You are on page 1of 4

Ps- Graduao em Engenharia de Segurana do Trabalho - Sbado

I - Introduo Engenharia de Segurana do Trabalho


A evoluo da Engenharia de Segurana do Trabalho. Aspectos econmicos, polticos e sociais. A histria do prevencionismo. Entidades pblicas e privadas. A Engenharia de Segurana do Trabalho no contexto capital-trabalho. O papel e as responsabilidades do Engenheiro de Segurana do Trabalho. Acidentes do trabalho e sua classificao segundo a NBR 14.280. Riscos das principais atividades laborais.

CH

Professor

SBADO 22-jun-13

20

Alexandre Martinez 29-jun-13

II - Administrao Aplicada Engenharia de Segurana do Trabalho


Conceitos e princpios de administrao. Poltica e programa de engenharia de segurana do trabalho. Organizao dos Servios Especializados de Segurana do Trabalho. Interrelacionamento da engenharia de segurana com as demais reas da empresa. Aspectos ticos da profisso de engenheiro de segurana do trabalho. Recursos de informtica de interesse da engenharia de segurana do trabalho. Relao custo-benefcio. Elaborao oramentria para execuo de um programa de segurana. Entidades e associaes nacionais, estrangeiras e internacionais dedicadas e relacionadas preveno de acidentes.

CH

Professor

SBADO 13-jul-13 20-jul-13

30 27-jul-13

III - Legislao e Normas Tcnicas


Legislao. Conceituao, Constituio, Lei, Decreto e Portaria. Hierarquia: Legislao Federal, Estadual e Municipal. Legislao acidentria. Legislao previdenciria. Legislao sindical. Consolidao das Leis do Trabalho. Trabalho da mulher e do menor. Atribuies do engenheiro e do tcnico de segurana do trabalho. Responsabilidade profissional, trabalhista, civil e criminal. A Co-responsabilidade. Portarias normativas e outros dispositivos legais. Embargo e interdio. Convenes e Recomendaes da Organizao Internacional do Trabalho (OIT). Normas Tcnicas. Normas nacionais, estrangeiras e internacionais. Tcnicas do preparo de normas, instrues e ordens de servio. Importncia da utilizao de normas tcnicas internas para a engenharia de segurana.

CH

Professor

SBADO 10-ago-13

20 17-ago-13

IV - Preveno e Controle de Riscos em Mquinas, Equipamentos e Instalaes


Conceituao e importncia. Bombas e motores. Veculos industriais. Equipamentos de guindar e transportar. Ferramentas manuais. Ferramentas motorizadas. Vasos de presso. Caldeiras. Equipamentos pneumticos. Fornos. Compressores. Soldagem e corte. Equipamentos de processos industriais. Equipamentos e dispositivos eltricos. Sistema de proteo coletiva. Equipamentos de Proteo Individual EPIs. Projeto de proteo de mquinas. Localizao industrial. Arranjo fsico. Edificaes. Estruturas e superfcies de trabalho. Transporte, armazenagem e manuseio de materiais. Tanque, silos e tubulaes. Cor, sinalizao e rotulagem. Obras de construo, demolio e reformas. rea de utilidades. Manuteno preventiva e engenharia de segurana. Industria qumica e petroqumica.

CH

Professor

SBADO 24-ago-13 14-set-13 21-set-13 28-set-13 19-out-13 26-out-13 9-nov-13 16-nov-13

80

V - Higiene do Trabalho

CH

Professor

SBADO 23-nov-13 7-dez-13 14-dez-13 11-jan-14 18-jan-14 25-jan-14 8-fev-14 15-fev-14 22-fev-14 8-mar-14 15-mar-14 22-mar-14 5-abr-14 12-abr-14

Conceituao, classificao e reconhecimento dos riscos. Riscos Ambientais. NR-9 e NR-15. Riscos Qumicos: Conceituao, ocorrncia, classificao e reconhecimento. Limites de tolerncia. Tcnicas de reconhecimento e avaliao. Estratgias de amostragem. Laboratrio de manuseio de equipamentos de avaliao. Medidas de controle coletivo para agentes qumicos. Medidas de controle individual. Estudos de casos especficos. Laboratrio de aferio e determinao de vazo dos equipamentos de avaliao. Trabalho prtico de controle de agentes qumicos. Riscos relativos ao manuseio, armazenagem e transporte de substncias agressivas. Riscos Fsicos: Rudo, calor, radiaes, condies hiperbricas, vibraes, frio e umidade: Conceituao, classificao, ocorrncia, tcnicas de medio, equipamentos de medio, critrios de avaliao e medidas de controle. Riscos Biolgicos: Estudo do Anexo 14, da Nr-15. Ventilao aplicada Engenharia de Segurana do Trabalho.

140

VI - Ergonomia
Conceituao. Noes de fisiologia do trabalho. Idade, fadiga, vigilncia e acidente. Aplicao de foras. Aspectos antropomtricos. Sistema homem-mquina. Dimensionamento de postos de trabalho. Limitaes sensoriais. Dispositivo de controle. Dispositivos de informaes. Trabalho em turno. Anlise ergonmica.

CH

Professor

SBADO 26-abr-14

30

3-mai-14 10-mai-14

VII - Proteo contra Incndios e Exploses


Conceito, importncia e participao da engenharia de segurana do trabalho na proteo contra incndios. Legislao e normas brasileiras relativas proteo contra incndio. Seguro-incndio. Relao empresa-segurana. Programas de proteo contra incndio. Qumica e fsica do fogo. Produtos de combusto e seus respectivos efeitos. Proteo estrutural: identificao, seleo e anlise de materiais. Conceito e avaliao de carga-incndio. Importncia da anlise dos processos industriais sob o ponto de vista incndio. Proteo especial contra incndio. Incndios florestais. Sistema de deteco e alarme. Agentes extintores. Sistemas fixos e equipamentos mveis de combate a incndio. Rede de hidrantes. Equipe de combate a incndio. Inspees oficiais: rgos pblicos e seguradoras. Laboratrios de ensaios no Brasil.

CH

Professor

SBADO 24-mai-14 31-mai-14 7-jun-14

60

21-jun-14 28-jun-14 5-jul-14

VIII - Metodologia da Pesquisa


Compreenso da teoria do conhecimento cientfico e instrumentalizao para a utilizao de mtodos e tcnicas necessrias realizao dos trabalhos acadmicos e pesquisas cientficas. Relao entre cincia e conhecimento cientfico. Classificao e diviso da cincia. Tipos de pesquisas cientficas. Pesquisas e trabalhos acadmicos em cursos de ps-graduao: nfase nos trabalhos monogrficos e tcnicas de seminrio. Instrumentos de pesquisa: o uso da internet. Aplicao das normas cientficas.

CH

Professor

SBADO 19-jul-14

30

26-jul-14 2-ago-14

IX - Gerncia de Riscos

CH

Professor

SBADO 16-ago-14

Fundamentos matemticos: confiabilidade e lgebra booleana. Anlise de riscos: Anlise Preliminar de Riscos, Anlise de Modos de Falha e Efeito, Srie de Riscos, Anlise de rvores de Falhas, "Tcnicas de Incidentes Crticos". Avaliao de riscos: riscos e probabilidades, distribuio de probabilidade, previso de perdas por estatstica. Natureza dos riscos empresariais. Riscos puros especulativos. Conceituao e evoluo histrica. Segurana de sistemas. Sistemas e subsistemas. A empresa como sistema. Responsabilidade pelo produto. Identificao de riscos: inspeo de segurana. Investigao e anlise de acidentes. Avaliao das perdas de um sistema. Custo de acidentes. Preveno e controle de perdas: controle de danos, controle total de perdas. Programas de preveno e controle de perdas. Planos de emergncia. Reteno de riscos: auto-adoo de riscos e auto-seguro. Transferncia de riscos. Noes bsicas de seguro. Administrao de seguros. Modelo de um Programa de Gerenciamento de Riscos.

23-ago-14 30-ago-14 60 13-set-14 20-set-14

27-set-14

X - Proteo do Meio Ambiente


Aspectos legais, institucionais e rgos regulamentadores do meio ambiente. Conceituao e importncia da preservao do meio ambiente. Programa de preservao do meio ambiente. Sistemtica a seguir na preparao de um estudo do meio ambiente - RIMA. Critrios e tcnicas de avaliao e controle de poluentes. A preservao do meio ambiente e a qualidade do ar, da gua e do solo. Servios bsicos de saneamento em casos de emergncia. Destinao de resduos industriais. Aspecto scio-econmico do trabalho rural. Acidentes de trabalho rural. Segurana ocupacional rural. Principais fontes de risco: tratores agrcolas, mquinas e implementos agrcolas, ferramentas manuais, incndios florestais, depsito de material, transportes, animais peonhentos. Higiene Ocupacional - agrotxicos.

CH

Professor

SBADO 11-out-14 18-out-14 25-out-14

50 8-nov-14 22-nov-14

XI - Psicologia na Engenharia de Segurana, Comunicao e Treinamento


Noes de psicologia. Caractersticas da personalidade. Aspectos psicolgicos do trabalho e do acidente. Aspectos psicolgicos da seleo de pessoal (Perfil Profissiogrfico). O treinamento e sua importncia na engenharia de segurana do trabalho. O papel do engenheiro de segurana do Trabalho na educao prevencionista. Requisitos de aptido. Aspectos comportamentais na utilizao do equipamento de proteo individual. A ao sindical: a atuao do engenheiro de segurana do trabalho na relao capital-trabalho. Tcnicas de comunicao. Elaborao de relatrios tcnicos. Desenvolvimento organizacional. Relaes humanas. Dinmica de grupo. Comisses de segurana do trabalho. Segurana integrada.

CH

Professor

SBADO

29-nov-14 20 6-dez-14

XII - O Ambiente e as Doenas do Trabalho


Relao entre agentes ambientais e doenas do trabalho. Fatores oriundos das doenas do trabalho que influenciam a produtividade e o bem-estar do trabalhador. Estudo de doenas do trabalho: doenas causadas por agentes fsicos, qumicos e biolgicos. Doenas do trabalho na indstria e no meio rural. Aspectos epidemiolgicos das doenas do trabalho. Agentes txicos. Vias de penetrao e eliminao dos txicos no organismo. Mecanismos de proteo do organismo. Absoro e metabolismo. Mecanismos de desintoxicao. Sistemas enzimticos. Limites de tolerncia. Limites de tolerncia biolgicos. Mtodos de investigao toxicolgica. Primeiros socorros.

CH

Professor

SBADO 10-jan-15 17-jan-15

50

24-jan-15 7-fev-15 21-fev-15

XIII - Trabalho de Concluso de Curso


Aplicabilidade das Normas de Segurana e Sade do Trabalho em determinadas empresas, utilizando a metodologia cientfica para a composio do trabalho.

CH 20

Professor

SBADO 28-fev-15 7-mar-15

You might also like