You are on page 1of 6

MATRIA: Direito Processual Civil PROFESSORA: Stella Maciel Anotador: Mauricio A. S. Prado 04.06.

11

RESPOSTAS DO RU

RECONVENO

Tem natureza jurdica de ao. Natureza jurdica o significado da coisa para o direito. Assim, podemos afirmar que reconveno trata-se de verdadeira ao, um contra ataque do ru ao ensejo de sua resposta. Embora no exista hierarquia entre elas, a ao inicial chamada de ao principal, porque ambas esto alocadas dentro do mesmo processo (processo o instrumento da jurisdio), por uma questo de economia processual. So aes independentes. Independncia: a extino de uma no acarreta a extino da outra. Requisitos para apresentar a reconveno: 1. Mesmo juzo competente para apreciar ambas as causas. 2. Conexo com os fundamentos da outra ao Elementos identificadores da demanda: partes, causa de pedir, pedido. A conexo existe quando h identidade de pedido ou de causa de pedir, alm da identidade de partes. Havendo conexo o Juzo une as aes para evitar julgamentos conflitantes.

Prazo O prazo para apresentao da reconveno de 15 dias. A reconveno, no entanto, deve ser apresentada simultaneamente com a contestao, sob pena de precluso. Precluso a perda da capacidade de praticar um ato processual. Precluso temporal: pelo decurso do prazo estipulado. Precluso consumativa: impossibilidade de se praticar o ato porque ele j foi praticado, j se consumou.

MATRIA: Direito Processual Civil PROFESSORA: Stella Maciel Anotador: Mauricio A. S. Prado 04.06.11

CONTESTAO a defesa do ru por excelncia. A nica pretenso do ru o no acolhimento do pedido formulado pelo autor. A idia de resistncia. Prazo: 15 dias da juntada do comprovante de citao aos autos.

Esse prazo pode se alterar. Dobra: O prazo ser de 30 dias no litisconsrcio, quando os litisconsortes (no importa o nmero de rus) estiverem representadas por advogados diferentes (art. 191, CPC). Qudruplo: 60 dias. Quando for o ru for a fazenda pblica ou o Ministrio Pblico. Cabe ao ru alegar todas as teses defensivas na contestao, ainda que contraditrias entre si. Este o princpio da eventualidade/concentrao.

nus da impugnao especfica dos fatos Cabe ao ru impugnar especificamente cada um dos pontos trazidos pelo autor. Os pontos que o ru rebateu se tornaram controvertidos, ou seja, o juiz necessariamente ter que emitir uma deciso sobre esses pontos. Os pontos no rebatidos tornam-se incontroversos e no necessria deciso sobre o assunto. H casos, no entanto, onde, apesar de ser incontroverso o fato, podem-se alegar excludentes de ilicitude. Ex. passageiro pede indenizao por atraso no vo. O avio no decolou porque havia mal tempo no local que impedia a decolagem (fora maior). No h necessidade de provar o fato (o avio no decolou), ele incontroverso, mas h necessidade de pronunciamento judicial sobre o dever de indenizar.

Revelia a ausncia de resposta do ru. Presumem-se verdadeiros os fatos alegados pelo autor. , no entanto, uma presuno relativa.

MATRIA: Direito Processual Civil PROFESSORA: Stella Maciel Anotador: Mauricio A. S. Prado 04.06.11

Se houver, por outro lado, direitos indisponveis, como no caso de direitos que dizem respeito ao estado das pessoas, no h esta presuno de veracidade. Ex. interdio, paternidade, etc.

Estrutura da contestao Preliminares Alega-se primeiro as matrias preliminares. As preliminares podem ser peremptrias ou dilatrias. As preliminares peremptrias levam extino da ao. As preliminares dilatrias demandam uma providncia da parte ou do juzo.

Mrito O ru pode apresentar defesa de mrito: 1. Direta: o ru ataca diretamente os fatos alegados pelo autor. 2. Indireta: o ru no nega os fatos alegados pelo autor, mas alega outros: impeditivos, modificativos ou extintivos do seu direito. Ex. da companhia area (avio no decolou por mal tempo). Quando h defesa de mrito indireta, o ru traz informao nova e, como h informao nova, o autor tem que se manifestar. a rplica.

Rplica Ocorre quando h alegao de matria preliminar. Quando h defesa de mrito indireta.

Se na rplica vier um assunto novo, o ru pode ser chamado a fazer nova manifestao.

Tudo isso, desde a petio inicial at a rplica a fase postulatria.

A partir desse momento entramos na fase ordinatria (ou de saneamento).

MATRIA: Direito Processual Civil PROFESSORA: Stella Maciel Anotador: Mauricio A. S. Prado 04.06.11

Fase ordinatria

Audincia preliminar Inicia-se a fase ordinatria com uma audincia preliminar, onde o juiz tenta conciliar as partes (art. 331, CPC). Essa audincia dispensada quando no houver possibilidade de transao: 1. Causas que se fundarem em direito indisponvel. Ex. investigao de paternidade. 2. Quando as circunstncias da causa evidenciarem ser improvvel a conciliao. Ex. As partes se odeiam.

Fixao dos pontos controvertidos So fixados no despacho saneador. necessrio verificar tambm se estes pontos controvertidos referem-se a matria de: -fato - direito

Se a matria controvertida referir-se apenas a direito, logo aps o saneamento o juiz j deve julgar o processo.

Esse o julgamento antecipado da lide e ocorre quando no houver necessidade de produzir provas.

Se a matria for de fato, o juiz intimar as partes para produzirem provas.

Fase probatria Prova: todo meio destinado a comprovar a veracidade de um fato.

O direito no se prova, porque o direito o juiz conhece. Excepcionalmente se prova o direito quando disser respeito a norma local especfica, ou estrangeira.

MATRIA: Direito Processual Civil PROFESSORA: Stella Maciel Anotador: Mauricio A. S. Prado 04.06.11

Princpio do livre convencimento motivado (princpio da persuaso racional) O pode determinar a produo da prova de ofcio ou acolher a prova que quiser, mas deve fundamentar.

Existem outros princpios, como o livre convencimento ntimo: vigora no jri. Princpio da prova tarifada no vigora no Brasil.

nus nus no a mesma coisa que obrigao. nus de provar: voc prova se quiser, se no quiser, arca com as consequncias. Obrigao: se no cumprida importa sano. No CPC o nus da prova de quem alega.

nus do Autor: quanto aos fatos constitutivos do seu direito. nus do ru: quanto aos fatos modificativos, impeditivos ou extintivos do direito do autor (quando o ru faz defesa de mrito indireta). Se o juiz no conseguir descobrir a verdade, ele olhar as regras do nus da prova.

Art. 334, CPC fatos que no precisam ser provados. I fatos notrios II Afirmados por uma parte e confessados pela parte contrria (fatos incontroversos) III Admitidos no processo como incontroversos IV fatos sobre os quais milita a presuno legal de veracidade (ex. filho havido no casamento dos pais).

Sugesto: apenas ler os artigos sobre os meios de prova, devido baixa incidncia na prova de processo civil.

MATRIA: Direito Processual Civil PROFESSORA: Stella Maciel Anotador: Mauricio A. S. Prado 04.06.11

Se houver necessidade de prova oral, ser designada uma audincia de instruo e julgamento.

FICHAMENTO

You might also like