You are on page 1of 4

Faculdade de Tecnologia de Jahu

Situações nos Aeroportos Brasileiros

José Antonio Magalhães 200922210

Rua Frei Galvão, S/N.º - Jd. Pedro Ometto – Jaú, SP – CEP 17212-650 – Fone Fax (14) 622-8280 www.netsite.com.br/ccf/fatec - E-mail: fatec.jau@netsite.com.br

pelo qual circularam 16. A situação torna-se mais preocupante com a proximidade da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas do Rio de Janeiro. em 2016. provocando estrangulamento em 17 dos 20 maiores aeroportos". também em São Paulo. eventos esportivos que levarão a um aumento significativo do número de pessoas circulando nos aeroportos.9 milhões de passageiros por ano e em 2011 recebeu 30 milhões. o que representa uma taxa de ocupação de 121%. o maior do país. que tem capacidade para atender 24. O relatório foi elaborado. e a estrutura dos terminais aeroportuários pouco se alterou. Apenas Galeão teria boa situação. O estudo assinala que os investimentos nos aeroportos do país foram inferiores à necessidade e por isso os terminais atendem um número de passageiros que está acima de sua capacidade total. configurando uma taxa de ocupação de 141 %. A pesquisa cita como exemplo o aeroporto internacional de São Paulo. e no estágio atual dos .Maior parte dos aeroportos brasileiros está em situação crítica Principais aeroportos brasileiros (20 unidades) estão em uma situação "crítica" ou "preocupante" devido ao excesso de passageiros e 12 deles operam acima do limite de sua capacidade. quatro milhões mais do que permite sua capacidade. Mesmo se todas as obras forem concluídas até 2014. A entidade também questionou o fato de apenas 0. apontou o relatório.8 milhões de passageiros no ano passado. antes da concessão a administradores privadas dos aeroportos de Brasília. cujas reformas ainda estão em fase inicial na maioria deles.7% do Produto Interno Bruto (PIB) ter sido destinado ao setor de transportes. São Paulo e Campinas. isso não quer dizer que a aviação civil brasileira a possibilidade de um grande vexame no Mundial. apontou o Ipea. Com base no tempo médio de uma obra de infraestrutura de transporte de grande porte no Brasil. O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou que só os aeroportos das cidades de Porto Alegre. Dos treze aeroportos brasileiros que receberão investimentos para modernização e aumento de capacidade para a Copa do Mundo de 2014 O estudo do Ipea apresenta informações alarmantes. "O crescimento da demanda foi muito significativo nos últimos nove anos. Brasil passará vexame com aeroportos na Copa de 2014 Estudo do Ipea prevê que nove dos treze aeroportos que serão reformados para 2014 não ficarão prontos a tempo do evento. ou seja. Salvador e Manaus funcionam em condições "adequadas". O mesmo ocorre no aeroporto de Congonhas.

e o atual aeroporto receberá investimentos para ampliar o terminal de passageiros.7 milhões. Fortaleza. "A análise do plano de investimentos para os aeroportos da Copa sugere que as obras foram planejadas com subdimensionamento da demanda futura. Guarulhos (SP). um novo aeroporto em Natal não ficaria pronto antes da Copa de 2014. Se.4% na capacidade. De qualquer forma. As obras do aeroporto de Curitiba podem ficar prontas até junho de 2014. a capacidade dessas unidades será de 148. com taxa de ocupação acima de 100%. "se tudo der certo". Dez aeroportos estariam em situação crítica. por exemplo. Levando em conta o crescimento da economia brasileira. Curitiba e Fortaleza . mas a capacidade não foi divulgada. as obras de ampliação de nove dos 12 aeroportos em funcionamento nas 12 cidades da Copa de 2014 não deverão ser concluídas até o início do evento esportivo. No ano passado. A licitação do Galeão. a fim de diminuir a demora na execução das diferentes etapas desse tipo de gasto. conforme dados da Infraero. Essa previsão é otimista. ainda está sendo aguardada. ferroviário e aquaviário. como a construção de terminais temporários. durante o ano de 2014. "Ela investe recursos em transporte rodoviário. o instituto concluiu que os aeroportos de Manaus. diz o estudo. no Rio. Cofins. sugeriu que se pensasse em um plano B. Brasília. O instituto também menciona a participação da iniciativa privada. Na ocasião. o Ipea sugere que o poder público poderia estabelecer procedimentos diferenciados em relação às obras de infraestrutura nos aeroportos. Com as reformas. Salvador. Brasília e Guarulhos. Cuiabá. 14 operam acima da capacidade. o Ipea estima que o movimento de passageiros vai crescer em média 10% ao ano. Entre eles. Para o Ipea. para um aumento de 57. cinco – Galeão (Rio).trabalhos em cada aeroporto. segundo o Ipea. Maioria dos aeroportos do Brasil opera acima da capacidade O técnico do Ipea reiterava que. Confins (Belo Horizonte) e os de Recife. Confins (MG) e Porto Alegre não deverão estar prontos para a Copa de 2014. E as obras no aeroporto de Recife se referem apenas à construção de uma torre de controle.atuam no limite da eficiência operacional. Apenas para o setor aeroportuário não há investimentos privados". O instituto lembra que o governo federal assegurou à Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) 5. . Campinas (SP). Como solução para o possível atraso.8 milhões de pessoas nos treze aeroportos da Copa. o governo licitou e passou às mãos da iniciativa privada três aeroportos. dos 20 maiores aeroportos do Brasil. chegando a 151. o aeroporto do Galeão (RJ) já está em obras e tem uma situação operacional adequada. porque não leva em conta problemas como um questionamento do Tribunal de Contas da União (TCU). As obras do novo aeroporto de Natal não têm previsão de conclusão.6 bilhões de reais para investir nesses treze aeroportos.

BIBLIOGRAFIA http://www1.abril.shtml http://veja.ipea.br/noticia/brasil/brasil-passara-vexame-com-aeroportos-na-copa-de-2014 http://www.br/portal/index.gov.uol.com.br/mercado/1062135-maior-parte-dos-aeroportos-brasileiros-estaem-situacao-critica-diz-ipea.com.php?option=com_content&view=article&id=17771&cati d=159&Itemid=75 .folha.

Related Interests