You are on page 1of 2

Em 1939, o exrcito alemo invadiu a Polnia e deu incio ao que se tornaria a Segunda Guerra Mundial.

Uma srie de vitrias fceis no comeo da guerra deu a Hitler a oportunidade em implementar suas idias. Ele comeou a aniquilao do povo judeu, especialmente em solo polons, onde vivia o maior contingente de judeus da Europa. Documentos descobertos depois da guerra mostram que sua inteno era exterminar todo judeu no mundo. Para realizar seu plano, suas foras primeiramente concentraram os judeus em guetos; estabeleceram campos de concentrao e de trabalho, em muitos casos simplesmente campos de extermnio, e transportaram os judeus para esses campos. Os que no eram aptos para o trabalho eram logo exterminados. A maioria dos outros morreram de inanio ou em virtude de doenas. Na frente oriental, medida que ocupavam cidades e aldeias, os judeus iam sendo mortos por pelotes de fuzilamento ou por gs, em caminhes fechados. Durante os seis anos de guerra, foram assassinados pelos nazistas aproximadamente 6.000.000 de judeus incluindo 1.500.000 crianas representando um tero do povo judeu naquela poca. Esta deciso de aniquilar os judeus, j prevista desde 1924 no livro "Mein Kampf", de Adolf Hitler, foi uma operao feita com fria eficincia, um genocdio cuidadosamente planejado e executado. Foi nica na histria em escala, gerenciamento e implementao, e por essa razo recebeu um nome prprio: o Holocausto. Menos de cinqenta anos depois, grupos racistas de neonazistas e grupos antisemitas tentam negar que o Holocausto tivesse alguma vez existido, ou afirmam que a escala foi muito menor. Existem algumas causas para esse chamado "revisionismo", especialmente polticas e anti-semitas. Alguns desejam limpar o nazismo de sua injria maior; outros acreditam que o Estado de Israel foi estabelecido para compensar os judeus pelo Holocausto, e ao negar o Holocausto esto procurando destituir Israel de seu direito de existir. Este o motivo pelo qual os que negam o Holocausto tm muito mais suporte nos pases rabes. Mas o Holocausto existiu, como atestam os testemunhos documentais e pessoais, e o povo judeu decidiu impedir que seja esquecido, para que, com sua lembrana, fique assegurado que o mundo no permitir jamais que torne a acontecer com os judeus ou com qualquer outro povo ou grupo na Terra.

BRUNNA

Durante o Holocausto as autoridades alems destruram grandes partes de outros grupos considerados "racialmente inferiores": os ciganos, os deficientes fsicos e mentais, e eslavos (poloneses, russos e de outros pases do leste europeu). Outros grupos eram perseguidos por seu comportamento poltico, ideolgico ou comportamental, tais como os comunistas, os socialistas, as Testemunhas de Jeov e os homossexuais.

Em 1933, a populao judaica europia era de mais de nove milhes de pessoas. A maioria dos judeus europeus vivia em pases que a Alemanha nazista ocuparia ou viria a influenciar

durante a Segunda Guerra Mundial. Em 1945, os alemes e seus colaboradores j haviam assassinado dois entre cada trs judeus europeus, em uma operao por eles denominada "Soluo Final", que era a poltica nazistapara matar todos judeus. Embora os judeus fossem as principais vtimas do racismo nazista, existiam tambm outras vtimas, incluindo duzentos mil ciganos, e pelo menos 200.000 pessoas com deficincias fsicas ou mentais, em sua maioria alemes, que viviam em instituies prprias e foram assassinados no chamado Programa Eutansia.

Nos livros, o menino do pijama listrado e A Menina Que Roubava Livros podemos observar claramente toda perseguio aos judeus atravs da vida de duas crianas. Tanto atravs da viso da menina pobre quanto da viso do filho do general, o holocausto causou grande impacto na Alemanha.

Os Judeus eram capturados covardemente pelos soldados do governo, e levados para campos de concentrao isolados da populao.

You might also like