You are on page 1of 3

Plano de Aula

Aluno: Walter Augusto Wendler

1) TEMA: Geometria Plana

2) OBJETIVOS:

Desenvolver as habilidades matemticas relacionadas ao conceito de rea que possibilitem o desenvolvimento do raciocnio e o crescimento intelectual do aluno para a melhor compreenso do mundo em que vive e o reconhecimento da Matemtica em seu cotidiano, possibilitando uma ligao entre o contedo estudado e a realidade.

Compreender melhor, atravs da aplicao dos conceitos e raciocnios matemticos, o problema do desmatamento da Floresta Amaznica.

Entender

aplicar

corretamente

os

conceitos

definies

relacionados ao clculo de rea de figuras da Geometria Plana, especificamente o retngulo e o quadrado, na resoluo de problemas.

3) JUSTIFICATIVA

O crescimento da sociedade moderna, nos seus mais diversos aspectos, tanto sociais, tecnolgicos, econmicos, traz consigo a necessidade de formao de alunos que tenham um senso crtico e reflexivo da realidade que os cerca. preciso no ficar apenas numa didtica tradicional, em que o aluno apenas um

polo passivo e o professor aquele que sistematicamente transmite um conhecimento abstrato e exerccios que no ilustram a realidade vivida por eles, mas desenvolver um processo de ensino e aprendizagem que seja dialtico e baseado numa realidade experenciada por aqueles que participam dele, formando sujeitos conscientes dos problemas e capazes de transformar para melhor a realidade em que vivem. Eles devem ser capazes de, utilizando dos conhecimentos aprendidos, analisar, questionar, elaborar solues na tentativa de melhorar sua situao e, tambm, a dos outros, j que somos seres sociais. Neste sentido, reafirmando a importncia de se construir uma sociedade melhor, tambm para geraes futuras, entra a questo ambiental sob a tica do problema do desmatamento da Floresta Amaznica. O pulmo do mundo, como esta grandiosa floresta chamada, tem uma importncia fundamental na manuteno do ecossistema global, na preservao da fauna e flora, em toda sua diversidade, e do ser-humano. Seu desmatamento, a partir da segunda metade do sculo XX, tem se agravado e s recentemente o ndice foi o menor j registrado, o que no afasta a, ainda, grande destruio e prejuzo para todos ns. De acordo com Skovsmose (2001) a Educao Matemtica tem a preocupao de formar alunos com poder de argumentao atravs do pensamento reflexivo, com comprometimento com a realidade. Assim, a questo ambiental apresenta-se como promissora para despertar o interesse dos alunos e tem, sob o ponto de vista do desmatamento, uma relao clara e direta com o ensino da Matemtica, principalmente no que se refere ao ensino da rea de figuras da Geometria Plana, visto que desmatamento a prtica de corte, capina ou queimada (por fogo ou produtos qumicos), que leva retirada da cobertura vegetal existente em determinada rea, para fins de pecuria, agricultura ou expanso urbana, de acordo com EMBRAPA.

4) METODOLOGIA:

Para ensinar o contedo a metodologia ser aula expositiva, com a apresentao dos conceitos e definies matemticas no quadro negro, e dialogada, levantando questionamentos acerca da importncia do tema do desmatamento e da relao do contedo estudado com situaes problemas que tenham este tema como foco. Alm disso, para que os alunos assimilem melhor o contedo, sero resolvidos, com a participao de todos, alguns exerccios que abordem o que foi visto. Enquanto a avaliao ser realizada observando e

levando em considerao as participaes em sala de aula e a realizao de uma avaliao formal sobre o contedo ensinado. Como exemplo de exerccios, temos:

a. Em agosto de 2011 foi divulgada a taxa de desmatamento de 2010 para todos os estados da Amaznia Legal, a menor desde 1988, que equivale a um milho de campos de futebol. Sabendo que o comprimento oficial de um campo de futebol varia de 90 metros, no mnimo, e 120 metros, no mximo, e a largura entre 45 e 90 metros, calcule a rea desmatada no ano de 2010.

5) REFERNCIAS:

SKOVSMOSE, O. Educao Matemtica crtica. Campinas: Papirus, 2001. 160 p.


EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECURIA (EMBRAPA). Disponvel em: http://www.embrapa.br/. Acesso em: 29 nov. 2012.

You might also like