You are on page 1of 3

ARTIGO: FONOAUDILOGO + PROFESSOR DE CANTO

O Fonoaudilogo e o Professor de Canto em Busca de um Padro de Canto Adequado e Sade Vocal do Cantor.
Prof Reynaldo Gomes Lopes,MS. Fonoaudilogo CRFa 6914-RJ Mestre em Educao UERJ e-mail: reynaldo-lopes@uol.com.br

Viver afinar um instrumento De dentro pra fora De fora pra dentro A toda hora A todo momento De dentro pra fora De fora pra dentro Serra do Luar Walter Franco

Quando se pensa em canto vem a mente o ideai de afinao, adequao, prazer, beleza, entre tantas outras qualidades. Baseando-se na letra de serra do Luar verificamos que a idia de viver tambm caminha pela trilhar do afinar. Afinar um instrumento de dentro pra fora e o seu inverso. Afinar, desejo constante de quem canta e de quem escuta. Entram em cena dois importantes atores que propiciam o afinar desse instrumento que a laringe humana. So eles: o fonoaudilogo, o professor de canto. Ambos com sua importncia e mritos quando se alcana o objetivo final que o canto afinado e belo. Os trabalhos desses profissionais tm que ser integrados e entendidos para que no haja confuses entre os seus reais papis. Procura-se nessa discusso levantar a bandeira do estabelecimento de cada funo profissional em prol do bem estar do cantor, nosso cliente final O Fonoaudilogo tem a funo de orientar o cantor no uso da sua voz para que no ocorra exageros e esforos desnecessrios tendo como conseqncia srios prejuzos no seu trato vocal. J o professor de canto ir atuar nas mudanas da esttica vocal com segurana, pois a meta de ambos trabalhar a voz cantada sem danos ou prejuzos orgnicos e/ou funcionais. Em Albuquerque, 1997 temos os seguintes depoimentos:

Acho uma falha muito grande no ter uma fonoaudiloga dentro de um conservatrio. Sinto uma grande dificuldade em perceber quando o aluno de canto chega com um problema de voz. Sou professora de canto lrico. Os professores de canto possuem uma sensibilidade acstica muito boa, mas s o nosso ouvido no basta. Escuto o problema, mas no tenho um conhecimento fisiolgico da voz no canto.

No tenho condies de dizer o que pode estar acontecendo l por dentro. A voz como se fosse uma mquina. O fabricante conhece a mquina, o tcnico atua na mquina. Preciso saber como funciona esta mquina e o que preciso para que ela funcione sem estragos. (Angelina Colombo Ragazzi - professora de canto lrico h 10 anos no Conservatrio Dramtico e Musical Dr. Carlos de Campos de Tatu, 1996). O cantor um pintor. Sua voz o pincel, a capacidade de modulao suas tintas, e o espao sua tela. Sua voz um instrumento de que ele se utiliza: a arma com a qual combate. Nenhum msico toca um instrumento quebrado, assim como ningum participa de um duelo com espada enferrujada ou defeituosa. (SINNEK, 1955).

Materializam-se aqui as preocupaes que permeiam os mundos dos fonoaudilogos que atuam com voz esttica e o dos professores de canto. Ambos preocupam-se com a boa sade do seu cliente, da boa qualidade vocal. Ousamos afirmar ainda que a unio dos esforos de trabalho do fonoaudilogo com o do professor de canto como se fosse um casamento que d certo. uma unio de respeito e de cumplicidade e que objetiva o melhor desempenho de seu objeto final: a sade e a beleza da voz do cantor. O cantor ao buscar o professor de canto espera ter na sua voz a capacidade tcnica de domnio vocal e que este propicie uma boa expresso de sentimentos e idias. Para se chegar a este fim necessrio que o cantor desenvolva modulaes, sonoridades e suavidade, mas isso tudo dever ser adquirido sem esforos musculares que prejudicariam sue trato vocal e sem cansaos. Para tanto necessrio que o aspirante a cantor esteja preparado fsica e organicamente para essa maratona da aprendizagem das tcnicas. A principal musculatura que dever estar preparada e condicionada a larngea. Reforando essas afirmaes encontramos ainda em Albuquerque, 1997 duas importantes citaes:
Segundo SINNEK (1955) o que importa no a quantidade de voz que o cantor possui, mas o modo artstico de empreg-la: a TCNICA. PINHO (1997) afirma que o canto sem preparo e tcnica pode ser extremamente prejudicial ao aparato vocal, causando srios distrbios orgnicos secundrios.

Em hiptese alguma se deseja afirmar aqui que todas as pessoas necessitem do binmio fonoaudilogo/professor de canto. A partir do momento que se tem a certeza que no h comprometimento patolgico na laringe, o professor de canto o profissional que vai cuidar do desenvolvimento do cantor. O que esperado aqui deixar claro que havendo patologia larngea necessria a atuao dos profissionais em conjunto. O trabalho do fonoaudilogo preparar o trato vocal e sua musculatura para a prtica do bom cantar.Unindose a arte com a cincia fonoaudiolgica, unimos o trabalho rduo do Fonoaudilogo de do Professor de Canto num s rumo, que promover a sade vocal dos cantores. Isso posto, espera-se que Fonoaudilogos executem o seu papel especfico e no atuem como professores de canto e vice-versa. A unio dos dois

trabalhos que o segredo do sucesso da promoo da sade vocal do cantor. Trabalhando-se com preveno dos distrbios do trato vocal e avaliaes fonoaudiolgicas antes do trabalho intenso de tcnica vocal do professor de canto tem como conseqncia o desenvolvimento da sade vocal do cantor em todos os nveis. Ambos profissionais trabalham para alcanar o belo, mas no a qualquer preo. Esse belo pode e deve ser alcanado com sade e conhecimento corporal e o cantor s poder obter o amplo conhecimento disso se tiver assessorado por um Fonoaudilogo e um professor de canto consciente de seus papis. Bibliografia: ALBUQUERQUE, L. M. F. de. Canto: Arte e Cincia. Uma melhor interao entre Professores de Canto e Fonoaudilogos. So Paulo, CEFAC, 1997. ESTIENNE, F. Voz Falada e Voz Cantada: Avaliao e Terapia. Rio de Janeiro: Revinter, 2004. PINHO. S. & PONTES. P. Msculos Intrnsecos da Laringe e Dinmica Vocal.Rio de Janeiro; Revinter, 2008.

You might also like