You are on page 1of 2

O que importante pra voc? Autor: Lucas R. Santos Desde cedo na vida somos impelidos a fazermos decises.

. Voc escolhe onde quer estudar? Que profisso quer seguir? Qual o seu maior sonho? Somos seres que vivemos condicionados as nossas escolhas. Mas em meio a tantas decises que somos obrigados a tomar na vida, no fim o que realmente importante pra voc? Saiba que voc ser resultado das decises que toma diante da vida. E, muitas das vezes, por um ato impensado ou por falta de sabedoria e orao a Deus agimos erroneamente e fazemos escolhas nada agradveis para nossas vidas. Assim foi o exemplo de Jonas que ao receber uma ordem divina para Evangelizar uma cidade chamada Nnive. Para Jonas aquilo no era importante pra Ele, tanto que ele mesmo decidiu no ir e fugiu da vontade de Deus. Lies que podemos extrair das decises de Jonas: 1 Quem no tem compromisso com Deus sempre est fugindo da vontade dEle. Jonas, porm, levantou-se a fim de fugir de diante da face do Senhor para Trsis. (Jn. 1.3a) Para Jonas no importava a vontade de Deus. Era egosta, queria somente aquilo que fosse do desejo dele. Este era o, porm da vida de Jonas, fugir da vontade de Deus. Toda fuga sua tm um destino, ou seja, se voc no est fazendo a vontade de Deus, voc est alimentando seus desejos. O que voc tem alimentado na sua vida? (Jonas fugiu para Trsis)

2 Quem no tem compromisso com Deus investe seu dinheiro para fugir dEle. Pagou sua passagem e embarcou nele, a fim de ir com eles para Trsis, para longe da presena do Senhor. (Jn 1.3c) Pessoas para fugirem da vontade de Deus, investem at dinheiro para escapar, ou seja, investe suor, esforo e at mesmo sua vida naquilo que no agrada a Deus. Todo investimento tem um retorno. No que voc tem investido sua vida?

3 Toda deciso sua, impensada ou no, ter suas consequncias. O Senhor, contudo, mandou ao mar um grande vento. (Jn 1.4a) Jonas decidiu pegar este navio, mesmo sabendo a vontade de Deus. Saiba que quando voc decidir errado, voc pagar um preo por isto. justamente no mar da vida onde ser manifestado o preo de sua deciso, se foi sbia ou no. A deciso que Jonas tinha feito era de navegar no mar da vida sem Deus. Pior do que ter tempestades t-las e no quem te de livrar delas. Por mais atrativa que parea sua deciso, ela no valer nada, se no estiver na vontade de Deus. Assim era o barco da vida de Jonas, mas chegou um ponto que o navio estava quase se afundando. Deus est no barco de sua vida?

4 Distante de Deus, voc s ter prejuzo. ..e lanaram ao mar a carga do navio, para o aliviarem do seu peso. (Jn 1.5b) Cuidado! Voc levar outras pessoas a sofrerem quando voc tomar uma deciso errada. Que culpa tinha os outros navegantes daquele mar? Quando voc est distante de Deus, s leva prejuzo. O barco daqueles marinheiros estava pesado no pelas cargas que havia no navio, mas sim porque Deus sendo justo pesou a mo sobre Jonas. Quem est distante de Deus, dificilmente perceber o desespero de quem est sofrendo. Quem est distante de Deus, vive no poro de sua alma. (falar sobre o que um poro) Vive na escurido e no consegue ver a luz de Deus.

5 As consequncias na vida de Jonas e a providncia de Deus Eu sou hebreu e temo ao Senhor, o Deus do cu que fez o mar e a terra. (Jn 1.9) A partir do momento de que Jonas se lembrou de suas origens, Deus providenciou o seu escape. Lembre-se que voc tem um Deus que te admira, voc o reconhece com importncia em sua vida? Jonas neste momento percebeu que o que era importante pra ele no fazia sentido nenhum, se no for o que importante pra Deus. Voc pagar as consequncias das suas decises, mesmo com a providncia de Deus. Jonas teve um tempo de silncio, no fundo do mar para repensar todas as lies erradas que fizeram em sua vida. Cuidado! No queira passar por isto amargoso pra alma, poder gritar e no escutar nenhum suspiro de outra pessoa a sua volta. Isto s aconteceu porque Jonas no quis saber da vontade de Deus, isto foi um tratamento de Deus na vida dele. No deixe pra se lembrar de Deus quando for tarde demais na sua vida, voc muito importante pra Ele.

6 O que importante em sua vida aquilo que importante pra Deus em sua vida Levanta-te, vai grande cidade de Nnive e proclama contra ela a mensagem que eu te dou. (Jn 3.2) Deus deu uma nova oportunidade para Jonas reconstruir seus laos de obedincia com Ele. Deus misericordioso. Deus est falando contigo. Percebemos que no discorrer do texto. Temos trs levanta-te na vida de Jonas, o primeiro para o chamar para um nvel para um propsito divino. O segundo para alert-lo, que ele estava no caminho errado. E o terceiro para dar a Jonas uma nova oportunidade. Obedea-a Deus, pois Ele sabe o que importante pra voc. Da voc no precisar passar pelos dois ltimos levanta-te. Nunca tarde pra recomear as coisas.

You might also like