You are on page 1of 3

Flor de brioche de limo siciliano

- xcara medidora de 240ml Massa: xcara (180ml) de leite integral 2 colheres (ch) - 7g - de fermento biolgico seco 2 xcaras (315g) de farinha de trigo 2 gemas grandes 2 colheres (sopa) de acar cristal 2 colheres (sopa) de azeite de oliva 1/8 colher (ch) de sal Recheio: xcara (113g) de manteiga sem sal, amolecida 2/3 xcara (133g) de acar cristal raspas da casca de 1 limo siciliano grande colher (ch) de canela em p Para pincelar e polvilhar: 1 clara grande, levemente batida com um garfo 2 colheres (sopa) de acar cristal Comece pela massa: aquea xcara (60ml) do leite at ficar morno e transfira para uma tigela grande. Junte o fermento, misture com um garfo para dissolver, e reserve at borbulhar. Acrescente mistura da tigela 1/3 xcara + 1 colher (sopa) 55g da farinha de trigo, misturando at conseguir uma massa (junte algumas gotinhas de leite se a massa estiver seca demais). Sove dentro da tigela mesmo at a massa ficar lisa, cubra com filme plstico e deixe crescer em um lugar morninho, livre de correntes de ar, por pelo menos 1 hora (ou de um dia para o outro). A esta massinha, acrescente a farinha restante, o leite restante ( xcara), as gemas, o acar, o azeite e o sal. Misture para incorporar os ingredientes e ento sove at obter uma massa lisa e elstica (fiz isso na Kitchen Aid). Reserve a massa enquanto prepara o recheio. Unte com manteiga e enfarinhe uma forma redonda de 23cm de dimetro. Recheio: usando a batedeira, bata a manteiga, o acar, as raspas de limo e a canela at obter um creme homogneo. Reserve. Em uma superfcie levemente enfarinhada, abra a massa com um rolo at obter um retngulo de 30x45cm. Espalhe o recheio de maneira homognea na superfcie da massa, deixando livre uma beirada de 2,5cm na parte mais longa do retngulo e que est mais longe de voc. Enrole a massa gentilmente, comeando pelo lado mais comprido e mais prximo a voc, como se fosse um rocambole. Com uma faca afiada, corte o cilindro de massa em 8 fatias iguais. Coloque-as na forma preparada, com o lado cortado para baixo, deixando 1cm de distncia entre uma fatia e outra. Cubra com filme plstico e deixe crescer em um lugar morninho por cerca de 1 hora. Pr-aquea o forno a 180C. Pincele o po com a clara batida e polvilhe com o acar cristal. Asse por cerca de 35 minutos ou at que dourem. Deixe esfriar na forma sobre uma gradinha.

Sopa de Lentilhas e Tomate Ingredientes: 3 dentes de alho picados 1 folha de louro 1 dl de azeite 1 kg de tomate maduro 3 cenouras cortadas aos cubinhos 250 g de lentilhas 1,3 L de gua ou caldo de galinha 1 ramo de salsa picada sal 1. Limpar o tomate de peles e sementes. Se seguida, pic-lo. 2. Refogar a cebola e o alho no azeite. Adicionar o tomate, a folha de louro e deixar refogar um pouco. 3. Adicionar a cenoura, as lentilhas e a gua. Deixar cozinhar. 4. Antes de retirar do lume adicionar um ramo de salsa picada.

Sopa de Tomate Assado

Ingredientes: 1kg de tomate maduro 550g de abbora cortada sem a casca 1 cebola grande cortada em meias luas 2 dentes de alho laminados 3 folhas de louro 1 raminho de alecrim 1 dl de azeite 2 dl de gua quente sal e pimenta q.b. 1 pitada de pimenta caiena (facultativo)

1. Colocar o tomate cortado ao meio num tabuleiro com a abbora, a cebola, o alho, o louro e as folhas de alecrim. 2. Temperar com sal e pimenta a gosto. Regar com o azeite. 3. Levar ao forno pr-aquecido a 210C durante 50 minutos. 4. Depois dos legumes assados tritur-los juntamente com 2dl de gua quente. Por fim, retificar o sal e adicionar uma pitadinha de pimenta caiena a gosto.

O tomate que usei no tinha muitas sementes. Mas se no for o caso, aconselho a passar a sopa por um passador.

A sopa fica muito agradvel. O sabor do tomate, ligeiramente acidulado misturado com o toque caramelizado dos outros legumes, torna esta sopa uma experincia a repetir.

You might also like