You are on page 1of 25

CGE 2068

CURSOS TCNICOS

Processo Seletivo 2 semestre 2013

Instrues Gerais

Verifique se este caderno est completo, da pgina 3 22. Qualquer irregularidade, comunique o examinador.

Cada questo tem cinco alternativas: a b c d e. Somente uma alternativa correta.

As respostas devero ser marcadas neste Caderno de Testes e depois assinaladas na Folha de Respostas, conforme as instrues que sero dadas pelo examinador.

Exemplo:
1 de 10 corresponde a 2

0.

a. b. c. d. e.

2. 4. 5. 8. 9.

A alternativa c a nica correta.

No vire a pgina. Aguarde a orientao do examinador.

CGE 2068

L N G U A

P O R T U G U E S A

A tirinha abaixo se refere questo 1.

Fonte: Disponvel em: <www.google.com.br/imagens>. Acesso em: 16/10/2012.

1. A tira de Ado Iturrusgarai ironiza um problema do cotidiano da sociedade. De acordo com o cartunista, os adolescentes, atualmente, a. b. c. d. e. desprezam momentos em famlia. so infelizes e no valorizam os momentos mais simples. degradam a natureza, sem perceber o quanto isso os prejudicar. esto to ligados tecnologia que no se dissociam dela, mesmo em outros ambientes. no aceitam realizar passeios que os coloquem em contato com outras realidades.

2. Assinale a frase que est de acordo com as regras de regncia verbal. a. b. c. d. e. Todos aspiramos uma vida melhor. Assistimos o filme que foi lanado h dois dias. Espero que Joana tenha esquecido daquela discusso. Diz-se que, antigamente, todos obedeciam os mais velhos. Quase me esqueci do compromisso que assumi com voc.

A figura abaixo se refere questo 3.

Fonte: ANGELI, Chiclete com banana. Folha de S. Paulo, Caderno Poltica, So Paulo, 17 nov. 2005, p. 15.

CGE 2068

3. Na charge de Angeli, aplicada uma das regras que impedem o uso do acento indicativo de crase. A frase em que a mesma regra pode ser verificada : a. b. c. d. e. Gosto de escrever a lpis. Ele est demorando a chegar. Entreguei os livros a alunas do primeiro ano. Pergunte a ela se quer ir ao cinema conosco. O barco a vela afastou-se rapidamente com o vento.

O texto abaixo se refere questo 4.

Botou um blog no ar e saiu por a.


No incio so os verbos. De uma hora para outra, voc se pega descrevendo aes que ainda no esto registradas no Aurlio. Postar, por exemplo. O primeiro eu j postei hoje a gente nunca esquece. Outros verbos perfeitamente normais de repente ganham acepes inesperadas. Uma frase recorrente: Eu entro sempre, mas essa a primeira vez que eu comento. Ou ainda: Daqui a pouco eu subo as fotos. Se voc no entra nem comenta, no posta e muito menos sobe, sinal de que ainda no foi atingido pela onda dos blogs. At quando? (...)
Fonte: FREIRE, R. Revista poca. Globo. So Paulo, n.382, 12 set. 2005, p. 114.

4. A partir do fragmento do artigo de Ricardo Freire, a alternativa que apresenta as informaes adequadas : I. O uso cada vez maior da internet para a comunicao amplia a linguagem conotativa, j que esta recriada a cada momento. II. A expresso, atingido pela onda usada no texto com o seu significado literal, j que ainda implica em um movimento intenso. III. As palavras em destaque no texto demonstram o enriquecimento do vocabulrio conotativo nas aes habituais. IV. Apesar de introduzido na linguagem digital, o verbo entrar aparece no texto ainda no sentido denotativo. a. b. c. d. e. II, III e IV, somente. I, III e IV, somente. II e IV, somente. I e III, somente. I e II, somente.

5. Assinale a alternativa que no est de acordo com as regras-padro de concordncia verbal. a. b. c. d. e. J deu oito horas. A multido gritava enfurecida. Nem tudo so prazeres na vida. Faz trs anos que estou vivendo aqui. Vossa Excelncia se expressou muito bem.

6. Assinale a alternativa que apresenta um exemplo de paradoxo. a. b. c. d. e. Amor fogo que arde sem se ver. S, incessante, um som de flauta chora. Seu sorriso se abre como asas de uma borboleta. A moral legisla para o homem; o direito, para o cidado. Mil anos h que no verso,/ Porque h mais de mil anos que brado.
4

CGE 2068

O texto abaixo se refere questo 7. Ondas do mar de Vigo, se vistes meu amigo! e ai Deus, se vir cedo! Ondas do mar levado, se vistes meu amado! e ai Deus, se vir cedo! Se vistes meu amigo, o por que eu suspiro! e ai Deus, se vir cedo! Se vistes meu amado, por que tenho grande cuidado! e ai Deus, se vir cedo (...)
Fonte: NUNES, J. J. Cantigas de amigo dos trovadores galego-portugueses. Lisboa, Centro do livro brasileiro, 1973, v. 2, p. 441.

7. A respeito do texto, esto corretas as afirmaes I. II. III. IV. a. b. c. d. e. A sensualidade usada no vocativo meu amado. O eu lrico feminino e trata o amado como amigo. O amor no correspondido o tema do sofrimento do eu lrico. Os vocativos referem-se ao apelo do eu lrico para ter seu amigo de volta. I e II, apenas. I e III, apenas. II e IV, apenas. I, III e IV, apenas. II, III e IV apenas.

O texto abaixo se refere questo 8. (...) E hoje, que sexta-feira, primeiro dia de maio, samos pela manh em terra com nossa bandeira. E fomos desembarcar rio acima, contra o sul, onde nos pareceu que seria melhor colocar a cruz, para melhor ser vista. E ali marcou o Capito o lugar onde haviam de fazer a cova para a plantar. E enquanto a iam abrindo, ele com todos ns outros fomos recolher a cruz, rio abaixo, onde ela estava. E com os religiosos e sacerdotes que cantavam, frente, fomos trazendo-a dali a modo de procisso. (...)
Fonte: CASTRO, S. A carta de Pero Vaz de Caminha. L&PM. Porto Alegre, 1996, p. 95-97.

8. Sobre o trecho da carta de Pero Vaz de Caminha, correto afirmar que a. b. c. d. e. h o uso do texto dissertativo no trecho analisado. apesar de tratar-se de uma carta, esta segue a estrutura de um relato de viagem. a carta de Pero Vaz de Caminha obedece estrutura do gnero carta pessoal. o texto classificado como carta, mas caracteriza-se estruturalmente como crnica. apesar de ser classificado como carta, verificada, nesse trecho, a exposio de sentimentos do autor, levando estrutura de dirio.

CGE 2068

9. Assinale a alternativa que se apresenta de acordo com as regras de acentuao. a. b. c. d. e. O vo foi turbulento, porm agradvel. Adoro comer pras no caf da manh. Enxage bem as roupas, antes de estend-las. O bombeiro teve um ato heroico ao salvar uma senhora do incndio. Averige todas as informaes, para que possamos tomar as providncias necessrias.

O poema abaixo se refere questo 10. Quando eu tinha seis anos No pude ver o fim da festa de So Joo Porque adormeci Hoje no ouo mais as vozes daquele tempo Minha av Meu av Totnio Rodrigues Tomsia Rosa Onde esto todos eles? Esto todos dormindo Esto todos deitados Dormindo Profundamente.
Fonte: BANDEIRA, M. Estrela da vida inteira. Rio de Janeiro: Jos Olympio, 1970.

10. Assinale a alternativa correta em relao ao uso, no poema, das formas verbais adormeci e dormindo. a. As duas formas foram utilizadas com seus sentidos conotativos, significando morrer. b. As duas formas foram utilizadas com seus sentidos denotativos, significando cair no sono. c. Ambas foram empregadas em sentido denotativo, significando respectivamente cair no sono e morrer. d. Adormeci foi empregado em sentido denotativo, significando morrer; dormindo tem sentido conotativo, significando cair no sono. e. Adormeci foi utilizado em seu sentido denotativo, significando cair no sono; dormindo foi empregado em sentido conotativo, significando morrer. O texto abaixo se refere questo 11. A mo arranca da terra a raiz e a erva, colhe da rvore o fruto, descasca-o, leva-o boca. A mo apanha o objeto, remove-o, achega-o ao corpo, lana-o de si. (...) A mo tateia com as pontas dos dedos, apalpa e calca com a polpa, raspa, arranha (...) Com o n dos dedos, bate.
Fonte: BOSI, A. O ser e o tempo da poesia. So Paulo: Cultrix/USP, 1977.

11. O trecho que apresenta uma relao de anttese de acordo com o texto : a. b. c. d. e. com o n dos dedos, bate. achega-o ao corpo, lana-o de si. apalpa e calca com a polpa. arranca da terra a raiz e a erva. descasca-o, leva-o boca.

CGE 2068

12. A ocorrncia da crase facultativa a. b. c. d. e. antes de verbos. em locues adverbiais femininas. diante de nomes prprios femininos. antes de pronomes que no admitem artigo. em pronomes demonstrativos iniciados pela vogal a.

O texto abaixo se refere questo 13. Nasce o Sol, e no dura mais que um dia. Depois da Luz se segue a noite escura, Em tristes sombras morre a formosura, Em contnuas tristezas a alegria. Porm, se acaba o Sol, por que nascia? Se to formosa a Luz, por que no dura? Como a beleza assim se transfigura? Como o gosto da pena assim se fia? Mas no Sol, e na Luz falte a firmeza, Na formosura no se d constncia, E na alegria sinta-se tristeza. Comea o mundo enfim pela ignorncia, E tem qualquer dos bens por natureza A firmeza somente na inconstncia.
Fonte: MATOS, G. Disponvel em: <http://www.jornaldepoesia.jor.br/gregoi10.html>. Acesso em: 24/08/2012.

13. O soneto de Gregrio de Matos apresenta um dos temas mais frequentes do Barroco literrio. O tema que apresenta : a. b. c. d. e. O arrependimento. A valorizao da natureza. A presena do sobrenatural. A fugacidade da vida e das coisas. O tempo visto como um agente da morte.

O texto abaixo se refere questo 14. Se voc passar o dedo na bochecha de um recm-nascido, ele vai girar a cabea e tentar abocanh-lo. Essa reao o ajuda a mamar. Esse comportamento vem programado no crebro. No depende de experincia prvia ou aprendizado. Mas ningum aprende a falar se no ouvir outros falando. A lngua que falamos depende da interao do crebro com estmulos do meio ambiente. Por anos, cientistas acreditavam que s caractersticas culturais (como fala e escrita) dependiam da interao do sistema nervoso com o ambiente. Caractersticas biolgicas, como reflexos, audio e at a viso, surgiriam ao longo do desenvolvimento de maneira prprogramada, em momentos precisos, sob controle dos genes. Essa crena caiu por volta de 1970, quando dois cientistas, estudando primatas, demonstraram que o desenvolvimento da parte do crebro que controla a viso (crtex visual) s se completa se os olhos enviam imagens ao crebro.
Fonte: REINACH, F. O Estado de So Paulo. Disponvel em: <http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,nos-aprendemos-a-ver-,923494,0.htm>. Acesso em: 30/08/2012.

CGE 2068

14. Assinale a alternativa que apresenta a ideia central do texto. a. Os estudos derrubaram a tese de que as caractersticas biolgicas se desenvolvem de maneira pr-programada e em momentos precisos. b. As caractersticas culturais apenas, como fala e escrita, dependem da interao do sistema nervoso com o ambiente. c. O aprendizado da lngua que falamos depende da interao do crebro com estmulos do meio ambiente. d. Os comportamentos dos recm-nascidos vm programados no crebro e no dependem de aprendizado. e. O crtex visual s completa seu desenvolvimento se os olhos enviam imagens ao crebro. O texto abaixo se refere questo 15. No Brasil, o que histrico costuma desmanchar-se nas chamas da indiferena, do desamor ao passado, do menosprezo pelo antigo. O casaro de Ouro Preto consumido pelo fogo deveria ficar como est: os destroos ergueram um monumento nao dos desmemoriados. Num pas velhaco, o velho e a velharia vivem a curtssima distncia: retoque-se a ltima vogal e se acrescente um trio de letras. Vale pra gente, prdio, cidades. (...)
Fonte: NUNES, A. Uma nao de desmemoriados. Jornal do Brasil, Caderno B, Rio de Janeiro, 20 abr. 2003, p. 8.

15. Considere as afirmativas a respeito do texto: I. O autor critica a falta de valorizao da histria brasileira, o antigo torna-se sem importncia. II. No texto, feita uma crtica ao crescimento da urbanizao, j que esta realmente valorizada. III. O autor critica o governo federal que no realiza projetos de manuteno de monumentos histricos. IV. No texto analisado perceptvel a indiferena do autor em relao s obras de valores histricos. As afirmativas corretas em relao ao texto de Augusto Nunes so a. b. c. d. e. I e II, apenas. I e III, apenas. II e IV, apenas. II e III, apenas. III e IV, apenas.

A figura abaixo se refere questo 16.

Fonte: ITURRUSGARAI, A. La vie em rose. Folha de S. Paulo, Caderno Cotidiano, So Paulo, 31 mar. 2004, p. 10.

CGE 2068

16. Sobre a charge de Ado Iturrusgarai, correto afirmar que a. a f e o amor esto colocados no mesmo nvel de importncia ao lado da ignorncia. b. o autor apresenta trs atitudes de nossa sociedade, cada uma de acordo com o seu praticante. c. o cartunista compara as atitudes em questo, apontando que essas tm o mesmo valor na sociedade. d. no h referncia social na charge analisada, apenas a demonstrao dos sentimento vividos pelo homem. e. a charge coloca a atitude negativa ao lado das positivas, mostrando a que mais praticada na vida em sociedade. O poema abaixo se refere questo 17.

Grito Negro
Eu sou carvo! E tu arrancas-me brutalmente do cho E fazes-me tua mina, patro. Eu sou carvo! E tu acendes-me, patro Para te servir eternamente como fora motriz Mas eternamente no, patro. Eu sou carvo E tenho que arder, sim E queimar tudo com a fora da minha combusto. Eu sou carvo Tenho que arder na explorao Arder at s cinzas da maldio Arder vivo como alcatro, meu irmo At no ser mais a tua mina, patro. (...)
Fonte: CRAVEIRINHA, J. Antologia temtica de poesia africana. Ed. Lisboa, 1980.

17. O trecho do poema Grito Negro apresenta, predominantemente, a figura de linguagem a. b. c. d. e. onomatopeia. eufemismo. metonmia. paradoxo. metfora.

O texto abaixo se refere questo 18.

Velho Canivete
J ganhei vrios presentes. (...) Mas acho que, se algum me forasse a escolher o melhor presente que j recebi, eu ficaria mesmo com o canivete suo que meu pai me deu 11 anos atrs. No um canivete qualquer: daqueles gordos, com dezenas de ganchinhos, serrinhas, lminas. Com caneta, pina, lupa, tesoura, alicate. Ele ainda veio num estojo de couro, com lpis, pedra de amolar, band-aid, kit de costura, lixa. E um espelhinho acompanhado de um papel com o cdigo Morse sim, para eu me comunicar refletindo a luz do sol em caso de naufrgio, ou terremoto, ou tsunami, sei l. (...)
Fonte: BURGIERMA, D. R. Vida Simples. So Paulo, Abril, ed. 56, jun. 2010.

CGE 2068

18. O texto de Denis Russo pertence ao gnero a. artigo de opinio, no qual o autor argumenta sobre os presentes irreverentes que recebe durante a vida. b. carta do leitor, porque comenta sobre uma reportagem que abordou o tema anteriormente. c. relato pessoal, pois faz a narrao e a descrio de um fato ocorrido na vida do autor. d. biografia, j que contada a vida de um autor e um fato marcante em sua vida. e. carta pessoal, pois o autor estabelece o dilogo com o interlocutor. A tirinha abaixo se refere questo 19.

Fonte: DAVIS, J. Garfield. Folha de S. Paulo, Caderno Lazer, So Paulo, 16 abr. 2005, p. 20.

19. H uma ocorrncia de concordncia nominal na tirinha que provoca dvida. A afirmativa que explica essa ocorrncia de acordo com as regras-padro a. h um erro de concordncia nominal na tirinha, pois na frase torta to bom, o adjetivo bom no est concordando com o sujeito que feminino. b. o substantivo torta no est precedido do artigo a, por isso o adjetivo bom deve ser usado no masculino. c. o advrbio to antecedendo o adjetivo bom o mantm no masculino, mesmo tendo o sujeito da orao no feminino. d. o adjetivo bom invarivel, por isso no usado no feminino para concordar com o sujeito torta. e. o falante masculino, por isso o uso do adjetivo bom est correto. A tirinha abaixo se refere questo 20.

Fonte: Disponvel em:<www.google.com.br/imagens>. Acesso em: 16/10/2012.

20. No 2o quadrinho da tirinha de Johnny Hart, usada uma regra de concordncia verbal. Assinale a alternativa que faz uso desta mesma regra. a. b. c. d. e. Fui eu quem pintei este quadro. Frias sempre um perodo de necessrio descanso. Nenhuma das garotas do time est preparada para o jogo. O Tom Hanks um dos atores que melhor recebem em Hollywood. Confrontaram-se Itlia e Alemanha na semifinal da Copa do Mundo.

10

CGE 2068

M A T E M T I C A

21. As idades de trs irmos esto em progresso aritmtica. Sabendo-se que o mais jovem tem 21 anos e o mais velho 55 anos, a idade do irmo do meio a. b. c. d. e. 27 anos. 29 anos. 32 anos. 34 anos. 38 anos.

22. Uma empresa de engenharia quer construir uma ponte sobre uma rodovia. A ponte vai ter uma inclinao de 60 em relao margem direita da rodovia conforme a ilustrao abaixo. Se a largura da rodovia de 60 m, o comprimento aproximado da ponte dever ser de Dados: sen 60 = 0,87; cos 60 = 0,5; tg 60 = 1,73.

a. b. c. d. e.

30 m. 52 m. 69 m. 104 m. 120 m.

23. Se a e b so nmeros reais no-nulos, existe um nmero real x tal que ax2 + b = 0, se, e somente se, a e b a. b. c. d. e. tiverem sinais contrrios. tiverem divisores comuns. forem positivos. forem quadrados perfeitos. forem racionais de mesmo sinal.

24. Um caa levanta voo da pista de um porta-avies sob um ngulo constante de 15, percorrendo 3.000 metros em linha reta. Nesse caso, a altura desse caa em relao pista do porta-avies de Dados: sen 15 = 0,259; cos 15 = 0,966; tg 15 = 0,268.

a. b. c. d. e.

11.583 Km. 3.105 Km. 2.898 Km. 804 Km. 777 Km.
11

CGE 2068

25. A rea de um terreno quadrado que possui permetro igual a 48 metros a. b. c. d. e. 24 m2. 48 m2. 72 m2. 144 m2. 192 m2.

26. O professor de uma escola, ao fechar as notas, ficou curioso em relao mdia das meninas e dos meninos e resolveu realizar as mdias aritmticas de ambos. Ele observou que havia na sala 16 meninas e 14 meninos. A mdia aritmtica da sala foi 7,0 e a mdia aritmtica dos meninos foi 7,8. A mdia aritmtica das meninas igual a: a. b. c. d. e. 6,3. 6,8. 7,0. 7,8. 8,5.

27. O tringulo ABC abaixo tem lados com as seguintes medidas: AB = 7 cm e BC = 5 cm. O ngulo formado por esses lados mede 120. A partir desses dados, o lado x mede

a. b. c. d. e.

12 m.
35 m.

74 m.
109 m. 374 m.

28. A distribuio da tabela abaixo indica o nmero de acidentes ocorridos com 70 motoristas de uma empresa num determinado ano com o transporte de cargas: No de Acidentes No de Motoristas 0 20 1 10 2 16 3 9 4 6 5 5 6 3 7 1

Portanto, o nmero de motoristas que sofreram ao menos trs acidentes igual a a. b. c. d. e. 55. 46. 35. 26. 9.

12

CGE 2068

29. Um aprendiz de ajustagem mecnica quer confeccionar a pea triangular que consta na sua apostila de tarefas. No desenho, constam apenas a medida BC que mede 30 cm e os ngulos = 59. Nesse caso, a medida AB deve ser = 57 e C B Dados: sen 59 = 0,87; cos 57 = 0,84; tg 64 = 0,90.

a. b. c. d. e.

27 cm. 28 cm. 29 cm. 31 cm. 32 cm.

30. Admita que as estimativas de valores (em milhares de reais) de dois apartamentos adquiridos na mesma data, passados t anos da data de compra, sejam dadas pelas seguintes expresses: Apartamento A: 2 t + 1 + 120 Apartamento B: 6 . 2 t - 2 + 248 O tempo necessrio (a partir da data da compra) para que ambos tenham o mesmo valor de a. b. c. d. e. 2 anos. 4 anos. 6 anos. 8 anos. 10 anos.

31. O restaurante Bom Prato oferece diariamente no almoo as seguintes opes de pratos: 3 tipos de arroz (branco, grega, com brcolis) 2 tipos de feijo (preto e carioca) 5 tipos de carnes (picanha, frango, linguia, alcatra e cupim) 6 tipos de saladas (alface, tomate, palmito, gro-de-bico, vinagrete e completa) 3 tipos de doces (Romeu e Julieta, manjar e gelatina mosaico) 4 tipos de sucos (laranja, limo, uva e acerola)

O nmero de opes que o cliente tem para montar seu prato de a. b. c. d. e. 10. 11. 23. 99. 2.160.

13

CGE 2068

32. Fibonacci, que viveu no sculo XII, descreveu em seus trabalhos uma interessante sequncia de nmeros que denominamos de sequncia de Fibonacci. Essa sequncia aparece na botnica, na gentica e em outras reas do conhecimento. A seguir, esto os primeiros termos dessa sequncia: 1, 1, 2, 3, 5, 8, ----, 21, 34,... O stimo termo ausente a. b. c. d. e. 10. 11. 12. 13. 20.

33. Uma pizzaria vende pizzas circulares de diversos tamanhos, cujos preos so proporcionais s reas dos discos e independem dos recheios escolhidos. Se a pizza grande, com 16 cm de raio, custa R$ 19,20, ento o preo da pizza mdia, com 10 cm de raio, a. b. c. d. e. R$ 6,00. R$ 7,50. R$ 10,00. R$ 12,50. R$ 14,00.

34. Uma empresa deseja fabricar um tabuleiro com um formato diferente dos tradicionais, e para tal escolheu um formato triangular com lados medindo 30 cm e 40 cm, formando um ngulo de 60 conforme a figura abaixo:

O comprimento do outro lado do tabuleiro, em centmetros, : a. b. c. d. e. 21. 25. 36. 38. 34.

35. Um grupo de 4 membros deve ser escolhido entre 6 pessoas para formar uma comisso. A quantidade de modos diferentes que a comisso pode escolher, sabendo que as pessoas que formam a comisso tero as mesmas funes, de a. b. c. d. e. 15. 10. 24. 48. 90.

14

CGE 2068

36. s 16 horas de um dia ensolarado, um prdio projeta uma sombra de 30 metros e um poste de 10 metros de altura projeta uma sombra de 6 m. Podemos dizer, ento que a altura do prdio mede a. b. c. d. e. 25 m. 50 m. 90 m. 190 m. 306 m.

37. As medidas dos lados de um tringulo retngulo formam uma progresso aritmtica cuja razo igual a 3. A medida da rea desse tringulo retngulo, em unidades de rea, igual a a. b. c. d. e. 54. 81. 102. 162. 324.

38. Os alunos de uma turma decidiram realizar uma rifa a fim de conseguir fundos para a festa de formatura. O prmio da rifa foi uma calculadora cientfica, comprada por R$ 350,00. Se cada bilhete da rifa foi vendido por R$ 0,70, o nmero de bilhetes que precisaram ser vendidos para recuperar o valor gasto na compra da calculadora igual a a. b. c. d. e. 150. 250. 350. 450. 500.

39. Uma empresa de nibus tinha um nmero de viagens para realizar num determinado dia. Se j realizou a quinta parte dessas viagens, ento a razo entre o nmero de viagens j realizadas e as viagens que ainda faltam realizar igual a a. b. c. d. e. 1/20. 1/5. 1/4. 4. 5.

40. Uma pipa presa a um fio totalmente esticado e inextensvel formando um ngulo de 45 com a reta paralela ao solo que parte da mo do menino. O comprimento do fio de 100 m. Dados: sen 45 = 0,71; cos 45 = 0,71; tg 45 = 1. Nessas condies, a altura aproximada da pipa em relao ao solo igual a a. b. c. d. e. 55 m. 71 m. 100 m. 145 m. 171 m.

15

CGE 2068

F S I C A

41. Para empurrar uma mesa sobre o cho de uma sala, deslocando-a de um ponto A para um ponto B, com velocidade constante, deve-se exercer determinada fora F. Nesse caso, a fora de atrito que o cho deve exercer sobre a mesa : a. b. c. d. e. igual a F. maior que F. menor que F. a fora de atrito nula. no se pode avaliar sem o valor do coeficiente de atrito.

42. Os planetas, durante suas rbitas elpticas, tm uma distncia varivel ao Sol. A velocidade da Terra ao passar pelo perilio em torno do sol :

a. b. c. d. e.

constante ao se aproximar do perilio. constante como em toda trajetria. diminuda. mxima. nula.

43. muito comum as pessoas, ao irem de cidades mais elevadas para as cidades litorneas, sentirem certo desconforto nos ouvidos. Ao mesmo tempo, tambm bastante corriqueiro os jornais informarem que, durante os torneios de futebol, os jogadores chegam a cidades como La Paz, na Bolvia, e Quito, no Equador, com, no mnimo, uma semana de antecedncia, para se adaptarem s condies locais. Sobre essas duas situaes, analise as afirmaes a seguir. I. Sentimos o desconforto nos ouvidos devido salinidade da gua do mar. II. Os jogadores devem chegar com antecedncia para que seus organismos se adaptem condies rarefeitas do ar nessas cidades mais elevadas. III. O desconforto nos ouvidos est relacionado ao aumento na presso atmosfrica, ao irmos locais mais elevados para locais mais baixos, em relao ao nvel do mar. IV. Os jogadores devem chegar com antecedncia para que seus organismos se adaptem condies de menor presso atmosfrica desses locais. V. Tanto o desconforto auricular quanto a adaptao dos jogadores se relacionam com condies de presso atmosfrica. Esto corretas as afirmaes a. b. c. d. e. I, II, III, IV e V. I, II e IV, apenas. II, III e V, apenas. I, II, III e V, apenas. II, III, IV e V, apenas.

s de s as

16

CGE 2068

44. Nas estradas, os policiais usam a distncia percorrida entre dois pontos e a medida do tempo necessrio para percorr-la para determinar a velocidade mdia do motorista. Numa estrada fiscalizada por policiais, um veculo percorreu um trecho fiscalizado de 500 metros em 18 segundos. Sabendo que a velocidade mxima permitida nesse trecho de 90 km/h: a. o condutor do veculo cometeu infrao, pois sua velocidade ultrapassou o limite de velocidade permitida em, aproximadamente, 100 km/h. b. o condutor do veculo cometeu infrao, pois sua velocidade ultrapassou o limite de velocidade permitida em, aproximadamente, 10 km/h. c. o condutor do veculo no cometeu infrao, pois atingiu uma velocidade de, aproximadamente, 28 km/h, bem inferior permitida. d. o condutor do veculo no cometeu infrao, pois poderia fazer o percurso num tempo mnimo de 17 segundos. e. o condutor do veculo no cometeu infrao, pois atingiu o limite mximo permitido de velocidade. 45. Um homem empurra, sobre uma estrada reta, um carro em movimento. Indique qual das foras enumeradas a seguir responsvel pelo movimento do homem. a. b. c. d. e. A fora que o homem exerce sobre o carro. A fora que o carro exerce sobre o homem. A fora que o solo exerce sobre o homem. A fora de atrito entre o homem e o carro. A fora que o carro exerce sobre o solo.

46. A figura abaixo representa a imagem fotografada de uma cmara de fiscalizao de trnsito que registra numa certa hora do perodo da manh do dia 10 de maio de 2012, a localizao de dois veculos (A e B) circulando por duas avenidas de um bairro da capital de So Paulo, cada um com velocidades dentro do limite permitido. O veculo A atinge o cruzamento aps percorrer 300 metros durante 30 segundos. O veculo B atinge o cruzamento aps percorrer 250 metros em 20 segundos.

Observando a posio da figura, a direo e o sentido em que os veculos se movimentavam e considerando a velocidade como uma grandeza vetorial: a. o veculo A se movimentava com velocidade menor do que o veculo B, leste-oeste para o sentido oeste. b. o veculo B se movimentava com velocidade maior do que o veculo A, leste-oeste para o sentido leste. c. o veculo B se movimentava com velocidade maior do que o veculo A, norte-sul para o sentido norte. d. o veculo A se movimentava com velocidade menor do que o veculo B, norte-sul para o sentido norte. e. o veculo B se movimentava com velocidade maior do que o veculo A, norte-sul para o sentido sul. trafegando na direo trafegando na direo trafegando na direo trafegando na direo trafegando na direo

17

CGE 2068

47. Duas pessoas esto empurrando um carro at um posto de combustvel mais prximo. A primeira aplica uma fora F1 de 100 N, fazendo um ngulo de 60 com a horizontal. Enquanto o segundo aplica uma fora F2 de 60 N na horizontal. O trabalho realizado por a. b. c. d. e. F2 maior, mesmo sendo aplicada uma fora menor. F1 maior, porque maior que F2. F1 menor, porque menor que F2. ambos o mesmo. ambos nulo.

Q U M I C A

48. Uma amostra constituda por uma mistura de duas substncias slidas, na forma de p e de igual colorao. Uma das substncias solvel em gua fervente, enquanto a outra insolvel nessa condio. Um procedimento correto para separar as duas substncias slidas dessa mistura adicionar gua a. b. c. d. e. fervente, filtrar e resfriar a mistura. fria e submeter a mistura evaporao. fervente e submeter a mistura evaporao. fria , filtrar e submeter o filtrado evaporao. fervente, filtrar e submeter o filtrado evaporao.

49. A massa molecular do Mg3 (PO4)2 (fosfato de magnsio) em unidades de massa atmica (u) : Dados: massas molares Mg = 24 g; P = 31 g; O = 16 g. a. b. c. d. e. 231. 238. 262. 334. 448.

50. As molculas da gua (H2O), do gs metano (CH4) e do cido clordrico (HCl) so, respectivamente: a. b. c. d. e. polar; polar; polar. polar; apolar; polar. polar; polar; apolar. apolar; apolar; polar. apolar; apolar; apolar.

51. A sntese da amnia (NH3) ocorre sob condies especficas de presso e temperatura a partir dos reagentes gs nitrognio (N2) e gs hidrognio (H2). Portanto, a proporo em mols para a produo da amnia, a partir dos gases nitrognio e hidrognio , respectivamente, a. b. c. d. e. 1:3:2. 1:2:3. 2:2:3. 2:3:2. 2:3:1.

18

CGE 2068

52. Analise, a seguir, as afirmaes que envolvem os conceitos de mol e constante de Avogadro. I. Um mol de cloreto de sdio (NaCl) contm 6,02 X 1023 tomos de sdio (Na). II. O padro de medida para a quantidade de matria o nitrognio -14 por ser mais estvel e abundante que o carbono. III. Um mol de tomos de cobre contm o mesmo nmero de tomos que um mol de magnsio. Esto corretas as afirmaes a. b. c. d. e. III, apenas. I e II, apenas. I e III, apenas. II e III, apenas. I, II e III.

53. Se a combusto completa de 50 g de magnsio metlico consome 33 g de gs oxignio, a massa de oxignio necessria para queimar 250 g de magnsio igual a a. b. c. d. e. 66 g. 99 g. 132 g. 165 g. 198 g.

54. Nos sistemas que seguem, as esferas representam tomos.

I. II. III. IV.

o sistema A contm duas substncias simples. o sistema B contm uma substncia composta. o sistema C contm duas substncias compostas. os sistemas A, B e C, so, cada um, uma mistura.

Esto corretas as afirmaes a. b. c. d. e. IV, apenas. I e II, apenas. III e IV, apenas. I, II e III, apenas. I, II, III e IV.

19

CGE 2068

B I O L O G I A

55. Numa cadeia alimentar, uma roseira apresenta pulges que so predados por joaninhas, estas, por sua vez, servem de alimentos para pardais. Baseando-se nisto, analise as afirmaes. I. II. III. IV. V. A roseira ocupa o ltimo nvel trfico dessa cadeia alimentar. Os pulges se comportam como consumidores secundrios. Os pulges estabelecem relao de parasitismo com a roseira. Quanto ao fluxo de energia, o mesmo se d dos pardais roseira, de forma crescente. A roseira situa-se no primeiro nvel trfico da cadeia alimentar, pois um organismo auttrofo.

Est correto apenas o que se afirma em a. b. c. d. e. I e IV. I e III. II e IV. II e V. III e V.

56. A malria uma doena que ocorre em todos os pases de clima tropical. O mosquito que transmite a malria, pertencente ao gnero Anopheles e no Brasil encontrado, principalmente, na regio amaznica. O macho alimenta-se da seiva de plantas e a fmea, do sangue de mamferos. Ambos possuem hbitos noturnos. Em relao ao habitat e ao nicho ecolgico da fmea e do macho do mosquito que transmite a malria, correto afirmar que pertencem a. b. c. d. e. ao mesmo nicho ecolgico e a diferentes habitats. ao mesmo habitat e a diferentes nichos ecolgicos. ao mesmo habitat e nicho ecolgico, pois so da mesma espcie. ao mesmo habitat e nicho ecolgico, pois vivem em regies de clima tropical. ao mesmo habitat e nicho ecolgico, pois apresentam-se no mesmo nvel trfico da cadeia alimentar.

O texto abaixo se refere questo 57. A quantidade de gua que jorra de uma nascente decorrente da quantidade de chuva que cai na regio, se infiltra no solo, abastece o lenol fretico e, consequentemente, as nascentes. A infiltrao da gua no solo depende das caractersticas ambientais, da formao geolgica e topogrfica, e da preservao das matas das reas mais altas. PORQUE Sem a mata, a gua, ao invs de infiltrar-se, pode se tornar um problema, causando enchentes e eroso do solo. Em razo destes fatos, so essenciais os cuidados para a preservao da vegetao dos topos de morros e das reas adjacentes s nascentes - matas ciliares. necessrio, ainda, o atendimento s legislaes (leis, decretos, estatutos) referentes ao zoneamento pertinente.
Fonte: Disponvel em: <http://www.eloambiental.org.br/blog/?p=359> Acesso em: 29/08/2012.

57. Analisando as afirmaes acima, conclui-se que a. b. c. d. e. as duas afirmaes so falsas. a primeira afirmao falsa e a segunda verdadeira. a primeira afirmao verdadeira e a segunda falsa. as duas afirmaes so verdadeiras e a segunda justifica a primeira. as duas afirmaes so verdadeiras e a segunda no justifica a primeira.

20

CGE 2068

58. A cadeia alimentar a sequncia de seres vivos em que um serve de alimento ao outro, como podemos visualizar na ilustrao abaixo:

Fonte: Disponvel em: <http://portalnovador.blogspot.com.br/2010/06/oque-e-cadeia-alimentar.html> Acesso em: 19/08/2012.

Considere as informaes abaixo, quanto a esta cadeia alimentar. I. O gafanhoto herbvoro e consumidor primrio. II. O consumidor quaternrio, que corresponde guia, o nvel trfico que possui maior energia, pois esta acumula-se de um nvel trfico a outro. III. A planta, que tem o papel de produtor, o nvel trfico que possui maior energia na cadeia alimentar. IV. O sapo o terceiro elemento da cadeia alimentar, comportando-se como consumidor tercirio. V. A cobra o quarto elemento da cadeia alimentar, comportando-se como consumidor quaternrio. Est correto apenas o que se afirma em a. b. c. d. e. I e III. I e IV. II e V. II e IV. III e V.

O texto abaixo se refere questo 59.

Fluxo de energia nos ecossistemas


A Terra recebe uma quantidade diria de luz muito grande. Porm, por maior que seja a eficincia nos ecossistemas, os mesmos conseguem aproveitar apenas uma pequena parte da energia radiante. PORQUE Existem estimativas de que cerca de 34%* da luz solar seja refletida por nuvens e poeiras; 19%* seria absorvida por nuvens e vapor de gua. Do restante, ou seja, 47%*, que chega superfcie da Terra, boa parte ainda refletida ou absorvida e transformada em calor, que pode ser responsvel pela evaporao da gua, no aquecimento do solo, sendo que a fotossntese utiliza apenas uma pequena parcela (1 a 2%*) da energia total que alcana a superfcie da Terra. *valores mdios em porcentagem estimados, e no especficos de alguma localidade.
Fonte: Disponvel em: <http://bciencia8.wordpress.com/2011/02/19/fluxo-de-energia-nos-ecossistemas/>. Acesso em: 26/08/2012. Adaptado.

21

CGE 2068

59. Analisando as afirmaes, conclui-se que: a. b. c. d. e. a primeira afirmao verdadeira e a segunda falsa. a primeira afirmao falsa e a segunda verdadeira. as duas afirmaes so falsas. as duas afirmaes so verdadeiras e a segunda justifica a primeira. as duas afirmaes so verdadeiras, mas a segunda no justifica a primeira.

60. Quanto ao desenvolvimento sustentvel, analise as afirmaes. I. II. III. IV. V. A sustentabilidade tange a questo de conscientizao da populao quanto a no usar os recursos naturais. A sustentabilidade tange a questo educacional, pois no precisamos pensar no uso de recursos a longo prazo, pois esses se renovam. A sustentabilidade tange a questo social, pois necessrio respeitar o ser humano para que este possa respeitar a natureza. A sustentabilidade tange a questo energtica, pois sem a mesma a economia no se desenvolve, influenciando negativamente as condies de vida das populaes. A sustentabilidade tange a questo ambiental, porque com o meio ambiente degradado, o ser humano abrevia o seu tempo de vida, a economia no se desenvolve e o futuro fica insustentvel.

Esto corretas apenas as afirmaes a. b. c. d. e. I, II e III. I, II e V. I, III e IV. II, IV e V. III, IV e V.

22

You might also like