You are on page 1of 8

1Lista de Exerccios Espelhos Planos e Espelhos Esfricos Professor Ganso

1) (Unicamp) A figura abaixo mostra um espelho retrovisor plano na lateral esquerda de um carro. O espelho est disposto verticalmente e a altura do seu centro coincide com a altura dos olhos do motorista. Os pontos da figura pertencem a um plano horizontal que passa pelo centro do espelho. Nesse caso, os pontos que podem ser vistos pelo motorista so:

a) 1, 4, 5 e 9. b) 4, 7, 8 e 9. c) 1, 2, 5 e 9. d) 2, 5, 6 e 9. 2) (Fuvest) Um rapaz com chapu observa sua imagem em um espelho plano e vertical. O espelho tem o tamanho mnimo necessrio, y = 1,0 m, para que o rapaz, a uma distncia d = 0,5 m, veja a sua imagem do topo do chapu ponta dos ps. A distncia de seus olhos ao piso horizontal h=1,60m. A figura da pgina de resposta ilustra essa situao e, em linha tracejada, mostra o percurso do raio de luz relativo formao da imagem do ponto mais alto do chapu.

a) Desenhe, na figura da pgina de resposta, o percurso do raio de luz relativo formao da imagem da ponta dos ps do rapaz. b) Determine a altura H do topo do chapu ao cho. c) Determine a distncia Y da base do espelho ao cho. d) Quais os novos valores do tamanho mnimo do espelho ( y ) e da distncia da base do espelho ao cho ( Y ) para que o rapaz veja sua imagem do topo do chapu ponta dos ps, quando se afasta para uma distncia d igual a 1 m do espelho?

Pgina 1 de 8

1Lista de Exerccios Espelhos Planos e Espelhos Esfricos Professor Ganso


NOTE E ADOTE O topo do chapu, os olhos e a ponta dos ps do rapaz esto em uma mesma linha vertical. 3) (Ufpb) Uma usina solar uma forma de se obter energia limpa. A configurao mais comum constituda de espelhos mveis espalhados por uma rea plana, os quais projetam a luz solar refletida para um mesmo ponto situado no alto de uma torre. Nesse sentido, considere a representao simplificada dessa usina por um nico espelho plano E e uma torre, conforme mostrado na figura abaixo.

Com relao a essa figura, considere: A altura da torre de 100 m; A distncia percorrida pela luz do espelho at o topo da torre de 200 m; A luz do sol incide verticalmente sobre a rea plana; As dimenses do espelho E devem ser desprezadas. Nessa situao, conclui-se que o ngulo de incidncia de um feixe de luz solar sobre o espelho E de: a) 90 b) 60 c) 45 d) 30 e) 0 4) (Upe) Em relao aos espelhos esfricos, analise as proposies que se seguem: (1) A reta definida pelo centro de curvatura e pelo vrtice do espelho denominada de eixo secundrio. (3) O ponto de encontro dos raios refletidos ou de seus prolongamentos, devido aos raios incidentes paralelos ao eixo principal, denominado de foco principal. (5) O espelho cncavo tem foco virtual, e o espelho convexo, foco real. (7) Todo raio de luz que incide passando pelo foco, ao atingir o espelho, refletido paralelo ao eixo principal. (9) Quando o objeto posicionado entre o centro de curvatura e o foco do espelho cncavo, conclui-se que a imagem real, invertida e maior do que o objeto. A soma dos nmeros entre parnteses que correspondem aos itens corretos igual a: a) 25 b) 18 c) 19 d) 10 e) 9 5) (Uel) Considere a figura a seguir.

Pgina 2 de 8

1Lista de Exerccios Espelhos Planos e Espelhos Esfricos Professor Ganso

Com base no esquema da figura, assinale a alternativa que representa corretamente o grfico da imagem do objeto AB, colocado perpendicularmente ao eixo principal de um espelho esfrico convexo.

a)

b)

c)

d)

e) 6) (Ufpb) A figura a seguir mostra dois espelhos planos, E 1 e E2, que formam um ngulo de 140 entre eles. Um raio luminoso R1 incide e refletido no espelho E1, de acordo com a figura a seguir.

Pgina 3 de 8

1Lista de Exerccios Espelhos Planos e Espelhos Esfricos Professor Ganso

Nessa situao, para que o raio refletido R2 seja paralelo ao espelho E2, o ngulo de incidncia de R1 no espelho E1 deve ser de: a) 20 b) 30 c) 40 d) 50 e) 60 7) (G1 - cps) Imagine que um raio de luz incida na superfcie da janela lateral de um edifcio, formando um ngulo de 30, conforme mostra a figura a seguir.

Considerando o vidro da janela como uma superfcie plana e lisa, o valor do ngulo de reflexo : a) 15. b) 25. c) 30. d) 45. e) 60. 8) (Udesc) Um estudante pretende observar inteiramente uma rvore de 10,80 m de altura, usando um espelho plano de 80,0 cm. O estudante consegue seu objetivo quando o espelho est colocado a 5,0 m de distncia da rvore. A distncia mnima entre o espelho e o estudante :

Pgina 4 de 8

1Lista de Exerccios Espelhos Planos e Espelhos Esfricos Professor Ganso


a) 0,40 m b) 0,50 m c) 0,20 m d) 0,60 m e) 0,80 m 9) (Enem 2 aplicao) Os espelhos retrovisores, que deveriam auxiliar os motoristas na hora de estacionar ou mudar de pista, muitas vezes causam problemas. que o espelho retrovisor do lado direito, em alguns modelos, distorce a imagem, dando a impresso de que o veculo est a uma distncia maior do que a real. Este tipo de espelho, chamado convexo, utilizado com o objetivo de ampliar o campo visual do motorista, j que no Brasil se adota a direo do lado esquerdo e, assim, o espelho da direita fica muito mais distante dos olhos do condutor.
Disponvel em: http://noticias.vrum.com.br. Acesso em: 3 nov. 2010 (adaptado).

Sabe-se que, em um espelho convexo, a imagem formada est mais prxima do espelho do que este est mais prxima do espelho do que este est do objeto, o que parece estar em conflito com a informao apresentada na reportagem. Essa aparente contradio explicada pelo fato de: a) a imagem projetada na retina do motorista ser menor do que o objeto. b) a velocidade do automvel afetar a percepo da distncia. c) o crebro humano interpretar como distante uma imagem pequena. d) o espelho convexo ser capaz de aumentar o campo visual do motorista. e) o motorista perceber a luz vinda do espelho com a parte lateral do olho. 10) (Uff) A figura mostra um objeto e sua imagem produzida por um espelho esfrico.

Escolha a opo que identifica corretamente o tipo do espelho que produziu a imagem e a posio do objeto em relao a esse espelho. a) O espelho convexo e o objeto est a uma distncia maior que o raio do espelho. b) O espelho cncavo e o objeto est posicionado entre o foco e o vrtice do espelho. c) O espelho cncavo e o objeto est posicionado a uma distncia maior que o raio do espelho. d) O espelho cncavo e o objeto est posicionado entre o centro e o foco do espelho. e) O espelho convexo e o objeto est posicionado a uma distncia menor que o raio do espelho. 11) (Ufjf) Por motivos de segurana, a eficincia dos faris tem sido objeto de pesquisa da indstria automobilstica. Em alguns automveis, so adotados faris cujo sistema ptico formado por dois espelhos esfricos E1 e E2 como mostra a figura. Com base na figura, correto afirmar que a localizao da lmpada est:

Pgina 5 de 8

1Lista de Exerccios Espelhos Planos e Espelhos Esfricos Professor Ganso

a) nos focos de E1 e de E2. b) no centro de curvatura de E1 e no foco de E2. c) nos centros de curvatura de E1 e de E 2. d) no foco de E1 e no centro de curvatura de E2. e) em qualquer ponto entre E1 e E2. 12) (Unesp) Um estudante compra um espelho retrovisor esfrico convexo para sua bicicleta. Se ele observar a imagem de seu rosto conjugada com esse espelho, vai notar que ela sempre: a) direita, menor que o seu rosto e situada na superfcie do espelho. b) invertida, menor que o seu rosto e situada atrs da superfcie do espelho. c) direita, menor que o seu rosto e situada atrs da superfcie do espelho. d) invertida, maior que o seu rosto e situada atrs na superfcie do espelho. e) direita, maior que o seu rosto e situada atrs da superfcie do espelho.

Pgina 6 de 8

1Lista de Exerccios Espelhos Planos e Espelhos Esfricos Professor Ganso

Gabarito
Resposta da questo 1: [C] Resposta da questo 2: a) A imagem sempre simtrica do objeto. Para o observador, como se o raio de luz viesse da imagem.

b) Dado: y = 1 m. Analisemos a figura a seguir.

H = 2m c) Y = 0,8m d) Conforme pde se verificar nos itens [B] e [C] o tamanho mnimo do espelho e a distncia da base do espelho ao cho no dependem da distncia (d) do rapaz ao espelho. Portanto: y y 1 m e Y Y 0,8 m. Resposta da questo 3: [D] Resposta da questo 4: [C] Resposta da questo 5: [D]

Resposta da questo 6: [D] Resposta da questo 7: [E] Pgina 7 de 8

1Lista de Exerccios Espelhos Planos e Espelhos Esfricos Professor Ganso

Resposta da questo 8: [A] Resposta da questo 9: [C] Nossos olhos esto acostumados com imagens em espelhos planos, onde imagens de objetos mais distantes nos parecem cada vez menores. Esse condicionamento levado para o espelho convexo: o fato de a imagem ser menor que o objeto interpretado pelo crebro como se o objeto estivesse mais distante do que realmente est. Essa falsa impresso desfeita quando o motorista est, por exemplo, dando marcha a r em uma garagem, vendo apenas a imagem dessa parede pelo espelho convexo. Ele para o carro quando percebe pela imagem do espelho convexo que est quase batendo na parede. Ao olhar para trs, por viso direta, ele percebe que no estava to prximo assim da parede. Resposta da questo 10: [D] Resposta da questo 11: [D] Resposta da questo 12: [C]

Pgina 8 de 8

You might also like