You are on page 1of 5

Histria do eletromagnetismo

A histria do eletromagnetismo tem incio na Antiguidade. O grego Tales de Mileto, ao esfregar mbar com pele de carneiro, observou que pedaos de palha eram atrados pelo mbar. Tambm na antiguidade se sabia das propriedades magnticas de certos materiais. A palavra elktron () significa mbar em grego.

Antiguidade
Nas civilizaes antigas, j eram conhecidas as propriedades eltricas de alguns materiais. A palavra "eletricidade" deriva do vocbulo grego elektron (mbar), como consequncia da propriedade que tem essa substncia de atrair partculas de p ao ser atritada com fibras de l. parte o desenvolvimento no Ocidente, especula-se que objetos encontrados no Iraque, datados de 250 a.C., seriam usados como uma forma de bateria.
Eletricidade e Magnetismo

O magnetismo na Antiguidade era conhecido atravs do mineral magnetita. Suas propriedades e seu uso eram envolvidos por muito misticismo. Somente no sculo XVI o cientista William Gilbert desenvolveu trabalho metdico (De Magnete) sobre as propriedades do magnetismo. Este mesmo trabalho tambm foi a primeira aplicao do mtodo cientfico.[carece de fontes] Nessa epoca no era reconhecida a importncia da eletricidade associada ao magnetismo. Mesmo no sculo XIX quando se desenvolveu uma relao entre os estudos desses fenmenos o eletromagnetismo era visto apenas como uma curiosidade e sem fins prticos. A qualidade de permitir ou no que uma corrente eltrica atravessasse um solenoide em seu devido tempo, fazendo-o pulsar, foi que permitiu aos inmeros projetos pr existentes de moto contnuo, adquirirem propulso prpria, tornando possvel a industrializao de motores eltricos.
A Importncia do Eletromagnetismo

Os ms naturais possuem uma polaridade "teoricamente" eterna e que (uma vez cumprida sua misso de atrator) no podem ser anuladas ou invertidas sem o uso de fora, com isso, o magnetismo artificial conseguido a custa de induo eltrica importante porque no caso de um moto contnuo pode ser dosado a qualquer momento com o simples contato de um circuito eltrico, alm de inverter o seu sentido de polarizao permite a continuidade num ciclo.

Sculo XVI
A partir do sculo XVI a eletricidade e o magnetismo so estudados com rigor cientfico. Em 1550, Gerolamo Cardano discute em seu livro De Subtilitate as diferenas entre foras eltricas e foras magnticas.

Sculo XVII
Em 1600, William Gilbert, o primeiro a estudar sistematicamente a eletricidade e o magnetismo, publica De Magnete, onde explica que outros materiais, alm do mbar, adquiriam, quando atritados, a propriedade de atrair outros corpos, e chamou a fora observada de eltrica. Atribuiu essa eletrificao existncia de um "fluido" que, depois de removido de um corpo por frico, deixava uma "emanao". Embora a linguagem utilizada seja curiosa, as noes de Gilbert se aproximam dos conceitos modernos, desde que a palavra fluido seja substituda por "carga" e emanao, por "campo eltrico". Em 1660, no estudo da eletrosttica, Otto von Guericke, prefeito da cidade alem de Magdeburgo, inventa a primeira mquina chamada de Elektrisiermaschine. Era feita de uma esfera de enxofre atravessada por uma barra presa a uma manivela, que quando movimentada fazia a bola girar em alta velocidade. Guericke protegeu a mo com uma luva, que ao ser encostada na bola eletrizou-a instantaneamente. A bola comeou a atrair outras bolas de enxofre suspensas por fios que, aps encostarem na bola maior, comearam a atrair outros objetos menores. Otto conclui ento que a eletricidade podia passar de um corpo para o outro. Em 1675, Robert Boyle observa que as foras eltricas podem atuar no vcuo.

Sculo XVIII
O cientista Luigi Aloisio Galvani realiza estudos em animais e, numa r, constata a presena do chamado "fluido de energia": revela-se neste momento a descrita bioeletricidade. Em continuidade, o fisiologista detecta o fenmeno tendo como causa reaes qumicas; ento tenta a analogia para criar um desenvolvedor, mas seus prprios conceitos tornam-se obstculos intransponveis. Porm, seu trabalho foi compartilhado e suas idias desdobradas, outorgando-lhe a condio de imprescindvel na criao de Alessandro Volta, a pilha voltaica (1800). No sculo XVIII, o francs Charles Franois de Cisternay Du Fay comprova a existncia de dois tipos de fora eltrica: uma de atrao, j conhecida, e outra de repulso. Suas observaes foram depois organizadas por Benjamin Franklin, que atribuiu sinais positivo e negativo - para distinguir os dois tipos de carga. Nessa poca, j haviam sido reconhecidas duas classes de materiais: isolantes e condutores.

Benjamin Franklin

Benjamin Franklin quem demonstra pela primeira vez que o relmpago um fenmeno eltrico, por meio da sua famosa experincia com uma pipa (papagaio). Ao empinar o papagaio num dia de

tempestade, Franklin consegue obter efeitos eltricos atravs da linha e percebe ento que o relmpago resultava do desequilbrio eltrico entre a nuvem e o solo. A partir dessa experincia, ele produz o primeiro pra-raios. No final do sculo XVIII, importantes descobertas no estudo das cargas estacionrias foram conseguidas com os trabalhos de Joseph Priestley, Lord Henry Cavendish, Charles Augustin de Coulomb e Simon-Denis Poisson. Os caminhos estavam abertos e em poucos anos os avanos dessa cincia foram espetaculares. Em 1733, Du Fay publica a existncia de dois tipos de eletricidade, o que mais tarde seria identificado como "positivo" e "negativo". Ele tambm identifica a diferena entre isolantes e condutores. Em 1750, Benjamin Franklin prope o experimento de levantar uma pipa sob uma tempestade, provocando uma descarga atmosfrica. Em 1752, a partir de suas observaes sobre descargas atmosfricas, Franklin inventa o pra-raios.

Michael Faraday

Henry Cavendish realiza diversas descobertas na eletricidade, mas no publica seus resultados. Seus teoremas s seriam descobertos mais tarde, como por exemplo a Lei de Ohm.[1] As pesquisas sobre o poder dos materiais de conduzir energia esttica, iniciadas por Cavendish em 1775, foram aprofundadas na Alemanha pelo fsico Georg Simon Ohm. Publicada em 1827, a lei de Ohm relaciona as grandezas fundamentais da eletricidade: tenso, corrente e resistncia. James Clerk Maxwell encerra um ciclo da histria da eletricidade ao formular as equaes que unificam a descrio dos comportamentos eltrico e magntico da matria. Em 1800, o conde Alessandro Volta desenvolve a pilha voltaica, capaz de produzir corrente contnua.[1] Precursora das baterias modernas, a pilha de Volta logo transformada por outros pesquisadores numa fonte de corrente eltrica de aplicao prtica. Em 1820, o francs Andr-Marie Ampre demonstra as relaes entre correntes paralelas, e em 1831 Michael Faraday faz descobertas que levam ao desenvolvimento do dnamo, do motor eltrico e do transformador.

Thomas Edison

O aproveitamento dos novos conhecimentos na indstria e na vida cotidiana iniciou-se no fim do sculo XIX. Em 1873, o cientista belga Znobe Gramme demonstra que a eletricidade podia ser transmitida de um ponto a outro atravs de cabos condutores areos. Em 1879, o americano Thomas Edison inventa a lmpada incandescente e, dois anos depois, constri na cidade de Nova York a primeira central de energia eltrica com sistema de distribuio. A eletricidade j tinha aplicao no campo das comunicaes, com o telgrafo e o telefone eltricos e, pouco a pouco, o saber terico acumulado foi introduzido nas fbricas e residncias. O descobrimento do eltron por Joseph John Thomson, na dcada de 1890, pode ser considerado o marco da passagem da cincia da eletricidade para a da eletrnica, que proporcionou um avano tecnolgico ainda mais acelerado.

Sculo XIX
A seguir as principais descobertas sobre eletricidade desse sculo:

1820 - Hans Christian rsted observa que uma corrente eltrica causa uma perturbao em uma bssola prxima, ilustrando a interao entre eletricidade e magnetismo. Andr-Marie Ampre consegue desenvolver e explicar o fenmeno. 1827 - Georg Simon Ohm publica Die galvanische Kette mathematisch bearbeitet (O Circuito Galvnico Investigado Matematicamente), trabalho no qual desenvolve a teoria de circuitos, incluindo a sua Lei de Ohm. 1831 - Michael Faraday determina experimentalmente o fenmeno da induo magntica entre duas bobinas, formulando o princpio do transformador. A induo tambm observada atravs do uso de um m permanente, obtendo-se desta forma o princpio dos motores e geradores eltricos. 1864 - James Clerk Maxwell apresenta em A Treatise on Electricity and Magnetism as quatro equaes do eletromagnetismo, consolidando os experimentos de Faraday. Tais equaes prevem a existncia das ondas eletromagnticas, e anuncia que a prpria luz uma forma de eletromagnetismo. 1879 - Thomas Alva Edison inventa a primeira lmpada eltrica comercialmente vivel.

Brasil - A eletricidade comea a ser utilizada no pas, alm da Europa e dos Estados Unidos, logo aps o invento do dnamo e da lmpada eltrica. No mesmo ano, D. Pedro II inaugura a iluminao da estrada de ferro.

1880 - Edison patenteia o sistema de distribuio eltrica. 1881 - Brasil - A primeira iluminao externa pblica do pas inaugurada na atual Praa da Repblica, em So Paulo. 1882 - Edison implementa o primeiro sistema de distribuio eltrica, em corrente contnua a 110 volts, em Manhattan. 1883 - Brasil - Entrou em operao a primeira usina hidreltrica do pas, instalada na cidade de Diamantina, Minas Gerais. D. Pedro II inaugura, na cidade de Campos, o primeiro servio pblico municipal de iluminao eltrica do Brasil e da Amrica do Sul. 1888 - Heinrich Hertz comprova a existncia das ondas eletromagnticas, confirmando a teoria de Maxwell. 1890 (aproximadamente) - Ocorre uma disputa entre Nikola Tesla e Edison na implementao dos sistemas de distribuio eltrica, a chamada Guerra das Correntes. Finalmente vence Tesla, com a corrente alternada, essencialmente pelas caractersticas dos transformadores em ele Tesla, com a corrente alternada, essencialmente pelas caractersticas dos transformadores em elevar a tenso, diminuindo as perdas na transmisso de energia. 1892 - Tesla publica a base do sistema de corrente alternada. George Westinghouse patrocina os projetos de Tesla. 1893 - Charles Proteus Steinmetz desenvolve uma formulao matemtica para o estudo de circuitos em corrente alternada. 1892 - Tesla realiza a primeira transmisso de rdio; porm, esta inveno creditada, embora sob controvrsias, a Guglielmo Marconi em 1904.

Sculo XX

A engenharia eltrica consolidada como uma profisso reconhecida. Ocorre um grande desenvolvimento no campo da eletrnica, basicamente com o desenvolvimento da vlvula, seguida pelos transistores e circuitos integrados. Inicia-se desta forma a diferenciao entre engenharia eltrica de potncia e eletrnica, que por sua vez desenvolve os estudos de telecomunicaes e a cincia da computao. A descoberta de materiais supercondutores causa grande impacto no estudo da eletricidade, cujas inovaes so gradualmente implementadas.

You might also like