You are on page 1of 4

PCP - Planejamento e Controle da Produo

O PCP - Planejamento e Controle da Produo (em ingls, Production Planning and Control) consiste em um processo utilizado no gerenciamento das atividades de produo. Sistema de gerenciamento dos recursos operacionais de produo de uma empresa, com funes envolvendo planejamento (o que e quando ser produzido), programao (recursos utilizados para a operao, com nicio e trmino de todo o fluxo de trabalho) e controle (monitoramento e correo de desvios da produo), bem como a determinao das quantidades que sero produzidas, qual o layout da planta para melhor aproveitamento do fluxo de insumos, quais as etapas de cada processo de manufatura e designao de mo de obra, seja ela humana ou mecnica, para a transformao das matrias primas passo a passo. Com a consolidao de todos estes dados, ser criada a carta mapa da produo, o chamado PMP Plano Mestre da Produo, nas quais esto expostas as diretrizes do processo em geral. Nos dias atuais existem departamentos especializados apenas no PCP, sendo estes dedicados as atividades mais operacionais do cotidiano de produo. Outra caracterstica marcante da evoluo do PCP como um todo a transcendncia de tal atividade do nvel operacional para outros nveis essenciais da administrao, como, por exemplo, o nvel ttico, onde a aplicao do PCP determina a arquisio de novos insumos, sejam eles as quantidades de matrias primas, mquinas ou pessoal, no nvel de vendas, onde a proviso de produo torna-se importante na previso de oferta e demanada, e no nvel financeiro, onde a programao de gastos e receitas ajuda em uma viso mais ampla do gerenciamento empresarial. Conceitos Gerais Quem no planeja, programa e controla o que produz, provavelmente ter dificuldades em alcanar os ndices de produtividade e qualidade que o mercado exige, logo est fadado ao desaparecimento. Para que isto no ocorra, o empresrio deve buscar gerenciar sua empresa de maneira mais objetiva, dinmica e eficaz. Portanto necessrio decidir uma forma de garantir que a sua empresa atinja o objetivo de produzir com qualidade e produtividade. A garantia de bons resultados est ligada ao bom planejamento, programao e controle de todo o processo de produo. Desse modo, torna-se possvel atuar corretamente quando ocorrerem desvios, falhas do processo, ou agir em metas traadas de melhoria de seu produto, para que ele seja bem aceito. Essa prtica tambm possibilita a diminuio de seus custos operacionais.

Objetivos do PCP O planejamento pressupe a necessidade de um processo decisrio que ocorre antes, durante e depois de sua elaborao e implementao na empresa. Portanto a funo do PCP requer um modo de pensar que objetive responder a indagaes referentes aos diversos questionamentos sobre o que ser feito, como, por quem e com que recursos, bem como onde e quando ser executado. O planejamento de produo define todos estes fatores, a partir do projeto de desenvolvimento do produto que vai ser manufaturado, fornecendo os dados bsicos para o estabelecimento da programao. O trabalho de planejamento, direta ou indiretamente, afeta toda a organizao, por meio de documentos e planos: roteiro de produo, ferramentas e estimativas, etc. O objetivo global do PCP no envolve somente o planejamento, mas tambm a programao (definio de quando fazer) e o controle do que foi estabelecido, no deixando que o objetivo final seja desviado do plano, ou ainda, decidindo sobre quaisquer mudanas que possam ocorrer, caso, defeitos ou falhas do planejado passem a atuar no sistema. O PCP vem para dar suporte gerncia na tomada de deciso, j que est nela os maiores problemas de produo, onde o seu objetivo maior sempre esquecido, o de gerenciar os meios planejados e no as metas de produo. As empresas que possuem maior preocupao com o seu PCP ou efetuam algum PCP, conseguem melhores resultados finais. Alm de estarem sempre com os seus planos de melhoria voltados para onde suas produes prioritariamente exigem. O PCP consegue dar informaes gerncia, e esta tem capacidade de decidir melhor. Alm de a empresa conseguir uma melhor compatibilizao dos produtos entre a produo e as vendas, levando a um produto capaz de atender ao cliente e a produo, j que neste setor este fato de suma importncia, dada a diversificao que os modelos podem alcanar. Em suma, o PCP tem como funo a organizao, padronizao e sistematizao do processo, levando a empresa a produzir com mais perfeio, segurana, rapidez, facilidade, correo e menor custo.

Etapas do PCP O planejamento envolve diversas atividades, das quais destacam-se: - Previso da demanda: os mtodos estatsticos e subjetivos de previso de demanda auxiliam os gerentes de produo no dimensionamento da produo e dos recursos materiais e humanos necessrios. A previso de demanda assume um papel ainda mais importante quando a empresa adota uma estratgia de produo para estoque. - Planejamento da capacidade de produo: a partir da previso de demanda de mdio e longo prazo e da anlise da capacidade instalada, determina-se a necessidade de adequao (aumento ou reduo) da capacidade de produo para melhor atender a demanda no mdio e longo prazo. - Planejamento agregado da produo (PAP): visa determinar a estratgia de produo mais adequada para a empresa. No plano agregado, esto as decises de volumes de produo e estoque mensais, contratao (ou demisso) de pessoas, uso de horas-extras e subcontratao, contratos de fornecimento e servios logsticos. Usualmente, o horizonte de planejamento anual com reviso mensal dos planos. Neste nvel de planejamento, as informaes de demanda e capacidades so agregadas para viabilizar a anlise e tomada de deciso. - Programao mestra da produo (PMP): trata-se da operacionalizao dos planos de produo no curto prazo. No programa mestre so analisados e direcionados os recursos (mquinas, pessoas, matrias-primas) no tempo certo para produzir a quantidade necessria para suprir a demanda de determinado perodo. Nessa etapa, temos uma definio mais precisa dos itens e quantidades de produo e estoques, com um grau de detalhamento maior que o utilizado no planejamento agregado, incluindo no apenas previses de demanda, como tambm pedidos firmes e ordens abertas de produo e compras. - Programao detalhada da produo (PDP): a operacionalizao propriamente dita no cho da fabrica. Define como a fbrica ir operar no seu dia a dia. As atividades que envolvem a programao da produo so: administrao de

materiais, seqenciamento das ordens de produo, emisso e liberao de ordens. - Administrao de materiais: planeja e controla os estoques, define o tamanho dos lotes, a forma de reposio da matria-prima e os estoques de segurana. - Sequenciamento: a determinao da sequncia de execuo das operaes de produo nas mquinas, visando minimizar atrasos, ociosidades e estoques em processo. - Emisso de ordens: implementa o programa de produo emitindo a documentao necessria para o inicio das operaes e liberando-a quando os recursos estiverem disponveis. Em sistemas de produo repetitiva (alto volume, baixa variedade), a programao detalhada orientada por regras mais simples e visuais como os sistemas de produo puxada tipo Kanban. Por outro lado, em empresas de produo intermitente (baixo volume, alta variedade), a atividade de programao detalhada torna-se mais complexa, dificultando a sincronizao das operaes para reduo de custos, atrasos e tempos de fluxo das ordens. Neste ambiente, a atividade de programao pode ser apoiada em software especfico de programao da produo. - Controle da produo: a ltima etapa do PCP e consiste no acompanhamento dos processos produtivos a fim de verificar o andamento da produo conforme o planejado, ou seja, verificar se o que foi decidido no plano agregado, programa mestre e programao detalhada esto sendo realizado. A partir do apontamento da produo (tempos e rendimentos do processo), o PCP acumula dados atualizados dos processos para utilizao nas decises futuras.

You might also like