You are on page 1of 5

Usos dos pronomes oblquos tonos

Os pronomes oblquos tonos so pronomes pessoais no retos. Os retos so aqueles que funcionam sintaticamente como sujeito, e os oblquos, como complementos, havendo exceo. Os oblquos so subdivididos em tonos, os que no so acompanhados de preposio, e os tnicos, acompanhados obrigatoriamente de preposio. Pronomes Pessoais Retos Eu Tu Ele, ela Ns Vs Oblquos tonos Oblquos tnicos me te se, o, a, lhe nos vos mim, comigo ti, contigo si, consigo ns, conosco vs, convosco si, consigo

Eles, elas se, os, as, lhes

Os pronomes oblquos tonos podem ser usados com as seguintes funes sintticas: ------------------------------------------------1- Objeto Direto: Os pron. obl. t. me, te, se, o, a, nos, vos, os, as podem exercer a funo sinttica de objeto direto, ou seja, podem complementar o sentido de um verbo transitivo direto (VTD). Por exemplo, o verbo esperar transitivo direto, pois quem espera, espera algo (ou algum). Podem-se, ento, construir frases assim:

Ela me esperou. Eu te esperei. Eu o esperei. Eles a esperaram. Ela nos esperou. Eu vos esperei. Ns os esperamos.

O pronome se funcionar como objeto direto quando for reflexivo ou recproco:

Ela se feriu. Eles se amam.

Observe que, quando o objeto direto for de terceira pessoa, no se usa ele, ela, eles, elas, e sim o, a, os, as. inadequado usar Eu esperei ele, apesar de ser uso corrente no Brasil. O certo Eu esperei-o ou Eu o esperei. -----------------------Variantes de O, A, OS, AS: Voc observou que, nos exemplos acima, os pronomes foram colocados procliticamente, ou seja, antes do verbo. Se forem colocados encliticamente, ou seja, depois do verbo, os pronomes o, a, os, as podem sofrer mudanas. Vejamo-las: - Se o VTD terminar em vogal ou em semivogal, usam-se os pronomes o, a, os, as:

Eu esperei-o.

- Se o VTD terminar em M, -O ou E, os pronomes se modificam para no, na, nos, nas:


Eles esperaram-no. Eles sempre reservam as melhores empadinhas e do-nas aos amigos. Pega os sapatos e pe-nos no armrio se no quiseres ficar de castigo.

- Se o VTD terminar em R, S ou Z, essas terminaes desaparecem, e os pronomes se transformam em lo, la, los, las:

No vou esper-lo. Ns esperamo-los. O padre sai com as crianas todas as manhs e condu-las at a capela (= conduz as crianas) Se tu quiseres dizer a verdade a todos, di-la (= diz a verdade) A verdade? Qui-la (= quis a verdade) Os animais silvestres, matamo-los.

- Se o VTD terminar em mos, e o OD for nos ou vos, o s do verbo desaparecer:

Respeitamo-nos. Esperamo-vos.

------------------------------------2- Sujeito acusativo (sujeito de verbo no infinitivo ou no gerndio, que com ele constitui orao subordinada substantiva objetiva direta) Os pron. obl. t. me, te, se, o, a, nos, vos, os, as podem exercer a funo sinttica de sujeito acusativo, que o sujeito de um verbo no infinitivo ou no gerndio, que, por sua vez, o ncleo do objeto direto de um verbo causativo (fazer, mandar, deixar) ou de um verbo sensitivo (ver, sentir, ouvir). Destrincemos isso: Haver sujeito acusativo quando o complemento de fazer, mandar, deixar, ver, sentir e ouvir for uma orao cujo verbo esteja no infinitivo ou no gerndio. O sujeito deste verbo o acusativo. Por exemplo:

Fizeram o ru devolver o dinheiro.

O objeto direto de fazer no o ru, como primeira vista possa parecer, mas sim a orao o ru devolver o dinheiro. Algum fez o qu? O ru devolver o dinheiro. A expresso o ru o sujeito do verbo devolver, que est no infinitivo. H, portanto, a constituio de uma orao subordinada substantiva objetiva direta. O sujeito o ru pode ser substitudo por um pronome, que tem de ser oblquo tono: Fizeram-no devolver o dinheiro.

Mandei-o sair da frente. Deixaram-me ficar naquele lugar. Viram-nos pulando o muro. Senti-a puxar meus cabelos. Ouvi-os cantando alegremente.

Observe que ocorrem as mesmas variantes dos pronomes o, a, os, as. --------------------------------3- Objeto Indireto: Os pron. obl. t. me, te, se, lhe, nos, vos, lhes podem exercer a funo sinttica de objeto indireto encabeado pela preposio a, ou seja, podem complementar o sentido de um verbo transitivo

indireto (VTI) que exija a prep. a. Esta, porm, desaparece quando o objeto indireto for um pronome oblquo tono. Por exemplo, o verbo obedecer transitivo indireto e exige a prep. a, pois quem obedece, obedece a algo (ou a algum). Podem-se, ento, construir frases assim:

Ela me obedeceu. Eu te obedeci. Eu lhe obedeci. Elas nos obedeceram. Eu vos obedeci. Ns lhes obedecemos.

Apesar de ser raro o uso, o pronome se funcionar como objeto indireto quando for reflexivo ou recproco:

Ela se arroga o direito de reclamar sempre. Elas se obedecem.

- Se o VTI terminar em mos, e o OI for nos ou vos, o s do verbo desaparecer:


Perdoamo-nos. Obedecemo-vos.

- Se, porm, o OI for lhe ou lhes, nenhuma terminao do VTI desaparecer:


A vocs, meninas, perdoamos-lhes. s leis de trnsito, obedecemos-lhes.

-------------------------------------4- Adjunto adnominal (aa): Os pron. obl. t. me, te, lhe, nos, vos, lhes podem exercer a funo sinttica de adjunto adnominal. Isso acontecer quando houver indicao de posse: algo de algum. A construo sinttica ocorrer da seguinte maneira: verbo + pronome oblquo tono + substantivo.

Cortaram-me os cabelos = cortaram os meus cabelos. Ainda te apaziguo os nimos = ainda apaziguo os teus nimos.

Se quiser, beijo-lhe os ps = beijo os seus ps. Multou-nos os carros = multou os nossos carros. Pego-vos o material e no o devolvo = pego o vosso material. Roubaram-lhes os documentos = roubaram os documentos deles.

---------------------------------------5- Complemento nominal (CN): Os pron. obl. t. me, te, lhe, nos, vos, lhes podem exercer a funo sinttica de complemento nominal. Isso acontecer quando houver a expresso algo a algum complementando um verbo, sendo que o algo um substantivo abstrato, um adjetivo ou um advrbio e que a prep. a provm dele (do algo). Por exemplo: Eu sou fiel. O adjetivo fiel exige a preposio a, pois quem fiel, fiel a algo (ou a algum), portanto eu sou algo (fiel) a algum. A preposio a, portanto, encabea um complemento nominal (complemento de um elemento que no verbo). Pode-se, ento, usar um pronome oblquo tono como complemento desse adjetivo:

Tu me s fiel? Sim. Sou-te fiel.

Tenho-lhe muito mais respeito do que tem por mim. (Tenho respeito a algum. A prep. a no provm do verbo ter, e sim do subst. abstrato respeito)

You might also like