You are on page 1of 3

Doenas profissionais

A actividade profissional pode ser responsvel por alteraes da sade se no for executada em condies adequadas.
O que so doenas profissionais? Doena profissional aquela que resulta directamente das condies de trabalho, consta da Lista de Doenas Profissionais (Decreto Regulamentar n. 76/2007, de 17 de Julho) e causa incapacidade para o exerccio da profisso ou morte. E se eu tiver uma doena que no consta da Lista de Doenas Profissionais? A Lei tambm considera que a leso corporal, a perturbao funcional ou a doena no includas na lista sero indemnizveis, desde que se provem serem consequncia, necessria e directa, da actividade exercida e no representem normal desgaste do organismo (Cdigo do Trabalho, n. 2 do art. 310). Em que que as doenas profissionais diferem das outras doenas? As doenas profissionais em nada se distinguem das outras doenas, salvo pelo facto de terem a sua origem em factores de risco existentes no local de trabalho. A quem compete fazer o diagnstico de doena profissional? Qualquer mdico, perante uma suspeita fundamentada de doena profissional diagnstico de presuno , tem obrigao de notificar o Centro Nacional de Proteco contra Riscos Profissionais (CNPRP), mediante o envio da Participao Obrigatria devidamente preenchida. O meu mdico disse-me que, provavelmente, tenho uma doena profissional. O que que vai acontecer a seguir? Se o seu mdico ou o mdico do trabalho da sua empresa tiver fortes suspeitas de que a sua doena pode ter uma causa laboral diagnstico de presuno -, ento, esse mdico dever preencher a Participao Obrigatria de Doena Profissional e envia-la para o CNPRP.

O centro ir estudar a situao e avaliar se se trata, ou no, de doena profissional, mediante solicitao do prprio trabalhador afectado, em impresso prprio. Tambm as prestaes pecunirias e em espcie devero ser requeridas ao CNPRP pelo trabalhador doente. O que o Centro Nacional de Proteco contra Riscos Profissionais (CNPRP)? uma instituio que pertence ao Ministrio do Trabalho e da Solidariedade Social e que tem por misso assegurar a preveno, tratamento, recuperao e reparao de doenas ou incapacidades resultantes de riscos profissionais. Tem um corpo de mdicos especialistas que se encarregam de certificar as doenas profissionais, isto , estudam as doenas que so comunicadas atravs das participaes e a as condies de trabalho em que se desenvolveram para compreenderem se existem, ou no, relaes entre ambas. E tenho direito a alguma indemnizao em caso de doena confirmada? Tem direito reparao do dano, tanto em espcie (prestaes de natureza mdica, cirrgica, farmacutica, hospitalar, etc.), como em dinheiro (indemnizao pecuniria por incapacidade temporria para o trabalho ou reduo da capacidade de trabalho ou ganho em caso de incapacidade permanente, etc.), entre outras. Sou funcionrio pblico. Tambm tenho direito reparao em caso de doena profissional? E em que que a minha situao diferente? Sim, tambm tem direito reparao, tanto em espcie como pecuniria, salvo que, neste caso, o CNPRP apenas procede qualificao da doena profissional.

No contexto da Administrao Pblica, compete Caixa Geral de Aposentaes a responsabilidade pela reparao, em todos os casos, de incapacidade permanente por doena profissional, devendo atribuir e pagar as penses e outras prestaes indemnizatrias decorrentes daquela situao.

You might also like