You are on page 1of 44

INTRODUO AO MAGNETISMO

Professor JOS GOMES RIBEIRO FILHO

Conceitos
Magnetismo
Fenmeno segundo o qual materiais impem uma fora ou influncia atrativa ou repulsiva sobre outros materiais. Segundo a Histria, a palavra magnetismo tem como origem Magnsia, nome de uma antiga cidade no continente asitico prxima Grcia, de onde h registro da descoberta de um mineral que tinha a propriedade de atrair partculas de ferro. A este mineral deu-se o nome de magnetita, que o xido de ferro.

Conceitos
Os gregos perceberam que outros pedaos de ferro, em contato com a magnetita, podiam tambm se transformar em ms. Esses pedaos de ferro so os ms artificiais que, h cerca de 1.000 anos, permitiram aos chineses a inveno da bssola - agulhas imantadas que podem girar livremente e se orientam sempre na mesma direo.

Propriedades dos ms
Polos de um m
Quando um m suspenso pelo seu centro de gravidade, entra em oscilao e depois fica em equilbrio numa posio tal que suas regies polares ficam voltadas para os polos geogrficos da Terra. Chamamos polo norte do m quela que voltada para o polo norte geogrfico e polo sul quela que voltada para o polo sul geogrfico.

Propriedades dos ms
Atrao e Repulso

Polos de mesmo nome se repelem e de nomes diferentes se atraem.

Propriedades dos ms
Inseparabilidade dos Polos
Cortemos um m em duas partes iguais, que por sua vez podem ser redivididas em outras tantas.

Propriedades dos ms
Cada uma dessas partes constitui um novo m que, embora menor, tem sempre dois polos. Esse processo de diviso pode continuar at que se obtenham tomos, que tem a propriedade de um m.
N N N N S N S S N N S N S S S N N N S S N S N N S S S S N S

No possvel separar o polo norte do polo sul.

Propriedades dos ms
Linhas de Induo magntica
Representao geomtrica do campo magntico; Nascem no polo norte do im e morrem em seu polo sul; Onde esto mais prximas o campo magntico mais intenso; mais afastadas, o campo magntico mais fraco. A cada ponto de uma linha de fora magntica est associado um vetor induo magntica B.

Propriedades dos ms
Sequncia da montagem experimental usada para a visualizao das linhas de fora magnticas de uma barra imantada.

Propriedades dos ms

B B

Propriedades dos ms
Magnetismo da Terra
A Terra pode ser considerada um im gigantesco. O magnetismo terrestre atribudo a enormes correntes eltricas que circulam no ncleo do planeta, constitudo de ferro e nquel no estado lquido, devido s altas temperaturas.
Norte Sul geogrfico magntico

Observa-se que: 1) se a agulha aponta para o polo norte geogrfico, ento nessa regio existe um polo sul magntico; 2) se a agulha aponta para o polo sul geogrfico, ento nessa regio existe um polo norte magntico.

Norte Sul magntico geogrfico

Propriedades dos ms
Os processos de imantao so diferentes dos processos de eletrizao. A primeira diferena reside no material. S possvel imantar alguns poucos materiais, chamados de ferromagnticos: o ferro, o nquel e o cobalto. Esses elementos tambm entram em algumas ligas metlicas que so magnticas, como o ao, por exemplo. Qualquer corpo de material ferromagntico um prego, por exemplo - colocado junto a um m tambm se torna um m temporrio.

Propriedades dos ms
Se o prego for afastado do m, ele perde a imantao, no entanto, podemos tornar o prego um im permanente ao esfregarmos sempre no mesmo sentido o mesmo polo de um m contra o prego.

Outra ao que pode tornar um prego em um im permanente aquec-lo ou provocar um choque mecnico mantendo-o prximo do m.

Testando Conhecimento

seu

Os ms A, B e C representados na figura a seguir foram serrados nas regies 1, 2 e 3, obtendo-se assim duas partes de cada um.

Em que caso as partes de um mesmo m no podem se unir magneticamente aps o corte, de modo a mant-lo com a aparncia que tinha antes do corte?

Resoluo:

Campo magntico da Terra


Quando uma partcula carregada se move em espiral num campo magntico no uniforme, que forte em ambas as extremidades e fraco no meio, ela fica aprisionada e se desloca para frente e para trs numa trajetria espiral em torno das linhas de campo.

Linhas de fora magnticas da Terra.

Campo magntico da Terra


GARRAFA MAGNTICA CINTURO DE VAN ALLEN

Desta maneira, eltrons e prtons ficam aprisionados pelo campo magntico terrestre no uniforme, formando os cintures de radiao de Van Allen.

Campo magntico da Terra

Campo magntico da Terra

Partculas de alta energia aprisionadas no campo magntico da Terra.

Campo magntico da Terra

Aurora Boreal. Luminescncia visvel resultante da excitao de tomos e molculas da atmosfera, quando bombardeados por partculas carregadas expelidas do Sol e defletidas pelo campo geomagntico.

Testando Conhecimento

seu

At o final do sculo XV, as terras conhecidas e exploradas pelos europeus eram aquelas que compreendiam o chamado Velho Mundo, abrangendo a prpria Europa, parte da sia e o norte da frica. O aumento do consumo na Europa provocou a necessidade de explorao de outros espaos fornecedores desses produtos, forando a abertura de novos caminhos, chamados rotas, para a ampliao desse comrcio. Esse fato levou ao desenvolvimento de conhecimentos ligados navegao, originando instrumentos e barcos preparados para longas travessias. Dentre essas invenes temos: - A bssola, instrumento usado para orientao; - As caravelas, que tornaram as viagens mais rpidas e o uso da plvora, que deu maior segurana aos navegadores; - A imprensa que permitiu que os novos conhecimentos sobre Geografia, Cincias e navegao fossem divulgados por todo o mundo;

-O astrolbio, que um instrumento nutico antigo, em forma esfrica, com haste mvel, e que serve para observar e determinar a altura do Sol e das estrelas e medir a longitude e a latitude do lugar onde se encontra o observador. A bssola emprega princpios fsicos ____________________ e o polo norte da agulha aponta para o polo ___________________ magntico. Completando (respectivamente) as lacunas da frase acima, correto afirmar que: A) da eletricidade/ sul; B) do magnetismo/ norte C) da eletricidade/ norte D) do magnetismo/ sul E) do eletromagnetismo/ norte Resoluo: As bssolas funcionam orientadas pelas linhas do Campo Magntico Terrestre. A orientao a seguinte: Partem do polo norte magntico rumo ao polo sul magntico.

Testando Conhecimento

seu

Um m permanente, em forma de barra, de polaridade norte (N) e sul (S), fixado numa mesa horizontal. Um outro corpo metlico aproximado do im, sendo imediatamente repelido quando colocado na posio 1. Quebra-se, a seguir, esse corpo metlico ao meio e, utilizando uma das metades, fazem-se duas experincias, representadas nas figuras das experincias I e II, em que essa metade colocada nas proximidades do m fixo.

Analise as afirmaes a seguir. I. Certamente o corpo metlico aproximado do m uma substncia ferromagntica. II. Certamente o corpo metlico aproximado do m uma substncia diamagntica. III.Certamente na experincia I ocorre atrao magntica. IV.Certamente na experincia II ocorre atrao magntica. Est(o) correta(s): A) apenas a sentena II. B) apenas as sentenas I e IV. C) apenas as sentenas II e IV. D) apenas as sentenas I e III. E) apenas a sentena II e III.

Resoluo: Como a corpo metlico imediatamente repelido pelo m, ento ele uma substncia ferromagntica, pois apenas as ferromagnticas so atradas ou repelidas facilmente. Como ocorreu repulso, ento esse corpo metlico um m permanente, pois apenas os ms permanentes podem ser repelidos; os temporrios so sempre atrados.

Assim, na experincia I ocorrer repulso e, na experincia II, atrao magntica. Nesse caso, as afirmaes I e IV esto corretas.

Testando Conhecimento

seu

Biomagnetismo estuda a gerao e interao de campos magnticos com a matria viva. Uma de suas mais recentes aplicaes o uso de partculas magnticas as nano partculas, em especial na administrao de medicamentos. Em vez de deixar uma medicao circulando livremente pelo corpo humano, com o risco de efeitos colaterais prejudiciais sade, a ideia grudar a medicao em partculas magnticas, injet-las na corrente sangunea e gui-las com um m at o local foco da doena. Organizar esses materiais exige habilidades multidisciplinares para escolher e preparar as partculas magnticas apropriadas;escolher e preparar o invlucro e o modo como os medicamentos sero absorvidos. Geralmente os farmacuticos que lidam com os materiais do invlucro, enquanto os mdicos investigam a reao nos seres vivos. Aos fsicos, qumicos e engenheiros de materiais, cabe a preparao das partculas magnticas.

Sobre os conceitos e aplicaes da Eletricidade e do Magnetismo, CORRETO afirmar que: A) As linhas de induo do campo magntico geradas pelo m so linhas contnuas que, fora do m, vo do polo norte para o polo sul. B) O medicamento associado partcula magntica pode ser guiado at o local da doena atravs de um campo eltrico constante. C) Se o campo magntico orientador se formasse devido a uma corrente eltrica contnua, ele teria variao proporcional ao quadrado da distncia entre o fio que conduz a corrente e as partculas magnticas. D) Qualquer substncia metlica pode ser utilizada como partcula magntica. E) A nica forma de se obter um campo magntico para orientar a medicao atravs da utilizao de ms permanentes.

Resoluo: A) Correta. B) Errada --- o campo eltrico somente exerce fora sobre partculas eletrizadas--- como o prprio enunciado afirma, as nanopartculas devem ser conduzidas por ms, ou seja, por campo magntico. C) Errada---o campo magntico de um fio proporcional ao inverso da distncia. D) Errada--- apenas substncias metlicas ferromagnticas podem ser utilizadas. E) Errada --- ims artificiais tambm podem ser utilizados.

Propriedades dos ms
interessante notar que essas mesmas aes tambm podem desfazer o magnetismo de um corpo. Um m de ferro perde a imantao quando aquecido a 770C. Essa temperatura recebe o nome de ponto Curie, em homenagem a Pierre Curie, fsico francs que descobriu essa propriedade, em 1895.

Materiais magnticos
Momentos Magnticos
As propriedades magnticas macroscpicas dos materiais so consequncia dos momentos magnticos ( uma medida da intensidade da fonte de campo magntico). Os momentos magnticos que os eltrons possuem se originam de duas fontes: 1)Uma est relacionada ao seu movimento orbital ao redor do ncleo (movimento de translao), onde cada eltron forma um pequeno circuito de corrente, que gera um pequeno campo magntico ao longo de seu eixo de rotao. 2) O outro momento magntico associado ao eltron tem sua origem na rotao do eltron em torno de seu eixo e est direcionado ao longo do eixo de rotao.

Materiais magnticos

Cada eltron, ento pode ser considerado como um pequeno m que possui momentos magnticos orbital e de spin.

Materiais magnticos
Momentos Magnticos
Nos materiais magnetizados so encontradas regies magnticas microscpicas conhecidas por domnios magnticos, que podem ser tomados como pequenos ms de barra compostos por polos norte e sul. Estas regies magnticas microscpicas so formadas quando um grupo de tomos se arranja na estrutura cristalina do material de forma que os pequenos campos infinitesimais se somem.

No magnetizado

Magnetizado

Materiais magnticos
A classificao dos materiais quanto ao seu comportamento magntico pode ser feita em pelo menos trs classes: Diamagnticos Paramagnticos Ferromagnticos

Materiais magnticos
Paramagntico
aquele na qual um corpo (induzido) fica com uma imantao de mesma orientao do m (indutor).
Observe que a orientao da magnetizao (dipolos) do induzido igual magnetizao externa do indutor.

Podemos perceber que os polos magnticos no induzido so gerados de modo que sejam atrados pelos polos do indutor (norte-sul/norte-sul). Ento, substncias paramagnticas se magnetizam pela ao de um m externo e so atradas por ele. So exemplos de substncias paramagnticas: Exemplo: ar, alumnio, tungstnio, cromo, mangans, platina, paldio, estanho, etc...

Materiais magnticos
Diamagntico
Neste tipo de material, o indutor produz no induzido uma magnetizao (dipolo) com orientao contrria, ou seja, nas substncias diamagnticas ocorre o oposto das substncias paramagnticas.
Observe que a orientao da magnetizao (dipolos) do induzido oposta magnetizao externa do indutor.

Podemos verificar que os polos magnticos no induzido so gerados a fim de serem repelidos pelos polos do indutor (norte-norte/sul-sul). So exemplos de substncias diamagnticas: Exemplo: prata, chumbo, mercrio, zinco, cobre, gua, ouro, silcio, antimnio, grafite, etc...

Materiais magnticos
Ferromagntico
As substncias ferromagnticas so imantadas como as paramagnticas. No entanto, o efeito da induo muito mais intenso. A relao pode chegar a ser 100 vezes maior do que em uma substncia paramagntica. So exemplos: ferro, nquel, cobalto e suas ligas como ao, etc...
Sem Campo Magntico Com Campo Magntico

Paramagntica

Ferromagntica

Permeabilidade magntica
Como vimos, cada material colocado a presena de um campo magntico tem um comportamento prprio. Uma boa forma de se quantificar a qualidade do material magntico determinando o quanto ele permevel ao campo magntico, ou seja, o quanto ele facilita ou dificulta o estabelecimento de um campo magntico em seu interior. A grandeza permeabilidade magntica quantifica essa qualidade. Permeabilidade magntica (): uma grandeza caracterstica de cada material, que indica a sua aptido em reforar o campo magntico.

Permeabilidade magntica
Material bismuto prata chumbo cobre gua vcuo ar alumnio paldio cobalto nquel ferro ferro silcio supermalloy 45 Grupo diamagntico diamagntico diamagntico diamagntico diamagntico no magnetico paramagntico paramagntico paramagntico ferromagntico ferromagntico ferromagntico ferromagntico ferromagntico Permeabilidade Relativa 0,99983 0,99998 0,999993 0,999991 0,999991 1 1,0000004 1,00002 1,0008 250 600 5.000 7.000 75.000

Campo Magntico Uniforme


aquele em que o campo tem mesmo mdulo, mesma direo e mesmo sentido em todos os pontos.

epresentao do Campo Magntico


Imagine um campo magntico uniforme em que as linhas de induo so perpendiculares ao plano desta pgina. Se o sentido do campo for para fora do papel, ele ser representado por um conjunto de pontos uniformemente distribudos, como representa a figura abaixo, direita. Se ocorrer o contrrio, isto , se o sentido do campo for para dentro do papel, ele ser representado por um conjunto de "cruzinhas" tambm uniformemente distribudas, conforme a figura abaixo, esquerda.

Aplicaes do magnetismo
Grandes eletroms so utilizados para levantar cargas pesadas em ferros -velhos.

Imanes so utilizados em dispositivos como medidores, motores e altofalantes.

Aplicaes do magnetismo
Fitas magnticas so rotineiramente usadas em equipamentos de gravao de udio e vdeo, assim como no armazenamento de dados.

Os campos magnticos intensos gerados por ms supercondutores esto sendo utilizados atualmente como um meio de conter plasmas a temperaturas da ordem de 108 K usados em pesquisas de fuso nuclear controlada.

Aplicaes do magnetismo
Pesquisadores (fsicos e mdicos) do Hospital Infantil de Boston, nos Estados Unidos, desenvolveram uma nova nanobiotecnologia que permite que reaes a nvel celular sejam controladas por meio de campos magnticos aplicados externamente e no pela aplicao de medicamentos, como feito hoje.

Ressonncia magntica

E isso tudo !

You might also like