You are on page 1of 22

SUCESSO

ABERTURA DO INVENTRIO: Lugar do ltimo domiclio, se tiver vrios poder ser escolhido. Lei vigente ao tempo da abertura. HERANA: universalidade condomnio.

CESSO DO QUINHO/ HERANA: Coerdeiro (prelao: 1802) Estranho escritura publica + autorizao judicial.

RESPONSABILIDADE: Fora de Herana

SUCESSO:
LEGTIMA: ser aplicada no caso concreto apenas se no houver testamento, isto , nenhuma das outras duas modalidades de testamento. - TESTAMENTRIA - ORDINRIO - ESPECIAL (aeronutica, militar, martimo) validade 90 dias No testamento especial, se no ocorrer morte do testador esse atestado ser invalidado, dever ser feito junto ao capito ou piloto.

SUCESSO: tem inicio a partir do momento do falecimento, seu processamento se dar no domicilio do testador, se no houver herdeiros menores e nem conflito dos herdeiros no caso de todos serem maiores, poder ser feita pela via extrajudicial. O lugar do ultimo domicilio ou residncia, mesmo que sejam varias em que ele tenha freqncia, o inventariante ou herdeiro poder escolher entre estas, o local de competncia para processar a sucesso, pois todas sero competentes.

A sucesso se dar de duas formas se a morte ocorreu anteriormente ao ano de 2003, dever seguir o processo do cdigo antigo, assim como os tributos devero seguir o que era disposto na data do fato, se ocorreu aps dever seguir o que dispe o novo cdigo civil. Temos um grande problema neste ponto, a Incidncia do ITCMD incide a partir de 2002 e ser cobrado sobre todo o montante da sucesso (sejam eles mveis ou imveis, dinheiro, direitos, etc), antes desta data era vigente o ITBI causa mortis este incide apenas sobre bens imveis, era praticado at 2001, e os outros tipos de bens da sucesso no eram passiveis de cobrana deste imposto, todavia a alquota continuou a mesma 4%. Para fins de clculos do imposto ITBI ou ITCMD fica da seguinte forma: Para morte antes de 1999 dever realizar a correo de acordo com a correo monetria do valor venal do imvel, da UFESP no valor de correo do ano do bito, e a partir de 1999 comeou a ser realizada pela SELIC. O prazo para ser aberto o inventrio, testamento, rolamento, de 30 dias a contar do bito, para que seja realizado o inventrio sem a inocorrncia de multa, de 30 a 180 dias, se a sucesso for aberto, incidir uma multa de 10%, passado este prazo a multa ser de 20%. At 2001 aplica-se CC de 1916 e ITBI causa mortis De 2001 a 2003 CC de 1916, ITBI causa mortis 2003 em diante CCB/2002 e ITCMD Morte antes de 1999 realizado a atualizao do imposto pela UFESP e a partir de 1999 pela SELIC.

Frmula:

Correo monetria da Base de calculo Valor venal do imvel, atualiza-se pela Ufesp da data do bito X UFESP vigente ITBI/ITCMD = base de calculo X 4 % Se o inventario demorou mais de 30 dias aplica-se a multa de 10%, de 31 a 180 dias, 20% de multa, deste calculo ITBI/ITCMD multiplicado pela SELIC cheia se a morte aconteceu 1999. A lei material (CC, CP, CDC, etc...) se aplica ao tempo dos fatos: A lei formal se aplica ao tempo vigente.

HERANA:
Ela composta pelos bens, direitos e obrigaes, significa que o herdeiro ir arcar com as obrigaes, as dividas trabalhista e tributarias no so obrigadas a se habilitar para serem canalizadas no inventario, pois estas podem ser processadas a parte. A natureza jurdica da herana a Natureza imobiliria, tem como caractersticas principais a universalidade alem de ser um todo unitrio e indivisvel, exercido por condomnio por todos os herdeiros, considerado um bem imvel. Todo o acerto hereditrio deve responder pelos bens passivos do de cujus, at a fora da herana, isto se o debito for maior que o credito esta diferena no ser de responsabilidade dos coerdeiros, apenas se estes tiverem agido com excesso. Em regra geral os direitos e bens da herana respondem pelas dividas e obrigaes da herana. Universalidade e Condominio: Significa que antes do formal de partilha, a cesso dos direitos hereditrios possvel, tanto sendo da herana toda, quanto de um quinho, mas para isto devese obedecer algumas regras, a preferncia na cesso ser sempre do condomnio, apenas se estes no quiserem adquirir o quinho ser possvel transferir para terceiros estranho a herana. Na cesso do quinho: primeiramente oferece- se aos coerdeiros, caso estes no tenham interesse no quinho, poder ser oferecido a terceiros estranho a herana, mas para isto dever haver autorizao judicial e dever ser realizada a cesso por escritura publica, caso esta regra no for cumprida, os coerdeiros tero 180 dias para fazer valer seu direito de preferncia. Dever depositar em juzo o valor venal que consta na escritura e que seja referente parte do cedente, em sua totalidade. Juridicamente no legalmente possvel a cesso de apenas um dos bens pertencente ao todo da herana, pois a herana una, compondo-a, todos os bens do acervo sendo assim um todo unitrio e indivisvel, o que pode ser cedido o quinhes entre os coerdeiros ou para terceiros. O objeto da cesso s pode ser o quinho de alguma das partes ou a herana toda. A preferncia dos coerdeiros, caso estes no queiram exercer seu direito de preferncia, poder ser cedida a terceiro.

A adjudicao de algo negociado antes da morte possvel, pois, este bem se torna um bem individualizado.

ACEITAO E RENUNCIA DA HERANA.

Aceitao poder ser expressa ou tcita, j a renuncia no existe na forma tcita ou implcita a renuncia deve ser expressa por documento ou perante o juiz, se no houver, considerar-se- aceita a herana. Os atos oficiosos (cuidar do corpo, chorar no velrio) no so motivos para se dizer que houve a aceitao da herana, caso exista documento de renuncia este valer, caso o coerdeiro no se manifestar nem a favor, nem contra a aceitao da herana, esta ser considerada aceita. A renuncia dever ser pura e simples (no quero a herana.) No existe renuncia condicional (s aceito se a divida for menor que o credito), e nem a termo (s aceito se no acontecer nada daqui pra frente com a herana) a prazo, (aceito a herana daqui a 10 anos). possvel renunciar a herana legitima e aceitar a disponvel ou vice-versa. Havendo a renuncia esta ser acrescida ao quinho dos outros herdeiros. A renuncia in favore, de algum dos herdeiros, no caracteriza renuncia e sim doao devendo ser recolhido imposto sobre esta. A renuncia direito personalssimo do coerdeiro, s ele pode renunciar, s existe uma exceo de transmisso do direito a renuncia, para algum dos sucessores do coerdeiro, caso este venha a falecer antes de manifestar a renuncia, porm se o falecido aceitou a herana ou tiver perdido o prazo para tal (apresentaes das ultimas declaraes no caso de inventrio) esta no poder ser realizada. No h direito de representao para recebimento de herana pelos sucessores daquele que j renunciou. Por substituio processual, poder os sucessores do herdeiro que faleceu, podero continuar o processo de renuncia no lugar do herdeiro. A renuncia no tem prazo, mas s poder ser realizada at um pouco antes de ser realizado o formal de partilha. Por tanto a Renuncia deve ser pura, simples e incondicional.

ACEITAO PELOS CREDORES DO RENUNCIANTE: Aceitao pelo credor do renunciante ser intimado a se manifestar o herdeiro devedor em 20 dias. Isto ocorrer caso o herdeiro tenha dividas e aps ser notificado pelos credores para aceitar a herana e quitar suas dividas, no aceitar a herana. Os credores podero aceitar a herana no lugar do devedor, porm essa aceitao ser apenas at o montante da divida apresentada, o restante do valor que sobrar, ser renunciado.

DIREITO DE ACRESCER Direito de acrescer: Caso um dos herdeiros renuncie a sua cota da herana, para os outros nascer o direito de acrescer a parte daquele divida em partes iguais as cotas destes.

REVISO
Regime de bens: Antes de 1977 o regime oficial era a comunho universal. Depois de 1977 passou a ser a comunho parcial. Por tanto em uma ao de divrcio precisamos nos atentar para a data em que ocorreu o casamento.

EXCLUSO DO HERDEIRO possvel excluir o herdeiro por duas formas: Deserdao ou indignidade Deserdao: Somente poder ser excludo os herdeiros necessrios, ascendentes, descendentes e cnjuges, somente atingir a herana legtima

Ordem da vocao hereditria - descendentes; - ascendentes; - cnjuges; - parentes colaterais; - companheiro;

- municpio; Todos os herdeiros citados acima so herdeiros legtimos, aplica-se na hereditariedade legitima. Necessrios so somente os pertencentes as trs primeiras classes. Somente poder o Autor da herana, deserdar um dos herdeiros necessrios atravs de testamento, pois para os outros herdeiros legtimos basta apenas fazer um testamento no contemplando no precisa explicar o motivo, informando os motivos pelo qual ocorreu a deserdao. Somente poder deserdar um herdeiro necessrio nas hipteses do artigo 1814 do CCB. Porm apenas a manifestao de ultima vontade do autor da herana no necessria para a excluso do herdeiro, dever os outros herdeiros provar que os fatos imputados ao deserdado so verdicos o prazo decadencial e de 4 anos para a produo de provas, caso no seja iniciada a produo da prova neste prazo o direito se extingue. O excludo pode se defender do mesmo modo, com produo de provas. Excluso do Herdeiro por Indignidade: Serve para excluso de qualquer tipo de herdeiro, ela comporta poucas hipteses, bem menos do que a deserdao, so as mesmas hipteses da deserdao. Neste caso quem ir pleitear a excluso no ser o autor da herana e sim os herdeiros interessados, ter o prazo de 4 anos para provar aquilo que imputa ao herdeiro que deseja excluir.

Reabilitao do herdeiro: Se por acaso o autor da ao conhecia a clausula que poderia excluir o herdeiro e mesmo assim o perdoou e o incluiu no testamento, este ficar restitudo herana a parte ao qual foi perdoado. ORDEM DE VOCAO HEREDITRIA art. 1829 CCB Via de regra se o de cujus era casado, no se arbitrar herana a amantes, isto se caracterizado o casamento, no se processar aceita a unio estvel, na unio estvel ser admitida apenas uma. Deve-se primeiramente verificar se a morte ocorre antes de 2002, caso tenha ocorrido aplica-se a lei do CCB de 1916. Naquela poca no existia concorrncia. A partir do cdigo novo, comeou a vigorar uma ordem de recebimento para herana;

Sendo assim, a ordem ficou da seguinte forma, a estirpe mais prxima exclui a mais remota: Descendente: Concorrncia com o cnjuge ou no Ascendente; Cnjuge; Colaterais; Companheiro; Municpio; Grau mais prximo exclui o grau mais remoto; E dentro da estirpe o mais prximo tambm excluir o mais remoto; Fica da seguinte forma; Filhos, Netos, Bisnetos ... Aps a verificao de toda a estirpe, caso no seja encontrado nenhum herdeiro, passa-se para a prxima estirpe, que seria os ascendentes; Dentro dos ascendentes iremos verificar o mais prximo, ento Pai, prefere de av, que prefere de bisav.

O cnjuge ter direito a concorrncia com os descendentes em algumas hipteses, caso tenha havido separao por mais de dois anos o direito se extingue, este instituto dividido em trs regimes; No h concorrncia: comunho universal de bens, pois ele j receber 50% do patrimnio na meao e assim no concorrer na parte dos outros 50% que ser considerada herana e ser dividido pelos herdeiros de forma igualitria. Comunho parcial de bens sem bens particulares: neste caso o regime ficar parecido com o acima, pois os bens sero considerados comuns entre eles e o

cnjuge sobrevivente ficar com 50% do patrimnio total na meao, sobrando os outros 50% como herana, para diviso entre os outros herdeiros, sem a concorrncia do cnjuge. Regime de separao legal de bens ou obrigatrio, no permite que o cnjuge tenha concorrncia com os herdeiros, pois a lei j determina que ele no ter participao nos bens do seu cnjuge, se este morre continua a valer o instituto e aquele no ter direito a nada referente ao patrimnio do de cujus, pois nada se comunica. Se os cnjuges tm 4 ou mais filhos em comum a eles, o cnjuge superveniente ficar por direito com da herana. Os outros ser dividido pela quantidade de filhos. HAVER CONCORRNCIA Regime de comunho parcial de bens com bens particulares do de cujus (autor da herana). Concorrer no total de bens particulares do autor da herana: ex: o de cujus adquiriu qualquer tipo de patrimnio que tenha sido colocado como seu patrimnio pessoal, ex: R$ 100.000,00 de patrimnio total do de cujus, porm 10.000,00 ele j possua antes do casamento. Ento na meao o cnjuge ter direito a meao dos 90.000,00 ficando com 50% (45.000,00) os outros 55.000,00 que sobraro ser o objeto de herana, ao qual o cnjuge ter direito a concorrer nesta herana, lembrando que se houver at 3 filhos o cnjuge ter direito a receber por cabea, se tiver 1 filho, ela receber metade dos 55mil, se houver 2 filhos, receber 33,33% ou 1/3 dos 55 mil, se houver 3 filhos, receber 25% ou dos 55mil, se houver 4 ou mais filhos, ter garantido para si do total dos 55mil, alm de receber sua parte da meao (50%). Regime de participao final de aquestos com e sem bens particulares: enquanto casados aplica-se a regra do regime de separao convencional, cada qual possui seu patrimnio, se morreu um deles, ser realizada a apurao final dos bens que foram adquiridos onerosamente na constncia do casamento, aps a meao dos bens adquiridos onerosamente na constncia do matrimnio, haver concorrncia do cnjuge com os descendentes sobre toda a herana, tanto dos bens onerosos, quanto dos bens particulares do de cujus. Caso no exista bens particulares, somente os adquiridos a titulo oneroso durante o casamento , haver a meao destes e sobre os outros 50% pertencente ao cnjuge que faleceu haver concorrncia com os descendentes.

Regime de separao convencional de bens (neste regime a concorrncia do cnjuge sobrevivente acontecer para todos os bens que pertenciam a autor da herana, ficando com sua parte da meao). Se os filhos forem comuns entre eles, a concorrncia se dar por cabea se houver 4 ou mais filhos, ter garantido para si do total da herana, caso um dos 4 ou mais filhos, j tiver falecido e tiver herdeiros, logo estes no sero filhos do superveniente, sendo assim os netos receberam por direito prprio, ento ser dividido a herana por cabea, se forem 2 herdeiros do herdeiro, a diviso ser em 6. A concorrncia do companheiro com os descendentes do autor da herana: Se d apenas sobre os bens adquiridos por nus aps a unio estvel e no sobre a Herana toda, independente de os filhos serem comuns ou no comuns entre eles. Caso todos os descendentes sejam filhos do casal fruto da unio estvel, a diviso ser dividida por cabea independente do nmero de filhos: se forem 8 filhos ser dividido por 9. Se no forem filhos comuns, o companheiro receber de uma cota da herana que receberia o filho apenas do autor da herana e uma cota inteira por cabea no que se referir ao direito dos filhos comuns. A frmula a seguinte:

No primeiro casamento x teve 2 filhos. Com a companheira teve 4 filhos, da partilha do casamento x possua R$ 300.000,00 durante a unio estvel com Y, x recebeu em doao R$ 200.000,00 e adquiriu um patrimnio onerosamente de R$ 900.000,00, faa a partilha.

Comunho parcial de bens

Meao companheiro Y recebera 450.000,00 Restante 450.000,00 + 300.000,00 + 200.000,00 (herana por vocao) Qf = 950.000,00 (1. qfc + 0,5 qfe : qtf) + qtf

(1.4 + 1 : 6) + 6 4+1: 6 =0,833+ 6 = 6,833

450.000,00 : 6,833 = R$ 65.856,87 resultado.

Os 500.000,00 restante no se comunica, visto que R$ 300.000,00 ele j possua e 200.000,00 ele recebeu de doao, sabendo que os bens adquiridos antes da unio estvel no se comunicam e tambm aqueles adquiridos sem nus, ento estes sero divididos apenas para os filhos que so 6 e dar R$ 83.333,33, este valor ser somado ao resultado e dar o quinho de cada filho. R$ 83.333,33 + 65.856,87 = 149.190,20 para cada filho

Para a companheira ser o resultado vezes as casas aps a virgula. 65.856,87 x 0,833 = 54.858,77 Mais o valor da meao = R$ 450.000,00 Ela receber no total = 504.858,77 Verificando se est correto o calculo:

Multiplica o quinho de cada um pelo total de filhos: 149.190,20 X 6 = 895.141,20 Soma-se ao que a companheira recebeu = 504.858,77 Total ser de R$ 1.399.999,97 Ele tinha um total de R$ 1.400.000,00

No caso de a pessoa ser casada em regime parcial de bens, ao invs de companheiro. 900.000,00 = sofrer meao 450.000,00

450.000,00 + 500.000,00 = 950.000,00 : 7 = 135.714,28 A casada receber = 450.000,00 + 135.714,28 = 585.714,28.

Diferenas jurdicas para o cnjuge sobrevivente e o companheiro sobrevivente: O cnjuge est acima dos parentes colaterais na sucesso, o companheiro est abaixo, somente receber caso no haja nenhum parente at 4 grau dode cujus. A concorrncia do cnjuge com os descendentes/ascendentes ser sobre a herana toda, para o companheiro somente o que conquistaram onerosamente aps o estabelecimento da unio estvel. Para o cnjuge mesmo que tenha tido 4 ou mais filho comum com o de cujus, se um deste falecer e tiver herdeiros, os herdeiros receberam por representao, porm mesmo sendo por representao e no direito prprio do herdeiros do herdeiro, o cnjuge perder a garantia de 1/4, e ser dividido pela quantidade de filhos mais o cnjuge, os netos dividiro um quinho de seu ascendente herdeiro.

Colao: a informao dos bens recebidos por doao em vida do autor da herana. Neste caso somente ser utilizado no caso de doao de ascendente para descendente. Em qualquer outra hiptese no haver. O termo dispensa da colao: no escusa a informao, apenas indica que a doao se deduz da parte disponvel da herana. Doao sem dispensa da colao ou omissa (nada dizer), ser deduzida da parte legitima. Apurao: a verificao da herana depois de deduzidas as despesas. Herdeiros necessrios: so os descendentes, ascendentes e cnjuge, salvo os deserdados (herdeiros necessrios, excludos por testamento com informao expressa da causa e o motivo dever ser contemplado por lei, a causa passvel de produo de provas pelos herdeiros, no prazo de 4 anos art. 1.961CCB). Representao: o deferimento da herana para os sucessores do herdeiro prmorto. (pr-morto, porque morreu antes do autor da herana), em concorrncia com os co-herdeiros de grau mais prximo na proporcionalidade do quinho do herdeiro pr-morto. A representao s se d na linha descendente e na linha colateral apenas aos filhos do irmo do pr-morto em concorrncia com outros irmos. (se o autor da herana no tiver descendentes e sua herana for transmitida aos seus irmos, sendo um destes irmos pr-morto, seus filhos tero direito ao seu quinho por representao). Os nicos parentes colaterais que possuem direito de representao o sobrinho, e somente se este disputa herana com o irmo.

QUADRO HEREDITRIO DESCENDENTES

DE

CONCORRNCIA

COM

OS

Filhos comuns = Herana

Cnjuge

Filhos exclusivos = cabea Descendente 1 comunho parcial c/ bens particulares 2 participao final de aquestos 3 separao convencional

Filhos comuns = cabea Bens adquiridos a titulo oneroso aps a unio

Companheiro

Filhos exclusivos = quinho

QUADRO HEREDITRIO ASCENDENTES

DE

CONCORRENCIA

COM

OS

CNJUGE ASCENDENTES

- 1 ASCENDENTE DE 1 GRAU

1/3 2 ASCENDENTE DE 1 GRAU/ 2 GRAU

COMPANHEIRO CNJUGE SE NO HOUVER CONJUGE 100%

1/3 - GARANTIA DESCENDENTES E ASCENDENTES

COLATERAIS SE NO HOUVER DESCENDENTES, ASCENDENTES E CNJUGE OS COLATERAIS CONCORREM ENTRE SI E COM O COMPANHEIRO SE TIVER

COMPANHEIRO S RECEBER SOZINHO, SE NO HOUVER ASCENDENTE, DESCENDENTES, CONJUGES, E COLATERAIS, MAS COM ESTES EXCETO CONJUGE, O COMPANHEIRO CONCORRE, TENDO GARANTIDO 1/3. A CONCORRNCIA DO COMPANHEIRO SE D SEMPRE APENAS SOBRE OS BENS ADQUIRIDOS ONEROSAMENTE.

MUNICPIO
SE NO HOUVER HERDEIROS, A HERANA SER DECLARADA JACENTE, PUBLICA-SE O EDITAL POR 180 DIAS, DANDO PRAZO DE MAIS 30 DIAS APS VENCER O PRAZO DO EDITAL, PARA SE APRESENTAR OS HERDEIROS, NO APARECENDO, OCORRER A VACNCIA DA HERANA, ESTA SER DE 01 ANO SE HOUVER PROCURADOR CONSTITUDO, SE NO HOUVER PROCURADOR CONSTITUDO SER DE 03 ANOS, APS ESTE PRAZO, SE NINGUM SE HABILITAR EM 10 ANOS, A HERANA IR PARA O MUNICPIO ONDE SE LOCALIZAR O BEM, SE APARECER ALGUM ANTES DOS 10 ANOS, O MUNICPIO OBRIGADO A DEVOLVER A HERANA OU INDENIZAR, CASO ESTA J FORA ALIENADA, SE APARECER HERDEIRO DEPOIS DE 10 ANOS DEVOLVER O BEM DA FORMA QUE SE ENCONTRA, SE ESTIVER SIDO ALIENADO ESTE NO SER DEVOLVIDO.

Testamento:
Livre disposio do autor da herana destina os seus bens disponveis da forma que desejar, nunca esquecendo que 50% do total do patrimnio devero ser reservados aos herdeiros necessrios, pois j deles por direito. Sendo assim, atravs da afirmativa apresentada, sabe-se que os herdeiros necessrios somente perdero seu direito a herana legitima caso seja deserdado. Todavia, importante deixar claro que a deserdao no se convalidar apenas pelo documento de deserdao deixado pelo autor da herana, ser necessrio que os outros herdeiros provem que realmente aconteceu o fato gerador da deserdao, caso no seja provado deserdao no prazo de 04 anos pelos herdeiros restantes, aquele que fora deserdado, ser restitudo. Se o testamento ultrapassar o limite de 50%, ocorrer a reduo testamentria para aqueles beneficiados pelo testamento, at que a herana legitima atinja 50% do total de patrimnio. No testamento levar-se- em considerao o momento do bito e no o momento em que fora realizado, pois, a poca da morte do autor os bens podero ter aumentado ou diminudo.

Capacidade para testar:


Todas as pessoas, exceto aqueles menores de 16 anos, pois a incapacidade deste absoluta, e o testamento denota livre vontade, ou seja, VONTADE AUTNTICA sendo assim, nem mesmo representado, poder realizar o testamento, aos maiores de 16 anos poder este realizar testamento, porm no poder ser assistido, far por direito e vontade prpria, caso esteja sendo assistido, este testamento ser invlido. Aqueles que no estejam em pleno gozo do seu juzo mental, tambm no poder realizar o testamento. Ateno: as pessoas que possuem transtornos psiquitrico, PODEM realizar testamento, se no momento que realiza-lo, estiver em seu juzo perfeito, porm aquele que estiver interditado, mesmo que estiver em seu juzo perfeito no momento em que realizar o testamento no poder testar. Surdo e mudo que no consegue se expressar de nenhuma forma, no poder fazer testamento particular, apenas o pblico. Pessoa jurdica no poder fazer testamento, visto que ela no morre.

Invalidao e Anulao do testamento:


O testamento poder ser invalidado, no prazo de 05 anos a partir do registro do testamento, ou tambm poder ser anulado, este no prazo de 04 anos a partir do conhecimento do vcio. O problema nestes casos realizar a prova, pois no basta alegar, dever ser provado o motivo da invalidao ou anulao.

Vontade do autor testamentrio


A vontade do autor testamentrio absoluta, nem mesmo o juiz poder dizer o contrrio, dever agir como respeito absoluto a vontade do testamentrio, por exemplo, se o testamentrio nomear algum como tutor de seu filho e esta pessoa no estiver inclusa nas hipteses de excluso (mais de 60 anos, ter mais de 03 crianas sobre sua tutela, se mulher, for casada e o marido no aceitar, ou pessoa com doena terminal), esta no poder recusar a tutela e ser obrigada a tutelar o menor, nem mesmo o juiz poder determinar em contrrio.

Capacidade para herdar


So trs os tipos de pessoas que possuem a capacidade para herdar e so elas: Pessoas nascidas e concebidas: isto quer dizer que qualquer pessoa pode herdar, porm, existem algumas excees, as concubinas de um testador casado, ou sendo casado estiver a menos de 05 anos separado de fato do cnjuge, ainda que a causa da separao seja responsabilidade do autor, o escrevente do cartrio no qual fora realizado o testamento e seus parentes, no podero herdar, de pessoa estranha que realizou o testamento. Pessoas no concebidas: exceo regra dever cumprir alguns requisitos ter necessariamente a identificao da me biolgica (natural), o filho dever ser necessariamente filho biolgico da me indicada, os adotivos no herdam, se indicar o pai e no a me ser o testamento nulo, pois a paternidade presumida. Esta concepo dever ocorrer no prazo de 02

anos aps o bito do testador, isto , a me dever ficar grvida dentro deste perodo, mesmo que o nascimento fora acontecer depois deste prazo. Caso no haja a concepo, perde-se o direito. No caso do testamento contemplar a pessoa no concebida, dever necessariamente, nomear um curador para os bens da criana, at que est complete maioridade, caso no seja realizada a indicao, o curador dos bens ser dos representantes legais da criana a nascer. Pessoa Jurdica: tambm possui capacidade para herdar, pode ser deixada herana para ela, para pessoa jurdica que ainda no existe, possvel deixar herana, porm, esta dever ser necessariamente ser criada como uma FUNDAO, se a pessoa jurdica j existia,poder receber a herana mesmo sendo ela de qualquer natureza. Existe a possibilidade de deixar herana para a criao de uma FUNDAO PBLICA, neste caso, o herdeiro ser o Estado com o nus de criar a fundao.Caso seja criada a Fundao Publica ou privada, e esta sendo extinta, o patrimnio da fundao ser destinado ao um fundo gerido pelo Ministrio Pblico e ser dividido a outras fundaes semelhantes, que possuam atividades parecidas com a fundao extinta. ATENO: O herdeiro poder receber a obrigao de investir parte da herana em uma pessoa jurdica, como nus do recebimento da herana, porm este outro caso, e no se encaixa na capacidade da pessoa jurdica citada acima.

Regras proibitivas
26/04/2013 - Testamento

- Condies captatria; testamento que contenham estas condies ser considerado nulo. A condio captatria, se d pelo fato de impor ao testador de forma que ele destine bens hereditrios para outras pessoas e este volte para o testador (haja uma reverso em proveito prprio ou de terceiro), se houver esta deixa testamentria deve ser livre, todavia, possvel realizar a deixa testamentria com nus, encargo, condio suspensiva ou resolutiva, o que no pode colocar clausula que reverta a herana em favor do testamentrio ou clausula que obrigue quem recebe a herana a deixar a herana para outra pessoa determinada. No entanto, a clausula que disserta que se o recebedor da herana falecer antes do autor da herana, esta no passe a ser dele.

- Pessoa incerta;

No possvel indicar herdeiros testamentrios que no possam ser identificados, por exemplo, deixo a herana para as crianas. Mas que crianas? Como no possvel identificar quem receber apenas com essa informao esta clusula ser invlida, mas se o testamento disser, deixo a herana para as crianas pobres do meu bairro, esta clusula ser valida, uma vez que estas pessoas apesar de no terem sido identificadas por nome e RG, so identificveis, ento o testamento ser valido. - Identificao por terceiros; defeso ao autor testamentrio, deixar a cargo de terceiros a indicao de quem receber a herana. Ex. deixo a minha esposa responsvel por indicar quem receber a minha herana. O testamento deve ser feito por ato de livre conscincia do autor testamentrio, isto , somente ele pode determinar quem receber sua herana testamentria. - Sem valor testado; Realizar a deixa testamentria sem valor, sem quinho, sem identificao de bem para algum. Ex. Deixo boa parte da minha herana para minha esposa. Mas qual a boa parte ao qual se refere o autor? Portanto deve ser indicado o valor, o quinho, ou identificar o bem especifico (neste caso este ser deixado por legado). - Pessoas proibidas de herdar; Por indignidade: Ser solicitado pelos herdeiros interessados na herana, e tero que provar o fato dentro de 04 anos, no caso de excluso por indignidade, poder ser excludo qualquer herdeiro que tenha praticado ato passvel da excluso, at mesmo o herdeiro necessrio, testamentrio e legitimo, lembrando que, quando se tratar de herana deixada pessoa no nascida, est no poder ser excluda, pois ainda no nasceu, mesmo que sua genitora tenha praticado ato permissivo para excluso. Deserdao: Aqueles herdeiros necessrios que forem deserdados pelo autor da herana, estaro em processo de proibio de herdar, digo isto porque, ainda que estes tenham sido deserdados pelo autor da herana, dever os outros interessados na herana, seja este interessado herdeiro necessrio, legitimo, ou at mesmo os testamentrios, devero provar dentro do perodo de 04 anos, que o deserdado realizou o fato que gerou a deserdao, caso no seja possvel provar, este retornar a ter o direito de receber a herana; Tambm no podero herdar: Quem realizou o testamento e todos os seus parentes no podero herdar; O tabelio e todos os parentes deste tambm no podero herdar; O Juiz do processo; As testemunhas que assinaram o testamento; O amante (concubina), caso o testador for casado e ainda conviver com seu cnjuge.

TESTAMENTOS ORDINRIOS Existem trs formas de ser realizada, em algumas situaes a lei permite o testamento especial, mas este perde sua validade aps 30 dias, caso no ocorra morte, veremos este tipo de testamento mais a frente, passaremos agora a entender estas 03 formas ordinrias.

PBLICO A caracterstica principal deste tipo de testamento, que poder ser realizado por qualquer pessoa que possa expressa sua vontade e ser realizado pelo tabelio ou seu substituto na presena de duas testemunhas. Escrito por tabelio ou por seu substituto, porm, quem ditar a forma de distribuio de seus bens, ser o testador, o tabelio ou substituto ir lavrar isto a termo, para constar do registro em livro prprio, este testamento ser lido em voz alta na presena do testador e de duas testemunhas. Este o nico testamento que pode ser feito por cego, surdo, mudo, analfabeto, isto , por qualquer pessoa que possa de alguma forma expressar sua vontade, no entanto dever ser realizado, no caso da pessoa com deficincia visual (cega), este tipo de testamento devero ser lidas duas vezes, uma pelo tabelio e logo em seguida o cego, ir indicar uma das testemunhas, para realizar novamente a leitura, e a condio especial da deficincia visual dever constar no registro. Feito o testamento sobrevir a fase da assinatura, e dever seguir a ordem, primeiro assina o testador, depois as duas testemunhas, e por ltimo o tabelio ou seu substituto, caso no seja seguido esta ordem, ser o testamento nulo. Realizado este procedimento o testamento ficar arquivado no cartrio.

TESTAMENTO CERRADO A caracterstica principal deste tipo de testamento, que as testemunhas no tomaro conhecimento do seu contedo, no necessria que seja redigido o testamento pelo testador, ele poder indicar outra pessoa para transcrever sua vontade para o testamento a rolo, isto no configura quebra de sigilo, mas a confiana do testador na pessoa que ir redigir sua vontade, neste caso a pessoa que escreveu est proibida de receber algo da herana. O testamento cerrado segue procedimento prprio para entrega e aprovao no cartrio, o tabelio ir receber o testamento cerrado e no ir conhecer do seu contedo, na ltima linha ir realizar a aprovao, feito isto, ir realizar a leitura to somente da aprovao em voz na presena do testador e duas testemunhas, essas testemunhas tambm no conhecero do

contedo do testamento, ser informado a todos, ao final da leitura da aprovao, que se trata de testamento cerrado. A ordem de assinatura para este tipo testamentrio ser invertida, primeiro o tabelio, depois as duas testemunhas e por ltimo o testador, importante lembrar que aos analfabetos vedado realizao do testamento cerrado, pois como este testamento no ser lido, no ser possvel identificar se aquilo que fora escrito a rolo, era mesmo a vontade do testador. O procedimento sequencial ser a realizao da cerra do testamento, ser realizado pelo testador, ele ir colar toda a borda do testamento, depois de colado o envelope, dever o tabelio coser (costurar), todas as partes do envelope, depois de cosido ir lavrar com uma cera especial quente, quando o juiz receber o testamento, ir verificar se est tudo em ordem com a lacrao, caso detecte qualquer indicio de violao, este testamento ser nulo. Este testamento ficar arquivado no cartrio que o recebeu.

TESTAMENTO PARTICULAR O testamento particular necessitar de trs testemunhas, por ser particular, a quantidade das testemunhas aumenta de duas para trs, importante lembrar que a lei excepcionalmente admite a possibilidade de ser realizado o testamento particular na presena de apenas uma testemunha, por exemplo, a pessoa que est no leito de morte e redige seu testamento no tendo tempo suficiente para atender ao requisito de convocar trs testemunhas. Dever se iniciar da ponta da folha, sem pargrafo, sem ponto para iniciao de outra frase, nada que fizer pausa e deixar espao em branco no testamento particular ser permitido, o testamento particular ser sequencial, isto um nico pargrafo que como dito, comear na ponta da folha, sem espaamento - do inicio ao fim, se houver qualquer espao, maior que o necessrio para que as palavras no se juntem, torna-se o testamento invlido. No poder conter nenhuma rasura, pode ser escrito em lngua estrangeira, neste caso alm do testador, as trs testemunhas devero dominar a lngua em que fora escrito o testamento. Por ser particular, o que menos obedecer a alguma forma especfica para sua realizao, poder ser redigido at mesmo em papel de po.

TESTAMENTOS ESPECIAIS Suas modalidades so martimo, aeronutico e militar. So comuns entre eles as modalidades martima e aeronutico, diferenciando-os apenas pelo nome, eles tm o prazo de validade, este ser de 90 dias, contados a partir da elaborao do testamento, isto , se o testador, no falecer dentro dos noventa dias, o testamento ir caducar. Ser realizado pelo comandante ou capito, ou mesmo quem estes indicar, importante lembrar que o capito ou comandante e somente ele quem indicar a pessoa que poder

redigir o testamento, o testamento dever ser realizado na presena de duas testemunhas, ficar sobre custdia do comandante ou capito que dever assim que aportar o navio, pousar o avio, ou retornar o militar, registrar em cartrio este testamento, o testamento especial ter validade maior do que aquele que j exista anteriormente registrado em cartrio, durante seu prazo de vigncia, porm caso seja realizado testamento ordinrio, posterior ao especial, aquele que ser o vlido. A diferena do testamento militar para os outros, que o testador est em guerra, podendo ser ele da marinha, aeronutica ou exrcito, as formalidades depender de onde est o combatente, se estiver internado, a pessoa competente para realizar o testamento, ser do diretor (aquele que comanda) da unidade hospitalar, se estiver em combate, a pessoa competente ser o seu superior, isto , o comandante da tropa, se ele estiver na linha de frente do combate e no for possvel contato com o comandante, e sendo o militar atingido mortalmente, qualquer daqueles que estiver com ele, ter competncia para realizar o testamento, neste caso excepcional, poder at mesmo ser admitido o testamento verbal, caso no haja tempo de se realizar a escrita do mesmo. Se for o militar mais graduado (general), quem pretende fazer o testamento militar, o competente para realizar o testamento ser o seu substituto imediato.

T1 = 05/04 M1 = 12/04 Inter = 15/05 T2= 24/05 M2 = 07/06

You might also like