You are on page 1of 3

Os principais indicadores fisiogrficos do Estado encontram-se aqui agrupados em blocos relativos diviso poltico-administrativa e sua evoluo histrica, caracterizao

ao geogrfica do territrio, ao meio ambiente, aos recursos naturais/vegetais/minerais/hdricos, acompanhados de diversos mapas e grficos ilustrativos. Os dados, na sua grande maioria, so disponibilizados por municpios, porm alguns encontram-se agrupados em nvel distrital ou regional. Em alguns casos, tratou-se de dados pontuais. Os estudos sobre a diviso poltico-administrativa e sua evoluo foram embasados nos memoriais descritivos de cada municpio, nos estudos de regionalizao administrativa do Governo do Estado e das microrregies geogrficas do IBGE. Ganha destaque a evoluo do nmero de municpios: os 18 criados em 1823 evoluram para 184, emancipados, em sua maioria, aps 1951, com a ltima consolidao territorial do Estado.

Grfico 1 - Evoluo Poltico-Administrativa - Cear

As informaes sobre a caracterizao geogrfica posicionam o Estado no contexto espacial, destacando-o atravs dos seus pontos extremos e limites, suas distncias em linha reta e distncias disponveis entre Fortaleza e demais capitais do Brasil e dos municpios cearenses, a altitude mdia das sedes municipais, bem como os pontos culminantes da hipsografia cearense.

As informaes sobre o solo so importantes para o planejamento e desenvolvimento de vrias atividades, em especial s ligadas agricultura. Os estudos de identificao, caracterizao, classificao e mapeamento proporcionam dados bsicos essenciais para os planejamentos estaduais, programas de experimentao agrcola, projetos de irrigao, conservao dos solos e programas de reforma agrria. Os solos predominantes no Estado do Cear apresentam as seguintes classificaes: Latossolo Distrfico e lico, Latossolo Eutrfico, Podzlico lico e Distrfico, Podzlico Eutrfico, Terra Roxa Eutrfica, Brunizem Avermelhado, Bruno no Clcico, Planossolo Soldico, Cambissolo Eutrfico, Vertissolo, Solonetz Solodizado, Solonchak Solontzico, Solos de Mangue, Solos Aluviais, Solos Litlicos, Regossolo Eutrfico, Areias Quartzosas e Dunas. Os indicadores das precipitaes pluviomtricas referentes ao Estado do Cear apresentam caractersticas de regime pluviomtrico do tipo tropical semi-rido, caracterizando-se pela irregularidade das chuvas no tempo e no espao. O primeiro aspecto caracterizado pela concentrao de chuvas num certo perodo de tempo, determinando a ocorrncia de dois momentos distintos: um chuvoso e outro seco ou de estiagem, o segundo, pelo total de chuvas ocorridas, de modo diferenciado, onde pode-se destacar a rea litornea com precipitao mdia de 1.300mm, o serto com 600mm e as serras midas, com 1.800mm. Os totais anuais de precipitao esto compreendidos pelas isoietas de 500 a 1800 mm, com uma estao chuvosa relativamente curta (trs a cinco meses), em contraposio a um perodo seco prolongado, o que acarreta a predominncia do clima semi-rido. Dado a insuficincia de recursos hdricos superficiais em algumas reas do estado, vale salientar a alternativa tomada para irrigao e abastecimento os mananciais hdricos do substrato, atravs de captao de reas subterrneas, por poos profundos tubulares onde encontram-se aqui catalogados de 1993 a 1997, incluindo sua localizao, profundidade e produo. O item que trata das unidades de preservao ou de conservao ambiental, parques e reservas florestais, demonstra que as presses sobre o meio ambiente tm provocado na sociedade uma preocupao com a preservao e conservao dos espaos, levando os poderes pblicos nos nveis federal, estadual e municipal e as instituies particulares, a criarem leis a fim de proteger a flora, fauna, recursos hdricos, monumentos naturais, entre outros. Desta forma, tem-se delimitadas inmeras unidades territoriais nos ltimos anos,

assim qualificadas: rea de Proteo Ambiental, Floresta Ecolgica, Floresta Nacional, Reserva Particular, Reserva Ecolgica, Parque Botnico, Estao Florestal de Experimentao. Outra preocupao com respeito ao meio ambiente refere-se s principais espcies de fauna cearense ameaadas de extino no Estado do Cear, como exemplo a ornitofauna. Assim, observa-se que algumas populaes encontram-se com ntida reduo de seus componentes causada por interferncia direta ou indireta do homem. As tabelas contm as principais espcies ameaadas com seus respectivos nomes cientficos, nomes populares e categorias, distribudas em duas categorias: 1. Ameaadas de extino (A) Txon, cujas populaes esto reduzidas ou em via de reduo a um nvel que pe em perigo sua sobrevivncia num futuro prximo, se as causas desse declnio no forem eliminadas a tempo. 2. Vulnervel (V) Txon, que poder passar em breve categoria anterior se as causas desses riscos no forem eliminadas. Incluem-se aqui txons com populaes depauperadas e ainda com populaes considerveis, mas em processo de declnio acelerado.

You might also like