You are on page 1of 3

20/06/13

A VIDA CONJUGAL CONFORME AS ESCRITURAS

Estudo 176 Leia: Provrbios 18: 22 Base Bblica: Efsios 5: 21-23 Objetivo da lio: Concluindo o estudo desta lio, o estudante compreender o significado real da vida conjugal, que est deve ser de acordo com a Lei que Deus estabeleceu para o casal 1) A igreja de Deus (7 dia) cr que: A vida conjugal entre homens e mulheres do povo de Deus, os chamados cristos, tem de ser no Senhor, fundamentada pelo amor e regida pelos princpios divinos expostos nas Escrituras. Pergunta: O que cr a igreja de Deus (7 dia) sobre a vida conjugal? 2) A unio de um homem e uma mulher, deve ser produto do conhecimento do propsito divino para com a humanidade. Como em tudo, o Criador desde o princpio estabeleceu os princpios pelos quais o casal deve reger suas vidas. O unir-se uma mulher a um varo ou um varo a uma mulher, requerido o conhecimento divino para com o homem, o porque e para que estabeleceu, o Criador, a vida a dois. Perguntas: De que deve ser produto a unio entre um homem e uma mulher? O que estabeleceu o Criador desde o princpio? O que requerido para uma mulher e um homem unirem-se? 3) Quando o Senhor Deus disse: No bom que o homem esteja s, far-lhe-ei uma ajudadora idnea para ele (Gnesis 2: 18), obviamente Ele conhecia o que o varo necessitaria para a vida em todos os seus aspectos, e por amor trouxe a mulher existncia. Assim para que o varo e a mulher se desenvolvam plenamente, e tambm a sua descendncia, tem que saber que esses princpios foram escritos na Palavra de Deus pelo que havero de conhece-la. Perguntas: O que conhecia Deus ao fazer a mulher? O que muitos acham? O que devero conhecer para terem uma vida plenamente desenvolvida, tanto o casal como a sua descendncia? Que significa no Senhor? 4) Na carta que o apstolo Paulo escreveu aos Romanos (7: 1-3), lhes diz que assim como existe uma lei que rege a vida do homem, a qual ele est sujeito, quer dizer, ele nasce, cresce, se reproduz, envelhece e morre, tambm existe uma lei para a vida conjugal (1Corntios 7: 39). Esta lei nos explica como, quando e em que condies, o varo e a mulher, que so crentes, ho de realizar o vnculo conjugal: 1. Ele ou ela dever ser livre, quer dizer, no podero ser casados com outros parceiros (a bigamia no aceita pelo Criador), no ter compromissos com outras mulheres ou homens. Vivos podero casar-se novamente, assim como homens e mulheres desimpedidos. 2. Ele ou ela poder se unir apenas com algum que seja crente (2Corntios 6: 14).

3. Ambos tem que estar conscientes de uma lei divina qual estaro ambos sujeitos, para no carem em degenerao assim como os que no a conhecem. 4. Ambos buscaro com a unio conjugal, cumprir com o propsito divino: o completarem-se fsica, intelectual, social, emocional e espiritualmente (Marcos 10: 6-9). 5. Ambos buscaro viver em santidade (Gnesis 2: 18; 1Corntios 7: 2).

Perguntas: O que disse o apstolo Paulo aos Romanos? O que nos explica essa lei conjugal? O que significa ser livre? Pode o crente se casar com um mundano? De que devero ambos estar conscientes? O que devero cumprir? O que ambos buscaro?

www.igrejadedeusemsaopaulo.org.br/avidaconjugal2.htm

1/3

20/06/13

A VIDA CONJUGAL CONFORME AS ESCRITURAS

Que motivos vlidos h de ter o crente para se casar? 5) A no ser a motivao pelo propsito de viver em justia e santidade, de cumprir com o propsito divino de procriar e ter uma famlia crist, e de servir melhor ao Senhor, quaisquer outros motivos sero apenas de ordem humana e pessoal, que talvez possam leva-lo a sentir-se realizado como pessoa, mas no como crente no Senhor. Perguntas: Fora s motivaes corretas o que seriam as demais? Algum que se casa por motivo outros o que pode conseguir no mximo? 6) Podemos classificar tais motivos como:

A. Motivos humanos saudveis: 1. Quero compartilhar minha vida, com ele ou ela; 2. Sinto-me cmodo (a) ao expressar a ele (a) meus sentimentos; 3. Aceita-me em tudo o que sou, me d segurana; 4. Nos compreendemos nos temas tratados; 5. Sempre est crescendo no intelectual; 6. Me atrai fisicamente. B. Motivos espirituais 1. Porque tambm (ele ou ela) crente no Senhor; 2. Temos em comum o chamado para servir ao Senhor; 3. minha ajuda idnea e desejo ser sua ajuda idnea; 4. a vontade do Senhor.
Perguntas: Cite alguns motivos humanos saudveis. Agora alguns motivos espirituais. A vida conjugal que agrada ao Senhor 7) Quando a unio do casal est livre da fornicao, esta grata aos olhos de Deus, com a qual estar se glorificando (Hebreus 13: 4). O evitar cair em prostituio algo que deve ser buscado pelo crente, independente de poder chegar a ter filhos ou no, j que esse outro dos propsitos divinos para as famlias de Seu povo. Perguntas: O que para Deus a vida de um casal livre da fornicao? O que deve buscar o crente? 8) Sabemos que uma alta porcentagem dos casais se une aps terem tido relaes carnais ao que a Bblia chama de fornicao, e isto alm de ser um pecado diante de Deus, tambm mal visto por pessoas de moral. Enquanto no se formalize a unio do casal (recebam a beno de Deus sobre a unio conjugal), o casal estar em um estado de pecado perante Deus e perante o Seu povo. Perguntas: O que a Bblia chama de fornicao? A fornicao alm de ser um pecado perante Deus por quem mais visto como mal? Um casal que no tenha recebido a beno matrimonial estar como? 9) A unio conjugal muitas vezes se da por haver ocorrido relao carnal, porque o jovem se sente comprometido, ou porque a jovem no est disposta a ser me solteira, se engravidou. As relaes carnais entre os casais so justificadas alegando-se que para que se conheam intimamente e tambm para que conheam o carter um do outro, e que assim procedendo evita-se o romper com a unio conjugal posteriormente. Uma inverdade descabida.
www.igrejadedeusemsaopaulo.org.br/avidaconjugal2.htm 2/3

20/06/13

A VIDA CONJUGAL CONFORME AS ESCRITURAS

Perguntas: Por que se da muitas vezes a unio conjugal? Que justificativa do os jovens para as relaes entre os casais? Escola do Ministrio Associao Ministerial das Congregaes da igreja de Deus (7 dia) no Brasil

www.igrejadedeusemsaopaulo.org.br

www.igrejadedeusemsaopaulo.org.br/avidaconjugal2.htm

3/3

You might also like