You are on page 1of 7

ESCOLHAS LINGUSTICAS NA CONSTRUO DO HUMOR EM TIRINHAS: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DA LNGUA MATERNA Jos Teixeira Neto - UFS

... reconhecer e utilizar o recurso da quadrinizao como ferramenta pedaggica parece impor-se como necessidade, numa poca em que a imagem e a palavra, cada vez mais, associam-se para a produo de sentido nos diversos contextos comunicativos (MENDONA, 2002, p. 207).

INTRODUO

Comumente, vemos e ouvimos professores de lngua portuguesa dizerem que seus alunos no gostam de ler, muito menos de escrever. Porm, no se parou para pensar no seguinte questionamento: no gostam de ler o qu? No gostam de escrever o qu, e para quem? Neste artigo, pretendemos abrir uma discusso acerca do ensino de lngua materna no tocante anlise lingustica de algumas tirinhas que circulam no s em jornais, como em livros didticos de portugus, com o objetivo de tornar o ensino dessa disciplina mais eficiente e produtivo. Para isso, procuraremos explicar as escolhas lingusticas de que se valem os autores de algumas tiras para darem significao ao texto e produzirem humor. Sabemos que as tiras gozam de grade prestgio na mdia impressa e que, por isso, so acessveis massa popular. At os livros didticos de portugus j as incluem em suas pginas, porm, com o fito de explorar alguns aspectos gramaticais do ponto de vista formal da lngua. Facilmente, vemos leitores, ao estarem de posse de um jornal, recorrerem seo onde se localizam as tiras, procura de descontrao. Levando isso em considerao, pode-se pensar em desenvolver um trabalho com as tirinhas em sala de aula, no para fazer estudos metalingusticos, mas para promover reflexes acerca dos recursos lingusticos que produzem humor e, assim, tornar os alunos capazes de perceberem a significao da mensagem atravs dos recursos lingusticos que se utilizam na lngua(gem). Neste artigo, sero analisados alguns aspectos lingusticos que causam o humor nas tiras que so veiculadas em jornais e nos livros didticos de portugus. Essa anlise procurar responder os seguintes questionamentos: quais recursos lingusticos produzem humor nas tiras em anlise? Podem-se considerar as tiras como gneros discursivos? A resposta primeira questo se dar a partir da anlise de determinados recursos lingusticos utilizados pelo autor de cada tirinha selecionada para este trabalho. J para a segunda indagao, nos pautaremos nos conceitos de Bakhtin, que discute o assunto com muita propriedade.

TIRINHAS: UM POUCO DE HISTRIA

A utilizao de desenhos, ligados ou no linguagem verbal, para estabelecer comunicao entre os povos, muito antiga. Segundo Eisner (1989), as HQs tiveram incio nas pinturas rupestres, o que evidencia que essa arte atravessou milnios, utilizadas por muitas civilizaes. Ianonne e Ianonne (apud Mendona, 2003:194)

admitem que, embora se possam encontrar rudimentos das HQs na arte pr-histrica, os precursores desse gnero, tal como o conhecemos hoje, surgiram apenas na Europa, em meados do sculo XIX, com as histrias de Busch e Topffer. Em 1964, Joaquim Salvador Lavado (Quino) publica pela primeira vez uma tira, a sua grandiosa obraprima: Mafalda (Ravagnani). De l para c, esse gnero ganhou um pblico variadssimo. Leem tirinhas jovens, adultos e crianas, atrados pela forma como apresentado o tema, e encantados pelas imagens. Alm disso, as tiras apresentam uma linguagem que agua a mente do leitor, j que, muitas vezes, o sentido do texto depende das escolhas lingusticas feitas pelo autor, o que leva o leitor a um ato de percepo e de esforo intelectual. Segundo Eisner (1078, p. 8), a leitura uma forma de atividade e de percepo. Nesse sentido, o leitor de tiras precisa estar atento s nuances da linguagem, por trs das quais est a mensagem que as tiras pretendem que o leitor perceba. Atualmente, as tiras constituem um importante veculo de leitura presente nos mais diversos jornais e livros didticos de que se tem conhecimento. Elas atraem a ateno dos leitores por seu carter humorstico e tambm pelo modo como se organiza o texto que as compe. Alm disso, apresenta ilustraes e imagens que contribuem para a significao da mensagem e personagens estereotipados por suas caractersticas e comportamentos tpicos. Nas tiras, consegue-se identificar a personagem tanto pelo seu discurso, quanto pelos seus hbitos, como o caso de Manolito, Susanita, Cebolinha, entre outros que fazem parte do gnero em questo, os quais, a cada nova tira, despertam a curiosidade do leitor, que j os conhece e fica na expectativa do que vem em cada quadrinho, uma vez que a surpresa se d sempre pelo no esperado, e no ltimo quadro. Ademais, nas tiras, as personagens possuem um comportamento que infringe os padres sociais considerados lgicos, gerando, assim, certa incongruncia, tendo em vista que esperamos dessas personagens uma atitude, e elas se comportam de modo contrrio, o que causa o humor. tambm nessa incongruncia que se percebe a crtica e, em alguns casos, a denncia que o autor das tiras pretende que o leitor as perceba.

TIRINHAS: UM GNERO QUADRO A QUADRO

Gneros textuais so enunciados especficos de cada situao comunicativa, tanto oral, como escrita. No caso das tirinhas, por apresentarem uma estrutura composicional relativamente fixa (geralmente, quatro quadrinhos, podendo ser composta de trs ou cinco), abordarem um tema, possurem um estilo, que identifica cada autor, e estarem presentes em um suporte de leitura, os jornais, por exemplo, constituem- se em um gnero discursivo. Quanto temtica, segundo Mendona (2003, p. 196), as tiras satirizam aspectos econmicos e polticos do pas e aparecem em dois subtipos: as tiras-piadas, em que o humor obtido atravs de estratgias discursivas, e as tiras-episdio, cujo humor baseado no desenvolvimento da temtica, de modo a realar as caractersticas das personagens. Segundo Bakhtin (2003, p. 262), os gneros discursivos so tipos de enunciados relativamente estveis, o que justifica a instabilidade quanto ao nmero de quadros de que algumas tiras so compostas. Nesse contexto, as tirinhas se caracterizam como um gnero textual com uma extenso menor que as histrias em quadrinhos,

que no possuem um nmero especfico de quadros atravs dos quais contada determinada histria, ao contrrio das tiras, em que a mensagem deve ser concluda em no mximo cinco quadros. No primeiro, apresenta-se a situao inicial; no segundo e terceiro, o conflito e o encaminhamento para o desfecho, que se encerra com uma surpresa, o no esperado, no ltimo quadro. Essa forma, como se nos apresentam todas as tiras que nos faz identific-las como um dos gneros discursivos que circulam no nosso cotidiano. Ningum, ao se deparar com tirinhas, as confunde com outro gnero, at mesmo com as histrias em quadrinho, com que possuem acentuadas semelhanas. Segundo Marcuschi (2003, p. 21), haver casos em que ser o prprio suporte ou ambiente em que os textos aparecem que determinam o gnero presente. Isso acontece com as tiras, cujo suporte mais comum so os jornais, que dispensam um espao garantido para a insero desse gnero em suas pginas. Alm do mais, seria incoerente uma tirinha aparecer numa revista de divulgao cientfica, uma vez que nessa revista s h espao para a exposio e discusso de temas ligados a pesquisas de carter cientfico.

AS TIRINHAS E O ENSINO DA LNGUA MATERNA

A imensurvel quantidade de gneros do discurso presente na sociedade representa quo diversificado e complexo o processo comunicativo. Cada gnero discursivo possui marcas lingusticas que lhe so peculiares, isto , contedos gramaticais que esto a servio do gnero. Segundo Mendona (2010, p. 77) as escolhas lingustico-discursivas presentes em um dado gnero no so aleatrias, mas ali esto para permitirem que um gnero funcione socialmente. Nesse sentido, papel do professor de lngua materna conhecer cada um desses recursos e levar a conhecimento do aluno para que ele compreenda a funcionalidade do gnero e, assim, entenda o processo comunicativo. No caso das tirinhas, estas podem ser uma ferramenta de trabalho bastante significativa para o aprendizado da lngua portuguesa, basta que o professor no se detenha ao estudo apenas da metalinguagem, mas funo social do gnero e reflexo sobre os recursos lingusticos a servio desse gnero. Para isso, faz-se necessrio mostrar as caractersticas das tirinhas e analis-las em seus aspectos lingustico-discursivos. Ainda de acordo com Mendona (2006, p. 84), cada recurso gramatical, cada estratgia de texto pode ter uma finalidade diferenciada, dependendo do gnero. Assim, buscando compreender como se constitui essa realidade lingustica no texto que se entende o papel comunicacional que o gnero desempenha na sociedade. Alm disso, as tiras so um rico material para o ensino da lngua materna, j que possuem acentuado poder de fazer rir, tendo em vista que os vrios recursos que constroem o humor, os quais vo dos lingusticos, objeto de anlise deste artigo, at os temticos. Entender o papel de determinado contedo gramatical no texto contribui para que o estudante de lngua portuguesa melhore seu desempenho como usurio dessa lngua. Isso porque o texto das tiras, para que surta o efeito esperado, o riso, exige reflexo acerca dos recursos lingusticos empregados para que se possa entender a mensagem de cada uma delas. No pretendemos, com este trabalho, apresentar receitas de como ensinar portugus, mas analisar alguns recursos lingusticos utilizados pelos autores, nesse caso, de tirinhas, para produzir sentido, associando lngua e imagem. claro que essa anlise no d conta dos inmeros efeitos de sentido que a lngua portuguesa

proporciona, mas busca alertar os envolvidos no processo de ensino dessa lngua que no vale a pena ocupar o tempo da aula de lngua materna com estudos metalingusticos. mais produtivo fazer o estudante de portugus entrar em contato com situaes concretas de uso dessa lngua.

TIRINHAS EM ANLISE

As tirinhas constituem-se em um gnero textual, cuja linguagem composta de mecanismos lingusticos que exigem do leitor habilidades quanto ao domnio dos recursos que a linguagem oferece para que se produza sentido. S ser capaz de perceber o humor produzido pelas tirinhas o leitor atento aos efeitos de sentido causados pela utilizao de determinado fenmeno lingustico. Na tira abaixo, por exemplo, o humor se d no nvel fonolgico: Cebolinha convida Mnica para brincar de carrinho, mas como ele tem problema de trocar o fonema r por l, fato caracterstico da personagem, Mnica confunde a mensagem por causa da troca dos fonemas na fala de Cebolinha, pensa que ele est querendo brincar de fazer carinho um no outro e corre para abra-lo e acarici-lo, o que gera o humor e o riso, j que o convite foi outro e, normalmente, as meninas no brincam de carro, por ser uma brincadeira considerada de meninos. Tirinha 1

Fenmeno semelhante ocorre na tira 2, em que o humor causado pelo fato de a personagem do ltimo quadro ter confundido o termo regrada, falado pela personagem de vermelho (primeiro quadrinho), com regada, que sofreu a supresso do fonema r, entendido pelo personagem do ltimo quadro, o que f-lo direcionar a mangueira e molhar as duas personagens (segundo quadrinho). Tirinha 2

Na tirinha 3, o humor j causado pelo efeito de sentido ocasionado pelo emprego de um dos recursos estilsticos denominado hiprbole, que, segundo Cereja (2009, P.410), a figura de linguagem que consiste em expressar uma ideia com exagero. Nessa tira, Susanita, personagem aparentemente irnica, pergunta, no primeiro quadro, a Mafalda e a Miguelito se eles sabem que quando ela crescer vai ter filhos. Os dois, em alto e bom som, o que se percebe por meio dos recursos grficos utilizados para reproduzir a fala deles, respondem: J disse mil vezes. E Susanita, ironicamente, sem nenhuma demonstrao de irritao por causa da resposta que obteve, simplesmente diz que adora falar com gente bem informada, comportamento jamais esperado de algum que ouvisse uma resposta como a de Mafalda e Miguelito. O humor aqui se percebe no pela resposta em si, J disse mil vezes, mas por Susanita ter entendido que j havia dado a informao aos dois aquela quantidade de vezes e, consequentemente, eles estariam bem informados. Vejamos: Tirinha 3

Na tira 4, o humor causado pela ambiguidade gerada em nvel sinttico. Isso ocorre quando a personagem feminina diz que vai acertar um no homem com quem discute. A expresso com culos compreendida pela mulher como o instrumento com o qual ela o bateria. Na realidade, o homem questiona a ameaa por se considerar indefeso, j que usa culos, logo, isento de qualquer agresso. Porm, a mulher elimina tal iseno quando diz que usaria os prprios punhos para agredi-lo. Assim, a expresso com meus prprios punhos, na fala da personagem feminina (ltimo quadrinho) que se torna o instrumento da agresso, fato que provoca o riso, j que o leitor se surpreende com a resposta da mulher, que se mantm irredutvel no seu propsito. Alm disso, ainda motivo de riso o homem apanhar da mulher em nossa sociedade.

Tirinha 4

CONSIDERAES FINAIS

A anlise das tirinhas neste trabalho contribui para que se perceba a riqueza lingustica de que composto esse gnero textual. Mostra tambm que para se perceber o humor que as tiras produzem, necessrio que, alm dos conhecimentos de mundo, tenhamos habilidades lingusticas para compreender o sentido do texto a partir dos recursos que a linguagem oferece. Nesse sentido, no basta um ensino de lngua que privilegie somente o estudo de categorias gramaticais e/ou de sintaxe em frases isoladas, mas sim, um ensino que trate tais questes gramaticais a servio da construo do gnero, isto , fazer o aluno identificar o papel que cada uma delas desempenha no texto, bem como reconhecer o efeito de sentido que produzem no momento da leitura. Insistir em uma prtica pedaggica que s privilegie a metalinguagem negar os aspectos discursivos da lngua e conden-la condio de um igap 1, isto , considerar a lngua como um fenmeno esttico e imutvel, isolada do contexto scio comunicativo. Portanto, o ambiente escolar deve proporcionar ao aluno o conhecimento dos recursos que a linguagem oferece para produzir sentido, a fim de que ele possa se desenvolver como um cidado letrado. Uma proposta pedaggica que assim se construir formar indivduos capazes de, atravs do instrumento de comunicao de que dispe, a lngua, agirem e reagirem de acordo com a leitura com que venha a se deparar. O importante , sobretudo, que o estudo da anlise aqui proposta pode contribuir para a formao de leitores e produtores de texto capazes de perceber a infinidade de sentidos que os recursos lingusticos oferecem na construo de um texto. Observamos ainda, com a anlise das tirinhas selecionadas para este estudo, que o professor de lngua materna deve estar ciente de que o estudo de determinada categoria gramatical deve fazer sentido para o aluno, e no constituir-se num exerccio de classificao e/ou localizao de termos sintticos.

Termo utilizado por Marcos Bagno no livro Preconceito lingustico: o que , como se faz.

REFERNCIAS

BAKHTIN, Mikhail. Esttica da criao verbal. So Paulo: Martins Fontes, 2003. CEREJA, William; COCHAR, Thereza. Gramtica reflexiva: texto, semntica e interao. So Paulo: Atual Editora, 2009. EISNER, Will. Quadrinhos e arte sequencial. So Paulo: Martins Fontes, 1989. MENDOA, Mcia Rodrigues de Souza. Um gnero quadro a quadro: a histria em quadrinhos . In: DIONSIO, Angela Paiva; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora. Gneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2003. MENDOA, Mcia Rodrigues de Souza. Anlise lingustica: refletindo sobre o que h de especial nos gneros. In: SANTOS, Carmi Ferraz; MENDONA, Mrcia; CAVALCANTI, Marianne C.B. Diversidade textual: os gneros na sala de aula (orgs). Belo Horizonte: Autntica, 2006. RAVAGNANI, Sabrina Valler. Um pouco dos personagens de Mafalda. In: RAVAGNANI, Sabrina Valler. A relao dos quadrinhos de Mafalda e Charlie Browm com a realidade social

You might also like