You are on page 1of 46

Eletrnica Bsica Fontes de alimentao

Fontes de alimentao
Nesta seo...
Retificao de meia onda Retificadores de meia onda com diodo semicondutor Retificao de meia onda com tenso de sada negativa Exemplo prtico de fonte de alimentao de meia onda Emprego da retificao de meia onda Retificao de onda completa com diodos semicondutores Retificao de onda completa em ponte Fontes de alimentao de onda completa Pontes retificadoras comerciais Filtro nas fontes de alimentao Capacitor de filtro ideal Pesquisa de defeitos em fontes com filtro Regimes mximos do diodo em CA

2
SENAI-RJ 33

Eletrnica Bsica Fontes de alimentao

34 SENAI-RJ

Eletrnica Bsica Fontes de alimentao

Retificao de meia onda


Retificao o nome dado ao processo de transformao de corrente alternada (CA) em corrente contnua (CC). A retificao utilizada nos equipamentos eletrnicos com a finalidade de permitir que equipamentos de corrente contnua (CC) sejam alimentados a partir da rede eltrica (CA). A retificao de meia onda um processo de transformao de CA em CC, que permite o aproveitamento de apenas um semiciclo da tenso de entrada na carga. (Fig. 1)

semi-ciclo

1 ciclo entrada circuito retificador de meia onda Fig. 1 tenso para a carga

O circuito retificador de meia onda com diodo empregado em equipamentos que no exigem uma tenso contnua pura, como por exemplo, os carregadores de bateria.

Retificadores de meia onda com diodo semicondutor


As caractersticas de conduo e bloqueio do diodo semicondutor podem ser utilizadas para obter retificao de meia onda a partir da corrente alternada da rede eltrica domiciliar.

SENAI-RJ 35

Eletrnica Bsica Fontes de alimentao

A figura 2 mostra a configurao de um circuito retificador de meia onda com diodo.

CA

CC meia onda

Fig. 2

Funcionamento
Se tomamos como referncia o circuito retificador de meia onda com o diodo da figura 3, temos:

A R2 Carga B

Fig. 3

a primeiro semiciclo
Durante o primeiro semiciclo a tenso positiva no ponto A, com relao ao ponto B. Essa polaridade de tenso de entrada coloca o diodo em conduo, permitindo a circulao de corrente. (Fig. 4)
Diodo A A

I B B

Fig. 4

A tenso sobre a carga assume a mesma forma da tenso de entrada. (Fig. 5)

36 SENAI-RJ

Eletrnica Bsica Fontes de alimentao

VENT.

VRL

Fig. 5

Nos grficos da figura 6, verifica-se que o valor do pico de tenso sobre a carga menor que o valor do pico de tenso de entrada porque o diodo, durante a conduo, apresenta uma pequena queda de tenso VD (0,7 V para silcio e 0,2 V para germnio).
VENT.
+V

VRL VENT - VD VD

Fig. 6

Entretanto, na maioria dos casos, a queda de tenso do diodo pode ser desprezada porque seu valor muito pequeno, em relao ao valor total do pico de tenso sobre a carga. A queda de tenso sobre o diodo deve ser considerada apenas quando o circuito retificador for aplicado a tenses pequenas (menos que 10 V).

b segundo semiciclo
Durante o segundo semiciclo a tenso de entrada negativa no ponto A, com relao ao ponto B. Essa polaridade de tenso de entrada coloca o diodo em bloqueio, impedindo a circulao de corrente. (Fig. 7)
Diodo A A

B Fig. 7

SENAI-RJ 37

Eletrnica Bsica Fontes de alimentao

Nessa condio, toda a tenso de entrada aplicada sobre o diodo que atua como interruptor aberto, e a tenso na carga nula porque no h circulao de corrente. (Fig. 8)

VENT

VD

VRL

Fig. 8

Observe que para cada ciclo completo da tenso de entrada apenas um semiciclo passa para a carga, enquanto o outro semiciclo fica sobre o diodo, como mostram os grficos da figura 9.

VENT.

Vp

tenso na entrada

-Vp

VD
conduo bloqueio 0,7 -Vp

tenso no diodo de silcio

VRL (Vp 0,7)


0V

tenso na carga

Fig. 9

A forma de tenso encontrada na carga denominada tenso contnua pulsante. Contnua, porque a corrente flui sempre no mesmo sentido, o que uma caracterstica da tenso contnua; pulsante, porque a circulao de corrente ocorre em forma de pulsos.

38 SENAI-RJ

Eletrnica Bsica Fontes de alimentao

Retificao de meia onda com tenso de sada negativa


Dependendo da forma como o diodo est colocado no circuito retificador, pode-se obter uma tenso CC positiva ou negativa em relao ao terra. (Figs. 10 e 11)

Vcc

tenso de sada positiva

forma de sada

Fig. 10

invertendo o diodo Vcc tenso de sada negativa

a polaridade de sada invertida

forma de sada

Fig. 11

Exemplo prtico de fonte de alimentao de meia onda


O circuito retificador de meia onda pode ser utilizado como fonte de alimentao para um circuito eletrnico. Mas, para que se tenha uma fonte de alimentao completa, deve-se acrescentar ao circuito retificador: uma chave liga-desliga um fusvel de proteo
SENAI-RJ 39

Eletrnica Bsica Fontes de alimentao

uma chave seletora 110/220 V. As figuras 12 e 13 mostram o esquema e o circuito de uma fonte de alimentao de meia onda, com os itens acima citados.
220 V

entrada CA

110 V CC

Fig. 12

110 220 220 110 0

Fig. 13

Esse circuito pode ser dividido em quatro partes ou etapas distintas, como mostra a figura 14.
Legenda 1 2 3 4 entrada controle e proteo rebaixamento ou elevao da tenso retificao 1 2 220 3 4

S1 CA

S2 110

F1 Fig. 14 40 SENAI-RJ

Eletrnica Bsica Fontes de alimentao

Ateno
Quando uma fonte retificadora de meia onda apresenta defeito, deve-se executar uma seqncia de medidas que permitem localizar a etapa com problema e, posteriormente, o componente.

Se o circuito apresenta defeito, ele ser geralmente constatado ao realizar-se uma medio na sada, que apresentar duas possibilidades: a existindo tenso CA na sada, pode-se imediatamente concluir que as etapas 1, 2 e 3 esto corretas. O defeito provvel o diodo em curto. b no existindo tenso na sada, existem muitas hipteses para o defeito. Deve-se, ento, realizar teste por etapas do circuito. Veja, passo a passo, cada teste a ser feito. testar se h tenso na sada da etapa 3 (secundrio do transformador) Se a resposta a este teste for sim, conclui-se que at a etapa 3 est tudo correto.Logo, o defeito na etapa 4. Nesse caso, preciso testar o diodo (aberto). J se a resposta ao teste for no, o defeito est antes da etapa 4. necessrio ento: testar se h tenso na entrada da etapa 3 (primrio do transformador) Se a resposta for sim, as etapas 1 e 2 esto corretas. Portanto, o defeito est na etapa 3 (transformador). preciso fazer o teste de continuidade das bobinas do transformador com um ohmmetro. Se o teste mostrar que no h tenso na entrada da etapa 3, comprova-se que o defeito est nas etapas 1 ou 2. O prximo passo : testar tenso de entrada na etapa 1 Caso a resposta seja sim, a etapa 1 est correta. Como as etapas 3 e 4 j foram verificadas, o defeito na etapa 2 (controle e proteo). necessrio, ento, testar os componentes e conexes da etapa 2. Ateno Se o defeito for fusvel rompido, verificar as causas do rompimento (diodo em curto, curto entre ligaes, sada em curto) antes de substitu-lo. O rompimento de fusvel pode ser causado pelo funcionamento anormal do circuito alimentado pela fonte.
SENAI-RJ 41

Eletrnica Bsica Fontes de alimentao

J se o resultado for no, preciso testar o cabo, o plugue e verificar se h energia na tomada onde a fonte est sendo conectada. Todo esse procedimento parece difcil de ser executado. Entretanto, essa seqncia fica simples se for colocada em forma de fluxograma. (Fig. 15)

Fig. 15

Emprego da retificao de meia onda


A retificao de meia onda utilizada quando a carga no necessita uma CC pura para o funcionamento. Os carregadores de bateria so um exemplo tpico de circuito onde a retificao de meia onda empregada.

42 SENAI-RJ

Eletrnica Bsica Fontes de alimentao

Retificao de onda completa com diodos semicondutores


um processo de converso de corrente alternada em corrente contnua que faz um aproveitamento dos dois semiciclos da tenso de entrada. (Fig. 16)

tenso para a carga 1 ciclo entrada circuito retificador de onda completa

Fig. 16

O circuito retificador de onda completa o mais empregado nos equipamentos eletrnicos porque realiza um melhor aproveitamento da energia aplicada entrada. A retificao de onda completa com diodos pode ser realizada de duas formas distintas: empregando um transformador com derivao central e dois diodos; empregando quatro diodos ligados em ponte.

Retificao de onda completa com derivao central


Retificao de onda completa com derivao central a denominao tcnica do circuito retificador de onda completa que emprega dois diodos e um transformador com derivao central. A figura 17 apresenta a configurao desse tipo de circuito retificador.

D1

Entrada D2 Sada

Fig. 17 SENAI-RJ 43

Eletrnica Bsica Fontes de alimentao

Esse tipo de retificao tambm chamado de retificao de onda completa Center Tap.

Observao

A expresso Center tap inglesa e significa derivao central.

Funcionamento
O princpio de funcionamento do circuito retificador de onda completa pode ser facilmente compreendido, considerando-se cada um dos semiciclos da tenso de entrada isoladamente.

a Primeiro semiciclo
Considerando-se o terminal central do secundrio como referncia, verifica-se a formao de duas polaridades opostas nos extremos das bobinas. (Fig. 18)

D1

OV (referncia)

D2

RL Carga

Fig. 18

Nessa condio, comprova-se que o diodo D1 polarizado diretamente, conduzindo a corrente, enquanto o diodo D2 polarizado inversamente, entrando em bloqueio. Substituindo os diodos por seus circuitos equivalentes ideais, obtm-se a configurao apresentada na figura 19.

44 SENAI-RJ

Eletrnica Bsica Fontes de alimentao

D1 O

D2

Fig. 19

A condio de conduo de D1 permite a circulao de corrente atravs da carga do terminal positivo para o terminal de referncia. (Fig. 20)
D1

I D2

Negativo em relao ao potencial mais positivo

Fig. 20

A tenso aplicada carga a tenso existente entre o terminal central do secundrio e o extremo superior do transformador. (Fig. 21)

D1 V O

tenses iguais (instantaneamente)

VRL
D2

Fig. 21

SENAI-RJ 45

Eletrnica Bsica Fontes de alimentao

Durante todo o semiciclo analisado, o diodo D1 permanece em conduo e a tenso na carga acompanha a tenso da parte superior do secundrio. (Fig. 22)
Conduo D1 O

I VRL D2 bloqueio I

Fig. 22

b Segundo semiciclo
No segundo semiciclo da tenso de entrada, ocorre uma inverso na polaridade do secundrio do transformador. (Fig. 23)

D1 O

D2

RL Carga

Fig. 23

Nessa condio, o diodo D2 entra em conduo e o diodo D1, em bloqueio. (Fig. 24)
D1 O

D2

RL

Carga

Fig. 24 46 SENAI-RJ

Eletrnica Bsica Fontes de alimentao

A corrente circula pela carga, no mesmo sentido que circulou no primeiro semiciclo, passando atravs de D2 que est em conduo. (Fig. 25)

D1

RL D2 I

Carga O ou -

Fig. 25

A tenso aplicada carga a tenso da bobina inferior do secundrio do transformador. (Fig. 26)
D1 O tenses iguais (instantaneamente)

V V RL D2 Fig. 26 O

Durante todo o semiciclo analisado, o diodo D2 permanece em conduo e a tenso na carga acompanha a tenso da parte inferior do secundrio. (Fig. 27)

D1 O

V RL

D2

Fig. 27

SENAI-RJ 47

Eletrnica Bsica Fontes de alimentao

Analisando um ciclo completo da tenso de entrada, verifica-se que o circuito retificador entrega dois semiciclos de tenso sobre a carga: um semiciclo do extremo superior do secundrio atravs da conduo de D1. um semiciclo do extremo inferior do secundrio atravs da conduo de D2. (Fig. 28)
CA V RL

D1 O

D2

I RL V RL D1 D2

Fig. 28

Tenso e corrente contnuas de sada da retificao com derivao central

Tenso de sada
A retificao de onda completa com ponto mdio entrega carga dois semiperodos de tenso para cada ciclo da tenso de entrada. (Fig. 29)

V V Ponte ou derivao central


entrada

sada

Fig. 29

48 SENAI-RJ

Eletrnica Bsica Fontes de alimentao

Isto se deve ao fato de que, na retificao de onda completa com ponto mdio, cada metade do secundrio do transformador est ativa durante um perodo e inativa em outro. Observando atentamente esse tipo de retificao, possvel visualizar que o conjunto se constitui de duas retificaes de meia onda, cada uma atuante em um dos semiciclos conforme a seqncia da figura 30.
CA

+ o _ _ o +

a VRL(a)

b VRL(b)

a+b VRLtotal
(a+b)

Fig. 30

Relao entre freqncia de entrada e freqncia de sada


Na retificao de onda completa, cada ciclo da tenso CA de entrada transformado em dois semiciclos de tenso sobre a carga. Dessa forma, a freqncia dos picos de tenso sobre a carga o dobro da freqncia da rede. (Fig. 31)
CC 120Hz (pulsante)

CA 60Hz

Fig. 31

SENAI-RJ 49

Eletrnica Bsica Fontes de alimentao

Retificao de onda completa em ponte


A retificao em ponte, com quatro diodos, entrega carga uma onda completa sem que seja necessrio utilizar um transformador com derivao central. A figura 32 apresenta a configurao da retificao de onda completa em ponte.

Entrada D2 D3

D1

V CC D4 V RL

Sada

Fig. 32

Esse tipo de retificao tambm conhecido como retificao por ponte de Gratz. A retificao em ponte pode ser feita sem a necessidade de um transformador de entrada.

Funcionamento
a Primeiro semiciclo
Considerando a tenso positiva no terminal de entrada superior (Fig. 33),

D1 D2 D3 D4 RL Carga

Fig. 33

50 SENAI-RJ

Eletrnica Bsica Fontes de alimentao

a condio de polarizao dos diodos se apresenta: D1 anodo positivo em relao ao catodo conduo D2 catodo positivo em relao ao anodo bloqueio D3 catodo negativo em relao ao anodo conduo D4 anodo negativo em relao ao catodo bloqueio Substituindo-se os diodos pelos seus circuitos equivalentes ideais, obtm-se a configurao apresentada na figura 34.

D2 D3

D1

D4

RL Carga

Fig. 34

Eliminando-se os diodos em bloqueio, que no interferem no funcionamento do circuito, verificase que D1 e D3 em conduo fecham o circuito eltrico, aplicando a tenso do primeiro semiciclo sobre a carga. (Fig. 35)

D1 D2

V cc V RL

Conduzido por D1 e D3

Fig. 35

SENAI-RJ 51

Eletrnica Bsica Fontes de alimentao

Recolocando-se os diodos na forma de componente (eliminando os circuitos equivalentes), observa-se como a corrente flui no circuito no primeiro semiciclo. (Fig. 36)
CA D1

D2 D3

D4 I RL

Vcc V RL D1 D3

Fig. 36

b Segundo semiciclo
No segundo semiciclo, ocorre a inverso da polaridade nos terminais de entrada do circuito. (Fig. 37)

D1 D2 D3 D4 RL Carga

Fig. 37

Nesse caso, a condio de polarizao dos diodos se apresenta: D1 anodo negativo em relao ao catodo bloqueio D2 catodo negativo em relao ao anodo conduo D3 catodo positivo em relao ao anodo bloqueio D4 anodo positivo em relao ao catodo conduo Eliminando os diodos em bloqueio e substituindo os diodos em conduo pelos seus circuitos equivalentes ideais, obtm-se a configurao apresentada na figura 38.

52 SENAI-RJ

Eletrnica Bsica Fontes de alimentao

D2

D4

RL Carga

Fig. 38

O circuito eltrico fechado por D2 e D4 aplica a tenso da entrada sobre a carga, fazendo a corrente circular sobre ela no mesmo sentido que circulou no primeiro semiciclo. (Fig. 39)

V RL D2

D4

RL Carga

D1 D3

D2 D 4

Fig. 39

Recolocando os diodos na forma original, observa-se a forma como a corrente se comporta no circuito. (Fig. 40)
CA

D2 D3 D4

D1

VRL

D1 D3

D2 D4

Fig. 40

SENAI-RJ 53

Eletrnica Bsica Fontes de alimentao

A ponte retificadora entrega carga os dois semiciclos, da mesma forma que ocorreu com a retificao de ponte central. (Fig. 41)

Entrada CA

Sada CC Pulsante

D 1 D3

D 2 D4

Fig. 41

Ateno A freqncia da CC pulsante o dobro da freqncia da rede.

A ponte retificadora tambm pode ser representada em esquema, conforme mostra a figura 42.

Fig. 42

Nesta simbologia, a barra do diodo aponta a sada positiva e a seta, a sada negativa.(Fig. 43)

Fig. 43

54 SENAI-RJ

Eletrnica Bsica Fontes de alimentao

Fontes de alimentao de onda completa


Os circuitos retificadores de onda completa so utilizados como fonte de alimentao para circuitos de freio eletromagnticos, alimentao de eletroms e brinquedos, como carrinhos de autorama. As figuras 44 e 45 mostram os circuitos de fontes de alimentao de onda completa com as etapas identificadas.

3 220

110 220 110

CA

Fig. 44

2 220

110 220 110

CA

Fig. 45 1 2 3 4 Entrada Controle e proteo Rebaixamento ou elevao de tenso Retificao

SENAI-RJ 55

Eletrnica Bsica Fontes de alimentao

O teste de condies e pesquisa de defeitos pode ser feito segundo o fluxograma a seguir. (Fig. 46)

Fig. 46

56 SENAI-RJ

Eletrnica Bsica Fontes de alimentao

Ateno

Pode-se determinar se a sada est em meia onda atravs da medida de tenso. Onda completa VCC = VCA 0,9 Meia onda VCC = VCA 0,45 possvel a sada em meia onda se apenas um dos diodos retificadores estiver aberto. Se o defeito for fusvel rompido, verificar as causas (diodos em curto, curto entre as ligaes, curto na sada da fonte) antes de substitu-lo. O rompimento do fusvel tambm pode ser provocado pelo funcionamento anormal do circuito alimentado pela fonte. Nas condies de onda completa (com derivao e ponte), quando um diodo entra em curto, normalmente faz com que todos os outros tambm entrem em curto. Por isso, costuma-se substituir todos os diodos da retificao quando se encontra um em curto, mesmo que no teste com ohmmetro os outros no acusem defeito.

Pontes retificadoras comerciais


A configurao da ponte retificadora muito empregada em equipamentos eletrnicos. Isso levou os fabricantes de diodos a produzirem as pontes retificadoras prontas. Essas pontes nada mais so do que os quatro diodos j ligados entre si, encapsulados em um s componente. As figuras 47 e 48 mostram alguns tipos de pontes retificadoras comerciais.

Fig. 47

Fig. 48

Este tipo de pontes tem quatro terminais, sendo dois para entrada da tenso CA e dois para a sada da tenso CC.

SENAI-RJ 57

Eletrnica Bsica Fontes de alimentao

Os terminais de entrada CA normalmente so identificados pelo smbolo CC so identificados pelos sinais + e . (Figs. 49 e 50)

e os de sada em

Fig. 49

Fig. 50

As designaes inscritas no encapsulamento referem-se a caractersticas da ponte. XX duas letras que indicam o fabricante B do alemo BRUCKEN ponte retificadora 40 valor limite em volts de tenso CA eficaz que pode ser aplicada entrada da ponte 1000/1800 corrente mdia em miliampres (mA) que pode ser obtida a partir da ponte: 1000 com carga resistiva 1800 com capacitor na sada CC da ponte A figura 51 mostra uma fonte montada com uma ponte semicondutora comercial.

Fig. 51

58 SENAI-RJ

Ateno

Eletrnica Bsica Fontes de alimentao

Filtro nas fontes de alimentao


As tenses contnuas puras caracterizam-se por apresentarem polaridade definida e valor constante ao longo do tempo. A figura 52 mostra o grfico de uma tenso contnua pura, fornecida por uma bateria.

4,5 4,5 V

Fig. 52

As tenses fornecidas pelos circuitos retificadores, tanto de meia onda como de onda completa so pulsantes. Embora tenham a polaridade definida, as tenses fornecidas pelos circuitos retificadores sofrem constante variao de valor, pulsando conforme a tenso senoidal aplicada ao diodo. (Fig. 53)

+V

+V

Meia onda

Onda completa

Fig. 53

SENAI-RJ 59

Eletrnica Bsica Fontes de alimentao

Capacitor como elemento de filtragem


A capacidade de armazenamento de energia dos capacitores pode ser utilizada como recurso para realizar um processo de filtragem na tenso de sada de um circuito retificador. O capacitor conectado diretamente nos terminais de sada da retificao. (Figs. 54 e 55)
Meia onda Onda completa

Fig. 54

Fig. 55

Nos intervalos de tempo em que o diodo conduz a corrente, ela tambm circula para a carga e para o capacitor. Neste perodo, o capacitor armazena energia. (Fig. 56)

I Em conduo Carga

Retificao

Filtro

Fig. 56 Nos intervalos de bloqueio do diodo, o capacitor tende a descarregar a energia armazenada nas placas. Como no possvel a descarga atravs do retificador porque o diodo est em bloqueio, a corrente de descarga flui pela carga. (Fig. 57)

60 SENAI-RJ

Eletrnica Bsica Fontes de alimentao

Em bloqueio

Carga

Retificao Fig. 57

Filtro

A tenso contnua pulsante fornecida pelos circuitos retificadores no serve para a alimentao de equipamento de corrente contnua devido s diferenas entre sua forma de onda de sada e a forma de uma corrente contnua pura, conforme se constata na figura 58.

+V +V

+V

CC Pura

CC Pulsantes

Fig. 58

A necessidade de realizar a alimentao dos equipamentos de corrente contnua a partir da rede eltrica CA levou utilizao de circuitos de filtro.

Ateno

Nas fontes de alimentao, os filtros tm por finalidade permitir a obteno de uma CC mais pura.

SENAI-RJ 61

Eletrnica Bsica Fontes de alimentao

Os filtros so colocados entre a retificao e a carga, e atuam sobre a tenso de sada dos circuitos retificadores, aproximando, tanto quanto possvel, sua forma de uma tenso contnua pura. (Fig. 59)

CA

FILTRO

CARGA

Fig. 59 Como o capacitor est em paralelo com a carga, a tenso presente nas placas aplicada carga. (Fig. 60)

Vc

V RL

Vc = VRL

Fig. 60

A corrente absorvida pela carga fornecida pelo capacitor. Com o passar do tempo, a tenso do capacitor diminui devido sua descarga. (Fig. 61)
Vc ou I V RL VRL t Capacitor descarregando sobre a carga Fig. 61

62 SENAI-RJ

Eletrnica Bsica Fontes de alimentao

O capacitor permanece descarregado at que o diodo conduza novamente a corrente, fazendo uma recarga nas duas placas. (Fig. 62)
V Diodo Capacitor em carga Diodo Capacitor em descarga Diodo Capacitor em carga

TENSO SOBRE A CARGA

Fig. 62

Com a colocao do capacitor, a carga passa a receber a tenso durante todo o tempo. As figuras 63 e 64 permitem estabelecer uma comparao entre a tenso de sada de uma retificao de meia onda sem filtro e outra com filtro.
A carga recebe tenso +V

A carga recebe tenso durante todo o tempo Tempo em que a carga no recebe tenso Retificao sem filtro Fig. 63 Retificao com filtro Fig. 64

A presena de tenso sobre a carga durante todo o tempo, ainda que seja com o valor varivel, proporciona a elevao do valor mdio de tenso fornecida. (Figs. 65 e 66)
+V Tenso mdia +V

Tenso mdia Sem filtro Fig. 65 Com um capacitor de filtro Fig. 66

Ateno

A colocao de um filtro aumenta o valor da tenso mdia de sada de um circuito retificador.

SENAI-RJ 63

Eletrnica Bsica Fontes de alimentao

Tenso de ondulao
O capacitor colocado em circuito retificador sofre sucessivos processos de carga e descarga. Nos perodos de conduo do diodo, o capacitor sofre carga e sua tenso aumenta. Nos perodos de bloqueio, o capacitor se descarrega e a sua tenso diminui. (Fig. 67)

V Sada

t1

t2

t1

Fig. 67

t1 = tempo em que o capacitor sofre carga (sua tenso aumenta). t2 = tempo em que o capacitor se descarrega parcialmente sobre a carga (sua tenso diminui). A forma de onda da tenso de sada no chega a ser uma contnua pura, apresentando uma variao entre um valor mximo e um mnimo, denominada de ondulao ou ripple. (Fig. 68)

Vsada ou Vcapacitor Ondulao

Fig. 68

Nota

Ondulao ou ripple a variao de tenso existente em uma CC fornecida por um circuito retificador com filtro.
64 SENAI-RJ

Eletrnica Bsica Fontes de alimentao

A diferena de tenso entre o valor mximo e mnimo que a ondulao atinge denominada de tenso de ondulao de pico, abreviada por VONDpp. (Fig.69)

V OND PP

Fig. 69

A tenso de ondulao na sada de uma fonte tambm denominada de componente alternada de sada da fonte. Um dos fatores que definem a qualidade de um circuito o valor da componente alternada presente na sua sada.

Ateno Quanto menor o valor da componente alternada presente na sada de uma fonte, melhor a sua qualidade.

Fatores de influncia na ondulao


A ondulao na sada de um circuito retificador depende fundamentalmente de trs fatores: a capacidade de armazenamento do capacitor; b corrente absorvida pela carga; c tempo em que o capacitor permanece descarregado. Observando atentamente esses fatores, verifica-se que todos eles influenciam na descarga do capacitor e, em conseqncia, influenciam tambm na ondulao, resultante daquela descarga. Vamos analisar, agora, cada um desses fatores.

SENAI-RJ 65

Eletrnica Bsica Fontes de alimentao

a A capacidade de armazenamento de um capacitor expressa pela sua capacitncia. Quanto maior o valor do capacitor, maior a capacidade de armazenamento. Assim, um capacitor de filtro maior mantm a tenso de sada mais constante, diminuindo a ondulao. Compare as figuras 70 e 71.

CA

C1 C1 = 100 F

RL Carga CA C2 C2 = 200 F

RL Carga

ONDULAO

ONDULAO

Fig. 70

Fig. 71

Ateno Capacitor de filtro com maior capacitncia tenso de ondulao menor.

b A corrente solicitada pela carga responsvel pela descarga do capacitor. Quando a corrente solicitada pela carga menor, o capacitor descarrega mais lentamente. Como conseqncia, a reduo de tenso do capacitor menor, obtendo-se menor ondulao, como mostram as figuras 72 e 73.

CA

RL
I1

RL
CA I2

200

400

ONDULAO (VOND2) ONDULAO (VOND1)

Fig. 72

Fig. 73

66 SENAI-RJ

Eletrnica Bsica Fontes de alimentao

I1 maior que I2 VOND1 maior que VOND2

A corrente de carga o ponto de partida para o clculo da fonte. necessrio que o circuito projetado tenha capacidade de alimentar a carga mesmo na pior situao de consumo.

Tenso na sada nos circuitos retificadores com filtro


A tenso CC mdia de sada em circuitos retificadores com filtro dada pela equao: VCC = EM - VONDpp 2

onde

VCC EM

tenso CC na sada tenso de pico VCA a queda nos diodos.

2 , desconsiderando-se

VONDpp

tenso de ondulao de pico a pico

Quando um circuito retificador com filtro capacitivo est sem carga, no h ondulao. A tenso de sada uma CC perfeita, dada neste caso por: VCC = EM - VONDpp 2

Com VONDpp = 0, tem-se VCC = EM ou VCC = VCA 2

SENAI-RJ 67

Eletrnica Bsica Fontes de alimentao

Isto vlido tanto para retificao de meia onda com filtro como para onda completa com filtro. (Figs. 74 e 75)
V sada V sada

Onda completa sem carga Fig. 74

Meia onda sem carga Fig. 75

Aplicao Um exemplo ilustra o comportamento da tenso de sada de uma retificao de meia onda com filtro sem e com carga. VCC = EM VCC = VCA 2

15 VCA

V CC

VCC = 15 1,41 = 21,2 V VCC = 21,2 V

Conectando-se um osciloscpio em modo DC na sada da fonte, a forma de onda observada seria uma CC pura. (Fig. A)

21,2 V

Ref.

Fig. A

68 SENAI-RJ

Eletrnica Bsica Fontes de alimentao

Quando a carga aplicada, a ondulao aparece, fazendo com que a tenso de sada caia para valores inferiores EM. A reduo na tenso de sada se deve ondulao, e ser tanto maior quanto maior for a corrente solicitada pela carga. Admitindo-se uma carga que provoque uma ondulao de 3 Vpp VCC = EM EM = VCA
15V CA VONDpp = 3V

VONDpp 2 2

(desprezando-se a queda no diodo) VCC = 21,2 - 3,0 Vpp 2 VCC = 19,7 V

A forma de onda da sada, observada em osciloscpio, em modo DC, seria a mostrada na figura B.

21,2 V 3V PP

18,2 V

REF

Fig. B

O valor mdio da tenso de sada CC, devido ondulao, cairia de 21,2 V (sem carga) para 19,7 V (mdia entre 21,2 e 18,2) devido carga.

SENAI-RJ 69

Eletrnica Bsica Fontes de alimentao

Observao da ondulao com osciloscpio


Conceito de ondulao
A ondulao uma componente alternada presente no topo da forma de onda fornecida por uma fonte com filtro capacitivo e carga na sada.

Medio da ondulao
Como o valor desta ondulao normalmente igual ou menor que 10% do valor da CC fornecida pela fonte, torna-se difcil medir o seu valor exato usando o osciloscpio no modo CC. (Fig. 76)
Osciloscpio Modo CC

Ondulao (Difcil de medir com preciso)

Referncia

Fig. 76

Para obter uma medida precisa da tenso de ondulao de pico a pico, utiliza-se o modo CA. Neste modo de entrada, a componente CC da sada eliminada e o osciloscpio apresenta na tela apenas a ondulao. Isto permite aumentar o ganho vertical, ampliando apenas a ondulao na tela. As figuras 77 e 78 mostram a mesma sada de uma fonte, nos modos CC e CA de entrada.

70 SENAI-RJ

Eletrnica Bsica Fontes de alimentao

1,5 VPP REF. Modo CC Vertical - 5V/Div Fig. 77 Modo CA Vertical - 0,5V/Div

Fig. 78

Capacitor de filtro ideal


O capacitor de filtro ideal seria aquele que possibilitasse a obteno de uma tenso de sada sem componente alternada (ondulao inexistente). Certamente o valor de capacitncia deste capacitor seria elevadssimo, para que sua capacidade de armazenamento fosse suficiente para manter a tenso de sada absolutamente constante. bom lembrar que a utilizao prtica de um capacitor como filtro implica um compromisso entre alguns fatores: se h maior capacitncia, haver, em conseqncia, maior volume e custo mais elevado. Por isso, bastante compensador diminuir a tenso de ondulao de pico a pico para 5% de CC, em relao ao custo e volume do capacitor. Na prtica, os capacitores utilizados como filtro so normalmente eletrolticos, porque possuem maior capacitncia por volume. Se uma tenso de ondulao da ordem de 10% VCC elevada demais para que uma fonte de alimentao possa ser usada em um determinado equipamento, utilizam-se circuitos eletrnicos destinados especificamente regulao da tenso de sada, sem que seja necessrio aumentar a capacitncia do filtro.

SENAI-RJ 71

Eletrnica Bsica Fontes de alimentao

Pesquisa de defeitos em fontes com filtro


Em retificaes de meia onda com filtro pode-se facilmente determinar se o circuito est funcionando corretamente, desligando a carga e medindo: a tenso CA antes do diodo; a tenso CC de sada (aps o diodo). (Fig. 79)
V CC

V CA 220 110

Rede V

Carga desligada

Fig. 79

Pelo valor de tenso encontrado na sada se pode determinar se o funcionamento correto: VCA = VCC 2 .

Caso seja constatado um mau funcionamento do circuito, pode-se testar, em primeiro lugar, o capacitor de filtro, desligando um dos seus terminais e medindo com ohmmetro. Se o capacitor estiver em boas condies, testa-se o restante do circuito (mantendo o capacitor desligado) como se faria com uma retificao de meia onda sem filtro. Quando o circuito de onda completa, mais difcil determinar se o funcionamento normal apenas medindo as tenses CA e CC. Caso um dos diodos esteja danificado, a diferena na tenso de sada dificilmente detectvel (esta diferena ser devida a uma ondulao maior).

72 SENAI-RJ

Eletrnica Bsica Fontes de alimentao

Nesses casos, pode-se seguir, na figura 80, o seguinte fluxograma:

Desligar capacitor de filtro

Testar capacitor de filtro

Substituir capacitor

No

Capacitor Ok

Sim

Seguir fluxograma de teste para retificao de onda completa Testar diodos

Fig. 80

Ateno Quando o capacitor de filtro est danificado (em curto ou com fuga) os diodos podem ter sido prejudicados; por isso, devem ser testados antes de ligar novamente o circuito.

SENAI-RJ 73

Eletrnica Bsica Fontes de alimentao

Regimes mximos do diodo em CA


Os regimes em corrente alternada determinam os limites de corrente de conduo e tenso do diodo, empregados em circuitos retificadores.

Tenso inversa de diodo


Nos circuitos retificadores, o diodo est sujeito a um regime intermitente de ciclos de conduo e bloqueio. Durante semiciclos de conduo, a tenso sobre o diodo um valor tpico que depende do material semicondutor utilizado. (Figs. 81 e 82)

VD

VD Germnio Silcio
0,7V 0,3V

Fig. 81

Fig. 82

Durante os semiciclos de bloqueio, a tenso sobre o diodo assume a forma senoidal de CA. (Fig. 83)

VD Conduo Bloqueio

-VD

Fig. 83

74 SENAI-RJ

Eletrnica Bsica Fontes de alimentao

A mxima tenso inversa sobre o diodo ocorre no pico do semiciclo de bloqueio. (Fig. 84)
VD Bloqueio

-Vp Tenso inversa mxima sobre o diodo

-VD

Fig. 84

Esse valor acontece sobre o diodo a cada semiperodo de bloqueio, de forma repetitiva. (Fig. 85)

Bloqueio

Bloqueio

Bloqueio

Picos repetidos de tenso inversa sobre o diodo

Fig. 85

Os folhetos tcnicos de diodo, fornecidos pelos fabricantes, trazem o valor de tenso inversa de trabalho mxima que o componente pode suportar. Esta informao designada pelas letras VRWM que significam:
V R W M tenso reversa trabalho mxima

SENAI-RJ 75

Eletrnica Bsica Fontes de alimentao

Observe, a seguir, a tabela que apresenta alguns diodos comerciais com seus respectivos valores de VRWM: DIODO 1N4004 SKE1/12 BY127 VRWM 400 V 1200 V 1250 V

Corrente mdia nos diodos


Os diodos utilizados nos circuitos retificadores conduzem corrente em ciclos intermitentes. (Fig. 86)

IRL= ID

V CA

RL

Fig. 86

Estes picos de corrente traduzem-se em valor de corrente mdia que circula para a carga atravs do diodo (ou diodos). (Fig. 87)

ICC (mdio)

Fig. 87

76 SENAI-RJ

Eletrnica Bsica Fontes de alimentao

Os folhetos tcnicos fornecidos pelos fabricantes trazem valor de corrente mdia que cada diodo pode suportar. Esta corrente designada pela sigla IFAV que significa:
I F A V

corrente direta mdia(average)

Veja a tabela seguinte, que apresenta alguns diodos comerciais com suas caractersticas IFAV:

DIODO 1N4004 SKE1/12 BY127

IFAV 1A 1,3 A 1A

Corrente de pico nos diodos


Nos circuitos retificadores com filtro, o diodo retificador conduz corrente apenas durante um pequeno perodo de tempo, para recarregar o capacitor tempo de carga como mostra a figura 88.

T1= Tempo de carga do capacitor (diodo em conduo)

T1

T1 Fig. 88

Durante o curto perodo de tempo em que o diodo conduz corrente, o capacitor recebe toda a carga.

SENAI-RJ 77

Eletrnica Bsica Fontes de alimentao

Isto faz com que a intensidade de corrente durante a conduo do diodo seja elevadssima. (Fig. 89)
VS

Tenso de sada do circuito

ID

Corrente de pico no diodo

Fig. 89

Essa corrente denominada de corrente de pico repetitiva do diodo, sendo fornecida nos catlogos e manuais desse tipo de componente. Ela difcil de ser determinada matematicamente, porque depende de muitos fatores. Deve-se lembrar, porm, que quanto maior o capacitor de filtro, maior tambm o seu valor. A corrente de pico repetitiva a razo pela qual no se pode aumentar indefinidamente o capacitor de filtro de uma fonte.

78 SENAI-RJ

You might also like