You are on page 1of 2

Ficha Técnica

Edição 1, 2003 Versão no. 01 Dezembro/2003

Sika Ferrogard® 903
Impregnante Inibidor de Corrosão para Estruturas de Concreto Armado.
Descrição SIKA® FERROGARD®903 é uma impregnação aquosa para estruturas de concreto armado, que possui alta afinidade pelo aço, formando um filme protetor na superfície deste. SIKA® FERROGARD®903 penetra no concreto por difusão líquida e vapor. n SIKA® FERROGARD®903 concede aos proprietários, projetistas, engenheiros e aplicadores uma nova tecnologia na inibição da corrosão, prolongando a vida útil de estruturas de concreto armado. n Protege contra os efeitos negativos da corrosão, penetrando pela superfície, mesmo de concretos densos, e migra até o aço, inibindo a corrosão. n Aumenta a durabilidade do concreto armado. n Não há necessidade de remoção do concreto ainda não fissurado ou desplacado para a proteção da armadura. n Fácil aplicação na superfície externa do concreto, utilizando pistola ou rolo. n Pode ser aplicado em estruturas de concreto que já mostra corrosão, após o reparo dos pontos danificados. n Não altera a capacidade de difusão do vapor de água na estrutura. SIKA® FERROGARD®903 é recomendado para todo o tipo de estrutura de concreto armado. Seus principais empregos são: n Pontes, rodovias e estradas submetidas a ambientes corrosivos. n Estruturas em contato com o mar ou nas suas proximidades. n Estacionamentos e garagens. n Tratamento de estruturas corroídas ou com risco de corroer, que ainda não tenham danos visíveis no concreto. n Estruturas e fachadas de concreto armado, para se aumentar a vida útil. Preparo do Superfície: A superfície do concreto deve estar limpa, isenta de pó, sujeiras, graxa, óleo, pinturas e partículas soltas. Para a limpeza, recomenda-se o hidrojateamento da superfície. Aguarde a secagem da superfície antes da aplicação. Quanto mais seca a superfície, melhor a eficiência de penetração do produto. Todos os requisitos para os substratos tratados com SIKA® FERROGARD®903, que serão revestidos ou pintados posteriormente, deverão ser observados cuidadosamente. Aplicação do Produto: A temperatura ambiente e da base devem estar entre 5 e 40°C. A aplicação pode ser feita com pincel, rolo de lã ou pistola pneumática de baixa pressão, saturando a superfície. O número de demãos que deve ser aplicado depende da absorção do substrato. Normalmente, são aplicadas 3 a 5 demãos para obter um bom resultado. O intervalo entre as demãos será de no mínimo duas horas. Quando a superfície tratada com SIKA® FERROGARD®903 for revestida, o seguinte procedimento deve ser efetuado:

Propriedades

Construção

Campo de Aplicação

Modo de Emprego

Sika Brasil

n Dois dias (ou mais) após a aplicação, molhar uma ou duas vezes com água limpa. n Deixar secar por 7 dias. n Lavar com água sob pressão e limpar bem a superfície. n Deixar secar por 3 dias. n Aplicar a pintura ou impregnante escolhido, observando as recomendações de preparo do substrato para o produto. Caso uma argamassa cimentícia de reparo deva ser aplicada sobre o substrato tratado com o SIKA® FERROGARD®903, o SIKA TOP®ARMATEC 110 EPOCEM deverá ser utilizado com ponte de aderência. Somente o SlKAGARD®720 EPOCEM deve ser utilizado como selador cimentício de poros do concreto tratado com o SIKA® FERROGARD®903. Limpeza: Utiliza-se água para a limpeza dos equipamentos. Observações: n Não aplicar o SIKA® FERROGARD®903 em tempo chuvoso. O tempo mínimo de secagem é de 6 horas. n Defeitos visíveis do concreto devem ser tratados por meios convencionais. n Dependendo das condições do substrato, a aplicação do SIKA® FERROGARD®903 pode escurecer ligeiramente a superfície. 25°C: 1,13 kg/l 18 meses em local abrigado, seco e fresco, nas embalagens originais e intactas. Bombona com 25 kg. Utilizar óculos de segurança e luvas de borracha ou sintética. Em caso de respingos nos olhos, lavar imediatamente com água corrente durante 15 minutos. Solicita atenção médica (oftalmologista). Em caso de contato com a pele, lavar com bastante água e sabão. Em caso de ingestão, não induzir ao vômito. Consulte um médico imediatamente. Usar máscara com filtro para vapor, quando for aplicado com pistola pneumática. Para maiores detalhes, consultar MSDS 123. Não permitir o vazamento em canais de esgotos, canalizações de águas ou solos. Descarte a embalagem em local adequado, conforme regulamentação vigente. Não utilizar a embalagem para estocar água potável ou alimentos.

Construção

Densidade Validade

Embalagem Segurança

Ecologia

Qualquer recomendação referente ao uso deste produto que é fornecido por nós ao comprador ou usuário, indiferente se é verbal ou escrita, é de boa fé, e está baseada em nossa experiência e no presente estado de conhecimento científico, e já foi aprovada na prática. Estes tipos de recomendações gerais servem apenas como um guia orientativo. Para informações técnicas adicionais ou em caso de aplicações específicas, entrar em contato com o departamento técnico construção da Sika S.A.. Todo pedido de compra está subordinado às nossas “Condições Comerciais de Vendas”.
Para maiores informações e indicações referentes a segurança em manuseio, transporte, armazenagem e descarte de resíduos químicos, o usuário deve solicitar a Ficha de Informação de Segurança de Produto que contém os dados físicos, ecológicos, toxicológicos e demais informações de segurança.

Sika Brasil Av Dr Alberto Jackson Byington, 1525 Vila Menck – Osasco – SP CEP: 06276-000 Brasil

Tel. +55 11 3687 4600 Fax +55 11 3601 0288 e-mail : consumidor.atendimento@br.sika.com www.sika.com.br

Sika Brasil