You are on page 1of 8

Cada vez mais recebemos informaes sobre segurana em nossos locais de trabalho, entretanto, grande parte destas informaes

acaba por nos capacitar a perceber os riscos existentes em nossos lares. Nosso lar deve ser um local seguro, portanto, a falta de cuidado e ateno pode fazer com que ele se transforme em um local perigoso. As estatsticas indicam que acidentes fatais no lar so mais freqentes do que imaginamos. As formas mais comuns de acidentes no lar esto ligadas a quedas, queimaduras, envenenamento, choques, asfixia e outros. Agora pense em como os pontos a seguir se aplicam a sua casa. Quedas A maioria das quedas ocorre em casa. Mas, se forem tomadas algumas precaues, pode-se reduzir muito os riscos. Ningum est livre de uma queda. Mas, voc pode preveni-la tomando alguns cuidados por verificar constantemente as condies de segurana de sua casa. - Coloque corrimos firmes (se possvel, dos dois lados), fitas adesivas antiderrapantes nos degraus e interruptores de luz nas extremidades da escada. - Mantenha as escadas desobstrudas, em boas condies e bem iluminadas. - Piso antiderrapante na cozinha, no banheiro e nas reas de servio. Grade de proteo no alto da escada se houver crianas na casa. Queimaduras Na cozinha as panelas devem ficar com os cabos para dentro do fogo

ou da mesa, isso evita que crianas pequenas puxem os cabos e o lquido quente caia sobre elas causando graves queimaduras. Em queimaduras, no use nenhum medicamento ou produto no local. No mximo, lave com gua e procure socorro mdico. Nunca deixe uma panela com leo esquentando no fogo enquanto vai fazer outras coisas. O risco de queimaduras e incndio muito grande. Envenenamento No deixe substncias txicas ao alcance das crianas. Todos os produtos de limpeza, pesticidas, medicamentos e produtos de beleza devem ficar guardados em armrios e gavetas trancados com chave, longe do alcance das crianas. Produtos inflamveis como lcool ou removedores, devem ser mantidos longe do fogo. Choques: No conserte antenas ou aparelhos eltricos de forma improvisada, sem conhecimento tcnico. Ao trocar lmpadas desligue a chave geral antes de fazer a troca. No deixe as crianas mexerem em tomadas. As tomadas devem possuir protetor e os fios dos eletrodomsticos devem ficar ocultos, evitando assim que a criana leve choques eltricos. Asfixia O envenenamento por monxido de carbono provocado por aquecedores domsticos com defeito muito comum. O monxido de carbono a maior causa de envenenamento no local de trabalho e em ambiente domstico. Para evitar os perigos do monxido de carbono pea que um profissional faa a manuteno regular de todos os aparelhos. Atualmente existem diversos tipos de alarmes domsticos que detectam a presena de monxido de carbono. Sempre tenha a mxima cautela ao usar aparelhos que podem emitir monxido de carbono.

Verifique constantemente as condies de segurana de sua casa. No hesite em fazer consertos e melhorias. Um lar seguro responsabilidade de todos os que moram nele. Conscientize tambm toda a sua famlia.

Neste DDS vamos falar sobre a importncia de inspecionar as ferramentas e equipamentos no local de trabalho. A inspeo consiste na observao cuidadosa de suas ferramentas e equipamentos de trabalho, com o fim de descobrir, identificar riscos que podero transformar-se em causas de acidentes do trabalho e tambm com o objetivo prtico de tomar ou propor medidas que impeam a ao desses riscos. A inspeo se antecipa aos possveis acidentes, mas quando repetidas, alcanam outros resultados: favorecem formao e o fortalecimento do esprito prevencionista que os colaboradores precisam ter. A inspeo de ferramentas uma parte programada de cada tarefa. to indispensvel para o trabalho a ser feito quanto a sua habilidade e qualificao para execut-lo. Verificar se as ferramentas e equipamentos esto em ordem o primeiro passo no apenas para uma operao segura, mas tambm para uma operao eficiente. A IMPORTNCIA DA INSPEO DE FERRAMENTAS E EQUIPAMENTOS Quantas vezes ouvimos algum dizer que um melhor trabalho poderia ter sido feito se ferramentas e equipamentos melhores fossem disponveis? Ou se as ferramentas e equipamentos estivessem em melhores condies? Mas quando falamos sobre uma pessoa que foi ferida por causa de uma destas falhas, o quadro muda rapidamente. Nada mais importante em nossa operao do que evitar que algum saia ferido. A perda de um olho, de um brao, de uma perna ou de uma vida exatamente isto - uma perda. No h pea de reposio que devolva a condio normal. A responsabilidade por isto cabe a cada indivduo. A manuteno de ferramentas e equipamentos pode at no ser de sua responsabilidade pessoal, mas a responsabilidade por inspecion-la sua. A inspeo apenas o primeiro passo para evitar os acidentes e ferimentos causados por equipamento ou ferramenta defeituosa.

Que tal comear por inspecionar as suas ferramentas manuais? Elas so os equipamentos mais simples e servem como extenso da mo do homem para lhe facilitar as tarefas, diminuindo a fora empregada por ele, aumentando o rendimento dos servios e protegendo-o dos riscos de acidentes. Muitos so os acidentes causados por ferramentas defeituosas, inadequadas para o servio, utilizadas de maneira errada e na maioria das vezes so improvisadas. E que dizer dos equipamentos? Respeite as normas e procedimentos de segurana para a operao de mquinas e equipamentos. No opere qualquer mquina ou equipamento sem que tenha autorizao e qualificao (treinado) para isso. Certifique-se do correto funcionamento de segurana das mquinas e equipamentos, antes de realizar suas atividades. Qualquer que seja o problema no tente resolv-lo sozinho comunique imediatamente a sua liderana ou a rea responsvel. No retire ou danifique as protees das mquinas, elas so instaladas para sua segurana. Seja cauteloso e se preocupe em manter a ateno e concentrao na execuo de suas atividades. Relate as irregularidades e condies inseguras em suas ferramentas e equipamentos liderana e/ou segurana do trabalho. Utilize os EPIs determinados para a sua atividade. Realize periodicamente as auto avaliaes, identificando os itens que possuem oportunidades de melhoria em sua rea.

14 exemplos de acidentes e a importncia da preveno


Ns, da rea de segurana, nunca vamos cansar de repetir: acidentes acontecem em qualquer lugar, a qualquer hora e a qualquer momento. E no s na empresa, mas tambm no trajeto para o trabalho, ou em casa. Podem acontecer tambm enquanto voc se diverte com sua famlia. O seu papel ento deve ser o de se prevenir, seguindo as orientaes da rea de segurana e, sempre que vir uma situao de risco, alertar! Veja abaixo alguns exemplos de acidentes que ocorreram em um lugar improvvel: no escritrio de uma empresa, bem longe da rea operacional. 1. Um empregado de escritrio estava voltando do almoo e ao subir as escadas de acesso escorregou e caiu. Os degraus estavam molhados.

2. Uma estagiria queimou seu brao esquerdo e parte da perna esquerda quando estava desligando uma cafeteira. 3. Um arquivista apanhou um jeito nas costas quando um companheiro caiu sobre elas tentando pegar alguns cartes numa gaveta de arquivo. 4. Uma empregada de escritrio tropeou num fio telefnico exposto e caiu ao solo tendo fraturas. 5. Uma secretria puxou uma cadeira que continha um prego exposto tendo em seu dedo um corte. 6. Um empregado dos setor de servios gerais teve seu dedo indicador da mo direita dilacerado por uma guilhotina da xerox. 7. Um empregado estava tentando abrir uma janela do escritrio. Ele empurrava contra o vidro quando o mesmo quebrou, sofrendo cortes mltiplos nos punhos. 8. Uma recepcionista escorregou num salo de refeies que havia sido encerado recentemente e caiu, causando dores na coluna vertebral. 9. Um empregado estava correndo para um estacionamento da Empresa na nsia de apanhar o nibus e ir embora, escorregou-se sofrendo fratura do brao esquerdo. 10. Um empregado deixou um copo de caf sobre sua mesa. Quando virou-se para peglo no viu que havia uma abelha dentro da xcara. A abelha ferrou seu lbio superior. 11. Um empregado correndo no ptio aps o almoo para chegar primeiro e ler o jornal, escorregou-se num paraleleppedo sofrendo fraturas no tornozelo esquerdo. 12. Uma secretria ao sentar-se numa velha cadeira, a mesma no suportou o peso devido suas estruturas apodrecidas e desmanchou. A funcionria teve ferimentos e luxaes.

13. Um funcionrio quebrou seu joelho ao trombar numa gaveta deixada aberta por seus colegas. 14. A faxineira de idade avanada teve uma parada cardaca em funo de um choque eltrico na fiao da enceradeira, que por algum tempo estava com os cabos expostos. Agora faa a sua parte, previna-se. Fonte dos exemplos: seutrabalhoseguro.blogspot.com

Comportamentos e condies inseguras: Vamos refletir?


Comportamento Inseguro: Neste nosso DDS vamos interagir e ver a diferena entre essas duas anomalias no mbito dos acidentes no trabalho. Inicialmente, Comportamento inseguro a maneira como as pessoas se expem, consciente ou inconscientemente, a riscos de acidentes. So esses os comportamentos responsveis por muitos dos acidentes de trabalho e que esto presentes na maioria dos casos em que h algum ferido. Percebe-se que nas investigaes de acidentes, que alguns comportamentos inseguros se sobressaem entre os catalogados como os freqentes, embora essa maior evidncia varie de empresa para empresa. Esses acidentes so em mdia 80%. EXEMPLOS DE COMPORTAMENTOS INSEGUROS: Ficar junto ou sob cargas suspensas; Usar mquinas sem habilitao ou permisso; Lubrificar, ajustar e limpar maquina em movimento; Violar ou no cumprir as normas de segurana; Tentar ganhar tempo, atropelar procedimento, realizar tarefas que voc no est treinado; Expor partes do corpo, a partes mveis de maquinas ou equipamentos; Dirigir com excesso de velocidade; Improvisar ou fazer uso de ferramenta inadequada tarefa exigida; No utilizar EPI ou utilizar EPI inadequados (ex.: Luva furada, capacete com carneira quebrada, no usar o epi indicado para atividade etc...) Ir trabalhar sob o efeito de bebidas alcolicas ou drogas. No utilizar cinto de segurana; Deixar o local de trabalho desorganizado; No utilizar o o 3 pontos ao subir e descer de maquinas ou veculos; CONDIO INSEGURA: Agora as Condies inseguras nos locais de trabalho so aquelas que envolvem a segurana do trabalhador. So as falhas, os defeitos, irregularidades tcnicas e carncia de dispositivos de segurana que coloca em risco a integridade fsica e/ou a sade das pessoas e a prpria segurana das instalaes e equipamentos. Esses acidentes ocorrem em mdia a 20%.

ALGUNS EXEMPLOS: Falta de proteo em mquinas e equipamentos; Veculos, maquinas e equipamento sem condies de uso; Instalaes eltricas inadequadas ou defeituosas; Nvel de rudo elevado; Protees inadequadas ou defeituosas; M arrumao/falta de limpeza; Defeitos nas edificaes; Iluminao deficiente; Piso desnivelado; Risco de fogo ou exploso; No manter a corrente (dispositivo de segurana em carretinha) Autor e Colaborador: Marcos Paixo. Reflexo: A DISPLICNCIA: UM PASSO PARA O ACIDENTE: Acidente no ocorre por acaso ... Pense nisso!

You might also like