You are on page 1of 3

A Mulher Negra

Por MARIA NILZA DA SILVA Professora no Departamento de Cincias Sociais da Universidade Estadual de Londrina e Doutoranda na PUC/SP A situao da mulher negra no Brasil de hoje manifesta um prolongamento da sua realidade vivida no perodo de escravido com poucas mudanas, pois ela continua em ltimo lugar na escala social e aquela que mais carrega as desvantagens do sistema injusto e racista do pas. Inmeras pesquisas realizadas nos ltimos anos mostram que a mulher negra apresenta menor nvel de escolaridade, trabalha mais, porm com rendimento menor, e as poucas que conseguem romper as barreiras do preconceito e da discriminao racial e ascender socialmente tm menos possibilidade de encontrar companheiros no mercado matrimonial. A mulher negra ao longo de sua histria foi a espinha dorsal de sua famlia, que muitas vezes constitui-se dela mesma e dos filhos. Quando a mulher negra teve companheiro, especialmente na ps-abolio, significou algum a mais para ser sustentado. O Brasil, que se favoreceu do trabalho escravo ao longo de mais de quatro sculos, colocou margem o seu principal agente construtor, o negro, que passou a viver na misria, sem trabalho, sem possibilidade de sobrevivncia em condies dignas. Com o incentivo do governo brasileiro imigrao estrangeira e tentativa de extirpar o negro da sociedade brasileira, houve macia tentativa de embranquecer o Brasil. Provavelmente o mais cruel de todos os males foi retirar da populao negra a sua dignidade enquanto raa remetendo a questo da negritude aos pores da sociedade. O prprio negro, em alguns casos, no se reconhece, e uma das principais lutas do movimento negro e de estudiosos comprometidos com a defesa da dignidade humana contribuir para o resgate da cidadania do negro. A pobreza e a marginalidade a que submetida a mulher negra refora o preconceito e a interiorizao da condio de inferioridade, que em muitos casos inibe a reao e luta contra a discriminao sofrida. O ingresso no mercado de trabalho do negro ainda criana e a submisso a salrios baixssimos reforam o estigma da inferioridade em que muitos negros vivem. Contudo, no podemos deixar de considerar que esse horizonte no absoluto e mesmo com toda a barbrie do racismo h uma parcela de mulheres negras que conseguiram vencer

Bibliografia BERNARDO, Terezinha. Memria em branco e negro: um olhar sobre So Paulo.So Paulo: Educ, 1998. SINGER, Paul. Globalizao e desemprego: diagnsticos e alternativas. So Paulo: Contexto, 1998. SILVA, Maria Nilza da. Mulheres negras: o preo de uma trajetria de sucesso. PUC/SP, Dissertao Mestrado, 1999.

as adversidades e chegar universidade, utilizando-a como ponte para o sucesso profissional. Embora o contexto adverso, algumas mulheres negras vivem a experincia da mobilidade social processada em ritmo lento, pois alm da origem escrava, ser negra no Brasil constitui um real empecilho na trajetria da busca da cidadania e da ascenso social. Bernardo (1998), em seu trabalho sobre a memria de velhas negras na cidade de So Paulo, mostra como difcil a mobilidade ascensional da negra - especialmente na conquista de um emprego melhor, pois a maioria das negras trabalhava na informalidade, ou como empregadas domsticas. As mulheres negras que conquistam melhores cargos no mercado de trabalho despendem uma fora muito maior que outros setores da sociedade, sendo que algumas provavelmente pagam um preo alto pela conquista, muitas vezes, abdicando do lazer, da realizao da maternidade, do namoro ou casamento. Pois, alm da necessidade de comprovar a competncia profissional, tm de lidar com o preconceito e a discriminao racial que lhes exigem maiores esforos para a conquista do ideal pretendido. A questo de gnero , em si, um complicador, mas, quando somada da raa, significa as maiores dificuldades para os seus agentes. Paul Singer (1998) afirma que, medida que a mulher negra ascende, aumentam as dificuldades especialmente devido concorrncia Em servios domsticos que no representam prestgio no h concorrncia e conseqentemente as mulheres negras tm livre acesso e nesse campo que se encontra o maior nmero delas. A populao negra trabalha, geralmente, em posies menos qualificadas e recebe os mais baixos salrios. A mulher negra, portanto, tem que dispor de uma grande energia para superar as dificuldades que se impe na busca da sua cidadania. Poucas mulheres negras conseguem ascender socialmente. Contudo, possvel constatar que est ocorrendo um aumento do nmero de mulheres negras nas universidades nos ltimos anos. Talvez a partir desse contexto se possa vislumbrar uma realidade menos opressora para os negros, especialmente para a mulher negra. Contudo, cabe ressaltar a experincia de mulheres negras na luta pela superao do preconceito e discriminao racial no ingresso no mercado de trabalho. Algumas mulheres atribuem a faanha da conquista do emprego do sucesso profissional a um esprito de luta e coragem, fruto de muito esforo pessoal, e outras ainda, ao apoio de entidades do movimento negro. Na atualidade no se pode tratar a questo racial como elemento secundrio, destacando apenas a problemtica econmica. A posio social do negro no se baseia apenas na possibilidade de aquisio ou consumo de bens. Ainda h uma grande dificuldade da sociedade brasileira em assumir a questo racial como um problema que necessita ser enfrentado. Enquanto esse processo de enfrentamento no ocorrer, as desigualdades sociais baseadas na discriminao racial continuaro, e, com tendncia ao acirramento, ainda mais quando se trata de igualdade de oportunidades em todos os aspectos da sociedade.

A discriminao racial na vida das mulheres negras constante; apesar disso, muitas constituram estratgias prprias para superar as dificuldades decorrentes dessa problemtica.

MARIA NILZA DA SILVA

You might also like