You are on page 1of 3

Plano de Aula

Aluno: Walter Augusto Wendler

1) TEMA: Geometria Plana

2) OBJETIVOS: 

Desenvolver as habilidades matemáticas relacionadas ao conceito de área que possibilitem o desenvolvimento do raciocínio e o crescimento intelectual do aluno para a melhor compreensão do mundo em que vive e o reconhecimento da Matemática em seu cotidiano, possibilitando uma ligação entre o conteúdo estudado e a realidade.

Compreender melhor, através da aplicação dos conceitos e raciocínios matemáticos, o problema do desmatamento da Floresta Amazônica.

Entender

e

aplicar

corretamente

os

conceitos

e

definições

relacionados ao cálculo de área de figuras da Geometria Plana, especificamente o retângulo e o quadrado, na resolução de problemas.

3) JUSTIFICATIVA

O crescimento da sociedade moderna, nos seus mais diversos aspectos, tanto sociais, tecnológicos, econômicos, traz consigo a necessidade de formação de alunos que tenham um senso crítico e reflexivo da realidade que os cerca. É preciso não ficar apenas numa didática tradicional, em que o aluno é apenas um

levantando questionamentos acerca da importância do tema do desmatamento e da relação do conteúdo estudado com situações problemas que tenham este tema como foco. utilizando dos conhecimentos aprendidos. com a apresentação dos conceitos e definições matemáticas no quadro negro. a dos outros.polo passivo e o professor aquele que sistematicamente transmite um conhecimento abstrato e exercícios que não ilustram a realidade vivida por eles. já que somos seres sociais. grande destruição e prejuízo para todos nós. a questão ambiental apresenta-se como promissora para despertar o interesse dos alunos e tem. analisar. formando sujeitos conscientes dos problemas e capazes de transformar para melhor a realidade em que vivem. que leva à retirada da cobertura vegetal existente em determinada área. serão resolvidos. de acordo com EMBRAPA. ainda. tem uma importância fundamental na manutenção do ecossistema global. reafirmando a importância de se construir uma sociedade melhor. Além disso. também. e dialogada. na preservação da fauna e flora. mas desenvolver um processo de ensino e aprendizagem que seja dialético e baseado numa realidade experenciada por aqueles que participam dele. questionar. o que não afasta a. Neste sentido. e do ser-humano. em toda sua diversidade. Eles devem ser capazes de. agricultura ou expansão urbana”. para fins de pecuária. sob o ponto de vista do desmatamento. 4) METODOLOGIA: Para ensinar o conteúdo a metodologia será aula expositiva. principalmente no que se refere ao ensino da área de figuras da Geometria Plana. O pulmão do mundo. Assim. tem se agravado e só recentemente o índice foi o menor já registrado. Enquanto a avaliação será realizada observando e . com a participação de todos. a partir da segunda metade do século XX. capina ou queimada (por fogo ou produtos químicos). para que os alunos assimilem melhor o conteúdo. alguns exercícios que abordem o que foi visto. Seu desmatamento. De acordo com Skovsmose (2001) a Educação Matemática tem a preocupação de formar alunos com poder de argumentação através do pensamento reflexivo. elaborar soluções na tentativa de melhorar sua situação e. entra a questão ambiental sob a ótica do problema do desmatamento da Floresta Amazônica. visto que desmatamento é a “prática de corte. com comprometimento com a realidade. uma relação clara e direta com o ensino da Matemática. também para gerações futuras. como esta grandiosa floresta é chamada.

2012. no máximo. e a largura entre 45 e 90 metros. . Como exemplo de exercícios. EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA (EMBRAPA). a menor desde 1988. Sabendo que o comprimento oficial de um campo de futebol varia de 90 metros. 5) REFERÊNCIAS: SKOVSMOSE. no mínimo. calcule a área desmatada no ano de 2010. 160 p. que equivale a um milhão de campos de futebol. O.levando em consideração as participações em sala de aula e a realização de uma avaliação formal sobre o conteúdo ensinado. Educação Matemática crítica. Acesso em: 29 nov. Em agosto de 2011 foi divulgada a taxa de desmatamento de 2010 para todos os estados da Amazônia Legal.embrapa. Disponível em: http://www. Campinas: Papirus. 2001. temos: a.br/. e 120 metros.