You are on page 1of 5

Testador de cabos de rede

Elias Bernab Turchiello Tcnico responsvel

Este manual se destina unicamente a orientar o montador interessado neste projeto, portanto no se encontram neste manual: detalhes de gabinete, layout de placas de circuito impresso, cabos de ligaes, aparncia final do produto, cor, forma, tamanho, etc., ficando estes detalhes por conta do montador. Acredito que o interessado neste projeto tenha conhecimentos suficientes em eletrnica a ponto de saber identificar: resistores, capacitores, transistores, rels, diodos etc. alm de saber interpretar o circuito eltrico. Para obter maiores informaes favor entrar em contato pelo e-mail: turchiellows@yahoo.com.br

Objetivo
Este aparelho se destina a verificar o estado de funcionamento de cabos de redes de computadores. possvel verificar a continuidade de cada fio individualmente, bem como, se existe algum curto circuito entre os mesmos. Tambm possvel descobrir se o cabo em teste direto ou cruzado. O aparelho pode ser montado em duas partes independentes uma da outra. A parte principal aloja a bateria, os resistores limitadores de corrente e os LEDs indicadores, LED 1 a LED 9, mais a etapa de teste de curto circuito. A parte secundria aloja somente os LEDs de LED 10 a LED 21.

Descrio de funcionamento
Ao ligarmos a chave power o LED 1 ascende e assim permanece para sabermos que o aparelho esta ligado. Ao conectarmos um cabo nos dois RJ 45 destinados a medir a continuidade, 8 LEDs em cada lado devero ascender (um para cada fio do cabo) se o cabo estiver em bom estado e montado de forma correta, claro. Se o cabo em teste for um cabo direto; na unidade principal (que possui a bateria) devera ascender os 8 LEDs normalmente; j na unidade secundria iro ascender 8 LEDs tambm, mas os LEDs 11, 13, 15, 19 (todos verdes) no ascendero. Se o cabo em questo for cruzado, na unidade principal nada muda, mas na unidade secundria no ascendero os LEDs 10, 12, 14, 18 (todos vermelhos) mas ascendero todos os verdes. Os LEDs 11, 13, 15, 19 (todos verdes) so os indicadores de que o cabo em teste do tipo cruzado, sendo assim, se recomenda monta-los lado a lado com o seu par, ou seja: (LED 10 e 11, 12 e 13, 14 e 15, 18 e 19) como sugerido no esquema. Cada um desses pares corresponde aos indicadores de continuidade dos fios dos pinos 1, 2, 3 e 6 respectivamente; se o cabo for direto somente ascendero LEDs vermelhos, se for cruzado ascendero os verdes. Os LEDs 16, 17, 20 e 21 so os indicadores de continuidade dos fios dos pinos 4, 5, 7 e 8 respectivamente e devero ascender com ambos os tipos de cabos (direto e cruzado). Para sabermos se um cabo possui ou no algum curto-circuito interno entre dois ou mais fios, basta conectarmos apenas uma de suas extremidades no RJ 45 destinado para essa funo (somente na unidade principal). Se o cabo estiver em bom estado o LED 1 continuara aceso, se o cabo possuir algum curto entre dois ou mais fios internos, no importa quais sejam, o LED 1 apagara. possvel testar dois cabos ao mesmo tempo, um no teste de continuidade e o outro no teste de curto circuito.

Ajuste.
O nico ajuste necessrio no trimpot de polarizao do transistor da etapa de teste de curto circuito. Este trimpot ajusta a polarizao da base do transistor para que ele esteja sempre cortado. Quando for fechado um curto-circuito em um ou mais dos diodos da associao em srie, esta polarizao desequilibrada e o transistor passa a conduzir forando o LED 1 a apagar. Para fazer o ajuste gira-se o timpot at o ponto em que o LED apaga, gira-se ligeiramente ao contrario at o LED ascender novamente e provoca-se um curto em um dos diodos da associao; o LED deve apagar quando esse curto for feito e ascender novamente quando for removido. Acorrente consumida pelo circuito quando no teste de continuidade da ordem de 35mA, no teste de curto circuito 12mA, e quando ligado e sem nenhum cabo conectado 7mA. Como os testes geralmente so rpidos a bateria ter uma boa durabilidade (alcalina) isto se o aparelho no for esquecido ligado.

Tipos de cabos de rede


Todo cabo de rede para computador possui oito fios internos enrolados dois a dois (cabo par tranado). Todos os oito fios possuem cores diferentes, ou pelo menos so marcados com um sinal que os diferencia uns dos outros. Existe uma tabela internacional que dita como deve ser a ligao destes oito fios do cabo de rede nos conectores RJ45 de acordo com a finalidade do cabo a ser montado. Existem dois tipos de cabos de rede diferentes e com finalidade distintas entre si. Um serve somente para ligar a placa de rede de um computador a um HUB, um SWITCH, ou um MODEM, o outro somente para ligar a placa de rede de um computador diretamente placa de rede de outro computador. Um deles no pode ser utilizado no lugar do outro.

Um cabo que utiliza uma determinada seqncia de ligao desses oito fios nas duas pontas de forma idntica serve para interligar a placa de rede de um computador a um HUB, um SWITCH ou um MODEM. Um cabo com duas seqncias distintas destes oito fios, uma em cada ponta, serve para ligar nica e exclusivamente a placa de rede de um computador diretamente a placa de rede de outro computador. Ento foram definidas duas seqncias de cores distintas e que so regra para a montagem de um cabo de rede. Veja na tabela a baixo as duas seqncias lado a lado e com a sua denominao adotada. Note que a primeira foi chamada de 568 A e a segunda de 568 B. Observe que o conector RJ45 tambm tem uma numerao de pinos a ser considerada durante a montagem de um cabo.

568 A
PINO

568 B
PINO

01 02 03 04 05 06 07 08

COR DO FIO Branco com lista verde Verde Branco com lista laranja Azul Branco com lista azul Laranja Branco dom lista marrom Marrom

01 02 03 04 05 06 07 08

COR DO FIO Branco com lista laranja Laranja Branco com lista verde Azul Branco com lista azul Verde Branco com lista marrom Marrom

Cabo de rede direto


O cabo de rede que serve para ligar a placa de rede de um computador a um HUB, SWITCH ou MODEM geralmente utiliza seqncia 568 A nas duas pontas. Ento o cabo fica com todos os fios paralelos, ou seja, pino 1 de um lado pino 1 do outro, pino 2 de um lado pino 2 do outro e assim por diante at o pino 8. possvel tambm montar este mesmo cabo com a seqncia 568 B nas duas pontas, o cabo funcionar da mesma forma, porm isto menos comum. Acompanhe a ilustrao abaixo.

Cabo de rede cruzado


O cabo de rede que serve para ligar nica e exclusivamente a placa de rede de um computador placa de rede de outro computador utiliza as duas seqncias juntas 568 A e 568 B, uma em cada ponta. Ento o cabo fica com os fios cruzados. O pino 1 de um lado liga-se ao pino 3 do outro e o pino 2 do primeiro lado ao pino 6 do segundo. Os outros pinos permanecem inalterados. Acompanha a ilustrao a baixo.

As ilustraes apresentadas so somente para clarear um pouco as idias e facilitar a compreenso e identificao de cada tipo de cabo, porm elas no devem ser tomadas isoladamente como base para a montagem de um cabo de rede, seja ele qual for. Deve-se sempre obedecer tabela com as seqncias de cores a ser utilizada em cada caso, pois tendo a tabela como base voc dificilmente encontrar problemas com um cabo de rede que voc tenha montado. Estes problemas podem acontecer da seguinte forma: A montagem de um cabo sem levar em considerao a seqncia de cores e tomando apenas como referencia a seqncia numrica apresentada nas ilustraes acima. Se o cabo for curto, provavelmente funcionar sem problemas maiores, mas se for muito longo certamente vai apresentar alguma perda ou no vai nem mesmo funcionar. Esta seqncia de cores foi definida com base em estudos muito aprofundados sobre o assunto e levando em considerao diversos fatores tais como, capacitncia do cabo, indutncia, resistncia e fase do sinal transmitido, este ltimo o principal de todos. Existem sinais que so transmitidos, o mesmo sinal, atravs de dois fios, porm com a fase invertida. Ento foram selecionados previamente os fios que iriam transmitir este sinal e se escolheu dois fios que esto enrolados entre si. Dessa forma o sinal que o primeiro fio induzir no segundo anulado pelo sinal que o segundo fio induz no primeiro, haja vista, que ambos os sinais tm a mesma intensidade. Esta seqncia de cores tem carter mundial, ou seja, os cabos de rede montados no Brasil tero a mesma seqncia de cores que os cabos montados no Japo, Europa, Antrtida ou o Quinto dos Infernos, se l existir computador claro ! As empraza que fabrica o cabo de rede FURUCAWA (cabo de rede azul) afirma em suas normas tcnicas que um cabo de rede jamais deveria ser climpado. Teramos que comprar o cabo pronto j montado e s conectar nas instalaes. Heta foram de ganhar dinheiro! Mas vai saber se ele no tem l alguma razo tcnica par afirmarem isso?

Lista de componentes:
01 resistor - 1,5 K 1/8 W (marrom, verde, vermelho, dourado) 01 resistor - 220 homs 1/8 W (vermelho, vermelho, marrom, dourado) 06 resistores - 330 homs 1/8 W (laranja, laranja, marrom, dourado) 01 potencimetro - 5 K linear 25 diodos - 1N 4148 21 LEDs - qualquer tamanho ou forma; as cores conforme o texto 01 transistor - BC 548 03 Jack - RJ 45 01 bateria - 9 V 01 chave liga desliga - qualquer tipo Diversos: gabinete, fios, solda, placa de circuito impresso, etc.

You might also like