You are on page 1of 6

INFORMATIVO TTICO #3

BSB, AGO/2011

A CADA SEMANA, NOVOS ARTIGOS SOBRE ASSUNTOS PERTINENTES ATIVIDADE POLICIAL

O INFORMATIVO TTICO no se responsabiliza pelas influncias e conseqncias que os contedos dos artigos publicados possam impingir aos seus leitores.

Policial de folga e crime de resistncia


A resistncia, como elemento penal, ope-se ao ato legal de execuo, com a manifestao de nimo fsico por via de violncia ou ameaa. A convergncia principal da conduta ilegal envolve a desagrado na execuo do ato e tambm que esta decorra de forma comissiva, dirigida inteiramente contra o agente pblico designado para a produo do ato. Cogente a revelao da violncia ou ameaa, pois havendo situao omissiva, com uma resistncia pacata, sem as elementares hostis, poder configurar o crime de desobedincia (artigo 330, do CP).

Neste vis, cabe o ensinamento do jurista de Julio Fabbrini Mirabete: A oposio prtica do ato legal deve ser atuante e positiva, no a configurando a resistncia passiva, a passividade do agente, a atitude que, embora possa ser tendente a impedir o ato legal, no se configura em violncia ou ameaa (RT 509/343, 601/332, 356/307, JTACrSP 74/261; RF 264/344). Nesse caso poder ocorrer o crime de desobedincia (RF 225/329) Assim, poder o cidado combater sem que ocorra a conformao da delinquncia, contudo carecer "dvida fundada (razovel e consistente) quanto legalidade do ato ou competncia do agente" (NUCCI, Guilherme de Souza . Cdigo penal comentado . 9. ed. So Paulo: RT, 2008. p. 1094). No caso em questo, o ponto fulcral o envolvimento de policial de folga. No uma jurisprudncia dominante, mas avulsa. Logo, no torna essa ilustre fonte do Direito a aplicao nica. Claro que no. Contudo, no deixa de ser um fundamento concreto em face do agente pblico que exera atividade policial. o que pensam alguns julgadores em no reconhecer a prtica do crime de resistncia se o agente pblico se encontrar de folga. Extrado de TACrimSP, ACrim 523:861, RJDTACrimSP, 2:144 possvel estabelecer esse entendimento, mesmo sabendo que o policial, in casu, atuante no mbito de investigao criminal, ou seja, como policial judicirio, com dedicao exclusiva e tempo integral, policial em tempo contnuo, inclusive poder responder por omisso de socorro ou prevaricao, caso presencie algum delito e nada faa, o que pode combater a jurisprudncia elencada. De certo, no se pode deixar de anotar tal contedo, como forma preventiva em situaes de autuaes em flagrante, em face do pleno exerccio de atividade funcional se encontrar vinculada ao exerccio do servio pblico.

Indicativo

jurisprudencial:

"Funcionrio fora do exerccio de suas funes: crime no caracterizado TACRSP Resistncia. Policial Militar que efetua priso quando de folga. Necessidade de que o funcionrio esteja exercendo a funo no momento da resistncia. Delito no caracterizado. necessrio para a caracterizao do crime do art. 329 do CP que o funcionrio esteja exercendo suas funes quando o agente se ope a execuo de ato legal (RJDTACRIM 2/144).

DELEGADOS.com.br Revista da Defesa Social Portal Nacional dos Delegados

HBITOS DE SEGURANA NO DIA-A-DIA


Apesar desse informativo ser dirigido a policiais operacionais, de rua, homens de fibra e coragem, comparveis aos antigos espartanos ou samurais, a diferena grande. Os de outrora possuam um sexto sentido, uma capacidade de prever e antecipar o perigo. Ser? Claro que no! O que eles possuam com certeza era um COMPORTAMENTO PREVENTIVO, um padro de pequenas aes cotidianas que os auxiliava em sua segurana pessoal. Vamos detalhar aqui alguns desse pontos, adaptados para os dias de hoje, na ilustrao a seguir:

FRASE DA SEMANA Si vis pacem, para bellum

uma locuo latina que quer dizer: Se queres a paz, prepara-te para a guerra. Foi escrita pelo autor romano Publius Flavius Vegetius Renatus. A locuo uma de muitas provenientes do seu livro "Epitoma rei Militaris", que foi provavelmente escrito no ano 390 D.C. A expresso no se trata de esprito belicoso, como podem sugerir interpretaes equivocadas.Trata-se, ao contrrio, de uma exaltao paz. Entretanto, a histria da humanidade demonstra que a paz no contempla todos os povos, mas somente aqueles que tm a Inteligncia de conquist-la.

Fonte: Wikipedia

You might also like