You are on page 1of 3

AVARIAS POSSVEIS COMPUTADOR

1. Sintomas: Durante a utilizao do computador, ao aceder alguns ficheiros no HD o computador bloqueia durante alguns segundos e volta a funcionar. As vezes, ao tentar aceder algumas pastas no HD o Windows avisa que esto corrompidos e no permite o acesso. Informaes adicionais As vezes podem se ouvir uns estalos altos que vm de dentro do computador. Resposta: disco rgido Um HD com sectores defeituosos pode corromper ficheiros e ocasionar bloqueios curtos, ou ate bloqueios em que preciso desligar o computador e ligar novamente. Tambm muito comum HDs com defeito provocarem um barulho forte, como se fossem estalos dentro do computador. 2. Sintomas: Ao premir o boto liga/desliga da caixa do computador no acontece nada. O computador no liga. Nenhum led da caixa acende. Resposta: Fonte de alimentao

3. Sintomas: Logo ao ligar o computador o auto teste (POST) exibe a mensagem HDD Failure (Falha no HD). Aps a mensagem o computador suspende as suas actividades, no chegando nem mesmo a iniciar o boot Resposta: Disco Rgido, um HD com um grande dano na superfcie do seu disco, no motor ou na cabea de leitura, ou ainda com a placa de circuitos queimada geralmente ocasiona essa mensagem de erro no auto teste, logo que o computador ligado. 4. Sintomas: O computador bloqueia sempre durante a execuo de um determinado programa. Resposta O problema estava mesmo no programa aplicativo. Ao reinstalar o programa, o problema foi solucionado. Porm, s vezes um programa no funciona ou bloqueia o computador, por que o computador no possui memria RAM ou velocidade suficiente para suportar o programa. s vezes tambm possvel que haja uma incompatibilidade do programa com hardware ou com o SO. 5. Sintomas O computador tem uma drive de disquetes mas o SO no reconhece o drive. O drive a: no aparece dentro do SO. Resposta Verificar configuraes do drive de disquetes no setup. Apesar do drive de disquetes estar fisicamente instalado, ele no estava configurado no setup e por isso era como se ele no existisse para a placa-me e consequentemente para o so. 6. Sintomas s vezes o computador no liga e apresenta um bip longo seguido de trs bips curtos. s vezes ele funciona normalmente. Resposta Usar o pincel. Um mau contacto na ligao da placa de vdeo com a slot da placa-me estava a causar o problema.

7. Sintomas s vezes o computador no liga e apresenta bips longos e espaados. Quando liga s vezes bloqueia na execuo de qualquer programa e ate mesmo antes da boot. Informaes Adicionais Problema comeou a acontecer depois que o computador foi transportado de uma casa para outra no porta-bagagem de um carro. Resposta O pincel. Havia um mau contacto dos pentes de memria com os conectores da placa-mae que estava causando o problema.

8. Sintomas O computador bloqueia ou reinicia sozinho em qualquer momento, durante a utilizao de qualquer programa e s vezes bloqueia mesmo antes do boot. Informaes adicionais O bloqueio ocorre com mais frequncia depois que o computador est ligado por algum tempo. Resposta O Cooler. A ventoinha do cooler estava parada e no estava a refrigerar correctamente o processador. Quando o processador super aquece, podem ocorrer travamentos alm de outros defeitos. 9. Sintomas Ao apertar o boto/desliga do caixa nada acontece O computador no liga. Nenhum LED do gabinete acende. Resposta Fonte de Alimentao. A Fonte de Alimentao estava queimada e como ela que fornece energia para todos os componentes internos do computador, quando ela no funciona, nem mesmo um pequeno led da caixa pode acender. 10. Sintomas -Durante a utilizao do computador, as imagens perdem a definio. -s vezes aparecem barras verticais na tela e cores estranhas. Resposta: Placa de Vdeo. A placa de vdeo est com problemas ocasionando distores na gerao de imagens. Ela no est totalmente defeituosa, por isso, apesar das distores o usurio conseguia ver as telas dos programas. 11. Sintomas -O computador bloqueia ou reinicia sozinho em qualquer momento, durante a utilizao de qualquer programa e s vezes bloqueia mesmo antes do boot. Respostas: RAM. O defeito estava mesmo num dos pentes da memria RAM. 12. Sintomas O computador bloqueia ou reinicia sozinho em qualquer momento, durante a utilizao de qualquer programa, durante a utilizao de qualquer programa, mas sempre depois do boot. Informaes adicionais Defeito comeou a acontecer depois de uma queda repentina de energia enquanto o utilizador utilizava o computador. Resposta: Reinstalar o SO. Quando houve a queda de energia durante a utilizao do computador, alguns ficheiros importantes do SO foram danificador. Ao reinstalar o SO, novos arquivos foram gravados por cima dos velhos que estavam com defeito e o problema foi resolvido. Porm, algumas vezes preciso apagar o SO antigo completamente e instalar um novo, salvando os dados de utilizador num outro local

e formatando o HD. 13. Sintomas Apesar de no haver distores nas imagens, elas aparecem dentro do Windows com uma definio muito pobre e poucas cores. Informaes adicionais Ao entrar na configurao do Windows, no possvel configurar para um nmero maior de cores, nem para uma resoluo maior de tela. Apenas aparece a opo de utilizar a resoluo 640x480 com 16 cores (4 Bit). Resposta: Reinstalao dos drivers da placa de Vdeo. O driver correcto para a placa de vdeo no estava instalado. Dessa forma, o SO utilizou um driver genrico que s tem as opes mais bsicas de resoluo de tela e de cor. Ao instalar o driver correcto, todas as opes de numero de cor e resoluo de tela ficaram disponveis. 14. Sintomas Ao tentar carregar o sistema operacional o computador apresenta a mensagem disco sem sistema ou defeituoso. Informaes adicionais O computador estava a funcionar normalmente quando de repente parou de carregar o s e comeou a aparecer a mensagem de erro. Resposta: Reinstalar o sistema operativo algum arquivo do so necessrio ao carregamento do sistema foi apagado ou danificado por mau uso ou ate mesmo vrus. Ao reinstalar o so foram gravados no hd novo arquivos necessrios ao boot e o problema foi resolvido. 15. Sintomas O computador est muito lento, tanto para ler ou gravar arquivos quanto para executar programas, digitar textos, acesso a Internet, etc. Alguns arquivos do usurio desepareceram. s vezes bloqueia Informaes Adicionais Defeito apareceu depois que o usurio abriu um arquivo executvel que um amigo lhe enviou por mail. Resposta: Verificar e remover vrus, um vrus de computador pode causar sintomas estranhos, bloqueiar o computador, deix-lo lento e apagar arquivos do usurio. 16. Sintomas ao tentar ler ou gravar arquivos em disquetes o Windows exibe uma mensagem de erro de acesso ao disco Informaes adicionais J foram utilizados vrias disquetes diferentes inclusive disquetes novas mas para todas ocorre o mesmo erro Resposta um drive de disquetes com defeito ou excesso de lixo na cabea de leitura a causa problemas de escrita/leitura em disquetes.

You might also like