You are on page 1of 7

Banco de Dados 1

Manaus-AM

Alunos: Willian Barroso de Oliveira Ana Paula Loureiro Curso: Sistemas de Informao 6 Perodo Professor:

Normalizao de Dados

Manaus-AM Introduo Tenho como base principal no trabalho, a normalizao de dados, explicando o que a normalizao, para que serve e como utiliz-la, explorando ainda mais sobre a primeira, segunda e terceira formais nominais, mostrando em exemplos como elas so executadas.

Normalizao de Dados
A normalizao de dados uma srie de passos que se seguem no projeto de um banco de dados, que permitem um armazenamento consistente e um eficiente acesso aos dados em bancos de dados relacionais. Esses passos reduzem a redundncia de dados e as chances dos dados se tornarem inconsistentes. No entanto, muitos SGBDs relacionais no tm separao suficiente entre o projeto lgico da base de dados e a implementao fsica do banco de dados, e isso tem como consequncia que as consultas feitas a um banco de dados totalmente normalizado tm um mau desempenho. Nestes casos, usa-se por vezes a desnormalizao para melhorar o desempenho, com o custo de menores garantias de consistncia. Formas Nominais O Processo de normalizao aplica uma srie de regras sobre as tabelas de um banco de dados, para verificar se estas esto corretamente projetadas. Embora existam cinco formas normais (ou regras de normalizao), na prtica usamos um conjunto de trs Formas Normais. As formas normais mais conhecidas so, a primeira, segunda e terceira formas normais. Basicamente, aplicando e respeitando as regras de cada uma dessas formas normais, poderemos garantir um banco de dados mais ntegro, com uma grande possibilidade de sucesso no seu projeto. 1FN Primeira Forma Normal Uma entidade estar na 1FN, se e somente se, todos seus atributos (colunas) forem atmicos, ou seja no conter grupos repetitivos ou colunas que tenham mais de um valor. Passos a serem aplicados para consolidao da 1FN: Identificao da chave primria da tabela. - Identificao da coluna que contem dados repetidos e remov-las. - Criao de uma nova tabela com chave primria para armazenamento do dado repetido. - Criar uma relao entre a tabela principal e a tabela secundria Ex.

Na tabela acima, podemos identificar que o campo Telefones, contm informaes de mais de 1 telefone do cliente. Nesse caso, teremos que criar uma outra tabela, para que

possamos armazenar corretamente os telefones dos clientes. Abaixo como as tabelas devem ficar aps a normalizao.

2FN Segunda Forma Normal Uma entidade est na 2FN, se e somente se, estiver na 1FN e todos seus atributos (colunas) no chaves, dependam unicamente da chave primria. Se algum atributo depende de apenas uma parte da chave primria, isso considerada uma violao da 2FN. Passos a serem aplicados para consolidao da 2FN: - Identificar colunas que no so funcionalmente dependentes da chave primria da tabela - Remover a coluna da tabela e criar uma nova tabela com esses dados Ex.

Nesse exemplo, temos uma tabela que armazena dados de vendas de produtos. Para aplicar a 2FN, temos que separar os dados dos produtos, em uma entidade que contenham somente dados dos produtos, e nessa tabela de pedidos apenas dados referentes aos pedidos. Segue exemplo abaixo aps aplicao da 2FN.

3FN Terceira Forma Normal Uma entidade est na 3FN, se e somente se, estiver na 2FN e todos os atributos (colunas) no chave, forem mutuamente independentes, isto , no h dependncia funcional entre elas, e todas dependem nica e exclusivamente da chave primria de forma irredutvel. Passos a serem aplicados para consolidao da 3FN: - Identificar as colunas que so funcionalmente dependentes das outras colunas no chave - Remover essas colunas Ex.

Como podemos ver no exemplo acima, temos duas colunas indicando os valores do produto. A coluna ValorTotal, depende de uma outra coluna no chave. Isso um exemplo de informao redundante, ou seja, temos como saber o valor total dos produtos, sem a necessidade de armazen-lo. Nesse caso, vamos remover a coluna ValorTotal. Aps aplicar a 3FN a tabela ficar assim:

Existem outras formas normais, como a quarta e a quinta, porm, com a aplicao destas trs formas normais, j poderemos garantir um banco de dados mais saudvel e assim evitar possveis problemas no futuro.

Concluso

You might also like