You are on page 1of 3

Presidncia da Repblica

Casa Civil
Subchefia para Assuntos Jurdicos LEI N 12.703, DE 7 DE AGOSTO DE 2012.
Altera o art. 12 da Lei n 8.177, de 1 de maro de 1991, que estabelece regras para a desindexao da economia e d outras o providncias, o art. 25 da Lei n 9.514, de 20 de novembro de 1997, que dispe sobre o Sistema de Financiamento Imobilirio, institui a alienao fiduciria de coisa imvel e d outras providncias, e o inciso II do art. 167 da Lei o n 6.015, de 31 de dezembro de 1973, que dispe sobre os registros pblicos e d outras providncias.
o o

Converso da Medida provisria n 567, de 2012

A PRESIDENTA DA REPBLICA Fao saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1 O art. 12 da Lei n 8.177, de 1 de maro de 1991, passa a vigorar com a seguinte redao: Art. 12......................................................................... ............................................................................................. II - como remunerao adicional, por juros de: a) 0,5% (cinco dcimos por cento) ao ms, enquanto a meta da taxa Selic ao ano, definida pelo Banco Central do Brasil, for superior a 8,5% (oito inteiros e cinco dcimos por cento); ou b) 70% (setenta por cento) da meta da taxa Selic ao ano, definida pelo Banco Central do Brasil, mensalizada, vigente na data de incio do perodo de rendimento, nos demais casos. .............................................................................................. 5 O Banco Central do Brasil divulgar as taxas resultantes da aplicao do contido nas alneas a e b do inciso II do caput deste artigo. (NR) Art. 2 O saldo dos depsitos de poupana efetuados at a data de entrada em vigor o da Medida Provisria n 567, de 3 de maio de 2012, ser remunerado, em cada perodo de rendimento, pela Taxa Referencial - TR, relativa data de seu aniversrio, acrescida de juros de 0,5% (cinco dcimos por cento) ao ms, observado o disposto nos 1, 2, 3 e 4 do art. 12 da Lei n 8.177, de 1o de maro de 1991. 1 O saldo remanescente dos depsitos de que trata o caput somente ser acrescido da remunerao que lhe for aplicvel.
o o o o o o

2 Para os efeitos do caput, consideram-se efetuados os depsitos de poupana quando efetivamente creditados em conta, conforme as normas legais e regulamentares de regncia do Sistema de Pagamentos Brasileiro. Art. 3 Ficam as instituies financeiras obrigadas a segregar, do saldo dos depsitos de poupana efetuados a partir de 4 de maio de 2012, o saldo dos depsitos de poupana de que o trata o art. 2 . 1 Caso no haja manifestao formal em contrrio pelo titular da conta, os saques em conta de poupana sero debitados: I - inicialmente, do saldo dos depsitos efetuados a partir de 4 de maio de 2012, at seu esgotamento; e II - em seguida, do saldo de depsitos de que trata o art. 2 . 2 Os demonstrativos de movimentao da conta de poupana evidenciaro ao titular da conta, de modo claro, preciso e de fcil entendimento, os saldos segregados na forma do caput. 3 A instituio financeira dever tornar disponvel o primeiro demonstrativo de que o trata o 2 no prazo de at 30 (trinta) dias contados da data de entrada em vigor da Medida o Provisria n 567, de 3 de maio de 2012. 4 As instituies financeiras devero adotar procedimento interno que assegure remunerao e evoluo corretas dos saldos dos depsitos de poupana sob sua responsabilidade, podendo o Banco Central do Brasil requerer, a qualquer momento, informaes sobre o procedimento adotado e sobre a remunerao e evoluo dos referidos saldos. Art. 4 O inciso II do art. 167 da Lei n 6.015, de 31 de dezembro de 1973, passa a vigorar acrescido do seguinte item 30: Art. 167. .................................................................... ............................................................................................. II - ................................................................................. ............................................................................................. 30. da substituio de contrato de f i na nc i am ent o imobilirio e da respectiva transferncia da garantia fiduciria ou hipotecria, em ato nico, instituio financeira que venha a assumir a condio de credora em decorrncia da portabilidade do financiamento para o qual fora constituda a garantia. (NR) Art. 5 O art. 25 da Lei n 9.514, de 20 de novembro de 1997, passa a vigorar acrescido o do seguinte 3 : Art. 25. ...................................................................... ............................................................................................ 3 Nas hipteses em que a quitao da dvida decorrer da portabilidade do financiamento para outra instituio financeira, no ser emitido o termo de quitao de que trata este artigo, cabendo, quanto alienao fiduciria, a mera averbao da sua transferncia. (NR)
o o o o o o o o o o

Art. 6 O Conselho Monetrio Nacional editar norma disciplinando o uso pelas instituies financeiras de cdigo de identificao especfico para as operaes de portabilidade de crdito, bem como de meio eletrnico para sua efetivao. Art. 7 Esta Lei entra em vigor na data de sua publicao.
o

Braslia, 7 de agosto de 2012; 191o da Independncia e 124o da Repblica. DILMA Guido Mantega Este texto no substitui o publicado no DOU de 8.8.2012 ROUSSEFF

You might also like