You are on page 1of 3

Processamento radiogrfico Cmara escura (slides 104 a 106)

Ambiente onde desenvolvem-se os processos de manuseio e revelao dos filmes radiogrficos. Caracteriza-se pela ausncia de luz natural e pela presena de luz artificial de baixa intensidade (luz de segurana). A cmara pode ser classificada como: mida (revelao manual), seca (revelao automtica) e mista.

Descrio - Internamente existem dois compartimentos: (slide 107 a 108)


No necessrio que as paredes sejam pintadas de preto, pois o que faz o ambiente ser escuro a ausncia de luz; Parte seca destinada ao manuseio e guarda das pelculas e chassis radiogrficos. Parte mida onde esto localizados os tanques de processamento ou mquinas processadoras automticas e tanques destinados a limpeza desses reservatrios. Operaes realizadas na cmara escura: Recebimento de chassi/filme, colocao e retirada de filme,uso da processadora ...

Operaes realizadas na cmara escura: (slide 109)


Colocao de filme virgem nos chassis; Envio dos chassis carregados (com filme) para a sala de exames; Recebimento dos chassis com os filmes expostos; Retirada dos filmes expostos dos chassis; Colocao dos filmes nas colgaduras nos casos de processamento manual; Colocao dos filmes diretamente na processadora para revelao e em revelao manual, quando for o caso, em todas as fases;

Acessrios: (slide 110 e 111)


Exausto, Controle de temperatura (18 - 24C), Controle de umidade 40 60% (Higroscpio), armazenamento de filmes (caixas ou em burra), iluminao de segurana (uso filtro mbar) e 6,5 a 10W, colgaduras, passadores, secadores, tanques de processamento.

Processamento radiogrfico (slide 112 a 118)


Processo fsico-qumico complexo composto de 4 etapas: Revelao, fixao, lavagem e secagem, no caso do processamento automtico e de 5 etapas: Revelao, lavagem, fixao, lavagem e secagem, se o processamento for manual; Revelao: o fator de maior influncia na alterao da sensibilidade do filme, fase do processamento na qual se da a formao da imagem propriamente dita; Fixao: Sua funo a de criar uma barreira protetora sobre a imagem para que no sofra desgaste pela ao do tempo e no necessite de cuidados de manuseio. Lavagem: Consiste na retirada da soluo fixadora e muito importante, pois o tiossulfato de amnia no pode permanecer sobre o filme. Falta de lavagem => Com

o tempo, ocorre reao do nitrato de prata com o ar => alterao na colorao do filme (marrom-amarelada). Secagem: Etapa final onde o filme submetido a circulao de ar quente sobre sua superfcie. Ocorre a retirada da excesso de agua, deixando a radiografia apta para o manuseio.

Processadora automtica (slide 119 a 124)


Temperatura de trabalho : Seguir recomendao do fabricante. Valores padres 35C para radiologia convencional e 33C para mamografia. Componentes principais: 1.Conjunto de conduo do filme ao processo; 2.Conjunto de rack do revelador; 3.Cross over do revelador; 4.Conjunto de rack do fixador; 5.Cross over do fixador; 6.Conjunto de rack de lavagem; 7.Cross over de lavagem; 8.Conjunto de rack do secador.

Limpeza da processadora: (Slide 125)


Crossovers: - todos os dias. Racks: - uma vez por semana. Esgotamento de tanques de revelador e fixador: - uma vez por ms. Passar filmes virgens e velados: - todos os dias pela manh. Deixar a tampa da processadora aberta um palmo para sada de vapores de qumicos: - todos os dias aps rotina.

Tanques, reservatrios e rejeito qumico do processamento (slide 126 e 127)


So os gales utilizados para o preparo e reserva dos qumicos a serem utilizados. Podem ser automtico e manual. Recuperadores de prata instalados em comunicao com a processadora. Ou manter armazenamento do rejeito qumico em vasilhas de 20 litros e realizar descarte por meio de empresa cadastrada no INEA (Instituto Estatual do Ambiente).

Procedimento de manuseio incio: (slide 128)


Abrir o registro de gua que abastecer a processadora; Limpar a bandeja de sada (se possvel a de entrada tambm) com pano ligeiramente mido e depois com um seco (o pano no pode soltar fiapos); Passar de 4 a 5 filmes (podem ser filmes j revelados) para assentar os rolos e retirar qualquer possvel resduo que tenha ficado nos rolos.

Procedimento de manuseio trmino: (slide 129)


Desligar a processadora; Fechar o registro de gua que abastece a processadora; Deslocar o dreno da gua; Retirar os rolos e lav-los cuidadosamente; Colocar os rolos em local seguro e cobri-los (evitar p); Deslocar a tampa da processadora e deix-la aberta parcialmente para evitar a concentrao de vapor.

You might also like