You are on page 1of 2

Batalha de Aljubarrota (est.

28 a 45) Tema e diviso em partes: O texto, cujo tema a descrio da batalha de Aljubarrota, pode dividir-se em trs partes lgicas. A primeira parte (28 e 29) constitui uma espcie de introduo, em que o poeta assinala o terrvel efeito provocado, na natureza e nas pessoas, pelo espantoso sinal lanado pela trombeta castelhana para o comeo da batalha. A segunda parte - desenvolvimento (de 30 a 42) a descrio propriamente dita da batalha (entrecortada por um comentrio emotivo do poeta na estrofe 33), em que se reala a aco de Nuno lvares (30, 34 e 35), o movimento terrificamente barulhento e confuso da refrega (31), a referncia aos irmos de Nuno lvares que lutavam do lado dos castelhanos e respectivo comentrio do poeta (32 e 33), a aco de D. Joo I, que, como chefe e rei, a todos entusiasmava no s com palavras, mas tambm com o exemplo (entre as setas dos inimigos corro e vou primeiro). Finalmente, a terceira e ltima parte concluso (43-45) apresenta-nos a desmoralizao e fuga desastrosa dos castelhanos e a vitria eufrica dos portugueses.

Primeira parte Introduo (est. 28 e 29) Sntese A trombeta castelhana d o sinal para a guerra e este ecoa por toda a Pennsula Ibrica, desde o Cabo Finisterra ao Guadiana, desde o Douro ao Alentejo. As mes apertam os filhos contra os peitos. H rostos sem cor e o terror grande, muitas vezes maior do que o prprio perigo. Durante o combate as pessoas, com o furor de vencer, esquecem-se do perigo e da possibilidade de ficarem feridas ou mesmo de perderem a prpria vida.

Anlise estilstica das estrofes 28 e 29: 0 poeta reala logo o tremendo sinal de combate, dado pelos castelhanos, por meio dos adjectivos horrendo, fero, ingente, temeroso, som terrbil. Com o fim de realar o efeito produzido por esse tremendo som da trombeta castelhana, h a personificao de seres da natureza fsica (o monte, os rios) que, eles prprios, tremeram frente a esse terrvel sinal de guerra. Associada personificao surge tambm a hiprbole: o Guadiana atrs tornou as ondas de medroso; correu ao mar o Tejo duvidoso. Como smbolo do medo e terror deste som da guerra aparece a ternura das mes, aos peitos os filhinhos apertando. O efeito deste sinal de guerra ainda realado pelos rostos macilentos (quantos rostos ali se vem sem cor). Para realar este pavor que precedeu a prpria batalha, o poeta afirma, a jeito de concluso, que nos perigos grandes, o temor maior muitas vezes que o perigo.

Segunda parte Desenvolvimento (est. 30 a 42) Sntese A guerra comea. Uns so movidos pela defesa da sua prpria terra e outros pelo desejo de vitria. Os inimigos so muito numerosos, mas os portugueses defendem-se com bravura. D. Nuno lvares Pereira destaca-se na luta. D. Diogo e D. Pedro Pereira, irmos de Nuno lvares Pereira, esto a combater contra ele, (caso feio e cruel) no entanto, no to grave como combater contra o rei e a ptria. No primeiro esquadro h portugueses que renegaram a ptria e combatem contra seus irmos. D. Joo I, sabendo que D. Nuno lvares corria perigo, acudiu linha da frente para apoiar os guerreiros com a sua presena e palavras de encorajamento e, com um nico tiro, matou muitos adversrios. Depois desta situao, os portugueses mais entusiasmados lutam sem recearem perder a vida. Muitos so feridos, muitos morrem, mas a bandeira castelhana derrubada aos ps da lusitana. Com a queda da bandeira castelhana, a batalha tornou-se ainda mais cruel. Sem foras para

combaterem, os castelhanos comeam a fugir e o rei de Castela v-se derrotado e impedido de atingir o seu propsito.

Anlise estilstica da estrofe 31: Na estrofe 31 note-se a expressividade dos adjectivos: espesso ar (a salientar que a prpria atmosfera se mostrava de ar carregado), estridentes farpes, ps duros, ardentes cavalos, duras armas; a expressividade dos verbos: tiros voavam, treme a terra; vales soam, espedaam-se as lanas, tudo atroam, recrescem os inimigos. H tambm a inverso da ordem das palavras (hiprbato), ao gosto clssico. Mas o que mais impressiona nesta estrofe a admirvel harmonia imitativa (onomatopaica) que existe entre o seu corpo fnico e o barulho da batalha. Como exemplo, aponte-se a frequncia das sibilantes dos trs primeiros versos e do 5, sugerindo o sibilar das setas; as aliteraes verificadas sobretudo nos versos 3 e 6; a frequncia dos rr, sobretudo no versos 2, 4 e 6, imitando o som rspido e rude da refrega. H ainda o ritmo prprio do verso herico, com os acentos na sexta e dcima slabas, a alternncia de ritmos (binrio e ternrio) e a frequncia das oclusivas (p, t, d, b, c), tudo isto sugerindo, sobretudo nos quatro primeiros versos, o tropel dos cavalos. Observe-se, finalmente, o trocadilho nos dois ltimos versos pouca e apouca. Em poucos textos da nossa literatura o significante ter tanta importncia como nesta estrofe 31, para dar visualidade e impressionismo mensagem. Aqui as palavras valem quase tanto pelo seu corpo fnico (significante) como pelo seu significado, na construo da mensagem. Veja-se como o corpo fnico das palavras sublinha o seu significado nestes dois versos, em que as aliteraes e a sucesso de sibilantes se aliam ao encavalgamento, para sugerirem a catadupa estilhaante de lanas e armas nas sucessivas quedas: Espedaam-se as lanas, e as frequentes Quedas co as duras armas tudo atroam.

Inteno e efeito da estrofe 33: Esta interveno emocional do poeta, apostrofando clebres traidores da ptria, serve para, a jeito de coro na tragdia, pr em evidncia e comentar o caso feio e cruel de dois irmos de Nuno lvares se encontrarem do lado dos castelhanos, lutando contra a sua ptria e contra seu irmo. A descrio da batalha um episdio essencialmente cavaleiresco, dominado do princpio ao fim pela bravura patritica de Nuno lvares. O facto de surgirem dois irmos, como ele portugueses (esses renegados), lutando contra a ptria e contra o irmo, alm de conferir maior dramatismo descrio pelo que h de chocante em semelhante traio, vem realar a figura impolutamente patritica de Nuno lvares. A descrio da batalha de Aljubarrota -nos dada pelo poeta sobretudo como um quadro exaltador de Nuno lvares.

Terceira parte Concluso (est. 43 a 45) Sntese Os castelhanos fogem vencidos e encobrem a dor das mortes, a mgoa, a desonra, maldizendo e blasfemando de quem inventou a guerra ou atribuindo a culpa sede de poder e cobia. D. Joo I passa alguns dias no campo de batalha para comemorar e agradecer a Deus a vitria com ofertas e romarias, mas D. Nuno lvares Pereira, que s quer ser recordado pelos feitos blicos, desloca-se para o Alentejo.

You might also like