You are on page 1of 2

O que é importante pra você? Autor: Lucas R. Santos Desde cedo na vida somos impelidos a fazermos decisões.

Você escolhe onde quer estudar? Que profissão quer seguir? Qual o seu maior sonho? Somos seres que vivemos condicionados as nossas escolhas. Mas em meio a tantas decisões que somos obrigados a tomar na vida, no fim o que realmente é importante pra você? Saiba que você será resultado das decisões que toma diante da vida. E, muitas das vezes, por um ato impensado ou por falta de sabedoria e oração a Deus agimos erroneamente e fazemos escolhas nada agradáveis para nossas vidas. Assim foi o exemplo de Jonas que ao receber uma ordem divina para Evangelizar uma cidade chamada Nínive. Para Jonas aquilo não era importante pra Ele, tanto que ele mesmo decidiu não ir e fugiu da vontade de Deus. Lições que podemos extrair das decisões de Jonas: 1 – Quem não tem compromisso com Deus sempre está fugindo da vontade dEle. “Jonas, porém, levantou-se a fim de fugir de diante da face do Senhor para Társis.” (Jn. 1.3a)     Para Jonas não importava a vontade de Deus. Era egoísta, queria somente aquilo que fosse do desejo dele. Este era o, porém da vida de Jonas, fugir da vontade de Deus. Toda fuga sua têm um destino, ou seja, se você não está fazendo a vontade de Deus, você está alimentando seus desejos. O que você tem alimentado na sua vida? (Jonas fugiu para Társis)

2 – Quem não tem compromisso com Deus investe seu dinheiro para fugir dEle. “Pagou sua passagem e embarcou nele, a fim de ir com eles para Társis, para longe da presença do Senhor.” (Jn 1.3c)   Pessoas para fugirem da vontade de Deus, investem até dinheiro para escapar, ou seja, investe suor, esforço e até mesmo sua vida naquilo que não agrada a Deus. Todo investimento tem um retorno. No que você tem investido sua vida?

3 – Toda decisão sua, impensada ou não, terá suas consequências. “O Senhor, contudo, mandou ao mar um grande vento.” (Jn 1.4a)      Jonas decidiu pegar este navio, mesmo sabendo a vontade de Deus. Saiba que quando você decidir errado, você pagará um preço por isto. É justamente no mar da vida onde será manifestado o preço de sua decisão, se foi sábia ou não. A decisão que Jonas tinha feito era de navegar no mar da vida sem Deus. Pior do que ter tempestades é tê-las e não quem te de livrar delas. Por mais atrativa que pareça sua decisão, ela não valerá nada, se não estiver na vontade de Deus. Assim era o barco da vida de Jonas, mas chegou um ponto que o navio estava quase se afundando. Deus está no barco de sua vida?

(falar sobre o que é um porão) Vive na escuridão e não consegue ver a luz de Deus. Quem está distante de Deus. o primeiro para o chamar para um nível para um propósito divino.” (Jn 1. Deus está falando contigo. Não deixe pra se lembrar de Deus quando for tarde demais na sua vida.” (Jn 3. vai à grande cidade de Nínive e proclama contra ela a mensagem que eu te dou. você só terá prejuízo.      6 – O que é importante em sua vida é aquilo que é importante pra Deus em sua vida “Levanta-te. você o reconhece com importância em sua vida? Jonas neste momento percebeu que o que era importante pra ele não fazia sentido nenhum. que ele estava no caminho errado. para o aliviarem do seu peso. O segundo para alertá-lo. O barco daqueles marinheiros estava pesado não pelas cargas que havia no navio. se não for o que é importante pra Deus.” (Jn 1. o Deus do céu que fez o mar e a terra. dificilmente perceberá o desespero de quem está sofrendo. Percebemos que no discorrer do texto.. você é muito importante pra Ele. 5 – As consequências na vida de Jonas e a providência de Deus “Eu sou hebreu e temo ao Senhor. Daí você não precisará passar pelos dois últimos “levanta-te”. E o terceiro para dar a Jonas uma nova oportunidade. Lembre-se que você tem um Deus que te admira. Nunca é tarde pra recomeçar as coisas. Que culpa tinha os outros navegantes daquele mar? Quando você está distante de Deus.e lançaram ao mar a carga do navio. Deus providenciou o seu escape. isto foi um tratamento de Deus na vida dele.5b)      Cuidado! Você levará outras pessoas a sofrerem quando você tomar uma decisão errada. mas sim porque Deus sendo justo pesou a mão sobre Jonas. poder gritar e não escutar nenhum suspiro de outra pessoa a sua volta. mesmo com a providência de Deus.2)   Deus deu uma nova oportunidade para Jonas reconstruir seus laços de obediência com Ele. Quem está distante de Deus. “. Deus é misericordioso.9)  A partir do momento de que Jonas se lembrou de suas origens. Temos “três levanta-te” na vida de Jonas. só leva prejuízo. pois Ele sabe o que é importante pra você. Jonas teve um tempo de silêncio. Você pagará as consequências das suas decisões. Cuidado! Não queira passar por isto é amargoso pra alma. Isto só aconteceu porque Jonas não quis saber da vontade de Deus. vive no porão de sua alma. Obedeça-a Deus. no fundo do mar para repensar todas as lições erradas que fizeram em sua vida.   .4 – Distante de Deus.

Related Interests