You are on page 1of 3

PLATO. Livro X. In: A Repblica. Traduo de Enrico Corvisieri. So Paulo: Nova Cultural, 2000, p. 321352 (Coleo Os Pensadores).

Fichamento

1. Scrates inicia seu dilogo com Glauco afirmando que a cidade [a Repblica] foi fundada da maneira mais correta, sobretudo, devido ao regulamento sobre a poesia.

no admitir em nenhum caso a poesia imitativa

2. Para Scrates, as obras dos poetas trgicos e outros imitadores arrunam o esprito dos que as escutam, quando no tm o antdoto, isto , o conhecimento do que elas so realmente.

3. O que vem a ser imitao? As coisas possuem apenas uma forma, apesar de apresentarem grupos mltiplos. Exemplo: existe a forma de mesa, mas o marceneiro pode fazer a mesa de vrias maneiras diferentes seguindo aquela forma. Scrates explica que existem coisas criadas por Deus, como modelo, a forma real, aquilo que , algo nico. Deus o criador natural. Tomando como exemplo um objeto a cama verifica-se: h uma cama que existe na natureza das coisas, sendo Deus seu criador. Uma segunda cama a do marceneiro, o obreiro desse objeto. E uma terceira, a do pintor, um imitador. Imitador o autor de uma produo afastada trs graus da natureza.

Desse modo, o autor de tragdias, se um imitador, estar por natureza afastado trs graus do rei e da verdade, assim como todos os outros imitadores. (p. 324)

Trs planos: a) o objeto real a verdade; b) o que se assemelha a aparncia; c) a imitao. 4. Como o imitador imita a aparncia, est mais longe da verdade. Sendo, por exemplo, um bom pintor, capaz de enganar as crianas e os homens tolos, porque ter dado sua pintura a aparncia de autenticidade. [ por essa razo que Scrates no admite, na Repblica, a poesia imitativa]

5. O imitador um charlato, dando a entender que versado em todas as artes, em todas as coisas humanas relativas virtude e ao vcio e at nas coisas divinas; capaz de enganar os ingnuos, que no conseguem distinguir a cincia, a ignorncia e a imitao.

6. Crticas tragdia e a Homero, em particular. Para Scrates, se um homem fosse capaz de fazer tanto o objeto a imitar como a imagem, se dedicaria muito mais a criar do que a imitar. No se deve pedir contas a Homero nem a nenhum outro poeta sobre vrios assuntos, porque eles no prestaram servios pblicos, no vivenciaram na prtica aquilo que falaram.

7. Os poetas so simples imitadores das aparncias da virtude e dos outros assuntos de que tratam; no atingem a verdade (p. 328). 8. Scrates: o poeta aplica a cada arte cores adequadas, com as sua palavras e frases, de tal modo que, sem ser competente seno para imitar, junto daqueles que, como ele, s vem as coisas segundo as palavras, passa por falar muito bem (...) tal o encanto que esse ornamentos tm naturalmente e em si mesmos! Despojadas de seu colorido artstico e citadas pelo sentido que encerram, sabes bem, creio eu, que figura fazem as obras dos poetas. (p. 328) 9. ...o criador de imagens, o imitador, no entende nada da realidade, s conhece a aparncia (p. 328 -9)

10. Um pintor pode pintar, por exemplo, rdeas e freio, mas o correeiro e o ferreiro que os fabricaro. Logo, no o pintor que sabe como devem ser feitos, e, sim, aqueles.

11. Trs artes que correspondem a cada objeto: - do uso; - da fabricao; - da imitao. 12. Scrates faz o seguinte questionamento: Qua l ser o objetivo da beleza, da perfeio de um mvel, de um animal, de uma ao, seno o uso, com vista ao qual cada coisa feita ? Portanto, foroso que aquele que utiliza uma coisa seja o mais experimentado e informe o fabricante das qualidades e defeitos da sua obra (p. 329). Concluso: o imitador no tem cincia nem opinio justa no que diz respeito beleza e aos defeitos das coisas que imita. (p. 330)

13. Dois pontos fundamentais do pensamento de Scrates: 1) o imitador no tem conhecimento vlido do que imita, e a imitao apenas uma espcie de jogo infantil; 2) os que se consagram poesia trgica so imitadores em grau supremo.

14. Considerando a dualidade natural do ser, diz-se que a poesia busca mais o carter irascvel, irracional, do que o prudente e tranqilo. Mas, o maior malefcio da poesia a capacidade de corromper.

15. Os poetas nos fazem sentir prazer diante daquilo que nos apresenta, mas o nosso comportamento seria o contrrio se as situaes imitadas acontecessem conosco.

16. Scrates temia que os sentimentos amor, clera e todas as outras paixes da alma , que so alimentados pela poesia, reinassem sobre o homem, no acontecendo o inverso: o homem reinar sobre eles: Se, pelo contrrio, admitires a Musa voluptuosa, o pr azer e a dor sero os reis da tua cidade, em vez da lei e desse princpio que, de comum acordo, sempre foi considerado o melhor: a razo. (p. 337) 17. Trata-se da antiga dissidncia entre filosofia e poesia.

18. S deveriam ser admitidos na cidade os hinos em honra dos deuses e os elogios das pessoas de bem.

19. Scrates admite o encanto, a seduo, da poesia imitativa, mas refora a idia de no trair o que se considera verdade. Para ele, seria bom que alm de seu aspecto agradvel, a poesia fosse tambm til.

OBS.: A partir da pg. 338, o livro passa a falar sobre eternidade, imortalidade da alma, virtudes, bem e mal.

You might also like