENHUMA. 2. De acordo com o CTN, quem o sujeito passivo na relao tributria? Art. 121 do CTN pessoa obrigada ao pagamento do tributo. Pode ser Contribuinte ou Responsvel. 3. Com relao obrigao tributria principal e acessria, responda: a. Defina cada uma das obrigaes acima mencionadas. Art. 113 do CTN Obrigao principal est vinculada ao pagamento propriamente dito. Surge com a ocorrncia do fato gerador. A obrigao acessria est vinculada a prestao positivas ou negativas, de obrigao do sujeito passivo, no intuito de facilitar a arrecadao e fiscalizao.

b. A IMUNIDADE alcana qual das obrigaes? Somente a obrigao principal. c. A ISENO alcana qual das obrigaes? Somente a obrigao principal. Obs. Lembrar da exceo do IR. O isento por no praticar o fato gerador (no auferir renda suficiente) est dispensado da obrigao acessria (declarao). d. A multa corresponde a uma obrigao principal ou acessria? A multa decorre da inobservncia de obrigao acessria, mas surge como obrigao principal. Pagamento. 4. Defina e diferencie CONTRIBUINTE e RESPONSVEL. Art. 121 do CTN CONTRIBUINTE: Sujeito diretamente ligado ocorrncia do fato gerador. Quem efetivamente o pratica. RESPONSVEL: Sujeito que, sem se revestir na condio de contribuinte (ou seja, no pratica o fato gerador), est obrigado por fora de lei, ao pagamento do tributo. Vide Art. 134 do CTN. 5. Qual o prazo que a Fazenda possui para propor a Ao de Execuo fiscal em face de um contribuinte? A contar de que momento? 05 anos contados do lanamento (constituio do crdito tributrio). 6. Levando-se em considerao a Substituio PROGRESSIVA, responda: a. Caber restituio ao sujeito passivo caso a base de clculo presumida for maior que a real? No. Embora conste no Art. 165, I do CTN a possibilidade de restituio, por fora do Convnio 13/97 celebrado no mbito do CONFAZ (ratificado por 23 estados regra geral), a restituio no permitida. Lembre-se: a substituio ocorre exatamente no ICMS. STF no reconheceu qualquer inconstitucionalidade (Art. 150, 7 da CF/88) b. Caber restituio ao sujeito passivo caso no ocorra o fato gerador presumido? Sim. Possibilidade constituio prevista no Art. 150, 7. c. Caber a Fazenda propor ao com intuito de cobrar a diferena caso a base de clculo real for maior que a presumida pelo sujeito passivo? No. Entendimento do STF. Equilbrio nas relaes.

7. Jos vendeu um imvel a Marcos em 17 de maio de 2008, com o IPTU atrasado dos anos de 2005 a 2008. Com seu jeitinho brasileiro, Marcos conseguiu registrar o Imvel sem quitar o ITBI referente. Em 01/10/2011, Marcos, tambm inadimplente aos IPTUs dos anos de 2009 a 2011, vendeu este imvel a Geraldo, que por sua vez quitou o ITCD e registrou o imvel em seu nome. Em 05/03/2012 Geraldo foi notificado de que teria que recolher todos os tributos em atraso, sendo os IPTUs de 2005 a 2011, bem como o ITBI de 2008. Geraldo procura voc como advogado para lhe orientar nesta situao, eis que, em seu entendimento, como no foi ele quem praticou o fato gerador dos tributos cobrados, ele no concorda em realizar o pagamento. Qual seu parecer? Art. 130 do CTN Os impostos ligados a propriedade, posse e domnio til, dentre eles o IPTU, acompanham o bem imvel, sendo a responsabilidade transferida ao adquirente, ressalvada a existncia de Certido Negativa de Dbitos em seu poder. Assim, o adquirente dever quitar os IPTUs referentes aos 05 anos retroativos. Quanto ao ITBI, a responsabilidade no transferida ao adquirente, mas ao Tabelio, que ao efetivar o registro, no cuidou de verificar os documentos (ajudar a fiscalizar e arrecadar). Art. 134, VI do CTN. 8. Josu arrematou um imvel no valor de R$100.000,00 em um leilo particular. O referido imvel possua 03 anos de IPTU atrasados. A Fazenda props ao de execuo fiscal em face de Josu para o recebimento dos tributos. Josu, cursando o 9 perodo de direito, busca esquivar-se do pagamento dos tributos, valendo-se para tanto do disposto no nico do Art. 130, do CTN. Josu est correto em sua fundamentao? Justifique sua resposta. Art. 130, nico. Somente em caso de HASTA PBLICA ser considerada aquisio originria. Tratandose de leilo particular, o adquirente deve suportar todos os encargos tributrios. 9. Antnia vende um veculo para Filipe em 2008. O veculo no transferido por Filipe, nem a venda comunicada ao Detran, por Antnia. Em 2011, Filipe recebe a Notificao sobre a dvida tributria referente aos IPVAs de 2007, 2008 e 2009. Levando-se em considerao o Art.131, I do CTN cumulado com o Artigo 134 do CTB, identifique quem o CONTRIBUINTE e o RESPONSVEL nesta relao tributria. Art. 131, I do CTN. Inicialmente, vale lembrar que a propriedade de bens mveis transferida por meio da tradio, que a entrega da coisa. Assim, no momento em que o veculo foi entregue a Filipe, ele passou a ser responsvel pelos tributos anteriores a compra, por fora do artigo supra.

2007 Contribuinte: Antnia; Responsvel: No h. (antes da venda) 2007 Contribuinte: Antnia; Responsvel: Filipe. (aps a venda) 2008 Contribuinte: Antnia; Responsvel: Filipe. 2009 Contribuinte: Filipe; Responsvel: No h. (Obs. CUIDADO: A responsabilidade de que trata o Art. 134 do CTB refere-se questes administrativas de transito, no se aplicando s relaes tributrias). 10. Lucas possui 10 imveis na cidade de Coronel Fabriciano. Contando j com 82 anos, ele falece em 28/02/2011. O inventrio para a partilha dos bens entre sua esposa e seus 03 filhos s aberto em 25/07/2011, sendo que seu filho primognito figura como inventariante. O Referido processo demora 05 anos, sendo que somente em 02/05/2016 expedido o formal de partilha e registrado pelos herdeiros. Levando em considerao a narrativa acima, responda: Art. 131, II e III do CTN. a. Antes do falecimento de Lucas, quem o CONTRIBUINTE e o RESPONSVEL na relao tributria do IPTU? Contribuinte: Lucas; Responsvel: No h. b. Do falecimento de Lucas, at a abertura do inventrio, quem o CONTRIBUINTE e o RESPONSVEL na relao tributria do IPTU? Contribuinte: Lucas; Responsvel: Esplio. c. No curso do inventrio, at a expedio do formal de partilha, quem o CONTRIBUINTE e o RESPONSVEL na relao tributria do IPTU? 2007 Contribuinte: Lucas; Responsvel: Esplio. (quando o inventario foi aberto o fato gerador de 2007 j havia sido praticado por Lucas. Vide resposta anterior. 2008 a 2016 Contribuinte: Esplio; Responsvel: Herdeiros + Inventariante (em suas aes e omisses). d. Aps a expedio do formal de partilha, quem o CONTRIBUINTE e o RESPONSVEL na relao tributria do IPTU?

2016 Contribuinte: Esplio; Responsvel: Herdeiros + Inventariante (em suas aes e omisses). 2017 em diante: Contribuinte: Cada herdeiro com seu quinho (patrimnio); Responsvel: no h. e. Caso Lucas tivesse falecido em 31/12/2010, quem seria o CONTRIBUINTE e o RESPONSVEL na relao tributria do IPTU de 2011? Contribuinte: Esplio; Responsvel: Herdeiros

You might also like