You are on page 1of 2

Exame Nacional de Lngua Portuguesa

2012-2013

Fernando Pessoa ortnimo


O fingimento artstico Para Fernando Pessoa, um poema produto intelectual, e por isso, no acontece no momento da emoo, mas resulta da sua recordao. A emoo precisa de existir intelectualmente, o que s na recordao possvel. H uma necessidade da intelectualizao do sentimento para exprimir a arte. Ao no ser um produto direto da emoo, mas uma construo mental, a elaborao do poema confunde-se com um fingimento. Na criao artstica, o poeta parte da realidade mas s consegue, com autentica sinceridade, representar com palavras ou outros signos o fingimento, que no mais do que uma realidade nova, elaborada mentalmente graas conceo de novas relaes significativas, que a distanciao do real lhe permitiu. O fingimento no impede a sinceridade, apenas implica o trabalho de representar, de exprimir intelectualmente as emoes ou o que quer representar. A dor do pensar Fernando Pessoa no consegue desfrutar instintivamente a vida por ser consciente e pela prpria efemeridade. Muitas vezes, a felicidade parece existir na ordem inversa do pensamento e da conscincia. O pensamento racional no se coaduna com verdadeiramente sentir sensitivamente. A dialtica da sinceridade / fingimento liga-se da conscincia / inconscincia e do sentir /pensar. A dor de pensar traduz insatisfao e dvida sobre a utilidade do pensamento.

A nostalgia da infncia Frequentemente, para Fernando Pessoa o passado um sonho intil, pois nada se concretizou, antes se traduziu numa desiluso. Da o constante ceticismo perante a vida real e de sonho. O tempo, na poesia pessoana, um fator de degradao, porque tudo efmero. Isso leva-o a desejar ser criana novamente. Pessoa sente a nostalgia da criana que passou ao lado das alegrias e da ternura. Chora, por isso, uma felicidade passada, para l da infncia. H uma nostalgia do bem perdido, do mundo fantstico da infncia, nico momento possvel de felicidade.

Alberto Caeiro
Na obra de Caeiro, h um objetivismo absoluto. No lhe interessa o que se encontra por trs das coisas. Recusa o pensamento, sobretudo o pensamento metafsico, afirmando que pensar estar doente dos olhos. Caeiro, poeta de olhar, procura ver as coisas como elas so , sem lhes atribuir significados ou sentimentos humanos. Considera que as coisas so como so. Constri uma poesia das sensaes, apreciando-as como boas por serem naturais. Para ele, o pensamento apenas falsifica as coisas. Em Caeiro, a poesia das sensaes , tambm, uma poesia da natureza. Ao procurar ver as coisas como elas realmente so, sublima o real, numa atitude pantesta (de divinizao das coisas da natureza).

Exame Nacional de Lngua Portuguesa

2012-2013

You might also like