You are on page 1of 4

FATEB Bacharel em Design 1 Semestre

AGRUPAMENTO / CONCENTRAO
Concentrao ou agrupamento refere-se distribuio de formas (elementos), que podem estar agrupadas ou distribudas pela rea do desenho (composio grfica). Essa distribuio, que normalmente irregular, provoca um direcionamento de interesse (olhar), devido ao agrupamento mais denso ou mais disperso dos elementos. Essencialmente a concentrao de valor quantitativo. A quantidade de elementos que produzir diversos efeitos. Estrutura de concentrao Para alcanar um efeito de concentrao, podemos utilizar os seguintes meios: Em direo a um ponto: as unidades se aglomeram em torno de um ponto conceitual no desenho. Quanto mais prximo a esse ponto, maior a densidade. Quanto mais distante dele, mais disperso os elementos se tornam.

Para longe de um ponto: o efeito inverso do anterior. Ocorre uma escassez dos elementos grficos em um determinado ponto.

Em direo a uma linha: significa que as formas se aglomeram em torno de uma linha conceitual (ou vrias linhas). A densidade ocorre ao longo de toda a linha.

Prof. Luiz Carlos Teixeira

FATEB Bacharel em Design 1 Semestre

Para longe da linha: o efeito inverso do anterior. Ocorre uma escassez dos elementos grficos em torno da linha.

Concentrao livre: ocorre quando o agrupamento dos elementos completamente informal, variando a escassez pelo desenho.

Superconcentrao: as formas esto densamente agrupadas por todo o desenho. Ocorre praticamente uma ocupao igualitria de espao.

Desconcentrao: o inverso da superconcentrao. As formas no se concentram em lugar algum e so dispersas por todo o desenho. Essa disperso pode ser igual, desigual, rtmica ou gradativa.

Prof. Luiz Carlos Teixeira

FATEB Bacharel em Design 1 Semestre

CONTRASTE
O contraste est presente a todo tempo ao nosso redor. H contraste quando uma linha reta encontra uma curva. H contraste quando uma forma maior que a outra. Alm disso, o contraste vai alm dos conceitos de opostos e bastante flexvel. O contraste um tipo de comparao, onde as diferenas se tornam claras. Veremos a relao de contraste entre elementos visuais e relacionais: Contraste de formato: relao de diferena entre formas Geomtrica x Orgnica Curvas x Linhas Simtrico x Assimtrico Simples x Complexo, etc.

Contraste de tamanho: quando a diferena entre as formas derivam de suas dimenses. Grande x Penqueno Curto x Comprido.

Contraste de cor: Claro x Escuro Brilhante x Opaco Quente x Frio.

Contraste de textura: Liso x spero Fino x Grosseiro Regular x Irregular.

Contraste de direo: formas rotacionadas em 90 graus (ou outros ngulos) provocam grande contraste, assim como formas espelhadas.

Contraste de posio: a posio reconhecida pela relao com o espao/moldura. Cima x Baixo Esquerda x Direita Centralizado x Excntrico.

Prof. Luiz Carlos Teixeira

FATEB Bacharel em Design 1 Semestre

Contraste de espao: aqui o contraste percebido como ocupado x desocupado / positivo x negativo. O contraste est na relao entre esses espaos.

Contraste de gravidade: h dois tipos (estvel x instvel e leve x pesado). O formato e a posio dos objetos sugere o contraste.

Bibliografia MUNARI, Bruno Design e Comunicao Visual. So Paulo: Martins Fontes, 2006. WONG, Wucius Princpios de Forma e Desenho. So Paulo: Martins Fontes, 1998.

Prof. Luiz Carlos Teixeira

You might also like