You are on page 1of 10

Ficha De Informao De Segurana Para Produto Qumico (FISPQ)

HEXANO
Pgina 1 /10

01 . IDENTIFICAO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome: HEXANO Empresa: Distribuidora de Produtos Jacar Ltda. Endereo: Al. 1 Sagto Baslio N. da Costa, 267 Parque Novo Mundo . SP . 02186-040 Telefone: (11) 2954-5454 Fax: (11) 2631-2180 E-mail: contato@ditribuidorajacare.com.br Tel. Emergncia 0800 . 0148110 CEATOX (Centro de Toxicologia) 0800 - 111 767 SOS COTEC (Atendimento Emergencial) 0800 - 70 71 767 SOS COTEC (Atendimento Emergencial) 02 . COMPOSIO E INFORMAO SOBRE OS INGREDIENTES Tipo de Produto: Mistura de ismeros de Hexano Natureza qumica: Hidrocarbonetos Ingredientes ou Impurezas que contribuam para o perigo: Nome Qumico CAS Number Faixa de Concentrao Smbolo Frases R Hexano 110-54-3 97,0% F / Xn R 11 Outros hidrocarbonetos saturados No se Aplica 3% F / Xn R 11 Benzeno 71-43-2 < 0,8 % F / Xn R 11/R 48/20 Sistema de Classificao: Os ingredientes foram classificados de acordo com a Diretiva 67/548/EEC. 03 . IDENTIFICAO DE PERIGOS Perigos mais importantes Perigos fsicos/qumicos: Lquido Inflamvel. Perigos especficos: Lquido inflamvel e nocivo. Efeitos do produto: Efeitos adversos sade humana: Produto que altera o comportamento

Ficha De Informao De Segurana Para Produto Qumico (FISPQ)

HEXANO
Pgina 2 /10

Principais Sintomas: Se a exposio por prolongada, pode provocar dor de cabea, nuseas, tonteiras, perturbaes visuais e auditivas, alm de excitao. Efeitos ambientais: Os vapores so prejudiciais ao meio-ambiente. Classificao do produto qumico: Lquido inflamvel. Produto classificado de acordo com a Diretiva 67/548/EEC e com a NR-20. Da portaria nmero 3.214 de 08/06/78. Viso geral das emergncias: S2: Manter fora do alcance das crianas. S15/16: Manter afastado do calor e de qualquer chama ou fonte de fasca. No fumar. 04 . MEDIDAS DE PRIMEIROS SOCORROS: Inalao: Remova a vtima da rea contaminada, se necessrio inicie a respirao artificial. Se a vtima estiver respirando, mas com dificuldade, administrar oxignio a uma vazo de 10 a 15 litros/minuto. Obtenha socorros mdicos imediato, levando o rtulo do produto, sempre que possvel. Contato com a Pele: Retirar imediatamente roupas e sapatos contaminados. Lavar a pele com gua em abundncia, por pelo menos 20 minutos, preferencialmente sob chuveiro de emergncia. Procurar assistncia mdica imediatamente, levando o rtulo do produto, sempre que possvel. Contato com os Olhos: Lavar os olhos com gua em abundncia, por pelo menos 20 minutos, mantendo as plpebras separadas. Usar de preferncia um lavador de olhos. Procurar assistncia mdica imediatamente, levando o rtulo do produto sempre que possvel. Ingesto: No provocar vmito. Se a vtima estiver consciente, lavar a sua boca com gua limpa em abundncia e faz-la ingerir gua. Procurar assistncia mdica imediatamente, levando o rtulo do produto, sempre que possvel. Proteo do prestador de primeiros-socorros: Em todos os casos procurar atendimento mdico. No caso de um acidente de grandes propores o prestador de socorro dever estar com todo o EPI necessrio. Retirar roupas contaminadas.

Ficha De Informao De Segurana Para Produto Qumico (FISPQ)

HEXANO
Pgina 3 /10

Notas para o mdico: Depressor do sistema nervoso central. Em caso de contato com a pele e/ou olhos no friccione as partes atingidas. 05 . MEDIDAS DE COMBATE A INCNDIO: Meios de extino apropriados: Espuma para hidrocarbonetos, p qumico e dixido de carbono (CO2). Mtodos de extino no apropriados: Jato d.gua de alta presso. Perigos especficos: Pode haver aumento da presso interna dos recipientes e reservatrios expostos ao fogo ou calor. O vapor pode deslocar-se at uma fonte de ignio e provocar retrocesso de chamas. Mtodos especiais: Resfriar com neblina d.gua todos os recipientes expostos ao calor. Proteo dos Bombeiros: Usar equipamento autnomo para penetrar em ambiente fechado. 06 . MEDIDAS DE CONTROLE PARA DERRAMAMENTO OU VAZAMENTO: Precaues pessoais: Precaues mnimas Isolar a rea. Manter afastadas pessoas sem funo no atendimento da emergncia. Sinalizar o perigo para o transito, e avisar ou mandar avisar as autoridades locais competentes. Eliminar toda fonte de fogo, calor ou fasca e desligar os circuitos eltricos do veculo. No caso de transferncia do produto para recipientes de emergncia usar somente bombas prova de exploso e aterrar eletricamente todos os elementos do sistema em contato com o produto. No efetuar transferncia sob presso de ar ou de oxignio. Evitar o contato com a pele e os olhos. Meios de proteo: Equipamento de proteo individual para pequenas exposies: luvas e avental impermeveis e resistentes a solventes, botas, culos de segurana hermticos, mscara semifacial com filtro para vapor orgnico. Medidas de emergncia: Circundar as poas com diques de terra, vermiculita ou outros materiais inertes. Remover todos os materiais incompatveis.

Ficha De Informao De Segurana Para Produto Qumico (FISPQ)

HEXANO
Pgina 4 /10

Precaues ao meio ambiente: Para conter vazamentos utilize materiais absorventes no inflamveis. Evite que o produto entre em contato com solo, rios e lagos. Sistemas de alarme: Ocorrendo a poluio de guas, notificar as autoridades competentes. Mtodo para limpeza: Interdio No utilizar gua sem orientao especfica. No utilizar motores comuns ou exploso na transferncia de produto derramado. Recuperao: Remover o produto derramado para outro recipiente independente, providenciando aterramento adequado de todos os equipamentos utilizados. Conservar o produto em um recipiente de emergncia, devidamente etiquetado e bem fechado, para posterior reciclagem ou eliminao. Neutralizao: No jogar gua. Cobrir o produto no recuperado com terra, areia, vermiculita ou outro material inerte. Pequenos vazamentos devem ser absorvidos em papel toalha e queimados em capela. Limpeza/descontaminao: Recolher o produto empoado atravs de caminho vcuo-truck (limpa fossa) em recipiente independente. Cobrir o local com terra, areia, vermiculita ou similar. Recolher as guas de atendimento s emergncias, o solo e material contaminado para outro recipiente independente. Utilizar ferramentas antifaiscantes. Eliminao: A disposio final desse material contaminado dever ser acompanhada por especialista e de acordo com a legislao local vigente. Recomenda-se a incinerao em instalao autorizada.Este material considerado um resduo perigoso por ser reativo. 07 . MANUSEIO E ARMAZENAMENTO : MANUSEIO Medidas Tcnicas: Ventilao local exaustora onde os processos assim o exigirem. Todos os elementos condutores do sistema em contato como produto devem ser aterrados eletricamente. Instalar uma cuba de reteno.

Ficha De Informao De Segurana Para Produto Qumico (FISPQ)

HEXANO
Pgina 5 /10

Precaues para manuseio seguro: Devem ser utilizados equipamentos de proteo individuais (EPI) para evitar o contato com a pele e mucosas. Evitar fascas de origem eltrica, eletricidades esttica, etc. no fumar. No transfira o produto sob presso de ar ou oxignio. Conselho de utilizao: Manipular respeitando as regras gerais de segurana e higiene industrial. Chuveiros de emergncia e lavador de olhos devem ser instalados nos locais de uso e estocagem. ARMAZENAMENTO: Medidas tcnicas apropriadas: O piso de local de depsito deve ser impermevel, no-combustvel e possuir valas que permitam o escoamento para reservatrio de conteno. Tanques de estocagem devem ser circundados por diques de conteno e ter drenos para o caso de vazamento. Condies de armazenamento: Adequadas Deve ser efetuada em locais bem ventilados. Os recipientes devem ser hermeticamente fechados. A evitar Exposio do produto luz do sol, chuva e temperaturas elevadas. Materiais incompatveis: Oxidantes fortes (como cloro lquido, oxignio concentrado e tetraxido de dinitrognio). Materiais seguros para embalagens: Conservar o produto somente na embalagem original. Recomendadas: Tambores metlicos. Inadequadas: Tambores plsticos. 08 . CONTROLE DE EXPOSIO E PROTEO INDIVIDUAL: MEDIDAS DE CONTROLE DE ENGENHARIA: Monitoramento peridico da concentrao dos vapores nas reas de utilizao. Utilizar ventilao/exausto nos locais de trabalho. Parmetros de controle especficos: Limites de exposio ocupacional: Valor limite (Brasil,Portaria MTb 3214/78, NR 15 . Anexo 13a): Benzeno: Limite de tolerncia . mdia ponderada (8 h/dia) = 3,19 mg/m (1 ppm). Grau de insalubridade: mximo. Absoro pela pele: Sim Indicadores biolgicos ( Brasil, Portaria MTb 24/1994, NR 7 . Quadro 1)

Ficha De Informao De Segurana Para Produto Qumico (FISPQ)

HEXANO
Pgina 6 /10

Hexano: IBMP:5mg/g creat.(2,5-hexanodiona/urina). Valor limite ( EUA, ACGIH) Hexano: TLV/TWA: 50 ppm. Benzeno: TLV/TWA:0,5 ppm,cancergeno Valor limite (EUA, NIOSH) Hexano:IDLH: 5.000 ppm. Benzeno: IDLH: 500 ppm. Procedimentos recomendados para monitoramento: Adotar procedimentos nacionais e/ou internacionais. Norma regulamentadora nmero 15 do Ministrio do Trabalho; normas de higiene do trabalho da FUNDACENTRO, procedimentos NIOSH, ou procedimentos ACGIH. EQUIPAMENTO DE PROTEO INDIVIDUAL: Proteo Respiratria: Baixas concentraes (at 500 ppm): respirador com filtro qumico para vapores orgnicos.Respirador com suprimento de ar ou autnomo se a concentrao do produto no ambiente for superior ao limite de tolerncia e/ou se houver deficincia de oxignio. Proteo para as mos: Luvas impermeveis resistentes a solventes. Proteo dos olhos: culos de segurana hermticos para produtos qumicos. Proteo pele e corpo: Aventais e botas impermeveis, resistentes a solventes. Medidas de Higiene: Tirar imediatamente roupas contaminadas ou saturadas.Lavar as mos antes das refeies e ao final da jornada de trabalho.Tomar ducha ou banho aps a jornada de trabalho.Nunca sifonar o produto pela boca.Em caso de emergncia utilizar ducha e lavar os olhos. 09 . PROPRIEDADES FSICO-QUMICAS: Estado Fsico: Lquido lmpido Cor: Incolor Odor: Suave Temperaturas especficas ou faixas de temperatura nas quais ocorrem mudanas de estado fsico: Ponto de Ebulio 68 C @ 101,325 kPa (760 mmHg) Ponto de Fuso: -96C Ponto de Fulgor: -35 C (vaso fechado) Limite de explosividade Superior 6,9% Inferior 1,2%

Ficha De Informao De Segurana Para Produto Qumico (FISPQ)

HEXANO
Pgina 7 /10

Presso de Vapor 0,42 kgf/cm2 (Mx.) @ 37,8C. Densidade Relativa, (20/4C): 0,672g/cm3 Solubilidade: gua - desprezvel Solventes Orgnicos - solvel em vrios. Ex: lcool, clorofrmio, etc. 10 . ESTABILIDADE E REATIVIDADE: Estabilidade: Em condies recomendadas de armazenamento o produto estvel. Reaes perigosas: Nenhuma, quando o produto armazenado, aplicado e processado corretamente. Condies a evitar: Temperaturas elevadas. Contatos com agentes oxidantes. Fontes de calor e ignio. Materiais a evitar: Materiais oxidantes(cloro lquido, oxignio concentrado e tetraxido de dinitrognio).. Produtos perigosos da decomposio: Produz gases nocivos como CO, CO2. 11 . INFORMAES TOXICOLGICAS: Toxicidade Aguda: -Inalao: Hexano: CL50 (homem, 10 min.) = 5.000 ppm (sistema nervoso central). Benzeno: CL50 (rato, 7h) = 10.000 ppm -Ingesto: Hexano: DL50 (rato) = 28.710 mg/kg Benzeno: DL50 (rato, oral) = 3.308 mg/kg Sintomas: Se a exposio for prolongada, pode causar dor de cabea, nuseas, tonteiras, perturbaes visuais e auditivas, alm de excitao. Pode produzir depresso moderada, seguida a falta de coordenao motora, confuso mental, podendo evoluir at a perda da conscincia. Pode causar vmitos e diarria, alm de efeitos narcotizantes, se ingerido. Leses do sistema nervoso perifrico podendo causar formigamento, alteraes de sensibilidade e da marcha. Pode causar arritmia cardaca.

Ficha De Informao De Segurana Para Produto Qumico (FISPQ)

HEXANO
Pgina 8 /10

Efeitos locais: -Inalao: Pode provocar irritao das vias areas superiores com tosse mida (secreo mucosa). -Contato com a pele: Irritante -Contato com os olhos: Pode causar irritao, principalmente em contato com o hexano na forma lquida. Toxicidade crnica: -Ingesto: Pode causar vmitos e diarria, alm de efeitos narcotizantes se ingerido. -Contato com a pele: Dermatite por ressecamento. 12 . INFORMAES ECOLGICAS : Efeitos Ambientais, comportamentos e impactos do produto: Mobilidade: Voltil. Impacto ambiental: Os vapores so prejudiciais ao meio ambiente. Ecotoxicidade: - Efeitos sobre organismos aquticos: Produto considerado poluente hdrico. Pode transmitir qualidades indesejveis gua prejudicando seu uso. - Efeitos sobre organismos do solo: Pode afetar o solo e, por percolao,degradar a qualidade das guas do lenol fretico. 13 . CONSIDERAES SOBRE TRATAMENTO E DISPOSIO: Mtodos de tratamento e disposio: Produto: Coprocessamento, decomposio trmica ou aterro industrial, de acordo com a legislao local vigente. Restos de produtos: Resduos que no sero mais utilizados devem ser descartados conforme legislao local vigente, em instalao autorizada. Embalagem usada: A embalagem no deve ser reutilizada.

Ficha De Informao De Segurana Para Produto Qumico (FISPQ)

HEXANO
Pgina 9 /10

14 . INFORMAES SOBRE TRANSPORTE: Regulamentaes Nacionais e Internacionais: Terrestre: Nmero da ONU: 1208 Classe de Risco: 3 Nmero de Risco: 33 Grupo de Embalagem: II Nome apropriado para embarque: HEXANOS. 15 . REGULAMENTAES: Regulamentaes: 88/379/EEC (Classificao e Rotulagem) Classificaes/smbolo: F . Inflamvel; Xn - Nocivo Frases de risco: R11. Substncia Inflamvel. R48/20 . Nocivo: exposio prolongada por inalao pode causar danos srios sade. Frases de Segurana: S02 Manter fora do alcance das crianas. S9 Manter recipiente em local bem arejado. S16 Manter longe de fontes de ignio . proibido fumar. S24/25 Evitar contato com os olhos e a pele. S29 No deixar entrar no sistema de esgoto. S51 Manusear exclusivamente em lugares bem arejados. Informaes sobre riscos e segurana conforme escritas no rtulo: Produto inflamvel. EXPLOSIVIDADE RECOMENDAES ESPECIAIS 4- Extremamente Inflamvel 0-Estvel (No Reage) 1-Levemente Perigoso

Ficha De Informao De Segurana Para Produto Qumico (FISPQ)

HEXANO
Pgina 10 /10

16 . OUTRAS INFORMAES: Referncias bibliogrficas: Diretiva 67/548/EEC Portaria nmero 3.214 de 08/06/1978 Resoluo n 420 de 12/02/2004 Resoluo n 701 de 25/08/2004 Resoluo n 1644 de 26/09/2006 As informaes e recomendaes constantes desta publicao foram pesquisadas e compiladas de fontes idneas e capacitadas para emiti-las, sendo os limites de sua aplicao os mesmos das respectivas fontes. Os dados dessa ficha de informaes referem-se a um produto especfico e podem no ser vlidos onde este produto estiver sendo usado em combinao com outros.A Distribuidora de Produtos Jacar Ltda. esclarece que os dados por ela coletados so transferidos sem alterar seu contedo ou significado. A Distribuidora de Produtos Jacar Ltda. mantm um Departamento Tcnico, destinado a orientar os usurios, na correta aplicao dos seus produtos de linha.As informaes e/ou orientaes podem ser obtidas pelo telefone 11-2954-5454 (chamadas em todo o territrio nacional).

You might also like