You are on page 1of 22

Psicologia da Sade nas Organizaes

Ana Sousa Aluno n. 21171062


INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE COIMBRA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUMICA E BIOLGICA LICENCIATURA EM ENGENHARIA E GESTO INDUSTRIAL GESTO DE RECURSOS HUMANOS ANO LECTIVO 2007/2008

Assuntos a debater
9 Definio

de Psicologia da Sade 9 Especificidade da Psicologia da Sade 9 Sade Ocupacional 9 Definio de Stress Ocupacional 9 Desenho de Postos de Trabalho fsica e mentalmente mais saudveis 9 Ergonomia
2

Psicologia da Sade
um domnio da Psicologia que recorre aos conhecimentos e s tcnicas de diversas reas da Psicologia, com vista promoo e proteco da sade e preveno e tratamento da doena. (Matarazzo, 1982; cit. em Pais Ribeiro, 1998) PSICOLOGIA CLNICA: visa ajudar as pessoas com alteraes comportamentais ou perturbaes mentais a alcanarem modos mais satisfatrios de ajustamento pessoal ou de auto-expresso. (Shakow, 1975; cit. em Pais Ribeiro, 1998)
3

Especificidade da Psicologia da Sade


Psicologia Clnica
Interveno em situaes de doena Visa o sujeito Teraputica

Psicologia da Sade
Intervenes para promoo da sade Pode visar grupos ou comunidades Profilctica

Resoluo de situaes de Desenvolvimento de mal-estar situaes de bem-estar


FONTE: http://w3.ualg.pt/~snjesus/docs/aulas/aula1.pdf 4

Nos prximos anos poder-se- assistir ao nascimento de uma Psicologia da Sade nas Organizaes, subsidiria quer da Psicologia da Sade quer do Comportamento Organizacional. No se defende a transformao dos psiclogos organizacionais em psiclogos da sade ao servio das organizaes, mas antes a incluso da preveno da sade nas preocupaes correntes da gesto do pessoal. Relacionada com a qualidade de vida no trabalho, encontrase a questo da Sade Ocupacional.
5

Sade Ocupacional
a promoo e preservao da integridade fsica do trabalhador, atravs da deteco dos factores que interferem na sua sade, tais como os riscos inerentes ao seu meio de trabalho. (Servio Social da Indstria, SESI)

Doenas Ocupacionais

Doenas do trabalho / Doenas ocupacionais

So decorrentes da exposio do trabalhador aos riscos da actividade que desenvolve. Podem causar afastamentos temporrios, repetitivos e at definitivos. A maior incidncia destas doenas ocorre na faixa dos 30 aos 40 anos, prejudicando a produtividade do trabalhador e pode mesmo interromper a carreira e alterar a sua qualidade de vida.

Principais causas das doenas ocupacionais


z

Agentes Fsicos
Rudo 9 Temperatura 9 Vibraes 9 Radiaes
9

z z

Agentes Qumicos
9

Utilizados nas indstrias (podem causar danos sade) Microorganismos como bactrias, vrus e fungos

Agentes Biolgicos
9

Doenas ocupacionais mais comuns


z

z z

Doenas das vias respiratrias: so inaladas substncias agressivas no ambiente de trabalho que se depositam nos pulmes, provocando falta de ar, tosse, espirros e irritaes nos olhos. Perda auditiva relacionada ao trabalho: diminuio gradual da audio decorrente da exposio contnua a elevados nveis de rudo. Intoxicaes exgenas: causadas pelos pesticidas, chumbo, mercrio, solventes orgnicos, etc. LER/DORT (Leso por Esforo Repetitivo / Distrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho): conjunto de doenas que atingem principalmente os msculos, tendes e nervos. O problema decorrente do trabalho com movimentos repetitivos, esforo excessivo, m postura e stress, entre outros. Dermatoses ocupacionais: so alteraes da pele e das mucosas causadas, mantidas ou agravadas, directamente ou indirectamente, por determinadas actividades profissionais.
9

Mas os principais temas de interesse da Psicologia da Sade nas Organizaes so: 9 Stress ocupacional; 9 Desenho de Postos de Trabalho fsica e mentalmente mais saudveis. , clara a necessidade de uma estreita relao com a Ergonomia.

10

Stress Ocupacional
Surge quando o ambiente de trabalho coloca exigncias que excedem as competncias que o trabalhador pensa possuir para as enfrentar (ou controlar).
Nota: O stress no uma doena, s se for intensivo e prolongado que causa doenas do foro fsico e psquico.

As empresas e os seus colaboradores esto, naturalmente, sujeitos ambiguidade das mudanas constantes do meio, ou seja, sujeitos a um stress permanente. Desta forma se compreende a pertinncia da Gesto do Stress nas Organizaes.
11

Sintomas tpicos de stress gerados num processo de mudana organizacional: 9 Medo 9 Ansiedade A mudana uma das principais causas do stress.

Mas no se resolve apenas atravs de uma adequada gesto da mudana (apesar de esta ser fundamental).
12

Fontes de Stress
O stress nas organizaes emerge por: z Causas internas que tm apenas a ver com o indivduo, enquanto pessoa; so as exigncias ou as presses que ele exerce sobre si prprio.
Exemplos: sentido de responsabilidade, obrigao, perfeccionismo, culpabilizao, autocriticismo

Causas externas que tm a ver com as condies a que o indivduo est sujeito; so as exigncias ou as presses de que o indivduo alvo.
Exemplos: carga de trabalho, responsabilidade por pessoas ou materiais, presses financeiras, familiares, ambientais, etc

13

Independentemente das fontes que originam o stress no indivduo, a forma como este a percepciona que est verdadeiramente na origem do stress. Isto , o que fonte de stress para um indivduo poder no ser para outro. Esta percepo do indivduo influenciada por vrios factores, entre os quais se destacam: 9 Personalidade; 9 Experincias anteriores ao lidar com situaes iguais ou semelhantes; 9 Capacidade para resolver a situao percepcionada.
14

Processo de stress nas organizaes


As fontes, ao serem geradoras de stress, manifestam-se em sintomas, que consequentemente, geram custos para a organizao.
FONTES INTERNAS FONTES EXTERNAS
FONTE: CAMARA, P. B. et al, Humanator, 1997, 1 Ed.

PERCEPO DO TRABALHADOR

STRESS

SINTOMAS

CUSTOS

15

frequente ouvir-se aos indivduos que, se no sentem stress, no tm vontade de trabalhar ou o trabalho no rende. Stress positivo

Mas segundo os autores do Humanator DESAFIO


16

Diferena entre Desafio / Stress

PICO DO DESEMPENHO DESEMPENHO

Desafio ocorre quando o nvel de presso que exercido sobre o indivduo gera um estado de estimulao interna que maximiza o desempenho. Stress ocorre quando comea a ser exigido ao indivduo uma estimulao excessiva que o faz entrar em ruptura com o seu equilbrio e o seu desempenho posto em causa.
17

DESAFIO

STRESS

Apatia

Pnico

ESTIMULAO INTERNA
FONTE: CAMARA, P. B. et al, Humanator, 1997, 1 Ed.

Assim, cabe aos gestores de topo, desenvolverem nveis de presso nos seus colaboradores que lhes permitam sentirem as tarefas a realizar como desafiantes, incrementando assim a produtividade sem, todavia, serem sentidas como stressantes.

Trata-se, portanto, de uma gesto caso-a-caso, em que as diferenas individuais so claramente significativas (devido percepo do trabalhador).

18

Desenho de postos de trabalho fsica e mentalmente mais saudveis


As condies ambientais fsicas do trabalho representam um ponto importante nas muitas operaes de melhoria das condies em que o trabalhador se desenvolve. Meios actualmente usados para avaliar as condies ambientais so:
9 Mtodos de observao e anlise da situao de trabalho;

9 Medies; 9 Grelhas de avaliao; 9 Entrevistas; 9 Questionrios.


19

Ergonomia
Cincia que estuda as relaes entre o homem, o seu trabalho, equipamentos e meio ambiente, prevenindo o surgimento de doenas ocupacionais durante o processo de produo de actividades.

Objectivo: Adaptao do posto de trabalho, instrumentos, mquinas, horrios e meio ambiente s exigncias da funo, facilitando o desenvolvimento e o rendimento das actividades de trabalho.
20

Sintomas mais comuns, e que requerem a procura de um mdico:


9 Cansao excessivo 9 Desconforto aps um dia de trabalho 9 Inchao 9 Formigueiro nos ps e nas mos 9 Sensao de choques nas mos 9 Dor nas mos 9 Perda dos movimentos da mo

21

Bibliografia
z z

z z z z

http://w3.ualg.pt/~snjesus/docs/aulas/aula1.pdf CUNHA, M., Comportamento Organizacional Uma Panormica com Vista sobre a Questo Micro vs. Macro, Revista Portuguesa de Gesto II, 1994, pp. 65 http://www.sesipr.org.br/saude/FreeComponent85content298.shtm l http://www.catho.com.br/jcs/inputer_view.phtml?id=5799 http://www.estg.ipleiria.pt/files/354510_EST_45a3831419427.pdf ?swp_estg_website=6651ccf592143c26bf42ca37be8d1aba CAMARA, P. B. et al, Humanator Recursos Humanos e Sucesso Empresarial, Publicaes Dom Quixote, Lisboa, 1997, 1 Ed., pp. 189-205 BILHIM, J. A. F., Gesto Estratgica de Recursos Humanos, Instituto Superior de Cincias Sociais e Polticas, Lisboa, 2007, 3 Ed., pp. 321-322.
22

You might also like