You are on page 1of 6

Escola E. B.

2, 3 de Quarteira n2 Matemtica 7 ano Ficha de Avaliao

AnoLectivo 2008/2009

Nome:__________________________________________________________N.:___ Turma:7___ Data:200__/____/____Classificao:__________________AProfessora:___________ Enc.DeEducao:___________________________________________________________ Para cada uma das questes seguintes, apresenta o teu raciocnio de forma clara, indicando os clculos que tiveres de efectuar e todas as justificaes que entenderes necessrias. Neste grupo de questes permitido o uso de calculadora, sempre que for necessrio.

1- O grfico seguinte mostra o nmero de hectares de floresta ardida, em Portugal Continental, entre os anos de 2003 e 2007. Qual foi o nmero mdio (a mdia) de hectares de floresta ardida, por ano, em Portugal Continental, entre 2003 e 2007 (inclusive)? Mostra como obtiveste a tua resposta.

2- Resolve as seguintes equaes: a) 2,3y + 3 = 3,4y + 5,2 b) 3 (5 2 x ) = 5( x 6 ) x

3- Quatro amigos encontraram-se para resolver um problema de Matemtica que envolvia o clculo do permetro de um crculo com 10 cm de dimetro.

Ctia Carolina Melissa Joo 31,1 31,5 31,4 31,3

Na tabela que se segue, est indicado o valor que cada um obteve para o permetro do crculo. Qual dos quatro amigos obteve uma melhor aproximao do permetro daquele crculo? (A) Ctia (B) Carolina (C) Melissa (D) Joo

4- Na praia do parque de campismo existem barracas como as da fotografia. Ao lado da fotografia est um esquema da estrutura de uma dessas barracas. 4.1- Indica: a) duas rectas concorrentes.______________________________________________ b) uma recta paralela ao plano ADH.________________________________________ c) uma recta e um plano concorrentes.______________________________________ d) dois planos paralelos.__________________________________________________ f) dois planos cuja interseco seja a recta HE.________________________________ 4.2- Qual a posio relativa dos planos ADH e HEI.___________________________ 4.3- Sabendo que IK = 0,8 m, calcula o volume da barraca da praia.

5- Observa a figura onde a recta r paralela recta s. Determina, justificando: a = _________________________ b=_________________________ c = _________________________ d = _________________________

e = _________________________

f = __________________________

6- Qual dos quatro nmeros que se seguem o menor?

1 (A) 9

1 (B) 9

1 (C) 9 2

(D)

2 1 9

7- Muitos dos estudantes que usam mochila transportam diariamente peso a mais para a sua idade. Para evitar leses na coluna vertebral, o peso de uma mochila e o do material que se transporta dentro dela no devem ultrapassar 10% do peso do estudante que a transporta. A Cludia pesou a sua mochila. Na balana da figura ao lado, est indicado o peso dessa mochila vazia. Sabendo que a Cludia pesa 45 kg, qual , em kg, o peso mximo que ela poder transportar dentro da sua mochila, de forma a evitar leses na coluna vertebral? Apresenta todos os clculos que efectuares.

8- Determina o valor de a. Apresenta todos os clculos que efectuares.

9- Calcula o valor da seguinte expresso numrica e apresenta os clculos que efectuares.

3 1 5 = 4 2 4

10- Determina a rea da parte colorida.

11- Observa o quadriltero seguinte. O valor de x :

(A) 232

(B) 38

(C) 52

(D) 100

12- Um bebedouro tem uma base rectangular de 250 cm por 105 cm. A altura do bebedouro igual a 40 cm. a) Calcula o volume do bebedouro.

b) Quantos litros de gua leva o bebedouro?

13- Na figura ao lado, esto representados um quadrado [ABCD] e quatro tringulos geometricamente iguais. a) Quantos eixos de simetria tem esta figura? ___________________________________________________________

b) Identifica o slido correspondente a esta planificao. ____________________________________________________________

14- Vai ser lanado um novo gelado com a forma de uma pirmide de base quadrada com 4,5 cm de lado. Qual deve ser a altura da pirmide para que o volume do gelado seja 67,5 cm3? (A) 15 cm (B) 6,75 cm (C) 3,29 cm (D) 10 cm

15- Calcula o valor de x da seguinte figura.

FIM
6

You might also like