You are on page 1of 2

Caracterizao das relaes precoces

Para se compreender as capacidades de relao com os outros, temos que analisar as relaes precoces do ser humano. O tipo e a qualidade das relaes que o beb estabelece no incio da vida, as designadas relaes precoces, vo influenciar o seu processo de desenvolvimento fisiolgico e psicolgico

Imaturidade
Quando nasce o ser humano caracterizado como um ser imaturo, essa imaturidade um elemento decisivo no processo de desenvolvimento da espcie. Como ser prematuro o beb necessita de cuidados dispensados pelos progenitores ou outros cuidadores, nomeadamente nos primeiros anos de vida, para poder sobreviver fsica e psicologicamente.

As competncias bsicas do beb


O recm-nascido apresenta um conjunto de competncias comunicacionais que estimulam aqueles que o rodeiam a satisfazerem as suas necessidades. De entre as vrias estratgias usadas pelo beb para obter os cuidados indispensveis sua sobrevivncia e bem-estar destacam-se: choro, riso, vocalizaes, expresses faciais, agarrar, mamar e seguir com o olhar. Estas estratgias manifestam as necessidades do beb (proteo, segurana e afeto) e procuram a resposta que a obteno da sua satisfao.

Competncias bsicas da me
A me tambm tem competncias na relao de vinculao. O processo de regulao mtua significa a capacidade da me comunicar eficazmente com o beb, quer dizer, a me interpreta/comunica corretamente os seus estados emocionais e responde de forma adequada s solicitaes do seu beb. Se a me no responder positivamente s solicitaes do beb, podem desenvolver-se sentimentos de desconfiana que se manifestam por medos, receios e insegurana. A boa me comunica poeticamente com o beb. Transforma as inquietaes em segurana, o desconforto em bem estar, torna tolervel a angstia, faz o beb sentir-se amado, compreendido e protegido.

Interao beb-me

As relaes precoces analisam-se em Psicologia, porque sem essa anlise no se compreendem as capacidades de relao com os outros. O tipo e a qualidade das relaes que o beb estabelece com a me sero determinantes na sua personalidade a vrios nveis: psicolgico, fsico, emocional e social. Uma boa relao de vinculao com a me (e/ou figuras maternais) conduzir a um adulto equilibrado, com autoestima e autnomo, capaz de construir inter-relaes gratificantes. A relao entre a me e o beb inicia-se muito antes do nascimento, pois assim que descobre que est grvida comea a fantasiar com o beb, comunicando com ele, e estabelecendo desde logo uma relao, embora no real. Gradualmente, esta relao torna-se real e criam-se expectativas para com o beb que lhe sero comunicadas desde o nascimento. Se essas informaes forem positivas o beb sentir isso e a vinculao entre ambos ser segura.

Vinculao: A Vinculao a necessidade de criar e


manter relaes de proximidade e afetividade com os outros, de o beb se apegar a outros seres humanos para assegurar proteo e segurana. A relao privilegiada que o beb estabelece com a me decisiva para o seu desenvolvimento fsico e psicolgico, a proximidade fsica do progenitor uma necessidade inata, primria, essencial ao desenvolvimento mental do ser humano e ao desenvolvimento da sociabilidade que responde a duas necessidades: proteo e sociabilizao; trs tipos de vinculao: 1. Segura: influencia positivamente no desenvolvimento afetivo, psicolgico do beb com o efeito das suas relaes futuras 2. Evitante: indiferentes separao da me e ao seu regresso 3. Ambivalente/resistente: manifestao de ansiedade mesmo antes da me sair e perturbao quando abandona a sala, hesitando entre a aproximao e o afastamento dela quando regressa.

Vinculao e Equilbrio Psicolgico:


O processo de vinculao tem uma importncia fundamental no desenvolvimento fsico e psicolgico do beb. A maneira como a me interpreta e responde s necessidades orgnicas e os estados emocionais do seu filho, vo influenciar o beb no apenas naquele momento mas tambm no futuro, sendo muito importante a vinculao na constituio psicolgica do beb. Os modelos de representao de si prprio e da me, atravs dos quais o beb percebe o seu universo, influenciam as suas percees e conduzem as suas aes. Uma vinculao segura corresponder a uma melhor regulao emocional, ou seja, vai favorecer a confiana, a capacidade de ultrapassar as dificuldades, em se sentir bem consigo mesmo e com os outros, desempenhando assim o papel de regulador emocional, designadamente face ao stress. Vai permitir uma gesto mais autnoma dos conflitos que fazem parte do crescimento psicolgico. No entanto, esta vinculao no tem um carcter determinista; no desenvolvimento psicossocial da criana h muitos outros factores em jogo ao longo da vida.

You might also like