You are on page 1of 8

ASSOCIAO ESPRITA JOANNA DE NGELIS

Fundada em 07 de Janeiro de 2005 CNPJ n 07773558/0001-59 - Filiada a FERGS sob o n 469 End: Rua Carlos Paulleto, Quadra 63, Casa 18, Tancredo Neves Cep. 97032-090 Santa Maria/RS

ANO II - EDIO XIX

INFORMATIVO DO MS DE JUNHO DE 2013


Q U I N T A F E I R A S 20:00H
DIA 06 13 20 27 EXPOSITOR
JEFFERSON EDSON LUIZ FIGUEIREDO TARCISIO

SOCIEDADE
LAR DE JOAQUINA IRM ROLICA OSCAR PITHN OSCAR PITHN

TEMA
JULGAMENTO:SIGNIFICADO, CAUSAS E CONSEQUENCIAS

A REALEZA DE JESUS
A FELICIDADE NO DESTE MUNDO

LIVRE

SBADOS S 14:30H
DIA 01 08 15 22 29 EXPOSITOR
JOS MILTON DARLAN NILTON JOEL ANTONIO

SOCIEDADE
UNIO DOS FIIS F E ESPERANA BEZERRA DE MENEZES YVON COSTA JOANNA DE ANGELIS

TEMA
LIVRE A REALEZA DE JESUS LIVRE SUPERAO
A VISO ESPRITA DA FAMILIA

Risoto: dia 16/06/2013 (domingo) a partir da 11:45H. ao preo de R$5,00. Nesse dia o Brech abrir das 9:30H s 11:45H
PROJETO SEDE PRPRIA Voc tambm pode participar de vrias maneiras: adquirindo o Risoto, produtos no brech, livros que esto venda na secretaria, ao entre amigos, doando latinhas de alumnio, contribuindo com outras doaes e tambm com idias. Venha participar conosco desse projeto. A diretoria agradece.

Aspecto Religioso do Espiritismo


O espiritismo um sistema de pensamento e de conhecimento que se pode conciliar com qualquer religio. Os fatos bsicos so a continuidade da personalidade e o poder de comunicao aps a morte. Estes dois fatos bsicos so de to grande importncia para um brmane, um maometano ou um parse, quanto para um cristo. Assim, o Espiritismo faz um apelo universal. H apenas uma escola de pensamento com a qual absolutamente irreconcilivel: a escola do materialismo, que sustenta o mundo em suas garras no presente e a causa fundamental dos nossos infortnios. Portanto a compreenso e a aceitao do Espiritismo so essenciais salvao da humanidade, que de outro modo est fadada a descer cada vez mais no puro utilitarismo e no ponto de vista egosta do universo. Perguntaro por que no seriam as velhas religies suficientemente fortes para recolher o mundo de sua degradao espiritual? A resposta que todas tentaram mas todas falharam. As Igrejas que as representam tornaram-se, at o extremo, formais, mundanas e materiais. Perderam todo o contacto com os fatos vivos do Esprito, e se contentam a tudo referir ao passado e a fazer um servio de preces e de culto externo num sistema to antiquado e to misturado com incrveis teologias que a mente honesta sente nuseas s em pensar. Nenhuma classe se mostra mais cptica e incrdula das modernas manifestaes espritas do que aquele prprio clero que professa a crena em ocorrncias similares nos tempos passados; e a recusa de aceit-las agora a medida da sinceridade de sua profisso. Tanto abusaram da f que esta se tornou impossvel para muitas mentes honestas, que pedem provas e conhecimento. o que o Espiritismo fornece. Ele baseia a nossa crena na vida depois da morte e na existncia de mundos invisveis e no sobre a velha tradio ou sobre vagas intuies, mas sobre fatos provados, de modo que uma cincia da religio deve ser constituda, para dar ao homem um caminho seguro atravs do pantanal dos credos.
Extrado do Livro Histria do Espiritismo, Cap.24 - Arthur Conan Doyle

No somos o que os outros dizem que somos, nem somos o que pensamos que somos; somos o que sentimos.

DEPARTAMENTO DOUTRINRIO - DEDO


Comunicaes Medinicas
Designa-se por fenmenos medinicos um conjunto de manifestaes, tanto fsicas como inteligentes, que se produzem com o auxlio de foras ou faculdades subtradas temporariamente de um mdium algumas vezes tambm, em pequena escala, dos assistentes por vontade que independe do mdium e dos assistentes. Tal vontade pode ser a de um morto ou a de um vivo. Quando a vontade de um vivo que se apresenta, s o pode fazer atravs dos mesmos processos espirituais exercidos por um morto: faculdades subconscientes e supranormais para um vivo, conscientes e normais para um morto. Resulta da que as duas classes de manifestaes so idnticas por natureza, com a distino puramente formal de que quando se verificam por obra de um vivo, tomam o nome de fenmenos anmicos e quando por obra de um morto, denominam-se fenmenos espritas. claro, pois, que as duas classes de manifestaes so uma o complemento necessrio da outra, e isto de tal sorte, que o Espiritismo ficaria sem base se no existisse o Animismo [...]. Extrado do Livro, Comunicaes Medinicas entre Vivos de Ernesto Bozzano Introduo.

GRUPO DE ESTUDOS
TODAS AS SEXTAS-FEIRAS DAS 20:00H S 21:00H - TODOS OS INTERESSADOS PODEM PARTICIPAR - INFORME-SE!! GRUPO DE ESTUDO DA MEDIUNIDADE: AS SEGUNDAS FEIRAS DAS 20:00H S 21:00H. ESTUDO DO EVANGELHO 20:00H S 21:00H. ATENDIMENTO FRATERNO (ORIENTAO ESPRITUAL) - AS QUINTAS-FEIRAS A PARTIR DAS 19:20H, E AOS SBADOS A PARTIR DAS 14:00H - tem como objetivo primordial receber e orientar, luz dos ensinamentos espritas, as pessoas aflitas que procuram consolo e esclarecimentos. E APOIO ESPIRITUAL: AS QUARTAS FEIRAS DAS

DEPARTAMENTO DE ASSISTNCIA AS FAMLIAS - DAFA

F A M L IA
EVANGELHO NO LAR
[...] Auxiliemos a plantao do cristianismo no santurio familiar, luz da doutrina Esprita, se desejamos efetivamente a sociedade aperfeioada no amanh. Em verdade, no campo vasto do mundo as estradas se bifurcam, mas no lar que comeam os fios dos destinos e ns sabemos que o homem na essncia o legislador da prpria existncia e o dispensador da paz ou da desesperao, da alegria ou da dor a si mesmo. Apoiar semelhante realizao estendendo-se no crculo das nossas amizades, oferecendo-lhes o nosso concurso ativo, na obra de regenerao dos espritos na poca atormentada que atravessamos, obrigao que nos reaproximar do Mentor Divino, que comeou o seu apostolado na Terra, no somente entre os doutores de Jerusalm, mas tambm no jbilos caseiros da festa de Can, quando, simbolicamente, transformou a gua em vinho na consagrao da paz familiar. Que a Providncia Divina nos fortalea para prosseguirmos na tarefa de reconstruo do lar sobre os alicerces do Cristo, nosso Mestre e Senhor, dentro da qual cumpre-nos colaborar com as nossas melhores foras. Bezerra de Menezes

DEPARTAMENTO DA INFNCIA E DA JUVENTUDE (DIJ) GRUPO 1 - as 14:30H dos 4 anos aos 6 anos de idade; GRUPO 2 as 14:30H dos 7 anos aos 12 anos de idade; GRUPO 3 - ENCONTRO COM JOVENS : das 15:45H as 16:45H ( A PARTIR DOS 13 ANOS).

A comprovao dos Fatos Espritas


Sir. William Crookes "Nasceu em Londres, Inglaterra, no dia 17 de junho de 1832. Foi o maior qumico da Inglaterra, o que ficou constatado pela trajetria gloriosa que esse ilustre homem de cincia desenvolveu no campo cientfico. Mencionado como sendo um dos mais persistentes e corajosos pesquisadores dos fenmenos supranormais, desenvolveu importante trabalho na rea da fenomenologia esprita. A rainha Vitria, da Inglaterra, nomeou-o com o mais alto ttulo daquele pas: Cavalheiro. Numerosos cientistas de renome, mesmo diante dos fatos mais convincentes, hesitaram em proclamar a verdade, com receio das conseqncias que isso poderia acarretar aos olhos do povo. William Crookes, porm, no agiu assim. Ele penetrou o campo das investigaes com o intuito de desmascarar, de encontrar fraudes, entretanto, quando constatou que os casos eram verdicos, insofismveis, ele rendeu-se evidncia, curvou-se diante da verdade, tornou-se esprita convicto e afirmou: - No digo que isto possvel; digo: isto real! "J se passaram trinta anos desde que publiquei um relatrio dos experimentos tendentes a mostrar que fora de nosso conhecimento cientfico existe uma fora utilizada por inteligncias que diferem da comum inteligncia dos mortais ... Nada tenho a me retratar. Confirmo minhas declaraes j publicadas. Na verdade, muito teria que acrescentar a isto que o Espiritismo est cientificamente demonstrado."
Extrado do site www.autoresespiritasclassicos.com.br/William Crookes

DEPARTAMENTO DE PROMOO SOCIAL ESPRITA - DAPSE


Como decorrncia natural dos princpios doutrinrios que norteiam as suas atividades, o trabalho assistencial realizado pelo Movimento Esprita junto s populaes socialmente carentes mostra-se bastante amplo, indo desde uma pequena e eventual distribuio de alimentos e roupas usadas at obras sociais de grande vulto. Incumbe ao Departamento de Assistncia e Promoo Social Esprita (DAPSE) dirigir e orientar todas as atividades de ordem assistencial desenvolvidas, bem como, na esfera federativa. Implementar e promover o encaminhamento das medidas visando ao atendimento do servio de assistncia e promoo social Esprita. Difundir a filosofia de Assistncia e Promoo Social ensinada e vivenciada por Jesus, atuando em estreita colaborao com os demais departamentos da casa esprita. Desenvolver atividades que visem incentivar, orientar, apoiar e integrar os trabalhadores espritas nas tarefas de Assistncia e Promoo Social Esprita.

Por que buscas, mortal, to curioso, Do futuro os eventos conhecer? Bons ou maus, para ti nunca traro gozo; Se so bons, roubam-te a dita da esperana; Se so maus, ficas privado da bonana, Que precederia a hora do sofrer. Dryden Poema extrado do livro no pas das sombras, publicado em 1897, Cap.V de ELISABETH D' ESPRANCE cujo verdadeiro nome era Mrs. Hope, foi mdium de grande projeo, tendo servido de instrumento para as pesquisas realizadas por muitos cientistas de sua poca. Sua carreira no campo medinico alcanou grande notoriedade, abrangendo o continente europeu e principalmente a Inglaterra.

OFICINA DA COSTURA End: Rua Rio Grande do Norte, 22 - ( Quadra 13, Casa 22 - T. Neves) Fone: (55) 3211-3380 e 9935-0144 com LIDIA Confeces e reformas em geral - Sua roupa na medida e no preo certo.

BRECH!!!
Teras feiras das 15:00H s 17:00H Sbados a partir das 14:00H as 14:30H Quintas-feiras das 19:30H as 20:00H. Domingos que houver Risoto, das 9:30H. s 11:45H.

O DESPERTAR DA CONSCINCIA tu, que dormes, desperta e levanta-te de entre os mortos, que o Cristo te iluminar. (Efsios, 5:14.) [...] Leon Denis em sua potica frase nos diz que O Ser dorme no mineral, sonha no vegetal, move-se no animal, desperta no hominal e sublima-se no angelical. Esse pensamento filosfico, relacionado com evoluo/eternidade, de fundamental importncia para a compreenso do nosso progresso espiritual. A advertncia do Cristo, aos que no ouviam nem enxergavam, para que tivessem olhos de ver e ouvidos de ouvir, nada mais eram do que a mensagem do despertamento para a Vida Maior. Quando Paulo de Tarso disse aos efsios tu, que dormes, desperta, no estava apenas chamando as criaturas ao erguimento do corpo fsico, mas tambm ao da viso interior de todas as almas imortais, com vistas `a expanso da conscincia de cada uma delas. No podemos exigir que todos tenham a mesma viso, que todos tenham a mesma audio, porque entendemos a diversidade da compreenso humana. Somos alma com traos de carter ainda diminutos em relao autoconscincia, porem destinadas a uma lucidez interior cada vez maior rumo aos mundos superiores espalhados pelo universo. Levanta-se de entre os mortos, que o Cristo te iluminar quer dizer: no devemos voltar nossa ateno para modificar as coisas de fora, mas para acordar e aprimorar as coisas de dentro. Saiamos, portanto, do estado de dormncia, inconscincia e imobilidade espiritual em que transitamos e despertemos nossos potenciais internos. Quando despertamos nossa conscincia, transformaremos o mundo em ns e, ento, perceberemos que no eram nossos conflitos que nos incomodavam, e sim a nossa maneira de v-los.
Texto extrado do livro Um modo de entender: Uma forma de viver de Francisco do Esprito Santo Neto/Hammed.

O esquecimento do passado
Pareceria ilgico, no ponto de vista da justia, fazer-nos expiar em uma existncia falta cometidas nas vidas passadas, de que tivssemos perdido a lembrana. bom observar, desde logo, que o esquecimento de uma falta, no lhe atenua as conseqncias, e que o conhecimento da mesma seria para muitos um fardo insuportvel e uma causa de desnimo, o que nos tiraria a fora de lutar para o nosso soerguimento. Se a renovao do passado fosse geral, ela perpetuaria os dissentimentos e os dios que foram a causa das faltas anteriores, e se oporia a qualquer progresso. bom observar que todos os incidentes infelizes da vida no so, necessariamente, expiaes de faltas anteriores. As provas so condies indispensveis para obrigar-nos a vencer nosso egosmo e desenvolver as faculdades ou as virtudes que nos fazem falta. Alis, o esquecimento do passado no absoluto nem permanente. Em certo grau de elevao, encontramos, no espao, entre duas encarnaes, a lembrana de nossas vidas anteriores, e isto nos permite conhecer melhor o que nos falta ainda para elevar-nos na hierarquia dos Espritos, desenvolvendo os predicados intelectuais e morais que esto em grmen em nossa conscincia e cujo desabrochar deve conduzir-nos aos mais altos cimos da Espiritualidade. Essa viso panormica de nossa evoluo espiritual d-nos o sentimento da identidade e da perpetuidade de nosso ser espiritual. O olvido dos incidentes de nossas vidas anteriores necessrio para que possamos abandonar mais facilmente os erros e preconceitos adquiridos. A justia, entretanto, exige que resgatemos nossas faltas, cada um de nossos atos, de nossos trabalhos, de nossos esforos, de nossas penas, de nossas alegrias, de nossos erros, de nossas faltas, tem uma repercusso fatal, reaes mentais em uma ou outra de nossas existncias.
Extrado do Livro A Reencarnao de Gabriel Delanne CAP. XIV - Concluso. O esquecimento do passado.

MINI CURSO DE ATENDENTE FRATERNO COM OS FACILITADORES ANELISE E CRISTIANO BRONDANI O TERCEIRO ENCONTRO QUE ACONTECER NO DOMINGO DIA 09 DE JUNHO DAS 15:00H S 17:30H. NO SEGUNDO ENCONTRO TIVEMOS A PRESENA DOS TRABALHADORES DA SEMENTES DE LUZ E DA IRM ROLICA.

Cada culpa, cada pessoa. Cada pessoa, cada culpa. Use os erros e desacertos para seu crescimento interior. Aprenda com suas culpas e eleve-se na Vida Maior.

You might also like