You are on page 1of 22

Simulado 149 para o concurso da Polcia Federal

Perito Criminal Federal rea 6 Qumica / Engenharia Qumica


Resolues

Elaborao das questes: Robson Timoteo Damasceno Resoluo das questes: Robson Timoteo Damasceno 7 semanas! Concurseiro Robson

CONHECIMENTOS BSICOS
1

Se cumprido integralmente, o novo PNE pode universalizar a educao bsica para 4 crianas e jovens de quatro a dezessete anos de idade e alfabetizar todas as crianas at os oito anos de idade (mais 17 milhes de jovens e adultos). Essa hiptese otimista promete impulsionar o 7 pas rumo a outro patamar de desenvolvimento. A alternativa pessimista... Bem, essa velha conhecida. Se o plano no sair do papel, vai se somar aos inmeros projetos que enfeitam prateleiras com sonhos nunca concretizados. 10 No a primeira vez que o governo federal tenta formular um guia para as polticas 13 pblicas em educao. A primeira bssola sugerida foi a verso anterior do PNE, referente ao perodo 2001-2010, que apresentava 295 metas e um diagnstico complexo do setor. No deu 16 certo por vrias razes. A quantidade de objetivos diluiu as demandas e tirou o foco do essencial. Segundo, muitas das metas no eram, mensurveis, o que dificultou seu 19 acompanhamento. No havia regras com punies para quem no cumprisse as determinaes. Finalmente e, talvez, o mais importante , um dos artigos do plano foi vetado pela Presidncia. 22 Era a proposta de aumentar de 4% para 7% a parcela do PIB investida em educao. Sem dizer de onde viria o dinheiro, o PNE de 2001 virou letra morta antes de nascer. 25 A nova edio parece ter ganho com os erros do passado. Centrado nas demandas da Conferncia Nacional de Educao, o Ministrio da Educao (MEC) preparou um plano que 28 comea a ser debatido no Congresso, aguardando a aprovao dos parlamentares. Sucinto, o documento tem vinte metas, podendo a grande maioria ser quantificada por estatsticas. Alm das 31 citadas no incio do texto, outras seis dizem respeito educao infantil e ao ensino fundamental: universalizar o atendimento aos estudantes com deficincia, oferecer ensino em 34 tempo integral em 50% da rede pblica, atingir, pelo menos, mdia 6 no ndice de Desenvolvimento da Educao Bsica (IDEB), nas sries iniciais, e 5,5, nas finais,oferecer 25% 37 das matrculas da educao de jovens e adultos integradas educao profissional nas sries finais, atender 50% das crianas de at trs anos de idade e erradicar o 40 analfabetismo as duas ltimas, reedies do PNE de 2001, o que d uma medida do fracasso de sua consecuo.
Internet: <http://revistaescola.abril.com.br> (com adaptaes).

Com base no texto antecedente, julgue os itens que se seguem. 1 A insero da preposio com logo aps a forma verbal cumprisse ( L. 18) manteria a correo gramatical do perodo. Correto O verbo cumprir tem dupla possibilidade de regncia. 2 A orao Se cumprido integralmente (L. 1) introduz uma condio para que seja possvel, com o PNE, a universalizao da educao bsica. Correto Isto j demonstrado pelo uso da condicional se. 3 De acordo com o texto, o quadro de avano das atuais polticas educacionais brasileiras independe da aprovao do PNE. Errado O texto afirma justamente o contrrio.

4 O referente do sujeito da orao que apresentava 295 metas e um diagnstico complexo do setor (L. 13-14) a verso anterior do PNE (L. 12). Correto Deduz-se essa relao pela compreenso deste trecho do texto. 5 Os dois pontos empregados linha 31 introduzem uma enumerao de seis metas para o PNE 2011-2020, j citadas na ltima verso do plano e, por consequncia da reedio, no alcanadas. Errado A penltima linha do texto afirma claramente que apenas duas so metas da verso anterior do PNE. 6 A palavra bssola ( L. 12), empregada em sentido conotativo, retoma a ideia expressa por um guia (L. 11). Correto De fato, essa expresso usada de forma figurada. 7 As metas decorrentes de necessidades da populao surgidas na ltima dcada, tais como o atendimento escolar de crianas de trs anos de idade e a erradicao do analfabetismo, foram plenamente atingidas durante o perodo de vigncia do PNE editado em 2001. Errado O texto afirma o fracasso do PNE anterior. 8 Ao afirmar que a antiga verso do PNE virou letra morta antes de nascer ( L. 23), o autor do texto enfatiza o fato de o aumento do investimento em educao no ter sido aprovado pelos parlamentares. Errado Ele mostra os diversos defeitos e no apenas a no aprovao do aumento de investimento. 9 Seriam preservados o sentido original do texto e sua correo gramatical caso o termo Segundo (L. 16) fosse substitudo, mantendo-se a vrgula que o isola, por Por conseguinte. Errado O segundo marca uma enumerao, cuja ideia modificada com a mudana proposta. 10 O autor do texto apresenta uma viso altamente positiva do novo PNE. Errado Ele apenas analisa as vantagens caso ele se cumpra, mas no afirma de forma entusistica que este positivo apenas.

Maria da Silva, chefe de uma unidade administrativa, aps perceber que, em sua seo, havia a necessidade urgente da compra de materiais de expediente, como envelopes, papis e canetas, decidiu encaminhar uma correspondncia oficial, por email, sem certificao digital, a Joo dos Santos, chefe da unidade responsvel pelo controle desses materiais, requisitando o envio, com urgncia, dos materiais que faltavam.

Supondo que Maria tenha encaminhado sua solicitao por meio de memorando, assinale a opo como correta se tiver as seguintes informaes: tipo de expediente, data, destinatrio, assunto, fecho e signatrio. Considere que Maria e o destinatrio ocupam cargos de mesma hierarquia.

11 Errado No memorando no deve constar o nome da pessoa.

12 Errado Falta o assunto.

13 Correto Aqui est tudo correto.

14 Errado No se deve usar o nome e muito menos o Dignssimo. A respeito dos conceitos de Informtica, avalie os prximos itens. 15 Disponibilidade a garantia de que o acesso informao seja obtido apenas por pessoas autorizadas. Errado A disponibilidade garante que a informao estar l quando for preciso acess-la. Obviamente, o acesso s ser permitido a quem de direito. O texto da questo afirma que a disponibilidade a garantia de que o acesso informao seja obtido apenas por pessoas autorizadas, o que a garantia da confidencialidade. 16 A restaurao do sistema [no Windows 7] uma forma de desfazer alteraes do sistema do computador para um ponto anterior no tempo. A restaurao do sistema, entretanto, no pode ser usada para recuperao de arquivos pessoais. Correto A restaurao do sistema um recurso do Windows que permite que sejam estabelecidos pontos de restaurao do sistema. Caso o usurio, por qualquer motivo, queira voltar o computador para o estado em que ele se encontrava em um ponto de restaurao, basta acionar a Restaurao do sistema. O Windows desinstalar eventuais programas que tenham sido instalados no perodo e retornar configuraes porventura alteradas sem, no entanto, excluir dados ou arquivos salvos no disco rgido. Alm disso, as alteraes feitas pela restaurao do sistema so reversveis e o sistema no far recuperao de arquivos pessoais. 17 O Writer o aplicativo do BROffice equivalente ao Word da Microsoft, permitindo realizar praticamente as mesmas aes de redao e edio de textos simples e multimdia, mas, ao contrrio do Word, no permite que sejam salvos arquivos no formato .PDF, em funo de incompatibilidade comercial. Errado O Writer possui capacidade para salvar arquivos em .pdf, as edies mais atuais do Word tambm 18 Para que os dados trafeguem facilmente na Internet, utilizam-se apenas os protocolos TCP/IP para acesso rede, e envio de e-mail e arquivos. Errado Alm do TCP/IP, utiliza-se o protocolo HTTP (HyperText Transfer Protocol Protocolo de Transferncia de Hipertexto) para navegao web, o SMTP para envio de e-mails e outros protocolos de acordo com o servio que ser utilizado.

19 Entre as pilhas de protocolos mais usadas na atualidade, encontra-se o TCP/IP, que tem entre os seus protocolos principais o IP, servio de datagramas, e o TCP, servio de transporte confivel. Correto O TCP (Protocolo de Controle de Transmisso) confivel, orientado conexo e faz controle de fluxo. 20 Considerando que alguns notebooks devem ser usados somente para executar programas de automao de escritrio e para acessar a Internet, a substituio do sistema operacional de 64 bits por um de 32 bits no causaria perda significativa de desempenho. Correto Para a maioria dos notebooks isso verdadeiro. A respeito da Comisso da Verdade, julgue os itens. 21 Tem por funo apurar violaes dos Direitos Humanos. Correto Exato. 22 O perodo de tempo que ela analisar o da Ditadura Militar apenas, ou seja, de 1964 a 1988. Errado O perodo de 18 de setembro de 1946 e 5 de outubro de 1988. 23 Foi criada no mbito da Casa Civil da Presidncia. Correto Exato. 24 integrada por 7 (sete) membros, designados pelo Presidente da Repblica, dentre brasileiros, de reconhecida idoneidade e conduta tica, identificados com a defesa da democracia e da institucionalidade constitucional, bem como com o respeito aos direitos humanos. Correto Exato. 25 A Comisso Nacional da Verdade poder requerer ao Poder Judicirio acesso a informaes, dados e documentos pblicos ou privados necessrios para o desempenho de suas atividades. Correto Sim.

O estafe de uma nova instituio pblica ser composto por 15 servidores: o diretor-geral, seu secretrio executivo e seus 2 subsecretrios 1 de assuntos administrativos e 1 de fomento , 4 diretores de administrao e finanas, de infraestrutura, executivo e de pessoal e, ainda, sete assessores ligados a esses cargos. Para a composio desse estafe, dispe-se de 20 pessoas, todas igualmente qualificadas para assumir qualquer um dos cargos vagos. Entretanto, por motivos internos, apenas 5 delas podem assumir cargos de direo. As pessoas escolhidas para os cargos de assessoria desempenham funes similares. Considerando a situao acima, julgue os itens que se seguem. 26 Supondo que j tenham sido preenchidos todos os cargos de direo, de secretrio executivo e de subsecretrios, a quantidade de maneiras distintas de se escolherem as pessoas para preencher os sete cargos de assessores superior a 700. Correto Trata-se de C12,7 = 12!/(7!5!) = 792 maneiras. 27 A quantidade de maneiras distintas de se escolhem as pessoas para preencher os 15 cargos de modo que as restries internas sejam respeitadas igual a 15!/7!. Correto Primeiramente, para os diretores temos 5!. Para os cargos de secretrio, temos 15!/12!. Para os assessores, 12!/(7!5!). Assim, multiplicando tudo resta exatamente 15!/7!, que a frmula dada no enunciado. 28 Se os motivos internos no existissem, a quantidade de maneiras distintas de se escolherem as pessoas para preencher os 15 cargos seria igual a 20!/7!. Errado Nesse caso temos A20,8.C12,7 = 20!/(7!5!), que diferente do enunciado. 29 A quantidade de maneiras diferentes de serem preenchidos os cinco cargos de direo superior a 100. Correto A quantidade de formas 5! = 120. 30 Supondo que j tenham sido preenchidos os cargos de direo, a quantidade de maneiras distintas de se escolherem as pessoas para preencher os cargos de secretrio e de subsecretrio superior a 3.000. Errado A quantidade de formas A15,3 = 15.14.13 = 2730 possibilidades. Acerca do Direito Administrativo, julgue os prximos itens. 31 A descentralizao pode ser feita por qualquer um dos nveis de Estado: Unio, DF, estados e municpios. Correto A descentralizao pode ocorrer de forma poltica (empreendida pela Constituio), ao se criar os entes polticos (Unio, estados, DF e municpios). Porm, poder ocorrer tambm administrativamente, quando se criar os entes ou entidades administrativas (Autarquia, Fundao Pblica, Empresa Pblica e Sociedade de Economia Mista).

32 Verifica-se a dispensa de licitao sempre que houver impossibilidade jurdica de competio. Errado Dispensa de licitao ocorre quando h viabilidade de se deflagrar o procedimento licitatrio, todavia, a lei autoriza o afastamento (licitao dispensvel) ou a lei determina o afastamento (licitao dispensada). Na dispensa, portanto, h possibilidade de competio, no entanto, em razo de circunstncias descritas legalmente na lei (hipteses previstas taxativamente) se dispensa o procedimento licitatrio e realiza a contratao direta. 33 O mandado de segurana cabvel contra ato de pessoa jurdica que, embora privada, exera atribuio do poder pblico. Correto De fato, o mandado de segurana impetrado contra ato de autoridade ou pessoa jurdica no exerccio de funo delegada, ou seja, que exera atribuio do poder pblico. Nesse sentido, pacfico o entendimento do Superior Tribunal de Justia. 34 Ter a nacionalidade brasileira no um dos requisitos bsicos para a investidura em cargo pblico. Correto Os cargos so acessveis aos brasileiros. Porm, tambm podero ser acessveis aos estrangeiros nos termos da lei, conforme disposto no art. 37, inc. I, da CF/88 Com relao ao Direito Constitucional, avalie os itens subsequentes. 35 Caso um tratado internacional sobre direitos humanos que estabelea um direito fundamental seja aprovado, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por trs quintos dos votos dos respectivos membros, ele equivaler a uma emenda constitucional. Correto Os tratados internacionais podem possuir 3 status diferentes no ordenamento jurdico brasileiro: LEI ORDINRIA - Tratados Internacionais que no versem sobre Direitos Humanos e forem aprovados pelo procedimento comum. SUPRALEGAL - Tratados Internacionais que versem sobre Direitos Humanos e forem aprovados por procedimento comum. EMENDA CONSTITUCIONAL Tratados Internacionais que versem sobre Direitos Humanos aprovados por 3/5 dos votos em 2 turnos (procedimento especial). No caso em tela, o tratado internacional sobre direitos humanos se encaixou na terceira hiptese, tendo fora de Emenda Constitucional. 36 Lei complementar a nica espcie normativa autorizada pela CF para disciplinar a criao de outros casos de inelegibilidade relativa, alm dos j previstos na prpria CF. Correto A lei no pode ampliar o rol das inelegibilidades absolutas, isso pode ser feito apenas por Emenda Constituio. J as hipteses de inelegibilidades relativas podem ser ampliadas por lei complementar (CF art. 14, 9).

37 Compete privativamente ao Presidente da Repblica aprovar o estado de defesa e a interveno federal, autorizar o estado de stio, ou suspender qualquer uma dessas medidas. Errado Essa competncia do Congresso Nacional e no do Presidente da Repblica. Observe o art. 49: Compete ao Congresso Nacional: IV - aprovar o estado de defesa e a interveno federal, autorizar o estado de stio, ou suspender qualquer uma dessas medidas. A CF confere ao Presidente da Repblica a competncia para DECRETAR (e no aprovar) o estado de defesa, a interveno federal e o estado de stio. No entanto, o Congresso Nacional pode SUSPENDER essas medidas. Lembre-se: - Estado de Defesa: PR decreta e CN aprecia depois - Interveno Federal: PR decreta e CN aprecia depois - Estado de Stio: CN autoriza e PR decreta depois O CN pode sustar qualquer uma dessas medidas. 38 Os direitos e as garantias fundamentais consagrados constitucionalmente no so ilimitados, uma vez que encontram seus limites nos demais direitos igualmente consagrados na mesma Carta Magna. Correto Os direitos fundamentais no so absolutos, pois encontram limites em outros direitos. o caso da liberdade de expresso, que poder ceder frente inviolabilidade da intimidade e da imagem do indivduo. No que se refere ao Direito Penal, julgue os prximos itens. 39 Todo crime tem resultado jurdico, porque sempre agride um bem tutelado pela norma. Correto Resultado jurdico a leso do bem jurdico protegido pela norma penal. Resultado naturalstico a modificao do mundo exterior provocado pela conduta do agente. Resultado jurdico, efetivamente, todo crime possui. J o resultado naturalstico ser exigido apenas dos crimes materiais. 40 O funcionrio pblico apropria-se de valor de que tem a posse em razo do cargo no crime de prevaricao. Errado Trata a questo do delito de PECULATO e no da prevaricao. 41 No interior de um bar, iniciou-se uma briga entre integrantes de duas torcidas. Jlio, que a tudo assistia, passou a desferir socos e pontaps nos contendores, sendo que um deles veio a sofrer ferimentos de natureza grave, causados por outro contendor. Nessa situao hipottica, a conduta praticada por Jlio caracteriza-se como tentativa de homicdio. Errado A situao narrada configura crime de rixa qualificada por leso corporal de natureza grave.

42 O uso de violncia ou grave ameaa pessoa elementar dos tipos de roubo e de extorso, razo pela qual o emprego de arma no causa de aumento de pena desses particulares delitos, estando subsumido s formas simples dos crimes. Errado O uso de violncia ou grave ameaa, de fato, elementar destes dois delitos. No entanto, o uso de arma, em razo da maior potencialidade lesiva e poder de intimidao, causa de aumento de pena destes crimes. Quanto ao Direito Processual Penal, avalie as assertivas a seguir. 43 As excees sero processadas e julgadas em autos apartados e, em regra, suspendem o andamento da ao penal. Errado Embora corram em autos apartados, as excees, em regra, no suspendem o andamento da ao penal. Esse o teor do art. 111 do CPP, as excees sero processadas em autos apartados e no suspendero, em regra, o andamento da ao penal. 44 As novas regras das prises cautelares incidiro apenas sobre os fatos ocorridos aps a entrada em vigor dessas normas, vedada sua aplicao a casos pretritos, em face do princpio constitucional da irretroatividade da lei mais grave, perdendo fora coercitiva as medidas adotadas com lastro na norma revogada. O atual diploma legislativo estabelece novas hipteses de periculum libertatis. Errado Tratando-se de norma processual, podem ser aplicadas a fatos pretritos, desde que o processo ainda esteja em curso, em razo do princpio do tempus regit actum. Assim, a lei processual nova se aplica aos atos processuais futuros, ainda que se trate de processo iniciado antes de sua entrada em vigor. 45 A autoridade policial recebeu uma notitia criminis annima imputando a um indivduo a prtica de crimes de concusso. Nessa situao, apesar do princpio da obrigatoriedade, caber autoridade policial preliminarmente proceder com cautela s investigaes preliminares, no sentido de apurar a verossimilhana das informaes recebidas, para, havendo indcios da ocorrncia dos ilcitos penais, instaurar o procedimento regular (inqurito policial). Correto Imaginem se o delegado instaurar inqurito para todas as denncias annimas...Os policiais no vo fazer outra coisa. Desta forma, ser necessria uma investigao preliminar a fim de determinar se h indcios de que um delito ocorreu. 46 Considere que policiais em servio de ronda noturna perceberam que, em determinada casa, um homem apunhalava uma mulher, a qual, por sua vez, gritava desesperadamente por socorro. Nessa situao, os policiais, mesmo que em horrio noturno, podero adentrar a residncia sem o consentimento dos moradores e realizar a priso do agressor. Correto O Flagrante delito excepciona regra da exigncia de mandado judicial para que se adentre um domiclio.

Considerando o que estabelece a Legislao Especial, avalie os itens. 47 O crime de porte ilegal de arma de fogo de uso permitido no se consome, se a arma estiver desmuniciada. Errado O fato da arma estar desmuniciada NO LIVRA o agente de ser enquadrado no crime de porte ilegal de arma de fogo. 48 atpica a conduta do agente que semeia plantas que constituam matria-prima para a preparao de drogas, ainda que sem autorizao ou em desacordo com determinao legal ou regulamentar. Errado A Lei 11.343/06, determina que INDISPENSVEL a licena prvia da autoridade competente para produzir, extrair, fabricar, transformar, preparar, possuir, manter em depsito, importar, exportar, reexportar, remeter, transportar, expor, oferecer, vender, comprar, trocar, ceder ou adquirir, para qualquer fim, drogas ou matria-prima destinada sua preparao, observadas as demais exigncias legais. 49 A inabilitao temporria para o exerccio de funo pblica cominada aos delitos de abuso de autoridade, previstos na Lei 4.898/65, quando aplicada de forma isolada e autnoma, tem natureza de pena acessria. Errado A inabilitao temporria para o exerccio de funo pblica uma sano administrativa. Se for aplicada de forma isolada e autnoma ser obviamente a PENA PRINCIPAL e no a acessria. 50 Somente passvel de expulso do territrio brasileiro o estrangeiro que sofra condenao por crimes que atentem contra a segurana nacional ou a ordem poltica ou social. Errado passvel de expulso o estrangeiro cujo procedimento o torne nocivo convenincia e aos interesses nacionais ou que, de qualquer forma, atente contra a segurana nacional, a ordem poltica ou social, a tranquilidade ou moralidade pblica e a economia popular.

CONHECIMENTOS ESPECFICOS

Dois moles de um gs ideal so expandidos isotermicamente, a 300 K, levando a duplicao do volume deste gs. A respeito desta situao, avalie os prximos itens. Dados: log 20 = 1,301; ln 10 = 2,302; ln 20 = 2,996 51 A energia cintica do gs caiu pela metade com essa mudana. Errado A energia cintica permanece constante, j que no h mudana de temperatura e se trata de um gs ideal. 52 Foi fornecido mais de 4000 J de calor para o gs para proporcionar essa mudana. Errado O total de calor fornecido de:

53 A presso do gs diminui em 50% com essa mudana. Correto Como se trata de um gs perfeito e a temperatura constante, ento temos, pela Lei de Boyle:

54 Se aps a expanso a mesma massa desse gs fosse comprimida metade do volume novamente, a temperatura deveria necessariamente continuar igual. Errado Como nada foi dito a respeito da presso, nada pode se concluir a respeito da temperatura tambm. 55 Caso um gs de van der Waals fosse submetido a mesma expanso isotrmica o volume final seria necessariamente menor do que o volume do gs ideal. Errado No h dados suficientes para se concluir nada a respeito desse gs, pois no se sabe a presso e nem as constantes do gs de van der Waals. Nos prximos itens, julgue a respeito dos conceitos da termodinmica. 56 Reaes fortemente exotrmicas tendem a ter constantes de equilbrio altas. Correto Se pensarmos em termos da equao ln K = -dG/RT, isso fica claro. 57 A variao da energia livre de Gibbs deve ser zero para qualquer processo em equilbrio, em um sistema de composio constante sob condies isotrmicas e isobricas. Correto Essa uma das condies de equilbrio para um sistema.

58 A variao na energia livre de Gibbs para uma reao qumica depende das variaes tanto da entalpia como da entropia. Correto Essas relaes podem ser determinadas matematicamente. 59 Estvel, instvel, lbel e inerte so termos usados para descrever as caractersticas termodinmicas de um composto. Errado Os dois primeiros so termos usados para descrever a termodinmica, mas os dois ltimos so usados em relao cintica. 60 Quanto maior o nmero de entidades em um sistema, maior a desordem exibida pelo sistema. Portanto, a variao de entropia negativa para reaes nas quais o nmero de produtos maior do que o de reagentes. Errado A variao de energia negativa.

A respeito do esquema reacional acima, que envolve complexos metlicos, avalie os itens. 61 Os complexos 1, 2, 3 e 4 so de esfera externa. Correto Basta ver que existem tomos no ligados diretamente ao tomo central. 62 A cor dos complexos metlicos deve-se a energia de desdobramento do campo cristalino cair na regio do visvel. Correto Esta a explicao da TCC. 63 Os complexos 3 e 4 so ismeros de ionizao. Correto mais fcil ver isso pela frmula escrita que est do lado da estrutura tridimensional.

64 Os complexos 3 e 4 podem ser identificados por mtodos qumicos ou fsicos. Correto Um mtodo fsico de identificao destes ismeros a espectroscopia no infravermelho. 65 Os complexos 2 e 3 so ismeros. Errado Possuem diferentes frmulas. Ainda a respeito dos ismeros no contexto da qumica de coordenao, avalie as informaes abaixo. 66 A isomeria de coordenao pode ocorrer quando um sal apresenta ctions e complexos; os ismeros originam-se pela possibilidade de troca dos ligantes entre a esfera de coordenao dos dois (ou mais) centros metlicos. Correto Este comportamento de fato ocorre. 67 Isomeria de hidratao tpica de quando esto presentes na esfera de coordenao ligantes ambidentado, que se liga de maneira diferente ao tomo central. Errado Isso isomeria de ligao. 68 H dois tipos de isomeria geomtrica importante para compostos de coordenao: a do tipo cis trans e a do tipo fac mer. Correto Adequada definio. 69 Isomeria fac-mer pode ocorrer quando se tem complexos quadrado planos de frmula [MA2B2] ou para complexos octadricos de frmula [MA2B4]. Errado Estes so cis-trans. 70 Ismeros cis-trans podem ocorrer quando se tm complexos octadricos de frmula [MA3B3]. Errado Estes so fac-mer. A respeito dos compostos orgnicos e suas propriedades, avalie os itens. 71 Aldeidos e cetona reagem com ildios de fsforo produzindo alcenos. Correto Esta a reao de Wittig. 72 A Reao de Reformatsky envolve adio de um reagente de organozinco a um aldeido ou cetona. Correto Exatamente isto.

73 Aldeidos e cetonas podem ser distinguidos pelo teste de Tollens. Correto Esta a funo deste teste. 74 No teste citado no item anterior, a presena de uma cetona resulta na formao de um espelho de prata. Errado Com aldedo que se forma. 75 cidos carboxlicos no substitudos tm pK A em torno de 3 a 5. Correto Faixa correta para esses compostos. Com relao aos conceitos de reaes orgnicas, avalie os itens. 76 A grande maioria das reaes orgnicas so apolares. Errado So polares: o fluxo de eltrons ocorre de uma espcie para outra. 77 A reao s ser efetiva se a coliso entre as espcies ocorrer com o necessrio alinhamento entre os orbitais. Correto Exatamente. 78 Na maioria das reaes orgnicas os orbitais das espcies reativas so adirecionais. Errado So direcionais e, assim, os orbitais moleculares das molculas reagentes exercem um importante controle. 79 Nuclefilos so espcies ricas em eltrons que doam eltrons de alta energia para orbitais vazios de eletrfilos. Correto Certa definio. 80 Quanto mais eletronegativo o tomo, maior a energia dos orbitais atmicos. Errado Menor ela ser.

Kurt Alder e Otto Paul Hermann Diels dividiram o prmio Nobel de Qumica pelos seus estudos envolvendo a descoberta e sntese de dienos. A reao que estes descobriram com seus trabalhos na dcada de 20 envolviam adio conjugada de um dieno com alceno. Sob condies favorveis a reao se completa. Alguns exemplos de reaes de Diels-Alder esto abaixo mostrados.

+ Reao 1 A B C D
O O CH3

Reao 2 +
CO2CH3

+
CO2CH3 CO2CH3

F
O

Reao 3 +
H3CO O H3CO

Reao 4 +
H O

J I

Quanto s reaes acima e os conhecimentos de Qumica Orgnica, julgue os prximos itens. 81 Todos os carbonos no composto A esto hibridizados em sp . Correto Todos eles participam de ligaes duplas. 82 Os alcenos so tambm chamados de dienfilos nesta reao. Correto A reao entre o dieno e o dienfilo procede com a aproximao em planos paralelos e a interao entre os orbitais, conforme mostrado abaixo.
2

83 O composto E apresenta a funo ter. Errado Apresenta a funo ster (-COOR). 84 O composto J aromtico. Errado Ele no segue a regra de Huckel. 85 Na reao 2 forma-se mais composto F do que G. Correto Esta regiosseletividade explicada pela teoria dos orbitais de fronteira. A tendncia para a formao de mais compostos nas posies tipo orto e para. 86 A reao 3 favorecida pela presena de cidos de Lewis. Correto cidos de Lewis, como cloreto de zinco e cloreto de alumnio catalisam estas reaes. O efeito cataltico resultado da coordenao do cido de Lewis com o dienfilo. 87 Sistemas aromticos tambm funcionam como dienos. Correto Funcionam, como por exemplo na reao abaixo. Tambm anis benznicos sofrem esta reao.
O O

88 Grupos retiradores de eltrons aumentam a reatividade do dieno. Errado A reatividade aumentada com a presena de grupos doadores de eltrons.

89 O composto F e o G so estereoismeros. Errado Como a conectividade diferente, eles no so estereoismeros. 90 O composto H apresenta isomeria tica. Correto O C abaixo destacado quiral.
O

CH H3CO O

A respeito das tcnicas de espectroscopia de absoro atmica, avalie as assertivas. 91 A quantidade de radiao absorvida por uma amostra est sempre diretamente relacionada com a concentrao no estado fundamental. Errado Idealmente assim, mas erros impedem que se diga que SEMPRE assim. 92 Os espectrofotmetros mais modernos apresentam chama como atomizador. Errado Esta a tcnica mais antiga que existe. 93 A lmpada de catodo oco ainda hoje a fonte de radiao mais utilizada em absoro atmica. Correto Realmente o . 94 Monocromadores so usados para selecionar o comprimento de onda de interesse das linhas emitidas pela fonte de radiao. Correto uma das formas de se fazer isso. 95 Para evitar que as radiaes emitidas pelo atomizador interfiram na quantificao, a radiao da lmpada de catodo oco modulada mecanicamente por um interceptor rotatrio (chopper) nos equipamentos mais modernos. Errado Esta uma tcnica antiga.

A respeito das tcnicas volumtricas, julgue os itens. 96 O KMnO4 tem sido cada dia mais utilizado com titulante em volumetria de oxirreduo, pelo seu alto poder oxidante, alm de apresentar grande preciso nas titulaes. Errado Embora o permanganato seja realmente um forte oxidante, ele apresenta diversos cuidados necessrios para a titulao correta, carecendo justamente de preciso, ao contrrio do afirmado. 97 Indicador de pH um cido ou base fraca que por deslocamento da reao de dissociao sofre mudana de cor, dentro de uma faixa de pH, o que permite determinar a equivalncia de volumes na titulao. Correto Os indicadores so teis, pois a viragem permite que se determine quando o ponto de equivalncia foi atingido em uma titulao. 98 Considere duas solues aquosas A e B de mesmo volume e de pH 3,0 e 5,0 respectivamente. A mistura de A e B cida. Correto Sim, pois tanto A quanto B j so solues cidas. 99 A gua da chuva em uma regio poluda tem pH igual a 3,0. O volume, em litros, de uma soluo de hidrxido de sdio de concentrao 0,01 mol/L necessrio para neutralizar completamente 100 mL de gua da chuva 0,1. Errado + -3 -4 O nmero de mols de H em 0,1 L de gua com pH 3 igual a 0,1.10 = 10 mols. Portanto, -2 -2 precisa-se de 10 .10 mols de NaOH ou seja, 0,01 L de soluo. 100 O grau de ionizao de um eletrlito aumenta com a diluio ou com a diminuio da concentrao em mol/L de eletrlito. Correto Essa a chamada Lei da Diluio de Ostwald. 101 Pipetas, buretas, e outros frascos volumtricos geram erros quando usados em temperaturas diferentes daquelas para as quais foram calibrados. Correto Esses so erros sistemticos tambm. 102 Medidas confiveis de um volume de 100 mL podem ser feitas com pipetas, buretas e frascos volumtricos. Correto Esses so aparatos geralmente usados nesse caso. 103 A mudana de cor de um indicador necessita de um volume adicional de 0,04 mL em uma titulao. Para um volume total de titulao de 25,0 mL o erro relativo percentual de 1,6%. Errado Aplicando a frmula do erro percentual: Er = (xi xV)/xv .100% => Er = (25,04 25,00)/25,00 = 0,16%

104 A anlise volumtrica tem como vantagem sobre a titrimetria sua execuo mais rpida. Errado A titrimetria que mais rpida. 105 Uma forma comum de realizar os mtodos de adio de padro atravs do processo de adicionar sequencialmente um ou mais incrementos de uma soluo padro a alquotas da amostra de mesmo volume. Correto Chama-se esse processo de spiking. 106 A titulometria gravimtrica envolve a medida do volume de uma soluo de concentrao conhecida necessria para reagir essencial e completamente com o analito. Errado Esta a titulometria volumtrica. A gravimtrica envolve a massa, no o volume. 107 Uma soluo padro refere-se a um reagente de concentrao conhecida que usado para se fazer uma anlise volumtrica. Correto Correta definio. 108 O erro de titulao dado pela diferena entre o volume no ponto final e o volume no ponto de equivalncia. Correto Esta uma adequada definio. 109 A titulao volumtrica mais rpida e conveniente do que a titulao gravimtrica. Errado o inverso. 110 Uma das vantagens das titulaes gravimtricas que as correes por conta da temperatura so praticamente desnecessrias. Correto Verdadeira informao. Com relao ao Regulamento Tcnico de Bens e Produtos Importados para fins de Vigilncia Sanitria, avalie os itens. 111 Est obrigada de regularizao na ANVISA no tocante a Autorizao de Funcionamento, a empresa que exercer a atividade de importar matria-prima que integrar processos fabris de produtos pertencentes s classes de cosmticos, perfumes, produtos de higiene pessoal, produtos mdicos e produtos para diagnstico in vitro e saneantes. Errado Estar desobrigada.

112 vedada a importao de matria-prima e de insumo farmacuticos destinados fabricao de medicamentos por empresa no detentora de Autorizao de Funcionamento ou Autorizao Especial de Funcionamento. Correto Exato. 113 Os bens e produtos sob vigilncia sanitria devero apresentar-se, quando da chegada no territrio nacional: em conformidade com os Padres de Identidade e Qualidade - PIQ, exigidos pela legislao sanitria pertinente e com embalagem primria e secundria identificadas em conformidade com as Boas Prticas de Fabricao BPF. Correto De acordo com o RDC 81. 114 As peas de vesturio usadas e artefatos de materiais txteis e sintticos usados ou no, objeto de doaes internacionais destinadas pessoa jurdica, de direito pblico ou privado, quando de sua importao, devero apresentar-se protegidas e identificadas por embalagem externa. Correto Exato. 115 Ser proibida a importao de produtos acabados, semi-elaborado ou a granel ou matria-prima, para fins industriais, comerciais, de distribuio em feiras ou eventos, pesquisa de mercado e doao internacional, com prazo de validade a expirar-se nos prximos 3 meses a partir de sua liberao sanitria. Errado So apenas 30 dias. A respeito das notificaes de receitas B e B2, julgue os itens. 116 Servem para prescrio de psicotrpicos e sibutramina. Correto Exato. 117 Tm validade em todo territrio nacional. Errado Somente dentro do estado emitente. 118 Sua cor amarela. Errado azul. 119 Sua validade de 30 dias. Correto Exato.

120 A responsabilidade pela impresso do profissional prescritor. Correto Isto mesmo.

Para acessar mais provas e participar de discusses, s entrar no grupo de estudos para Perito:

http://groups.yahoo.com/group/Grupo_PCF_Quimica-2008/

You might also like